Ideias para a decoração do apartamento

Eu venho pensando em uma combinação de cores há um bom tempo, mas nos últimos meses eu enjoei um pouco de cores fortes e quis pensar em algo mais clean (será a idade?). Não dá para fugir das minhas cores preferidas, então toda a decoração vai girar mais ou menos em torno de:

E preto e branco, é claro.

A cor que eu vou contrastar com isso, ainda não sei. Eu adoro vermelho, mas não acho que fique muito bom. Adoro magenta, mas não tanto assim. O laranja e o amarelo combinam bem, mas não sou muito fã dessas cores… O verde-limão (bem amarelado) é uma opção, mas acho enjoativo. Como tenho alguns objetos em vermelho, ele está predominando. O filhote tem coisas cor de laranja também. Existe a possibilidade de deixar tudo coloridão, o que não é tão ruim, mãs… Vamos ver. Parece boboca, mas é difícil, haha.

Isso resume:

Imagem: Apartment Therapy

Como as paredes estão com a tinta novíssima, mas inteiras brancas, não vamos pintar por enquanto, mas a ideia é pintar daqui a um ano, talvez. Nem estou incomodada com o branco e, no momento, até preferindo.

Outros materiais que eu quero explorar bastante:

  • vidro
  • inox
  • madeira

Essa semana, em meio às minhas listas, eu parei um pouco para pensar que não quero sair comprando coisas a torto e a direito e resolvi primeiro fazer a mudança com o que já temos, para só depois descobrir o que falta. Arriscado? Talvez. Que eu já tinha planilhas de inventàrio + compras, certeza. Mas me bateu esse sentimento minimalista de repente e meu instinto diz para respeitá-lo.

Com relação aos cômodos, algumas ideias:

Entrada – A entrada do apartamento é a principal área de organização, porque pega todo mundo que chega cheio de papéis e outros objetos a tiracolo. Portanto, é importante montar um bom centro ali. Eu ainda não tive a ideia definitiva, mas por enquanto a que prevalece é colocar um banco que sirva para sentar e amarrar sapatos, assim como para colocar sacolas quando chegar da rua e sapatos embaixo. Também penso em colocar um cabide de parede para casacos, um porta-chaves e uma cesta tipo caixa de entrada. Mas sinceramente, isso ainda pode (e deve) mudar, pois já mudei de ideia umas 15x a respeito.

Cozinha – Potes de vidro em cima dos armários, certamente. Também quero colocar uma estante de inox ao lado da geladeira com o microondas, liquidificador e outros itens menores, como livros de culinária. O grande problema é que eu não tenho muita certeza quanto ao espaço e não encontro estantes do tamanho que eu quero. Nem quero pensar em como vai ser mudar sem espaço para essas coisas. Também não temos a mesa (pois é), mas estou pensando em comprar uma boa mesa de madeira que ficará entre a cozinha e a sala, com duas cadeiras de cada lado. É o tipo de coisa que a gente só sabe se fica bom vendo na hora, mas estou confiante.

Área de serviço – Um armário para a despensa e um armário mais baixo para itens de serviço (ferro, baldes, cesto de roupa suja em cima). Também quero instalar prateleiras em cima da máquina de lavar (mas não sei se pode por causa do encanamento).

Sala – Território mais ou menos livre. Também estamos em busca do sofá perfeito e, enquanto isso, não teremos onde sentar (socorro). Eu queria um sofá roxo escuro ou preto ou bege, nessa ordem. Pretendo colocar uma cômoda retrô ao lado do rack para servir de aparador para o telefone. Na parede mais larga, estante com os discos de vinil e artigos relacionados a música (cubo de baixo, caixa com fitas k7, caixa com slides, palhetas etc). Em cima da estante, os instrumentos em suportes na parede. Também quero colocar uma cortina na janela e na porta para a varanda, para o sol não ficar refletindo na tv. Outra coisa que eu precisooo (haha) é de um relógio gigante na sala. Já tenho um vista, por sinal.

Varanda – Quero fazer uma cortininha para a parte de baixo da bancada, pois assim eu poderei guardar coisas menos bonitas. Eu tinha pensado em colocar ali o meu quadro da Vênus mas, com os ventos que estão acontecendo aqui em Campinas ultimamente, fico com medo de ele sair voando. Em um futuro breve quero cultivar uma mini-horta ali também.

Banheiros – Ainda não exatamente certa sobre a função dos dois banheiros, mas provavelmente será um nosso para banho e outro mais voltado a maquiagem, pentear o cabelo etc. Sinceramente, não sei. O que é importante saber é que preciso que ambos sejam centros de armazenamento. Sabe algo que é motivo de arrependimento? Comprar toalhas coloridas. Um conselho que eu dou para comprar roupa de banho é sempre comprar branco ou preto (principalmente branco). Não enjoa, é clássico, dá um ar mais de limpeza etc. Tenho um monte de toalhas verdes que eu não aguento mais ver na frente.

Home-office – Não tem muito segredo, pois é o menor cômodo do apartamento (tirando os banheiros), então será a mesa do computador de um lado e a estante com os livros do outro. Como tenho muitos livros, não sei ainda como fazer. Sempre quis ter uma estante com escada, mas não vai ser agora. Tenho um móvel que vou usar improvisando para guardar algumas coisas como pastas e documentos para que não fiquem à vista por enquanto, mas depois pretendo pintá-lo e usar na sala.

Quarto do filhote – Único que está completamente decidido na minha cabeça: caminha, porta-livros de madeira (que ainda vou fazer), caixa com brinquedos, estante pequena com brinquedos e uma poltrona-cama para as noites mais difíceis. O quarto dele bebê era predominantemente verde limão e azul, e agora estou trocando o verde pelo laranja para dar um ar mais infantil. Tento puxar o azul para o turquesa, mas ele tem muitas coisas bonitinhas azul-céu e por enquanto não vou me desfazer. E ainda vai ter coisas verdinhas também.

Nosso quarto – Não cabe muita coisa além da cama e do criado-mudo pequeno, então tentaremos fazer o melhor por ali. Nós temos um edredom branco que eu amo de paixão e quero manter o quarto bem clean, pelo menos por enquanto. Talvez depois eu pinte a parede com aquele tom de roxo ali de cima.

É claro que decoração é uma coisa que nunca acaba porque nosso lar é algo vivo, em constante construção, mas precisamos começar de algum lugar. Eu, como boa libriana que sou, estou cheia de dúvidas, certamente, mas curtindo muito esse processo!