6 tarefas para fazer à noite e aliviar o estresse de manhã

20
3605

Nós sempre damos o exemplo aqui sobre como ter uma rotina noturna facilita a hora de acordar e de sair de casa pela manhã, pois fazemos somente o necessário e não perdemos tempo com tarefas que poderiam ter sido feitas antes. Veja então 6 tarefas para fazer à noite e aliviar o seu estresse de manhã:

1. Preparar o café-da-manhã

Não, você não precisa espremer laranjas ou tostar o pão, mas pode separar o que vai fazer e deixar a mesa pronta. Só o fato de antecipar isso já fará com que você poupe preciosos minutos de manhã.

2. Tomar banho e lavar o cabelo

Muitas pessoas não conseguem sair de casa sem tomar banho. Se esse for o seu caso, reconsidere. Tomar banho de noite faz com que você poupe pelo menos 30 minutos todas as manhãs. Além de tudo, nada mais relaxante que tomar um banho morno de noite, ao chegar do trabalho ou antes de ir dormir.

3. Preparar os lanchinhos do dia seguinte

Dos seus filhos e os seus. Sabe a recomendação de comer de 3 em 3 horas? Se você já tiver seus lanchinhos preparados, não ficará com preguiça de fazer isso de manhã. O mesmo vale para as crianças – deixe tudo pronto para só ter que colocar na mochila no dia seguinte.

4. Dar um trato na casa

Acostume-se a limpar a pia da cozinha antes de ir dormir para não ter que lavar a louça pela manhã. Depois de escovar os dentes à noite, dê uma geral na pia do banheiro também. Sabe a roupa suja? Recolha em um cesto. Não precisa muito para manter a casa nos eixos e diminuir em 98% o nível do seu estresse pela manhã.

5. Separar a roupa

Sua e dos seus filhos. Ninguém precisa perder tempo de manhã pensando no que vestir. Reserve alguns minutos da sua noite para pendurar em um cabide a roupa que colocará de manhã e também as dos seus filhos. Assim, quando acordar, bastará tirar a roupa do cabide e se trocar.

6. Ver a previsão do tempo

Em 5 minutos, você confere a previsão do tempo e vê se irá chover (veja itens para ter sempre com você em dias de chuva) ou fazer frio. Nada de tomar providências de última hora se perceber que o céu está preto e você tinha planejado colocar uma roupa de calor.

Com um pouquinho de esforço todas as noites, você pode acordar mais tarde ou ter tempo de manhã para se concentrar em outras coisas.

20 comentários

  1. Oi Thais!
    Estou acompanhando seu blog há alguns meses, fuçando o arquivo, imprimindo alguns posts para ficar mais fácil encontrar uma informação e, aos poucos, mudando minha vida. Estava conseguindo preparar almoço para a família e manter a casa organizada, mesmo trabalhando o dia todo na minha loja e prestando serviços à distância de projetista durante o dia.
    Acontece que no mês de dezembro as vendas esquentam e começa o horário extendido do comércio. Minha loja é de bairro então estou abrindo até as 20:00 e chego em casa acabada, toda a minha rotina já era. Tudo voltará à calmaria em janeiro, mas gostaria que você escrevesse sobre isso, épocas que perdemos totalmente o pé, como fazer para a vida não virar um caos? Ou se você já escreveu, me conte onde está, não lembro de ter lido sobre isso.
    Obrgada e parabéns pelo blog, está me ajudando muito e deve estar ajudando muita gente!!!
    Livia

    • Oi Livia, o negócio é ter uma lista diária de coisas essenciais para fazer, senão a “casa cai”, e ir fazendo de manhã e de noite, aos pouquinhos. Quando tiver mais tempo, ir dando conta do resto.

      Como é temporário, pelo menos você sobrevive ao caos. =)

  2. Olá, Thais!! Eu espero q vc fique feliz em saber que a minha casa está com 90% menos de tralha, está bem mais organizada e eu tenho me sentido tão leve e feliz…E olha, vc fez parte desta mudança em minha vida. Então acho importante vc saber q influenciou positivamente na minha vida e de minha família. Agora q estou quase sem tralha, estou montando minhas rotinas, estou começando pela rotina matinal, e concentrando só nela, até ela “pegar”! E olha, seu post caiu do céu pra mim hj né?! E, fiquei feliz pq já tô fazendo quase tudo isto q vc sugere. Só uma coisa não funciona bem pra mim ainda…pq eu prefiro dormir mais cedo e acordar mais cedo, acho q funciono melhor mais cedo…mais, ainda tô definindo esses horários, pq a noite acaba sendo mais produtivo, pq meu filho ainda tá dormindo e o sono dele nesse horário é mais pesado, pela manhã, qqer barulhinho ele acorda…e já viu né?! Enfim, é isto…Muito obrigada!!

  3. PERFEITO SEU BLOG, ESTOU ME TORNANDO UMA PESSOA ORGANIZADA GRAÇAS A VC E SUAS DICAS,NESTE FINAL DE ANO VOU ACABAR COM AS TRALAS DESSA CASA E COM UMA DICA ALI OUTRA AQUI VOU TENTAR REDECORAR MINHA CASA. VOCÊ É OTIMA E COM DICAS SUPER SIMPLES E PERFEITAS. OBRIGADA DE CORAÇÃO.

  4. Olá,
    Já tentei preparar o meu lanche na noite anterior mas desisti (era um sanduíche de pão integral c/queijo branco) – o pão ficou úmido, mole. Adianto tudo q posso mas o tal sanduíche fica p/depois – rs.

  5. Thais eu gostaria te te dizer mais uma vez que vc tem me ajudado muiiiiiiito. Ainda falta bastante pra me manter bem organizada mais minha casa ja não está mais um caos, todos os dias a noite coloco no lugar tudo que está fora, e pela manha faço aquela limpeza rápida, aos sábados(o dia do Senhor)tenho todo tempo pra Deus, pra minha família e pra mim, no domingo faço a faxina mais pezada como armários de cozinha, geladeira, banheiro, e vou mantendo semanalmente e o resultado é que não fico mais estressada, nem brigando com meu marido e minha filha. Você e seu trabalho tem feito mesmo diferença na minha vida, por favor não pare. Tenho ainda muita dificuldade na área financeira mas sei que também vou conseguir e depois te falo. Beijos

  6. Êta blog maravilhoso que ajuda bastante a mulherada.Não sei mais viver sem ele.Ele caiu do céu!
    As dicas e ensinamentos valem ouro.

  7. oieeee
    nossa.. adorei sua dica!!!!!
    posso publicar essa matéria no meu blog??????

    nao sou dona de casa de corpo e alma, mas tem que ser organizada!!!
    abraços! Lindsay

  8. Olá Thais!!!
    Parabéns pelo blog e pela organização… rsrsrsrs
    Não sou perfeita, mas tento ser… Sou muito detalhista e antes de ler seus posts, exigia que todos fôssem também. Percebi que muitas coisas eu já fazia, mas meio sem ordem, sabe? Sempre fui muito correta, mas isso me aprisionava e me impedia de respirar… Minha vida era tensa demais… Tudo que deveria sair perfeitamente certinho era sempre comigo… Em casa, no trabalho, até com as amigas… Cansei! Descobri que posso delegar às outras pessoas tarefas e problemas que todos conseguem resolver. Tudo bem! Não como eu, mas…. Hoje vivo leve, sabe? Não joguei tudo pro alto, mas não vivo tão sobrecarregada como antes. Posso resolver tudo no seu devido tempo… E até ficar de pernas pro ar… Afffffff… Eu mereço!!! Depois de tantos anos de repressão… rsrsrsrs E o seu blog me ajudou bastante, me abriu trilhas, que caminho sem pressa… Acho que isso não é apenas um comentário… Seu blog é uma terapia, adoro ler seu texto… Obrigada por escrevê-lo… Quem sabe não arrumo tempo para fazer um? É só organizar tudo por prioridades… E por acasos também… Tudo pode acontecer… Acho que eu ia pirar… Bjs e fica com Deus!

  9. Oi, Thais!
    Conheci este blog há uns dias atrás e gostaria de te agradecer por estimular as pessoas a ter uma vida organizada!
    Sabe Thais, a bagunça era meu amigo.
    Mas, graças a Deus, um trecho de um livro me abriu os olhos: uma pessoa não pode viver na bagunça e achar que é tudo normal. Procurando alguma coisa na net, encontrei o seu blog. Te agradeço por vc estar ajudando muita gente!!

  10. Tomar banho apenas à noite é inconcebível pra mim. Durante a noite de sono a pessoa sua muito, e depois vai passar o dia todo na rua… Sei lá, não me parece higiênico. No mais, seu blog é perfeito. Não paro de recolher dicas e dicas.

    Obrigada por compartilhar sua experiência e informações!

    • Certamente ela falou isso porque não mora no RJ… Aqui no verão preciso de vários banhos ao dia. No inverno, somente um me basta, à noite 😉

  11. Oie…

    Boas dicas….so não concordo com o banho…..preciso tomar banho de manhã…isso é uma necessidade na minha vida…ainda mais que moro em uma cidade de calor…não tem como..

    Beijos!!!

  12. Oi Thais, amo seu blog de paixão… to sempre por aqui, desde o comecinho…
    Fazia uns dois meses que não entrava e hoje entrei e vi a evolução que você teve nesses tempos, fiquei muito feliz pelo patamar que você chegou como blogueira. Você tem muito potencial! Parabéns!
    Queria te dar uma sugestão, já que você está cada dia melhor: Podia ter um app do vida organizada, mandando lembretes de organização a noite como esses e pela manhã, etc, dicas durante o dia. Ia ser bem legal!! Quem sabe 😉

    Obrigada por sua contribuição na minha e na vida de tantas pessoas, um grande beijo!

    • Oi Mariana,
      Obrigada pela sugestão! Eu tenho essa ideia há algum tempo e está nos planos, mas sem previsão, porque um projeto desses não é nada barato. Pretendo fazer um dia, no entanto!
      Abs

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui