Planejando a decoração dos ambientes

No post de hoje vou falar um pouquinho sobre como estamos planejando os ambientes do nosso futuro apartamento. A ideia é dar dicas para quem não entende muito de decoração e gostaria de decorar sua própria casa sozinho(a).

Utilize o Pinterest

Já comentei em um post anterior sobre o site Pinterest, onde podemos organizar imagens da internet em categorias. Eu uso para separar cada ambiente do apartamento e, assim, ter uma visão geral da decoração. Além de, é claro, curtir todo o processo de escolher coisinhas. (confira também o Pinterest do Vida Organizada com ideias de organização)

A busca do site também é ótima para quando quero procurar inspiração para algo específico.

Você também pode usar a versão offline recortando páginas de revistas que você gosta e colando em um caderno ou juntando em uma pasta. Tem mais ou menos o mesmo significado. Se você gosta de folhear revistas de decoração, pode ser uma boa ideia.

Blogs e sites de moda e decoração

Uso o Google Reader para agregar um montão de RSSs sobre moda, decoração, artes etc. Todos eles podem servir como inspiração no dia-a-dia para decidir o que faremos em nosso apartamento. Sempre aparece uma ótima ideia aqui e ali que pode ser aproveitada. Os meus blogs e sites preferidos são:

Existem muitos, muitos mesmo. A ideia é acessar e ir descobrindo novos links.

Defina uma paleta de cores

Utilize um programa simples de edição de imagens para definir as cores que você gostaria de usar. Não tem muito segredo nesse quesito: basta pensar nas suas cores preferidas. A imagem acima serve para mostrar quais são as nossas escolhas para o apartamento. o legal de definir essa paleta é que você coordena os ambientes para que eles combinem entre si.
É claro que existem as cores básicas que servirão como base, além de cores complementares nos ambientes. Mas você precisa definir uma diretriz para comprar os artigos de decoração, e definir uma paleta fará isso por você.

Liste as compras básicas

Você sabe que precisará de uma geladeira, um fogão (cooktop, talvez?), um chuveiro, uma TV, um sofá… Faça uma lista de todas essas coisas e já comece a pesquisar para ver se encontra algo do seu agrado. Isso também dará uma ideia do quanto poderá gastar em cada ambiente.
Aqui entram também os gastos com pintura, revestimentos, piso, entre outros. Mas, se você ainda está no terreno dos sonhos, apenas planejando mesmo a decoração, deixe para um pouco mais para a frente.

Tire as medidas

Se você já sabe qual será seu novo apartamento ou casa, é fundamental ter com você as medidas de todos os cômodos para não escolher objetos grandes demais ou fazer um orçamento errado na loja de móveis planejados.

Decida como deve ser o espaço

Se você ainda não escolheu seu imóvel, pense em suas necessidades e seu gosto. Por aqui nós ainda não temos o imóvel, mas sabemos que precisaremos de um apartamento com três quartos ou um de dois quartos com dependência para empregada, para o home-office, por exemplo. Esse planejamento já pode guiar suas escolhas na hora de procurar um imóvel.
Tirar as medidas também é fundamental para saber quantas tomadas você terá disponíveis, a altura das janelas, do balcão da cozinha, a largura da porta da área de serviço, onde ficam os interruptores etc.
E você, como começou a planejar a decoração do seu apartamento ou da sua casa? Tem alguma dica para dar?