Procurando o imóvel ideal

6
2884

Este post faz parte do Especial – Mudanças, onde darei dicas para quem quiser se mudar baseadas em minha experiência pessoal, pois nos mudaremos muito em breve.

Procurar um novo imóvel é uma tarefa demorada e geralmente temos pressa. Algumas dicas que eu posso dar, caso você esteja atrás do imóvel ideal, são as seguintes:

Conheça o local

Faça uma pesquisa sobre o bairro, pergunte aos moradores, dê uma volta pelo local (inclusive à noite), veja o que existe de comércio em volta, a estrutura de transporte e o que mais for importante para você.

Pesquise na internet

Existem diversos sites com busca de imóveis. Dentre eles, o Canal do Imóvel, o ImóvelWEB e o ZAP.

Vá a imobiliárias

Apesar de a maioria das imobiliárias utilizar os sites acima para divulgar os imóveis, muitas ainda não divulgam suas ofertas na web. Por esse motivo, nada substitui uma visita às imobiliárias locais.

Espalhe a notícia

Divulgue em suas redes sociais que está procurando um imóvel e em que condições. Você pode receber uma indicação da pessoa que menos imagina.

Conheça suas necessidades

Mesmo sem ter uma ideia específica do que procura, você deve saber quais são suas necessidades básicas. Você precisa de garagem? Precisa de um quarto para fazer um escritório? Precisa de portaria 24 horas? Saiba o mínimo necessário que precisa ter.

Fique atenta(o) às finanças

Você precisa saber o quanto dispôe para gastar, seja compra ou aluguel. Se for comprar, calcule possíveis gastos com reforma. Se for alugar, tenha um orçamento mensal com o valor do aluguel. É preciso ter as finanças bem claras em ambos os casos.

Avalie o estado do imóvel

Também é fundamental avaliar o estado do imóvel, pois quanto mais velho, mais reformas você terá que fazer e gastará muito dinheiro. Veja o que compensa.

Permita-se algum luxo

Seu futuro imóvel será seu lar durante muito tempo. Ninguém tem dinheiro sobrando, mas você pode se permitir alguns luxos, se fizer algum esforço. Trata-se de alugar um apartamento com piscina, caso seja só um pouco mais caro do que o planejado, se você tem essa possibilidade. Ou uma casa com jardim de inverno. Depende do seu gosto e das suas possibilidades, mas não deixe de comprar/alugar um imóvel “perfeito” por causa de poucos reais.

Seja realista

Saiba quanto custa um imóvel na região e nas condições que você quer e desconfie do que for muito mais barato. Cuidado também para não comprar/alugar um imóvel mais distante ou sem nada por perto somente por ser mais barato. Se você tem a possibilidade de se deslocar com facilidade e isso não for um problema, tudo bem. Mas seja realista.

Consulte uma segunda opinião

Você pode ter encontrado o imóvel perfeito, mas é bom ter uma segunda opinião. Leve um amigo, um parente, seu namorado (ou namorada), que certamente encontrarão defeitos que você não está enxergando. Isso é importante.

Não demore para tomar providências

Tenha os documentos em mãos para já entrar em ação quando encontrar o imóvel. Se você achou que ele é perfeito, certamente outras pessoas também acharam e podem ser mais rápidas do que você.

E você, tem mais dicas? Já encontrou seu imóvel ideal? Como foi?

6 comentários

  1. Também estou procurando e já caí em roubadas, as minhas dicas são:
    – veja se tem rio por perto e risco de enchente, converse com vizinhos, etc.
    – consulte o guia da prefeitura do imóvel que desja, no guia há várias informações, inclusive se é uma área de enchente.
    – verifique se os vizinhos são barulhentos, se escutam som muito alto, por exemplo.
    – Verifique a posição do imovel em relação ao sol, tem imóveis que viram geladeiras no inverno e não pegam nada de sol.
    – Verifique se trens passam por perto. Barulho de trem muito perto é insuportável. As vezes a gente nem percebe que tem um trilho de trem perto e depois leva um susto.
    – Verifique se há terrenos ao lado que podem virar uma construção no futuro. Além do barulho, muitas vezes os apartamentes perdem completamente o sol e a vista.

  2. Oi Thais!
    Eu não comprei imóvel pronto quando planejei me casar mas compramos um terreno e construímos no local. Mesmo assim as dicas são válidas para estes casos também! Fomos no local de dia e de noite, em alguns dias da semana distintos! Também conversamos com vizinhos e levamos parentes para nos das a opinião!
    Agora já estou casada há um ano e meio, e muito feliz com minha casinha! 🙂

    Beijos

  3. Se o imóvel é alugado é importante colocar na ponta do lápis o qto será gasto c/a segurança tb. Aluguei um apartamento q já tinha grades em todas as janelas e vários trincos na porta (no começo eu me assustei c/toda esta segurança na porta – rs, mas depois conversei c/as vizinhas q moram lá a mais de 20 anos e soube q o prédio era seguro).

    Outra coisa: construções/reformas nos vizinhos são imprevisíveis…

    Alugaram um terreno na esquina – ao lado do prédio onde eu moro. Ali era uma concessionária de carros sem muita estrutura, construíram uma drogaria – o bate estaca/sujeira durou meses.

    No térreo do prédio onde moro tem um salão comercial q já foi padaria (o calor do forno descolou todo o taco do apartamento da vizinha); bingo (dispensa comentários – rs); banco (eu não dormiria em paz sabendo q tem um cofre por perto – rs); lanhouse (a molecada tomava conta nas sessões “corujão”, jogando e gritando durante a madrugada), loja de móveis (aturar furadeira às 23h de sexta-feira?). Conviver em condomínio não é fácil…

    • Oi Amanda, mas essas são providências a serem tomada num imóvel sendo alugado ou não. ;D De qualquer forma, valeu pela lembrança.

  4. Bom Dia!

    Sou estudante ,quero morar sozinha ,não tenho interesse em pagar aluguel pois acredito que é um dinheiro que não tem retorno,meu objetivo é fazer um consórcio de um casa simples…Meu salário é de 1.300…será que é possível?

  5. Oi Thais,
    Estou comprando um apto usado, que necessita de reforma nos banheiros e cozinha.
    Gostaria que fizesse um post sobre o assunto: reformas, pedreiro, acabamentos, como conviver com a reforma, se vale a pena planejar uma reforma com arquiteto, uma média de custos, etc.
    Obrigada!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui