fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Mantendo o astral alto em um dia de trabalho

Imagem: Getty Images

Saiba como dividir seu dia de modo que seu corpo e sua mente fiquem bem mesmo estando o dia inteiro dentro de um escritório.

Pela manhã (antes de sair de casa)

  1. Exponha-se ao sol e alongue o corpo, se espreguiçando.
  2. Mexa-se um pouco. Tenho uma amiga que vai para a academia diariamente às 6h (admiro, confesso) e já tive a rotina de caminhar meia hora no parque perto de casa antes de voltar para casa, tomar banho e ir trabalho. Você também pode ir a pé para o trabalho, se isso for possível. Na pior das hipóteses, ande até um ponto de ônibus mais longe ou suba e desça as escadas de casa umas dez vezes.
  3. Procure coisas que você ama. Leia o bilhetinho que seu filho escreveu há algumas semanas para você. Olhe para aquele quadro engraçadinho. Ouça sua música preferida enquanto prepara o café.
  4. Tome um banho. Apesar de tomar um tempinho considerável de manhã, vale a pena pois é um despertador instantâneo.
  5. Edite sua roupa. Dê algum toque diferente, exótico, colorido ou engraçadinho à roupa do dia-a-dia.
  6. Tome um café-da-manhã colorido. Nada de pão e leite todos os dias. Coma uma fruta, tome um iogurte, faça uma vitamina ou um suco diferente.
  7. Tome vitaminas. Converse com o seu médico sobre a possibilidade de tomar vitaminas. Elas complementam sua alimentação e mantém seu corpo no ritmo mesmo quando você se alimenta de forma deficitária uma vez ou outra.

Pela manhã (chegando ao trabalho)

  1. Trabalhe muito durante 90 minutos e faça uma pausa. Foque em seu trabalho durante esse tempo e então pare para dar uma caminhada pelo escritório, ir ao banheiro ou beber água.
  2. Corte a conversa no trabalho, pelo menos enquanto estiver focada(o). Quando ficamos o tempo todo só conversando, vemos o momento de trabalhar em si como algo chato e nossa produtividade cai tremendamente. Isso não é legal. Saiba a hora de trabalhar e a hora de descansar um pouquinho.
  3. Beba café. Eu não costumo beber café depois do almoço porque prejudica meu sono à noite, mas de manhã eu acho bom tomar, especialmente na primeira pausa do dia, quando começa a bater uma fominha.
  4. Brinque e se distraia um pouco, quando fizer as suas pausas. Dar risada deixa tudo um pouco melhor. Você também pode telefonar para alguém para combinar algo mais tarde, ou dar os parabéns pelo aniversário. Essas intervenções festivas no decorrer do dia dão uma quebrada na concentração estressante que muitas vezes tendemos a ter.
  5. Respire! Sempre que se lembrar, pare e respire fundo durante alguns segundos.

Na hora do almoço

  1. Almoce bem. Coma proteínas, fibras e carboidratos complexos. Você pode trazer de casa um sanduíche de pão italiano com peru ou frango e molho de pesto ou tomate. Se puder fazer em casa, um filé de peixe com salada e arroz integral servem bem. São alguns exemplos.
  2. Pense em algo para planejar adiante. Talvez uma viagem? Um projeto novo?

À tarde (depois do almoço)

  1. Tome um chá para fazer a digestão. Você pode levar uma garrafa térmica pequena para o trabalho e os saquinhos na bolsa.
  2. Cronometre suas atividades. Eu costumo usar a agenda do Google para ir documentando minhas atividades ao longo do dia. É bom para saber quanto tempo estou me dedicando a cada uma delas e para ver se meu dia está sendo produtivo.
  3. Tenha coisinhas relaxantes ao seu redor, como bolinhas de apertar e massageador de costas. Use sempre que sentir aquela indisposição.
  4. Levante-se e ande um pouco. Geralmente intensificamos nossas atividades à tarde. Lembre-se de fazer aquela pausa a cada 90 minutos e mexa-se para mão enferrujar.
  5. Espante o sono! Tenha foco, beba água gelada e dê um bocejo bem grande. Essas três táticas eu costumo usar em reuniões e funcionam bem.

No final da tarde

  1. Faça uma lista de tarefas para o dia seguinte. Isso te ajuda a se planejar melhor e saber o andamento de todos os projetos.
  2. Coma um lanche para não chegar em casa morrendo de fome (e com vontade de devorar o que vir pela frente). Um pedacinho de queijo, soja torrada e frutas secas são boas opções.
  3. Ouça música. Chega um momento do dia que só música salva e dá um up. Coloque seus fones e mande ver, mas cuidado com o volume.
  4. Sorria! Nossa expressão vai ficando cansada com o passar das horas e sequer percebemos. Force alguns sorrisos que os próximos saem naturalmente.

À noite (chegando em casa)

  1. Faça um exercício leve. Você pode caminhar na esteira, cuidar do jardim, passar um pano úmido no chão da cozinha, estender roupas, dançar durante alguns minutos. Só evite chegar e se jogar no sofá.
  2. Jante 3h antes de dormir para facilitar a digestão. Coma alimentos leves – se possível sem carne, que demora mais para ser digerida.
  3. Tome um banho quente para ajudar seu corpo a relaxar. De lá, vá direto para o pijama.
  4. Use um produto extremamente gostoso no banho. Aromas e texturas fazem toda a diferença no dia-a-dia. Pode parecer frescura, mas na hora você percebe como faz diferença no seu bem-estar. Dá aquela sensação de “eu mereço isso”.
  5. Veja algo positivo e calmante na TV. Nada de noticiários cheios de sangue ou filmes de terror. Você pode até gostar dessas coisas, mas deixe para o final de semana. Quando estiver em casa depois de um dia de trabalho, veja somente programas e filmes agradáveis.
  6. Leia algo tranquilo. Seguindo o mesmo raciocínio, leia um pouquinho de algum livro ou revista, mas nada relacionado ao trabalho ou artigos técnicos. Relaxe.

À noite (hora de dormir)

  1. Coloque um alarme para a hora de dormir. Quando ele tocar, pare tudo e vá para a cama, não importa a quantidade de sono que você esteja. Vá descansar.
  2. Crie a melhor condição possível para o sono. Apague a luz, invista em uma boa roupa de cama, aromas, tire a TV do quarto etc.
  3. Conheça seu ritmo e respeite-o. Se você está cansada(o) de saber que, se dormir tarde, fica um caco no dia seguinte, não faça isso. Respeite suas necessidades básicas.

Eu tenho essa listinha dentro da minha agenda para sempre me lembrar de fazer essas coisas. Faz uma diferença enorme quando eu a sigo, além de ser uma ótima maneira de acompanhar o andamento do dia!