Pare de se estressar com o Natal e tenha um final de ano mais tranquilo

Imagem: Getty Images

Eu assino muitos, muitos feeds relacionados a casa, comida, limpeza, decoração, organização, e diariamente tenho recebido muitas atualizações sobre o Natal: planejamento, presentes, artesanato, cardápio etc.

Que tal trocar todo esse estresse relacionado ao Natal por simplesmente… nada?

Este ano, pela primeira vez, eu não estou me preocupando com absolutamente nada relacionado ao Natal. Com a mudança, nossa prioridade de foco e de dinheiro tem sido tornar nosso novo apartamento um lar habitável e isso exclui gastos com presentes, árvore de Natal etc.

É claro que eu tenho a imensa sorte de passar o Natal na casa da minha avó, onde ela organiza tudo (e adora, já é tradição). Se o Natal da família fosse em casa, certamente tudo seria diferente. De qualquer forma, eu reduziria ao mínimo:

  • Cada visita seria responsável por um prato e eu seria a responsável (talvez) pelo peru, pela recepção e pela decoração, o que já é bastante coisa.
  • A decoração seria mínima também: luzinhas baratinhas e uma guirlanda com material reciclável na porta. Não teria árvore de Natal porque nosso filho mexeria nela a todo instante e eu prefiro simplificar.
  • O que fosse necessário comprar – bebidas e utensílios de mesa  eu já teria comprado até novembro, para evitar aglomerações.

Como não é o caso, nada disso foi necessário. Compramos um único presente (para o nosso filho) e um par de luzes de Natal (que vou pendurar depois que as redes de proteção forem instaladas no apartamento).

A sensação é de alívio. Estou vivendo uma época da vida em que quero reduzir tudo ao essencial, para não perder tempo com o que não importa tanto e reduzir meu estresse.

Se você gostou dessa ideia, participe da campanha por um Natal mais simples no Facebook!