
Quem tem mania de organização ou de limpeza já está acostumado a ser tratado como louco por alguns amigos mais próximos. Também, como não entender a importância de lavar as mãos a cada cinco minutos? Ou a aflição que dá acordar de manhã e ver o espelho cheio de respingos? Uma pia cheia de copos e pratos sujos pode ser ameaça de infarto. Potes sem tampa geram uma busca desenfreada em busca do artefato perdido. Reparar na bagunça da casa dos outros nem é tão feio assim – é apenas questão de bom-senso.
Só quem tem mania de organização sabe o que sente ao encontrar uma cafeteira com filtro sujo dentro. Ou a vontade de xingar quando está dormindo e o lençol com elástico desprende do colchão. Aquela etiqueta de preço nos produtos, fio de telefone enroscado, bolsa cheia de papel, banheiro sem papel e sem sinal de papel higiênico por perto, roupa espalhada pelo chão, toalha molhada em cima da cama, quem sai e deixa a porta aberta, gavetas entreabertas, capa de sofá torta, gente que escreve com caps-lock ligado, toalha molhada, coisas fora do lugar, papel no chão, sentar na cama com a roupa que chegou da rua, tampa da privada levantada, etiqueta para fora da camisa, gente que marca coisas de última hora, ou que atrasa para um compromisso que você chegou com 15 minutos de antecedência…
Isso para não falar na raiva que passa ao pegar o tubo de pasta de dente sem estar apertado desde a parte de baixo! Ou uma pia com pedaço de pasta que alguém deixou cair ao escovar os dentes antes de você… Fios de cabelo em lugares sem ser a cabeça? Nojo! E quando não deram a descarga depois de usar o banheiro? Ou quando pisam com o sapato sujo dentro de casa (ou do carro), deixam o telefone sem fio fora da base, papel-higiênico com a ponta virada para a parede, marca de copo na mesa de vidro, controle-remoto espalhado.
Quem tem mania de organização quer morrer se algum cabide estiver virado para o lado avesso – seja em casa, seja em uma loja de roupas. Arrumar as notas da maior para a menor na carteira faz parte.  CDs em ordem alfabética, quadros alinhados, ou mesmo alinhar os objetos na mesa. Pastas e arquivos arrumados no computador. SuperfÃcie da manteiga alisada. Tranca o quarto para ninguém mexer nas suas coisas. Colocar as coisas em ordem em todos os lugares. Arrumar a mesa do restaurante enquanto espera a comida. Contar os degraus enquanto sobe uma escada. Voltar e verificar três vezes se trancou mesmo a porta…
Canetas para o mesmo lado no estojo, livros arrumados por tamanho, listinhas para tudo, sapatos guardados por ordem de tamanho e cor, dobrar a roupa suja no balde, passar álcool no telefone sempre que puder, caixa de entrada vazia, alisar as franjas do tapete, chinelo alinhado ao lado da cama, empilhar do maior (embaixo) para o menor SEMPRE, apertar bem as torneiras, pendurar a roupa no varal com os pregadores iguais.
Estacionar no mesmo lugar é para os fracos – os neuróticos chegam mais cedo apenas para nunca, em hipótese alguma, pegarem a sua vaga. Toma banho e deixa todos os frascos com o rótulo virado para a frente, como se estivessem na prateleira da loja. Organiza as compras no supermercado, passando os mais pesados antes e os mais leves por último. Arruma o lençol e toda a roupa de cama de modo que a etiqueta fique para baixo, todas do mesmo lado.
TOC? Nem sempre. Pequenas neuroses? Com certeza. Vida de quem tem mania de organização é pelo menos 90% mais estressante do que as pessoas normais. Mas, de perto, ninguém é normal. Especialmente quem não confere se a porta está trancada.
Este post é uma homenagem à nossa comunidade Mania de Organização, no Orkut, que existe desde 2004.
Tenho + ou – 90% das citações acima, rs…
Além de todas as que você citou, ainda tenho estas:
– ao tomar banho, uso o lado da etiqueta da toalha para enxugar o rosto e a outra ponta para os pés (imagine, enxugar o rosto onde coloquei os pés? – kkkkkkkkkk);
– tenho um pente para os tapetinhos com franja serem penteados e parecerem novos – ou pelo menos arrumados…
Uma vez, ao receber ao me despedir da visita da minha irmã, meu cunhado e minha sobrinha – e insistir que eles ficassem mais um pouco, tive que ouvir que eu teria o resto do dia para desinfetar a casa inteira 🙁
Adoreeeei!!!Eu jurava que era TOC…(!?))Oo…
hohoho…rs*
É… só eu sei como me estresso!!! fico LOCA!!! (é loca sem u mesmo) hehehe qndo vejo coisas fora do lugar, as cadeiras tem que estar alinhadas… eu tinha um jogo de mesa tubular, as pernas das cadeiras eram tortas… melll Deus aquilo me deixava maluca! essas coisas que vc citou ai em cima, 90% faz parte da minha vida, e pior de tudooo meu marido é 100% o contrário… affffffffffffff!!! quase ñ aguento… =/
Eu tenho algumas dessas manias e me chamam de fresca e louca, é constrangedor!!!!
Eu não achava que tinha mania de organização até ler o seu post. HAAAAAALP. 😉
Ai, me vi em quase todas as coisas acima! Mas pelo menos não foram todas! hahaha…
Não é fácil mesmo, com certeza é muito mais estressante ser assim.
Uma vez tive uma chefe que era a encarnação da bagunça, as vezes eu ia trabalhar com vontade de chorar só de pensar no que eu ia encontrar sem poder fazer nada a respeito. Ela começava o dia com o porta canetas cheio, e uma hora depois não tinha mais nenhuma lá. E aà o que acontecia? Como não sabia onde as suas estavam vinha pegar as minhas! Depois deixava tudo SEM A TAMPA e espalhado por aÅ Além de nunca tirar os carregadores das tomadas!
Kkk, acho que ainda estou nos 50% …rs.
A luta é dura 🙂
Att.,
Luks
Eu adoro seu blog e confesso que me identifiquei com algumas manias…rsrs Digamos que 80% dos acima citados podem me definir..rrs não acho que tenha TOC, apenas excesso de organização.. 🙂
Foi uma lavagem na alma ler as descrições a cima e saber que tem mais gente igual!
Geeente…choquei agora! Eu faço quase TUDO isso…se meu marido ler vai falar “sabia que você não era normal”…hahahahahaaaa…
Muito bom o post!
Bjs!
E eu que achava que só eu era normal assim!!!!Sim, normal cheia de manias! bjs
o.0 Jesus! Me descreveu sem tirar nem pôr nada!
Qdo eu assinei o seu blog pensei: quero ser igual essa moça! Consegui mudar algumas coisas mas nem tudo rsrs… Ao ler o Post fiquei pensando: ñ faço nem metade disso! hahaha… Ainda sou normal…
Gabriela, eu não faço tudo isso não, rs. Foi uma homenagem à comunidade do Orkut.
Maravilhoso este texto…
Manias?? Quem não as tem? Rsrs…
Acho que falou um pouquinho de todas nós que acompanhamos seu blog.
Parabéns!!!
Amo estar aqui com vcs.
Bjs iluminados
Adorei o post!
Agora tenho certeza que sou uma pessoa normalmente organizada!!
Bjo.
hahahaha
Menina do céu..grandes neuroses meeeesmo. dobrar a roupa do balde e ‘ pentear’ a franja do tapete foi demais pra mim rsrs
Mas confesso que queria ter pelo menos um pouquinho disso…sua casa deve ser m brinco, sou bem desorganizada, aiai…
Viu, eu lembro de vc do e-family e lia o seu blog antigo. Imagino como vc deve fazer tudo isso com uma criança em casa? Ou melhor, nem imagino!! Aqui eu arrumo e ele desarruma. Como está o seu filhinho, o Paul? [é esse o nome dele né?]. Não tem mais blog que fale sobre ele? Adorava o ‘fraldas e guitarras’.
Beijus
Oi Lih, ainda escrevo aqui: http://songsforpaul.blogspot.com
por falar em manias, o que dizer daquele sabonete que fica boiando na saboneteira super encharcado de água? ninguém merece…rs rs
Lilian, morri aqui!! Também odeio isso.
AMEI … Me identifiquei com cada “pequena” neurose !!
Conheci o blog a pouco tempo e estou adorando ler os posts. Parabéns.
Beijo Paula
Noooossa!!!
Essa é a descriçâo da minha vida kkkkkkk. Pensei que estava sozinha nesse mundo de minhas atençôes com os mÃnimos e imperceptÃveis detalhes.
Adorei o post!
Abraço.
Ri, ri de novo… essa quase sou eu, algumas manias mais, outras menos, para convivermos muitas vezes abrimos mão das nossas manias e aceitamos as do outro. É a vida…
Tem uma situação que me irrita profundamente: Alguém chegar de surpresa em minha casa. Nunca foi justificável ir à casa dos outros sem avisar com antecedência, ou mesmo ligar perguntando se pode ir naquela hora. Costumo falar pra pessoa avisar ou ligar com antecedência, pois assim terei toda boa vontade e tempo reservado para recebê-la com prazer em minha casa. Afinal de contas, todos temos nossas rotinas de vida. E se eventualmente formos perturbados por uma visita em hora inoportuna, essa visita poderá encontrar pouca ou nenhuma disposição pra ser recebida, o que é desagradável para todos. Acredito em pessoas educadas! Abraço e bênçãos à Thais e meninas.
Me descreveu! rsrsrs
vc praticamente me descreveu faltou algumas coisinhas:
– gente que se serve e deixa a tampa da panela meio aberta
– ” ” deixando uma isca de comida dentro da panela
– copos e pratos espalhados pela casa
– gente que nao sabe onde está nada, vive perdendo tudo (isso pra mim é o pior, pq eu gosto de saber onde tudo está, digo, pelo menos as minhas coisas)
e suuuper concordo com a Critiane Lara
Eu tenho o seguinte lema: ” cada um com suas neuroses na sua casa”. Me desculpe mas acho falta de educação sim, arrumar a casa dos outros. Odeio quando se oferecem para lavar a minha louça. A verdade é que todos reparam em alguma falta de ordem , seja um mÃnima louça, seja um copo fora do lugar. Mas chegar ao ponto de perder a educação e organizar é o cúmulo. A neurose é da visita e não do anfitrião.
Não sou nenhuma Monica Geller, mas como Arquiteta tenho olhar clÃnico para um monte de coisa: casa mal pintada, reboco caindo, piso com rejunte falhado e nem por isso fico consertando, para ser melhor aos meus olhos.
minha irmã e minha sogra são assim, ficam nervosas com algo fora de lugar na minha casa e,se a minha casa não está organizadÃssima, algo aconteceu, ou seja meu marido que “esqueceu” de colocar algo no local, ou meu filho q não me deixou com tempo de organizar ( tenho um bebê de quatro messes), ou foquei em lavar a roupa, fazer comida ou, cuidar de mim mesma.E me mostrar que a minha casa não está “limpÃssima” é uma ofensa. De verdade.
Oi Michele, mas você está se referindo ao post? Eu também nunca faria isso. No post está dizendo “reparar na bagunça”. ;D
Nussa adoroo o blog !
Meu sou viciado em organização. Queria aprender mais sobre ser organizado. Comecei agora me organizar e não quero parar mais. Tem muitas coisas boas que estou aprendendo com a organização. Estou tendo mais tempo e cumprindo todos os meus deveres.
Parabéns Thais !
E´ impressão minha ou eu sou o único homem que deixou um comentário ?
Samuel, temos outros leitores por aqui também, mas as mulheres são a maioria mesmo. =)
Essa blogueira virou minha guru,rsrs. Poxa vida, nem eu tinha percebido o quanto sou viciada em organização até ler este post. Eu estava orgulhosa em dizer que não conto os degraus enquanto subo as escadas, daà percebi que deveria… Levo cada tropeço 🙁 Fora este, me enquadro em 100% das manias/neuroses
ola eu tenho uma mania que acho que so pode ser uma doença outro dia cheguei em casa tirei a camisa e sem querer acabei dormindo emcima do controle remoto o que que aconteceu o controle ficou todo marcado nas minhas costas e ficou muito profundo quando passei a mao nao senti aquele pedaço porque ficou dormente mais adorei a sensassao pois agora faço varias vezes isso pois adorei sentir aquelas marcas profundas nas minhas costas e depois pedir alguem para fazer uma massagem para tirar aquela marca que ao mesmo tempo me da uma prazer mais ao mesmo tempo me da nervoso de ver alguem poderia me dizer o que seria isso.obrigado
Gente, como a Michele falou, eu fico com louca com visitas intrometidas. Já me quebrei com pessoas que julgava amigas por entrarem na minha casa e antes de sentar, comentarem o pó do lustre. Além disso, a pessoa cismou em levar minhas cortinas pra lavar e um determinado dia me presenteou com um lÃquido limpa vidros. Não contente, viu um saco de brinquedos na despensa, que eu havia guardado pra doação, e se ofereceu pra levar, pois segundo ela, “não podia ver bagunça”. Aà então minha paciência e delicadeza chegaram ao limite e respondi com um sorriso maligno, que ela não precisava ver bagunça, pois visitas eram recebidas na sala e ali era um espaço privado. Ela ficou meses sem aparecer e agora quando vem é uma visita rápida e não levanta do sofá.
Eu mantenho a casa razoavelmente em ordem, tipo sem louças empilhadas e com as camas feitas, mas não faxino a casa todos os dias, nem me importo se os vidros estão meio sujos. Na verdade, minha função não é ser faxineira, não preciso mergulhar na mania de limpeza e organização pra esconder possÃveis frustrações e nem preciso viver tomando anti-depressivos como minha amiga neurótica.
Cada um com suas manias, desde que seja na própria casa. Se meteu na minha, agradeço a amizade!
O que da raiva nas pessoas super organizadas êh que elas acham que sempre estão com a razão, como se um pouquinho de bagunça não fizesse bem à saúde. Alem disso, ficam nos dando indireta, sempre tem um jeito melhor para tudo….
Hahahaha adorei!!! Tenho várias dessas neuroses e me acho a pessoa mais organizada para passar as coisas no caixa do supermercado ever! 🙂
Bjo Thais
Ah..que alÃvio! Pensei que fosse apenas eu que ñ suporto ver as xÃcaras com os cabos virados pra esquerda…e ñ desfaço das peçinhas quebradas das bijouterias porque acho sempre que vou precisar de algumas pra consertar outras. Hum…e sempre compro batons e mais batons e uso apenas um.
Será que tenho conserto?
Bjos……Neuzeli
Nossa! Que coisa boa saber que não sou a única pessoa nem o único homem a ser super organizado. É a mania mais forte que tenho, aqui em casa me chamam de Neurótico. 98,9% das manias citadas acima se encaixam comigo, mas algumas que faltaram foram: ver sapatos em baixo da cama; escova de dentes molhada na pia; toalha embolada no varal; erros de ortografia, tanto dentro como fora da Internet; entre outras que me irritam muito. Muito Bom adorei este site. Parabéns Thais, vou começar olhar o seu site regularmente. Beijos MaÃrton L.F.
Adorei, saber que tem outras pessoas como eu, em casa me chamam de “doente”, mas sendo organizada creio que a minha vida é bem melhor, facilita várias coisas, vejo pessoas que são desorganizadas e isso se reflete nos seus compromissos, no tempo que gastam procurando alguma coisa (por ex.: não sabem nem mesmo onde deixaram certa roupa que gostariam de vestir e acabam se atrasando, documentos, nem se fala). Bagunça na casa dos outros me incomoda, mas não é o “meu” espaço, então o problema é da pessoa, graças a Deus estou ali de passagem.
eu tenho mania de esta sempre colocando os objetos em linhas retas
eu tenho mania de estar sempre colocando os objetos em linhas retas
Thais, me acho uma pessoa extremamente desorganizada, embora lute contra isso, pois sei (e muito graças a vc), o quanto a organização faz bem pra nossa vida.
Porém, ao ler esse post, vi que faço algumas dessas coisas (Banheiro sem papel e sem sinal de papel higiênico por perto, roupa espalhada pelo chão, quem sai e deixa a porta aberta, gavetas entreabertas, gente que escreve com caps-lock ligado, toalha molhada, pia com pedaço de pasta que alguém deixou cair ao escovar os dentes antes de você, papel-higiênico com a ponta virada para a parede, cabide virado para o lado avesso – seja em casa, seja em uma loja de roupas, arrumar as notas da maior para a menor na carteira, CDs em ordem alfabética, pastas e arquivos arrumados no computador, arrumar a mesa do restaurante enquanto espera a comida, contar os degraus enquanto sobe uma escada, canetas para o mesmo lado no estojo, livros arrumados por tamanho, empilhar do maior (embaixo) para o menor SEMPRE, apertar bem as torneiras, pendurar a roupa no varal com os pregadores iguais (MEU PREFERIDO!!!!!!!!!!!), toma banho e deixa todos os frascos com o rótulo virado para a frente, como se estivessem na prateleira da loja, organiza as compras no supermercado, passando os mais pesados antes e os mais leves por último (COMO EXISTE ALGUÉM NO MUNDO QUE NÃO AFZ ISSO????), e já não tenho certeza se sou tão desorganizada a ssim…
Me diverti muito lendo o texto e os comentários!
Um grande beijo,
Olha eu 13 anos e tenho todas essas manias de limpeza e arumação… Eu queria até parar com isso mas não consigo queria conseguir
Conseguir um site que pudesse ajudar a mim a parar com essas neuroses. (rs)
Quem souber deixe ai pra mim por favor!
Bem eu.
O que mais me pertuba é minha mania de alinhamento com objetos.
ola, eu faco exatamente tudo isso.todos os dias minha vida e muito organizada…estou feliz assim principalmente quanto esta tudo organizado. Valeu , gostei dessa materia …
Olá,não sei se é toc mas tenho mania de mudar os moveis de lugar,meu marido fica louco da vida,pois já tive q trocar os moveis varias vezes por ficaem gastos.e não é só isso tenho duas crianças de 6 e3 anos e quando chegam da escola espalham briquedo pela casa toda fico P da vida.
As vezes grito bastante com eles ,não aguento e choro escondida deles.pra vc ter idéia fico até de madrugada arrumando a casa pois espero meu marido ir dormir para arrumar pois ele reclama muito.
Tento me controlar mais não consigo.Já aconteceu de ficarmos em um parque ecologico durante o final de semana e meu marido e meus filhos iren se divetir e eu ficar arrumando o quarto de hotel.isso deixou eles bastante irrirados comigo.por isso mudamos para uma casa menor para evitar tanta arrumação,mas sempre estou procurando o q fazer, já pendei em ir trabalhar mas será q vai me ajudar ou vai me deixar mais estressada ?
Eu tenho tudo isso e mais um pouco.
As vezes me da agonia até do barulho que o cachorro da vizinha faz.
Eu me sentiria bem morando dentro do meu quarto. Vivendo nele, comendo nele, … etc… kk
Eu me estresso totalmente com qlqr coisa fora de ordem e do lugar, ate as meias qndo penduradas no varal tem q estar com seu devido par mais isso nao acaba aqui, alem dessas manias, eu me irrito com barulhos,odeio escutar alguem mascando com a boca aperta, sugando os dentes, apertando a caneta, batendo o pe, pessoas falando alto, fofoca, cachorro uivando(parece estarem maltratando), por isso eu prefiro viver isolada de pessoas..
MEU DEUS!
Eu tenho tudo isso!!!!!!!!!!
Organização é muito importante, mas, conviver com uma pessoa cheia de manias assim é um saco. Não há relacionamento que aguente.
Não creio que existe alguém mais arrumativo que eu :O
Achei que não tinha mania de organização. Além de ter muitas dessas manias tenho mais algumas, tenho mania de manter meus calçados extremamente limpos, toda vez que os uso limpo para que pareçam novos, se eu sujar eles enquanto ando na rua me dá uma águia tão grande que eu paro e os limpo e se não posso limpar no momento fico angustiada, evito de passar por lugares que possam sujar meus sapatos. 😞
Se eu for na casa de alguém e a cama estiver enrugada, as roupas penduradas no varal sem arrumar direitinho… vou embora, sinto até calafrios.
Tenho uma pessoa em minha famÃlia que tem manias que beiram a loucura.
Se uma pessoa chega da rua, essa pessoa é recebida na cozinha e por lá fica. Se alguem passa com a roupa que usou na rua próximo a ela, ela se encolhe toda para não encostar na roupa. E tem mais, se colocar uma sacola com as compras de supermercado no chão, ele limpa o chão após guardar as compras. E tem mais, limpa tudo que compra com detergente, até as frutas. E tem mais, passa pano úmido nas correspondências…
Eu acho que ela não bate bem…
Kkkkk, encontrei o meu mundo!
Acho que as minhas aumentaram ao passar dos anos.
Gostei, quero aprender a controlar isso, em breve vai acabar me atrapalhando.
Abraços!
Eu consigo me conhecer tendo esses exemplos. Existem tantas pesquisas que em meu caso eu prefiro ir nos exemplos eu consigo me visualizar melhor e minha compreensão fica mais fácil. Obga
Eu tenho muito nojo de etiquetas. Quando era criança uma vez tava comendo farinha lacta e vomitei após ver a etiqueta do edredom. Já tive nojo de brinco. Ainda bem que hoje em dia não tenho. Mas hoje continuo com nojo de etiquetas. Principalmente as de colchão. Sinto ânsia e embrulho e sou capaz de vomitar se comer, beber ou arrotar de frente pra uma. Já arranquei uma. E estou pronto pra arrancar outra. Rsrs. Não aguento mais sentir desconforto no estômago por causa da diaba na cama aqui do lado. Rs. Tenho nojo também de roupas intimas. Principalmente quando estão atrás da geladeira(argh). Cozinha é lugar pra comer e não pra colocar roupas. Ainda mais Ãntimas(eca).