15 minutos diários são suficientes para destralhar a casa

9
7332

Deixa eu adivinhar: você não tem tempo! Todos os dias você chega em casa do trabalho, corre para lá e para cá para dar conta de tudo o que precisa fazer e, quando vai ver, são 23h30 e sequer conseguir olhar o seu Facebook antes de dormir…

Em primeiro lugar: pare de correr como barata-tonta sem saber direito o que fazer. Saiba como ter uma rotina para ajudar você a viver de forma mais tranquila e a alcançar seus objetivos. Também evitará a correria de noite, possibilitando que você tenha mais tempo para outras coisas.

Em segundo: pare de buscar a perfeição! Muitas pessoas estão insatisfeitas com a bagunça em suas casas mas, já que não podem fazer do jeito que consideram ideal, acreditam que não valha a pena fazer nada de qualquer jeito. Mas o grande segredo é que qualquer coisinha que você fizer hoje já é melhor do que nada. E é o hábito que vai manter a sua casa boa para viver, não o adiamento.

Eu já disse diversas vezes aqui no blog que não é possível organizar tralha. Logo, se você quer organizar a sua casa, comece se desfazendo da tralha. E sim, eu sei que existem casas com TANTA coisa que dá vontade de chorar só de pensar por onde começar. Mas a dica é muito simples: supere essa trava e comece sem pretensão alguma. Se você marcar 15 minutos agora no seu relógio, ou no alarme do celular, vai conseguir destralhar pelo menos um pouquinho de algum lugar. Quer ver?

Em 15 minutos, você:

  • Consegue abrir seu guarda-roupa e manusear as roupas que estão penduradas, separando as que não servem mais ou que você não usa há muito tempo. Coloque em uma sacola e telefone para fazer uma doação.
  • Pode atacar aquela pilha de revistas que está em cima da mesa da sala, selecionando o que quer que fique e separando para reciclar o restante.
  • Pode organizar a sua correspondência e jogar fora o que não lhe interessa.
  • Consegue esvaziar todas as lixeiras, colocar o lixo para fora e substituir s saquinhos plásticos.
  • Pode pegar uma sacola e passar pela casa jogando fora o que tiver que jogar: embalagens, frascos vazios, papéis avulsos velhos etc.
  • Pode analisar com olhos críticos o armário da cozinha, livrando-se de vez daquilo que não usa (de tupperwares em excesso a eletrodomésticos duplicados ganhos de presente de casamento).
  • Consegue abrir a geladeira e jogar fora todos os alimentos vencidos e verificar o que está para vencer, separando-os para preparar algum prato ainda hoje ou amanhã.
  • Pode tirar tudo de dentro da sua bolsa, jogar fora o que for lixo e guardar no lugar certo o que estava lá dentro.

E eu aposto que existem pelo menos mais umas 30 coisas que você pode fazer para destralhar a sua casa em apenas 15 minutos. Que tal simplesmente começar?

9 comentários

  1. Mais uma excelente dica, Thais! Nestas nossas vidas atribuladas de hoje em dia, acho que nos escondemos por detrás da desculpa de “não tenho tempo!” para justificar muitas vezes a vontade que não temos de não fazer nada. Acho que é mais isso. Mas ler estas maravilhosas dicas é das melhores coisas para começar a organizar melhor o meu dia-a-dia porque sim, é possível! 🙂

  2. Thaís, me ajuda, por favor.

    Eu tenho uma estante lotada de livros e revistas que mal uso. Coitada da estante, parece que vai despencar qualquer hora.

    Fora o monte de CDs e DVDs que ficam armazenados em lugares que poderiam ser melhor utilizados. (por exemplo uma gaveta grande que eu poderia guardar o aspirador de pó).

    Resumidamente, tenho um monte de coisas inúteis ocupando muito espaço útil. Mas não quero jogar nada fora, pois são de “estimação”. Quero colocar tudo num lugar menos visível pra tirar essa sensação de “tranqueiras amontoadas”.

    Thaís, oque faço? Compro um armário de portas pra enfiar tudo? Compro caixas de plástico? Arranjo caixas de madeira? Idéias?

    * Vale a pena lembrar que moro num apartamento, sem muito espaço sobrando.

    abraços!

    • Eric, tente diminuir. Doe o quew você não usa mais. Quanto aos CDs e DVDs, recicle as caixinhas e guarde-os em pastas específicas para isso (dê uma olhada no post Como organizar CDs e DVDs).

      Se não quiser se desfazer de nada, você só vai arrumar a bagunça, mas não terá sua casa organizada. Se essa for a intenção, porém, compre caixas iguais para guardar tudo. A padronização dá um ar maior de arrumação.

  3. Olá! Eu estou precisamente a fazer isso durante todo o mês de Janeiro. Todos os dias eu faço um pequeno “destralhamento” em qualquer sitio. E de facto, é muito recompensador. Principalmente aquelas coisas que pretendemos arrumar mas vai ficando sempre para depois…
    Gosto muito do seu site 😉
    Obrigada pela partilha:)

    BJinhos Té

  4. Fugindo um pouco do assunto do destralhamento: Thais, você já usou máquina de lavar-louças? Vale a pena? Penso seriamente em ter uma futuramente…

  5. Ola Thais,

    Eu passei a cronometrar a faxina com o celular, olha da muito certo viu??? Louça maximo 15 minutos, arrumar o quarto, passar uma vassoura, tirar lixo…em 1 hora a gente faz tanta coisa que nao tem ideia…loucura…tem dado certo..

    bejao

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui