
Desde o meu post sobre o Seminário Crescer e as mães sem tempo, além de todo o contato que tenho com mães através do Portal da Maternidade, eu vi a necessidade que algumas mulheres enfrentam no dia-a-dia para se organizar. Eu já dava alguns pitacos antes de engravidar, mas só vivenciando a mesma realidade para entender e falar com certo respaldo. Por isso, eu sei como a situação é sempre potencialmente caótica se deixarmos um dia sem “fazermos o que precisa ser feito”.
Sim, eu passei a pegar mais leve com a organização depois que me tornei mãe, mas não dá para deixar de ser organizada, pois a rotina pede isso. Então eu elaborei este post para você, mãe, que precisa muito se organizar e simplesmente não sabe por onde começar. Eu sei que essas dicas funcionam porque eu as aplico em minha vida já como um hábito. E, se são um hábito para mim, podem ser para você também. Basta ter força de vontade, diminuir a preocupação com a perfeição e estar sempre em movimento – mas isso eu sei que você já está, querendo ou não.
Vamos às dicas:
Pare de dizer que não tem tempo
Ninguém tem tempo. O dia tem 24h para todo mundo. Dizer que não tem só faz suas amigas revirarem os olhos a cada atualização de status no seu Facebook (só que elas nunca lhe dirão). Ser uma pessoa organizada significa arranjar tempo, pois sabe quais são suas prioridades e instaura processos que facilitam o dia-a-dia, gerando o tempo necessário para fazer o que precisa ser feito. Logo, se você diz que não tem tempo, na verdade está dizendo que não sabe priorizar suas atividades e não tem o menor controle sobre a sua vida. Se é a imagem que deseja passar, ao menos que seja com consciência.
Tenha uma agenda
Comece com o básico. Tenho certeza que você tem uma série de compromissos martelando na sua cabeça (“não posso esquecer disso ou daquilo”), porque todas nós temos. Passe para a agenda. A diferença entre ter ou não uma agenda é que a agenda é uma ferramenta que você pode confiar mais do que a sua cabeça. Anote lá e pare de se preocupar com o medo de esquecer. Não é possÃvel que você consiga se lembrar das reuniões escolares de todos os filhos, das consultas médicas, das provas, das vacinas, dos aniversários de coleguinhas de escola, do telefone do pediatra. Se você consegue, não é motivo de parabéns, mas de preocupação – esvazie sua mente e seja uma pessoa mais tranquila! Ninguém merece ter todos esses dados decorados na cabeça. Muita informação para pouca necessidade. Use uma agenda.
Troque de roupa
Se você trabalha fora, já faz isso por obrigação, mas e aos finais de semana? Vista-se no momento em que acordar para dizer a si mesma que já está pronta para outra. Pode perceber que, quando você fica de pijama o dia inteiro, o pique nunca vem ou demora horas até chegar. Não postergue! Confie em mim e vista-se assim que acordar, especialmente se você trabalha em casa ou está de folga aos finais de semana. Você já deve ter percebido isso, mas mãe não tem folga. Deixe o pijama para a hora de dormir! Esse simples passo faz uma grande diferença na hora de começar o dia.
Crie uma rotina
Você pode me dizer que odeia rotinas e gosta de fazer cada dia de um jeito diferente. O nome disso é desculpite. Ter uma rotina não significa ser rÃgida com os horários nem transformar sua casa em um quartel general, mas ter ações previsÃveis para o que é realmente rotineiro: fazer almoço, janta, lanche, dar banho nas crianças, colocá-las para dormir, levar e buscar na escola. Se você não tiver uma rotina, será sempre caótico mesmo. Talvez seja mais fácil se você tem somente um filho, mas com mais de um criar uma rotina é questão de sobrevivência.
Ter uma rotina é saudável também para as crianças, pois elas se sentem seguras, sabendo o que virá a seguir. Aqui em casa, por exemplo, meu filho sabe que, depois do banho, é hora de tomar o leitinho e dormir. Quando eu estou vestindo seu pijama, ele já está bocejando. Imagine se eu o tirasse do quarto e o levasse a uma festa? Ele ia ficar irritado e confuso, com razão. As crianças ficam mais tranquilas com uma rotina e vocês, pais, também. Você pode se planejar melhor e fazer algumas coisas no piloto automático.
Defina um menu semanal
Você pode definir que todo domingo criará um menu semanal com o que tem na despensa. Basta fazer uma lista com os pratos preferidos da sua famÃlia e distribuÃ-los ao longo da semana. Você não precisará prepará-los com antecedência (Deus me livre) – apenas garantirá que não chegará na terça-feira à noite, cheia de coisas importantes para pensar, tendoque perder tempo definindo o que irá fazer, procurando ingredientes, se estressando à toa. Você não perderá tempo nem deixará de ter um jantar saudável por causa da pressa e da desorganização.
Conheça o método FLY Lady
A ideia do menu é uma das ideias. Existe um método americano chamado FLY Lady que tem rotinas, dicas diárias, listas detalhadas de limpeza etc. Eu o utilizo há anos em uma escala mais low profile, mas funciona super bem para mim e para todas as outras mães que o utilizam. O site e as dicas estão em inglês, mas eu posto bastante no blog sobre o método, além das dicas no Twitter. Talvez seja uma boa para você.
Faça uma lista diária de tarefas
Eu também sempre recomendo à s mães que façam uma lista diária de tarefas absolutamente necessárias, com aquilo que, se você não fizer, a casa cai: lavar a louça, arrumar a cama, esvaziar as lixeiras, recolher a roupa suja, guardar o que está fora do lugar etc. Cada casa tem suas necessidades. Não é para colocar “lavar a garagem” pois não é algo que você precisa fazer todos os dias. Coloque somente o necessário. Ao longo do dia, vá fazendo um pouquinho aqui e um pouquinho ali, para chegar ao final do dia com a lista inteira riscada. Eu garanto que dá certo porque faço assim aqui em casa. E lembre-se de que você não precisa (nem deve) fazer tudo sozinha.
Fuja da ideia da perfeição
Muitas mães não conseguem se organizar justamente porque têm um ideal de perfeição inatingÃvel, do tipo: “se eu não vou limpar a casa inteira, não vou limpar só o banheiro” ou “para que eu vou arrumar a cama se todo o resto está uma bagunça?”. Bem, é por isso que a situação está como está. Você precisa entender que a sua casa (e a sua vida) não ficou bagunçada da noite para o dia, nem ficará arrumada nesse perÃodo de tempo. Você precisa ir aos poucos. Arrumar a sua gaveta de meias hoje pode não parecer ter significado se o armário inteiro está um caos, mas é melhor isso do que não fazer absolutamente nada. Hoje, você arruma uma gaveta. Amanhã, tira as roupas que não usa mais, e assim por diante. O que faz diferença é não se acomodar e cada dia fazer um pouquinho.
Livre-se da tralha
Não dá para organizar o que é tralha. Você precisa ter em sua casa somente o que ama e tem utilidade. Mas, mais uma vez, vá aos pouquinhos. Pegue 15 minutos hoje e jogue fora embalagens vazias, recibos que não valem mais, folhetos vencidos de supermercados etc. Você pode jogar fora, doar ou reciclar o que tem em casa. Que tal doar aquelas roupas que você, seu marido e seus filhos não usam mais? Elas podem ser úteis para outras pessoas e liberarão espaço na sua casa. Se você olha para o canto da sala, vê aquela pilha de revistas velhas e solta um suspiro, está na hora de fazer alguma coisa a respeito. Mas não de uma vez – sua casa não ficou cheia de tralha da noite para o dia e não ficará destralhada de um dia para o outro. A mesma filosofia. Pegue 15 minutos por dia para cuidar disso.
Tenha um tempo para você
Eu sei que ser mãe é um trabalho de 24h por dia, sete dias por semana. Mas, se você não arranjar esse tempo, ninguém arranjará para você. Pegue uma noite da semana para ir ao cinema, sair com as suas amigas, ir a uma livraria que gosta, fazer um curso ou simplesmente tomar um banho mais demorado, com direito a todos os cremes do mundo. Depende bastante da rotina da sua casa e das necessidades de todos, mas você precisa encarar a si mesma como prioridade tão quanto encara seus filhos e seu trabalho.
Pelo menos uma vez por dia, tenha o seu momento, não importa o que você escolha fazer com ele. Se você e o seu marido trabalham fora, vocês podem fazer uma espécie de rodÃzio – se você sai uma vez por semana, ele também pode sair e fazer o que quiser. É importante e faz diferença. Você volta com a cabeça arejada.
Aproveite o vÃnculo com outras mães
Quantas mães você conhece pela internet? E quantas mães você conhece pessoalmente? Aproveite as idas ao supermercado ou ao parquinho para fazer amizades. Sabe o motivo? É fundamental saber que não está sozinha. É difÃcil e trabalhoso para todas as mães. Todas sentem culpa, tristeza, alegria, satisfação, frustração. Conversar faz bem. Fazer isso ocasionalmente (em vez de nunca) te dará uma dimensão melhor de tudo e fará você mudar suas perspectivas, dar boas risadas e viver bem. O que isso tem a ver com organização? Se você estiver desequilibrada, o máximo que conseguirá organizar é o seu calendário de consultas médicas. Cuide-se.
Preste atenção nos seus filhos
Pode parecer uma dica absurda, mas a verdade é que, na correria do dia-a-dia, podemos nos esquecer de parar, brincar no chão com as crianças, prestar mais atenção a elas mesmo. Não deixe isso acontecer. Aproveite o tempo que tem para ficar com eles e faça com que esse tempo seja de qualidade. Se estiver dando almoço para o seu bebê, concentre-se nisso. Nada de ficar mexendo a panela de comida ou telefonando para alguém. Concentre-se, faça uma coisa de cada vez, senão não fará nada direito – além de ser uma tremenda falta de consideração.
Tenho certeza que, com essas poucas dicas, você conseguirá se organizar pelo menos um pouquinho, se tiver força de vontade. O resto acaba vindo como consequência. Você pode acompanhar o blog para conferir novas dicas e tentar implementá-las no seu dia-a-dia mas, por experiência própria, eu recomendo que você faça o mÃnimo, pois nossa vida é trabalhosa. Fazer um pouco já é melhor que não fazer nada. Tenha isso em mente.
Mas eu preciso que você me responda: qual sua maior dificuldade na hora de se organizar? Vamos discutir soluções!
Ainda não sou mãe, mas confesso que tenho um medo terrivel que não conseguir ser uma boa mãe e esposa ao mesmo tempo!!
O post me acalmou..
obrigada!!
Muito legal seu post, fico besta quando falam que nao sabem de onde arrumo tempo pra tanta coisa, é simples, TENHO que arrumar e organização e planejamento serve pra ajudar ne?
Adorei teu blog, assinei o feed
Também não sou mãe ainda, mas adorei as dicas!!
Simplesmente MARAVILHOSO!
Virei fã e vou colocar em prática tudo!
Bjs
Minha maior dificuldade em me organizar é que eu tenho tantas coisas para fazer: trabalho em turno integral, crianças, marido, escola das crianças, animais de estimação, curso,leituras, exercÃcios fÃsicos, que não sobra tempo para manter organizada a minha casa, isso que eu tenho uma faxineira que limpa uma vez por semana. Eu tirei há 2 semanas as pastas com as contas antigas para organizar e não fiz isso até agora. Tenho que organizar as fotos, tenho que desentralhar o “armário da bagunça” da garagem, que não tem só coisas minhas, mas principalmente do meu marido. E o pior é a limpeza da casa: parece que nunca sobra tempo para passar o aspirador e colocar as coisas no lugar. A minha irmã cuida dos meus filhos à tarde, mas ela apesar de ter boa vontade com as crianças, não é nada organizada e tem sempre molho de tomate espirrado no chão, nos balcões da pia, os armarios da cozinhas estão sempre desarrumados e por aà vai.
Chego em casa por volta das 19h e meus filhos tem que dormir até no máximo 20h30, pois estudam pela manhã. Se eu ficar perdendo tempo lavando, arrumando e varrendo, não posso desfrutar da presença dos meus filhos. Ainda mais que eles tem 8, 5 e 4 anos.
Peguei muitas dicas tuas sobre sobre organizar a agenda e as prioridades, mas a casa está caindo!
Beijos,
Marcinha, Porto Alegre RS
Ola Thais, mais uma vez, belo post.
Bom já q vc perguntou, minha maior dificuldade, confesso, é vencer a preguiça. Saio de casa p/ trabalhar as 5h30 da manhã e volto as 19h. Tem dias q ñ quero fazer nd, nem comida. Mas tbm já percebi q qdo começo a fazer, vou q vou.
Outra dificuldade na minha rotina tem sido encaixar uma atividade fisica. Sempre fui mt ativa e depois q minha filha nasceu ñ consegui encaixar um horário p/ me exercitar. Minha opção é o horário do almoço, mas como disse anteriormente, a preguiça e a fome estão maiores, mas tenho fé q conseguirei, pq está me fazendo uma falta terrivel a endorfina.
Bjus
* aproveitando um outro assunto q vc abordou em outro post, estou tentando me familiarizar com a agenda do google, vc coloca todas as suas tarefas de casa lá? tipo varrer a casa, arrumar a bagunça… como funciona, dá p/ definir os tempos das atividades?
Adorei as dicas! Como mãe de primeira viagem, passei por uns perÃodos bem difÃceis, pois chegava em casa muito cansada do trabalho, do trânsito, com a cabeça cheia…e me sentia mal, pois não conseguia dar atenção para meu filho (6 anos) como ele precisava e merecia. Então percebi que para a minha cabeça “desligar†das obrigações de fora e “ligar†em casa leva um tempinho e descobri que incluir meu filho nas atividades de organização da casa pode ser uma ótima forma de aliar prazer e utilidade. Para mim é terapêutico (para o desligar/ligar), produtivo (resulta em algo que tem que ser feito na casa), e por incrÃvel que pareça meu filho se sente compartilhando de um tempo comigo como se fosse uma grande brincadeira. Se vou cozinhar, separo uma panelinha e alguns ingredientes pra ele e vou mostrando como faço a comida. Se vou colocar a mesa, ele leva os copos de plástico. Depois lavamos a louça: eu as de vidro, ele as de plástico. Todo o dia o ajudo a arrumar sua cama, e ele também “expira†o chão com um pequeno aspiradorzinho que temos. Ao terminar as tarefas estamos em ótima sintonia, e até “sobra†tempo para ler uma revista tranqüila, enquanto ele brinca com algum de seus brinquedos satisfeito e feliz. Tem sido muito bom!
Thais, quantas dicas legais. Entrei no grupo Fly e estou aprendendo a me organizar. Uma coisa que vou colocar em prática já é definir o menu semanal. A feira por aqui é aos domingos e dá pra comprar tudo para a semana. Beijos e obrigada
Este post veio bem a calhar, estou em um momento que não consigo nenhuma domestica, e confesso que o trabalho rotineiro da casa me cansa, acredito sim, que talvez pela falta de organização. Aia (1 ano e 7 meses) não esta na creche, e me toma muito tempo, quando estou fazendo qualquer coisa e ela me chama, fico com dó de não poder lhe dar atenção por causa do almoço a fazer ou da casa para limpar. E ainda tenho que dar a saida matinal com ela. Ufa .,.. Não sei mesmo o que fazer
Olá querida..adorei o post..sempre pego dicas maravilhosas..meu principal problema??? tento ser organizada na medida do possÃvel..arrumo a casa 2 vezes ao dia..pela manhã e no final da tarde..cato tudo que está fora do lugar..tenho dois filhotes de 4 e 9 anos..Preciso tirar as tralhas..sabe abrir espaço..mas como me mudo no final do ano sei que deixarei todas as tralhas aqui..e tb organizar minha rotina..ainda moro com minha mãe então sigo a rotina dela e fica um pouco bagunçado..sabe como é! Adoro visitar esse cantinho.
Eu adorei ler isto!
Certamente minha vida vai mudar depois ler este post.. aahh.. certamente sim! Acabei de lê-lo lá na lista Flying Brasil, onde estou justamente para tentar organizar o caos que é minha vida e mudar a criatura mais desorganizada do mundo, que sou.
Dei boas risadas me vendo em diversas situações e senti tristeza ao perceber realmente que na correria do dia a dia, sentar para brincar no chao, torna-se, e tem se tornado cada vez mais, um esquecimento! Pessimo, horrivel!
Fazer um pouco é melhor do que nao fazer nada! Estava precisando ouvir isso! Um grande estimulo.. Pq a manina de perfeição é cruel.. “se todo o resto esta uma bagunça, pra que vou arrumar a cama?” É assim emsmo que funciona, com tudo, a cama é só um exemplo. Por isso minha vida estava um caos até uns 15 dias atrás, e por lutar diariamente pra mudar isso, as coisas estao, a passos menores que de formiga, é verdade..rs.., ficando melhores e mais leves..
Minha maior dificuldade na hora de me organizar? Hummm… me organizar! rs.. é justamente me organizar! como um todo. Acho que é isso…. Talvez seja deixar de lado tambem a mania de perfeição… talvez seja me sentir tambem sozinha, nao ter vinculos muitos vinculos pessoais, fora de casa, como vc mencionou.
Huumm.. tenho uma grande dificuldade tambem de organizar cardapio semanal… grande mesmo.. já me perguntei se isso cabe pra mim realmente.. pq isso, gosto, gosto mesmo de improvisar na hora, de ir criando.. tentei me conformar que sou assim… pq há um problema: nunca dá pra fazer a comida com exata precisao de quantidade.. as vezes sobra.. as vezes nao.. as vezes sim… quando sobra muito, derepente nao faço comida no dia seguinte.. quando sobra uma coisa ou outra, crio algo a mais acrescentando o que sobrou.. faço feira duas vezes na semana pois gosto das verduras e alguns legumes bem fresquinhos (nao rola 1 vez só pois as verduras nao chegam bem ao final da semana), e é meio imprevisivel o que encontrei bom, ou nao, na feira do meio da semana… Enfim! as confesso que é algo a mais mesmo pra pensar ( o que fazer amanha?? ou.. o que fazer hoje, daqui a pouquinho, AGORA(!!) pro almoço?) quando se tem mil coisas na cabeça ao mesmo tempo! Ufa! É muita desorganização para uma pessoa só.. mas eu ainda serei uma pessoa muito organizada.. concordo plenamente que dizer que nao tem tempo, é assumir falta de controle da propria vida.. eu já assumi isso pra mim mesma há um tempo e é o primeiro passo pra mudar.
Obrigada e um grande beijo
Bjs, e adorei!
Meninas, contem seus progressos! =)
Apesar de que já sou mã há 26 anos,sempre é tempo de aprender mais. E o foi o que aconteceu ao ler esse post. Gostei bastante.
Eu trabalho em casa mesmo e confesso que à s vezes é bem difÃcil manter a casa organizada.
Parabéns pelas dicas.
Oi Tais, adorei seu blog. Como li em um de seus posts, estou na dase da organizaçã; Estou esperando a fase passar… meu Deuz, como é complicado organizar… principalemnte qdo se tem 2 filhos, um cachorro, a mãe, um milhão de coisas prá fazer e uma empregada qeu finge que te ajuda. Mas a minha maior dificuldade para me organizar em casa é a falta de armários. Ou pelo menos a falta de eles não serem como eu gostaria que fossem. No mais me sinto organizada. O que me falta mesmo é vontade de destralhar e arrumar. Mais uma vez parabéns pelo blog, pela sua organização, visto que vc faz um monte de outras coisas tb. Virei aqui todos os dias. Adorei!!!
legal legal legal legal
Sou mae de uma linda pricesa de 4 anos e estamo planejando ter outro bb, sinto uma enorme difilculdade de organização porque as vezes requero muito de mim, mas ultimamene ando ate muito bem, sem me estressar, se da pra fazer faço,minha filha muita das vezes tira tudo do lugar, mas tambem sabe me ajudar, não tenho empregada, saio de casa as 8 e volto as 18, é dificil , mas graças a Deus a tecnologia nos ajuda, coloco a rtoupa na maquina de manha, qdo volto estendo no varal, faço uma comida leve tipo sopa, lanchinho , lavo a louça e ja deixo a cozinha organizda, pela manha coloco a mesa do cafe eas vezes não da pra tirar, vou pro quarto vou pegando a bagunça e colocando no lugar, vou pra lavanderia e ja levo o que é de lá, e assim sucessivamente, é cansativo, pego uma gaveta que esta cheia e arrumo, passa-se um tempo e vou pra outra acho tempo de 5 minutos e vejo que vale a pena o resultado final é positivo, banheiro mesmo , só dei uma tapeada com agua sanitaria , se algue chegar ja não passo vergonha, e nã é que da resultado pequenas coisas feitas.quero ver se vou conseguir com o segundo vindo. beijos…
bom adorei o seo saite ,,bom minha maior dificuldade e a cordar sedo a cordo todos os dias meio dia 12,nao durmo sedo tenho um bebe de1 mes 5 dias e eli troca dia pela noite mas isso nao e discupa na verdade e preguiça mesmo,eu nao consigo acorda mim a juda por favor ,,,,,,,,,e asim fica dificil organisar tudo em um so dia , bj obrigada
Netinha, você tem um bebê de 1 mês em casa. Esqueça o resto por enquanto. ;D
Bom dia! tenho um filho de 9 anos tenho muita vontade de ser organizada, mas nao tenho tempo, saio de casa 06:30 e chego somente 23:30 da noite, trabalho e faço um curso tecnico, e meu filho esta com muita dificuldade na escola, meu marido trabalha em baixo da nossa casa numa padaria, e ele fica em casa, na padaria e na casa da minha sogra. e nao consigo ter um momento para fazer comida ou colocar as coisas no lugar ou exigir do meu filho organizaçao.
me ajuda grata
Taty, você precisa de ajuda. Se for uma situação temporária, tente encontrar uma solução nesse sentido.
Boa noite!
Tenho dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 1 ano e 5 meses. Trabalho fora e eles ficam na escolinha e creche até 18:30hs. Quando chego em casa, apesar de ter uma rotina diária definida enfrento muito dificuldade para realizar o básico: preparar o jantar (e consequentemente quase nunca consigo comer e se consigo não é em paz… é com criança chorando grudada na minha perna… isso me irrita tanto que muitas vezes prefiro ficar sem comer)Tomo até antidepressivos, calmantes e mesmo assim ainda me sinto uma pessoa sem direito a nada …. sem direito a um banho em paz, sem direito a comer em paz… sem direito a dormir em paz… quando levanto parece que nem dormi de tão cansada que estou. É possÃvel alguém passar por uma situação dessa e ainda sentir prazer em ter filhos, sentir prazer mesmo passando por essa ANULAÇÃO DE SI MESMA, conseguir realizar as tarefas tranquilamente e ainda ter tempo sobrando para fazer o que quer fazer para si mesma?
Fico achando que tenho problemas neurológicos, psicológicos, psiquiátricos sei lá… que me impedem de enxergar o mundo mais cor-de-rosa (se é que isso é possÃvel pois para mim é tudo cinza). Queria curtir meus filhos e não consigo e além de tudo gostaria que eles crescessem logo para eu poder realizar minhas tarefas pessoais.
Rosana, não tenho nem como ousar dar a dica para uma mãe de dois filhos, pois só com um sei como as coisas são difÃceis. Minhas perguntas para você são: Você cuida da casa e deles sozinha, ou mora com mais alguém? Você tem a possibilidade de pagar por ajuda (uma faxineira, por exemplo)?
Olá Rosana, espero que as coisas tenham amenizado para vc. Eu tb tenho dois filhos, um de 5 e outro de 1 ano e 2 meses. Trabalho em tempo integral e meus filhos tb ficam em escolinha. Não tenho empregada e recentemente o comecei o meu curso de mestrado. Nossa situação é bem parecida, por isso, gostaria de te dar umas dicas.
Na nossa situação o mundo não é mesmo cor de rosa, e acredito que pra muitas mães, mesmo as q tem apenas 1 flho, tb não são. Mas tb não precisa ser cinzento ou negro. Te como tirar prazer nas pequenas coisas. Viva cada dia por vez, e aproveite ao máximo os bons momentos. A rotina ajuda mesmo. Ter um companheiro que arregasse as mangas tb! No meu caso, graças a Deus e há um bom dialogo, eu e meu marido conseguimos estabelecer prioridades. Ele temo dia de futebol, e eu um dia pra almoçar com minha amiga. Mas detalhe, uma amiga mãe, que juntas traçamos e trocamos boas praticas, mas tb falamos de nossos sonhos pessoais, profissionais. E tb almoço ou tomo café com colegas de trabalho para fortalecer a rede de contatos.
Tem dias que tb quero sair correndo, minha cabeça fica cheia, com muita coisa pra ler, escrever, pesquisar, e daÃ, os filhos ficam doentes, chorosos, o marido decide se cansar tb… Fica um caos. Mas não me desespero muito…rs, sei que a prioridade é cuidar da saúde dos pequenos, dar carinho, sentar no chão, fazer massagem, ser mãe. Isso ficará na memoria deles… não meu mestrado, nem muito menos a casa impecável. Eu desligo do que secundário, o que não quer dizer que não seja importante.
A infância é muito curta, e os maiores traumas são adquiridos nela. É preciso gerar boas memorias em nossos filhos; criar vÃnculos, ler estórias, perguntar como foi o dia. Afinal decidimos ser mãe e traze-los a este mundão de Deus. E creio que vc deseja que eles sejam pessoas de bem.
Faço unhas sábado pela manhã, ou muito a tarde, depois de busca-los na escola.
Jantamos sempre juntos à mesa… no começo é um pouco bagunçado, mas aos poucos eles passam a entender que é um momento agradável, e é assim que tem que ser. Eu dou janta para o pequeno na mesa, já com o prato do maior posto e o do meu marido tb… Depois que termino de dar para o pequeno, deixo ele com a vasilha, um frango, uma salada interagindo e dai almoço junto com meu marido e monitoro o maior. É habito, não que seja sempre fácil, mas é tranquilo.
Colocamos eles pra dormir, vou tomar banho, não muito demorado, mas pelo menos tranquilo em paz.
Para dar conta da casa, elencamos o dia da faxina, nos demais, mantemos, fazemos vista grossa…
Saimos uma vez por semana para comer um lanche, e quando não temos dindim, alugamos filme, esparramamos colchão na sala e comemos pipoca e correremos atrás do menos. Faz parte…rs
A vida é mais leve, quando enxergamos as prioridades. O que não dá pra ser feito, não será feito e ponto.
Vc é importante, e não são as outras pessoas que farão vc acreditar nisso, é vc mesma!
Deus nos faz forte, sempre quando nos sentimos fraca.
Ore, creia, trace metas para vc! Já sabe onde vc quer chegar? Traçar o caminho ajudará vc a esvaziar sua mente e obter sucesso.
Olá,
Me identifiquei muito com seu comentário, estou passando por situação parecida e seus conselhos foram bons . “A vida é mais leve, quando enxergamos as prioridades. O que não dá pra ser feito, não será feito e ponto.” Exatamente o que vou fazer a partir de agora.
Olá, Thais Godinho!!!
Eu gostaria d saber c vc indica algo para ganhar dinheiro em ksa, algo confiavel q vc conheça pela internet…pq tenho 3 filhos e nao há possibilidades de trabalhar fora, pois jah fiz essa ardua tarefa com os dois filhos mais velhos e realmente é d enlouquecer! Mas tb preciso fazer algo para sustenta-los e para me animar um pouco, pq meu marido ganha pouco para nos 5! Portanto, preciso trabalhar em ksa para cuidar deles! Jah vi um monte d coisas pela internet com ofertas de emprego e trabalho em ksa mas nao sei c sao confiaveis!!
Desde jah agradeço pela atençao…t+!!
Tamara, acho todos esses métodos uma furada… o único conselho que posso te dar é: pense em algo que você realmente ame e tente ver uma forma de ganhar dinheiro com isso! Muitos negócios que são uma sucesso começaram assim.
Obrigada pela resposta!! E o q eu amo fazer é cozinhar: doces, salgados, já fiz curso d panificação pra me especializar mas nao confio em mim o suficiente para me mostrar capaz!! Mas vou superar!!! Eu consigo, um passo d cada vez!! Primeiro preciso organizar minha vida como li em varios post seus, minha vida tah igual minha casa…nao sei qdo saà do controle d tudo…mta tralha pra destralhar em ksa, só nao posso ficar ansiosa pra q isso ( as tralhas) vao embora logo…elas nao apareceram da noite pro dia, isso é d anos…entao vai levar um tempo como tb vc jah disse…obrigada por mostrar q tudo é possivel e q nao somos só nós q fazemos bagunça, q existe pessoas como nos tentando melhorar e podemos ser organizadas qdo tomamos uma atitude!! Obrigada, fica com Deus!!!
Thais, que blog maravilhoso!!! Me considero uma pessoa organizada, e com as dicas que aqui encontrei estou melhorando ainda mais.
O primeiro passo que tomei foi fazer os menus semanais, e que diferença! Vejo o que tenho na despensa e compro logo o que preciso, evito estar todos os dias no supermercado aflita com algo que faltou na hora de fazer a refeição.
Depois desisti de fazer tudo num dia só,e, acredite, a casa está muito mais organizada, e eu bem mais relaxada!
Parabéns por nos trazer tanta utilidade!
Olá thaÃs!
Amo seu blog de paixão,confesso que melhorei muito com suas dicas preciosissÃmas,tenho 4 lindas filhas:8,6,3 anos e uma de 11 meses,tento ao maxÃmo manter a casa com uma certa organização,quando minha filha mais nova nasceu fiquei sem empregada e quase pirei pois não sabia o que fazer,agora que ja me adaptei ao sistema fly confesso que dá para manter a calma e viver com rotina e organização,digo até que isso pra mim é tudo já que voltei a estudar e realmente sem organização seria impossÃvel meu marido ajuda muito,minhas filhas também e é isto,quero deixar minha enorme gratidão por você sempre encontrar um tempo para nos ajudar com suas maravilhosas dicas,que Deus te abençõe e te retribua sempre com bençãos sem medidas,você merece,você é uma benção em nossas vidas.
Muito,muito obrigada!
Miriam Viana
obrigada por tudo me animou muito suas palavras!
Adorei esse post, me senti mais normal pq todas as minhas amigas riem demais dos meus calendarios, tabelas e quadro negro com as atividades de todos…
olá querida !! ameei suas dicas ,vou coloca-la em pratica e ser muito mais felizzzzzz
Xará estou a ponto de entrar em pânico!!!
3 filhos 1 com quase 8, uma de 5 e acabei de ter minha 3ª filha há 8 dias…e o pânico fica por conta de não ter ninguém pra me ajudar..pois é nem mãe nem tia e a moça que está me ajudando só fica até hoje(9 de nov.)por que “está com muitos problemas pra resolver” e eu me lasquei…adorei o post…se vc tiver alguma ideia (ou calmante)pra me dar aceito bjus!
Olá Thais, leio o seu blog sempre que posso, acho muito útil as dicas que você dá nele.
A minha maior dificuldade é conciliar os trabalhos da faculdade com os da casa, dar a atenção que meus filhos necessitam na escola e ainda ajudar meu marido no trabalho dele (eu sou meio que office grill, contadora, administradora, etc), e quando preciso sair pra rua para resolver pendencias fico muito preocupada, em não conseguir fazer o jantar ou esquecer um texto importante para a aula, sem falar que ligo a cada 10 minutos para as crianças para perguntar como estão em casa. (meus filhos tem 10 e 11 anos de idade).
Oi Thais, tenho duas dificuldades principais, mas já com algum progresso! A primeira é na hora de fazer alguma ativ. com o Pedro. Ele está na fase da fissura por dvd. Ele acorda pedindo para ver o Woody (Toy Story) e alterna com Carros. Fico muito incomodada pois ele fica estático olhando a tv. Nunca quis isso para meu filho. Tento começar uma brincadeira com carrinhos ou com livro para colorir. Desligo a tv. Isso dura pouco. Logo ele chora pedindo o Woody… Uma coisa boa que tenho feito é tirar ele de casa, seja para ir em uma amiga minha ou para a brinquedoteca do prédio (santo lugar!). Mas acho que ainda falta criatividade para fazer atividades mais interessantes e criar a rotina para estas atividades. A outra dificuldade é o tempo para mim. Eu costumava arrumar a casa enqto ele dormia, mas agora tento tirar um cochilo se estou muito cansada e ler um livro. E semana passada meu marido sugeriu que eu tirasse uma tarde no fds para sair sozinha com minhas amigas! Tudo de bom, não?!
Com certeza, Ju. É importante você descansar também.
Lá em casa, eu envolvo meu filho nas tarefas domésticas. Quando não dá mesmo (tipo lavar o banheiro, essas coisas), aà meu marido fica com ele, por exemplo. Ele não vê muita tv, somente de manhã, quando acorda e toma o leitinho (ele gosta de ver a Dora) e na hora da janta (Chaves). Eu não vejo a tv como essa vilã toda não – basta garantir que ele tenha tempo para outras atividades também e não fique SÓ naquilo. Não se culpe tanto com relação a isso. Se ele gosta, é diferente.
Amei as dicas, e realmente tenho conseguido aos poucos me organizar. Estou de licença maternidade com uma filha de 3 meses, e sei que o desafio está por vir se manter organizada trabalhando, estudando e ainda tendo quer ser mãe. Mas não vou me preocupar com isso agora, vou curtir minha filha. Obrigada pelas dicas, são maravilhosas e aplicáveis estou feliz e gostando muito dessa minha fase organizada e já está virando quase um hobby, mas ainda falta muito pra eu conseguir dar conta de tudo, mas já estamos colhendo os frutos de se organizar, está sendo muito aproveitado pela minha filha e por mim, obrigada mesmo, bjs.
Thais, o que me deixa mais feliz é ver que você tem um dom… Você consegue, através de muita sabedoria saber aquilo que nós mães sentimos. O ponto que nos feliz, irritadas, extressadas e ao mesmo tempo aliviadas. Parabéns pelas dicas, foraaaam de tamanha importância pra mim! Vou usá-las para dar um UP em minha vidaaa! Que Deus abençõe você e sua fámilia, de coração!
Olá Thais, amei o seu blog. As dicas são muito proveitosas. Gostaria de algumas dicas sobre mudança. Estou mudando para um apartamento novo e preciso ir somente com o necessário. Gostaria de dicas de como farei para organizá-lo. Bjos.
Ola Thais, tudo bem?????
Tenho 26 anos, e duas filhas, a Yasmim com 3 anos e a Ysis com 5 meses.
Desde que a Ysis nasceu e eu voltei trabalha minha casa ta de ponta cabeça, e isso esta afetando minha vida conjugal.
Estou muito estressada por ver minha casa nessa situação, sou uma pessoa extremamente desorganizada e sempre (sem tempo).
Preciso de ajuda…
THAIS,
EU PRECISO SIM DE AJUDA ANTES DE TER OS MEUS FILHOS EU ERA TOTALMENTE ORGANIZADA
COM A CHEGADAS DELES,NAO CONSIGO FAZER NADA A MINHA CASA VIVE BAGUNCADA COM O MEU FILHO DE 8 ANOS Jà NAO TENHO MAIS PASCIENCIA É DIFICIL. TENHO VARIOS PROBLEMAS
COMO POSSO REZOLVER.
Minha maior dificuldade e o que me atrapalha muito e # nao conseguir acordar cedo, ai o dia fica curto mesmo….carrego uma culpa muito grande por isso. Nao sei o que fazer, planejo em levantar mais cedo, mas quando chega na hora eu me entrego e fico embaixo das cobertas até as 10.
Elis
A minha maior dificuldade em me organizar e querer fazer td ao mesmo tempo. Trabalho fora e agora com 2 filhos sendo um de 5 meses, fico um pouco enrolada na nova rotina, trabalho e casa. Gostaria de dividir as tarefas durante a semana para nao ficar td no sabado ou domingo, pois tb tenho q dar atenção ao marido, fora os eventos que acontecem festa na escola, campeonato Judo, festa de familia e as visitas familiares.
Saio cedo e durmo tarde, fora acordar no meio da noite para dar de mama, isso eu não abro mão.
Muito bom! Sou Mae De 1 Viajem, Tenho Um Bebe De 8 Meses A Minha Vida Mudou Muito.
Ando muito Desanimada, Sem Tempo P Mim, Fico Muito Sozinha Isso Conta Muito P Desanimo.
Queria Ajudar Meu Esposo Pois Ele Ganha Pouco.
Mas C As Suas Dicas Muita Coisa Ja Vai Melhorar.
ThaÃs, adorei seu site, estou alucinada lendo tudo. Sou mãe de 2 filhos, trabalho, estudo… Então preciso me organizar.
Parabéns por compartilhar idéias, angustias e dicas 😉
Conheci a call daniel recentemente, sou da área de treinamento. Gostei muito da técnica.
Um abraço
Aline
Adorei,
Dei uma passada rápida e adorei,bastante dicas que faz todas as diferenças em nossas vidas.
😉
Muito bom. Já sou bem organizada, trabalho, estudo e chego em casa a noite. Me acordo todos os dias as 06:00, organizo minha filha e o café do meu marido, deixo ela na escola e vou trabalhar apos vou pra faculdade e chego em casa ás 22:00, graças a Deus ele me deu um anjo que cuida da minha filha e faz a organização da minha casa dentro do limite é claro, pois eu sei que a obrigação maior é minha. Muitos dias chego e vou logo estudar um pouco pois nós finais de semana reservo pra dar atenção para a minha casa e famÃlia, no sábado pela manhã organizo a casa, depois faço algumas compras da semana. Sempre finalizo tudo isso unas 16:00, levo minha filha pra sair e fico com ela e meu esposo. Também divido o horário entre nós três e nos dois, pois acho muito importante a mulher se arruma e sair só com seu esposo para namora. Quando não podemos sair, sempre faço alguma coisa em casa mesmo, depois que minha filha dorme, assistimos um filme, lanchamos na varanda e etc. No domingo retorno a sair com minha filha e meu esposo e assim termina meu final de semana, pra novamente volta o inicio dela, sem stresse e sendo feliz. Estou me realizando como mulher, pessoa e no mesmo cuidando da minha casa e famÃlia. Tenho certeza que minha filha terá muito orgulho da mãe! Esse ano realizo um sonho, minha formação em psicologia e não quero parar, quero mais e sei que posso chegar além. Dentro nos meus passinhos e com a ajuda do meu Deus, que me abençoa sempre e me dar força. Sou feliz
A minha casa é muito pequena trabalho fora o meu esposo tambem tenho duas meninas ficam fora em periodo integrau.
A minha maior dificuldade é de variar o cardapio e programar um lazer quase nao rola aqui em casa – _- a minha filha de cinco anos me cobra muito por isso a outra tem um ano e meio
Muito boa as dicas. Tenho que me organizar para cuidar bem do meu filho e voltar a estudar.
Thais
Meu filho tem dois meses, logo voltarei ao trabalho com carga de 8 horas por dia.
Estou com um pouco de medo de nao dar conta, principalmente com relacao ao meu esposo, pois acabo priorizando muito meu filho.
Me ajuda
Qual sua dúvida especÃfica para eu poder te ajudar?
Olá, gostaria de parabeniza-la seu belissÃmo trabalho com muita garra e determinada, eu mim sinto no momento desorganiza deste de fev/2014, a saida da empregada por 8anos na minha casa, e tudo ela fazia. Eu trabalho 2 expediente, tenho 2 filhos pre adolecentes, 12 e 13 anos que não mim ajuda em nada, o marido faz quanto ele pode, ele é autonomo. então a casa fica uma bagunda o dia inteiro, so arrumo anoite quando chego. não tenho diarista o marido não que pagar, o que faço para ter um lar organizado, as vezes sinto uma energia ruim, tb estou sem movel para decorar a casa. meu marido que continuar com o escritorio na sala então é estante de ferro com livros antigos, que elenão quer desfacer, pastas az de arquivo, resto de construção dentro da sala, tijolo no corredor, e fora o reforço que eu preciso deslocar eles, almoço para faz e mais o jantar, ter atenção com eles, mais sinto que preciso organizar a parte fisica. socorrooo, penso sua orientação.
Olá, tenho um bebê de 1 ano e 5 meses, não trabalho, não consigo me organizar, minha casa é uma bagunça, estou mto estressada, não tenho animo pra acordar cedo, td é mto cansativo!
Adorei oi
Vou seguir passo a passo…
obrigada
Alguém sabe como faço para manter a minha casa limpa e ainda ter tempo para limpar meu quintal! Por muitas vezes eu mesma preciso cortar a grama, carpir e tirar o mato, se deixar vira uma floresta (meu quintal mede 16×50) dá pra acreditar e ainda tem calçadas….Meu marido não liga com isso, e eu não sei como faço? Estou grávida de cinco meses do segundo filho! Sou professora, tenho meu trabalho ainda! Ele lava louça uma vez por dia olhe lá e acha que me ajuda, mas dá risada quando tenho que carpir a grama do quintal e grávida! Aff não sei o que faço primeiro…
Boa noite !!
Adorei o post sou mais ou menos organizada, mas gostei q nos finais de semana já vou levantar e me arrumar pois é o q não faço fico de pijama sem vontade de fazer as obrigações da casa qdo vou ver já passou a hora do almoço começo fazer comida ai meu filho já ta com sono não almocou fica irritado e eu com um monte de louça pra lavar e organizar o q está fora do lugar. Com esse post vou mudar amanhã mesmo. Depois conto como foi. Bjos a todos.
Olá adorei as dicas, algumas já sigo e outras preciso tentar. Mas o que tem me deixado bastante chateada, é a cobrança do marido com atenção, carinho, sexo, e dizer que estou sempre cansada…como é difÃcil agradar a todos. Mas realmente fico tão cansada a noite, que só quero dormir….rs
Tatiane
O que é importante é haver bastante conversa para fazer acordos e alinhar expectativas, Tatiane…
Gostei muito da dica,pois tava precisando mesmo,porque eu sempre dizia que nao tenho tempo pra mais nada a nao ser cuidar de casa e poder ir trabalhar…bjbjbj
Minha maior dificuldade e fazer as coisas sob pressà o crianças chorando e ter que fazer inumeras tarefas ao mesmo tempo tenho 3 filhas 12 ,4 e 1 aninho as vezes penso que vou enlouquecer ….
Nossa minha dificuldade e que meu bb de nove meses so quer saber de mim chora, nao posso passar por ele que ja chora.
Ana,vc já leu sobre a sindrome do abandono?Nessa idade,a partir dos 8 meses,por ai,os bebês começam e se perceber como indivÃduos,a perceber que eles não são as mesmas pessoas que as mães (porque antes era isso que eles achavam).E aà eles ficam com medo,o que é super natural Eles ficam com medo da mãe sumir,de deixá-los sozinhos,de não ter mais a mãe.Então nesse momento o melhor é dar muito colo mesmo,muito carinho e muito aconchego.E aos poucos vai falando com ele aonde vai e que volta rapido (e volte) pra ele começar a ter confiança em você e saber que vc sempre voltará pra ele.Dá uma lida no site “Baby Center” que lá eles falan sobre isso e mais tudo o que vc precisa saber sobre os bebês.Espero ter ajudado.
adorei seu blog minha maior dificuldade esta sendo nesse momento com meus filhos um tem 02 anos e o outro tem 12 anos. muita coisa pra resolver ao mesmo tempo, trabalho, filhos, eu não estou conseguindo me organizar, tenho lavar, passar, cozinhar, trabalhar e dar atenção aos meus filhos…
obrigada pela atenção
jussara – porto seguro bahia
Nossa, não sei como vc consegue. Eu tenho uma filha, trabalho dois turnos e quatro dias na semana. Mas me vejo tão atarefada, q me estressa a toa…
eu tenho dificuldadespara tudo principalmente organizar a minha cozinha
Boa Tarde
Por gentileza trabalho fora e preciso me organizar com as coisas de casa, comida, e criança
Saiu de casa as 07:00hs deixo minha filha de 02 anos na creche e só chego em casa as 19:30da noite
E não estou conseguindo dar conta… cuidar da minha filha, da casa, roupa, comida…?
Quando chego em casa minha filha quer ficar comigo … e eu com ela
Me ajuda por favor
Muitiiso obrigada
Boa tarde Andrea
Entrei aki por minha situação que é muito parecida com a sua… que complicado ne?
Meu Bernardo tem 1 ano e 5 meses, tb saio de ksa as 7h deixando ele na creche e retorno +-19h, sendo que ele geralmente dorme ate as 20:30. Antes, o papai pegava ele na creche as 17h e preparava a janta, mas agora é somente nós dois e estou louca com meu horario e as necessidades dele.
Quando ele não dorme a tarde, quando eu chego, ele so quer saber de mamar e dormir, ou seja, fico “sem ele”, ele não janta (pq nessa idade nosso leite ja n sustenta mais) e com isso, acaba acordando muito na madrugada, ou seja, no dia seguinte estou pior ainda ao quadrado 🙁
Final de semana fico entre faxina na casa, roupa p lavar, uma organização maior na casa e caso eu n tenha ido ao supermercado durante a semana a noite, ainda tem o supermercado p ir… ou seja, n descanso!
Necessito de ajuda!!!
Você não pode e nem deve fazer tudo isso sozinha. Precisa de ajuda mesmo.
– sono do bebê, assim que ele pegar no sono, durma também, tente manter o relogio de vcs no mesmo ritmo.
– arrumação da casa, faça o básico e superficial para ter o minimo de ordem.
– comida, a minha dica é optar por congelados, pra vcs dois.
– roupa, o ideal seria uma faxineira duas vezes na semana que desse conta da casa e roupa. Senão uma maquina que lava e seca é de muita ajuda, vale o investimento.
– fim de semana, é pra descansar e curtir o filhote e amigos, não pra ficar arrumando casa. Se não tiver jeito que seja somente o mÃnimo necessário.
Beijos
Olá Thais! Parabéns pelo Blog!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e nos ensinar muitas coisas! Eu sou mãe de 3!! Todos os dias fico perdida e eu me reconheci em varias das situações citadas… Que triste, mas isso só vai me ajudar a melhorar. Eu ainda nao vi todo o conteúdo do Blog, por isso, gostaria de saber se você postou algo sobre como organizar as finanças da casa.
Obrigada.
Beijos e muito sucesso!!!!
Lilian
Boa noite Thais,
suas dicas são ótimas vou tentar segui-las. E você tocou em pontos que deixei passar despercebido, como, o perfeccionismo, o fato de querer ser uma mãe perfeita faz com que pelo menos eu cometa muitos erros, e o principal dele é que eu queria tanto ser uma mãe presente que agora percebo que não sou presente apesar de estar varias horas do dia e da noite com minhas filhas. Me preocupei tanto com isso que não brinco com elas, não saio com elas e to tão estressada que nem paciência pra ta com elas eu tenho mais.
Por isso preciso mais do que nunca começar a por em pratica as suas dicas
Olá, gostei muito do seu texto e das suas dicas.
Porém não sei porque ainda leio e procuro essas matérias.
Eu nunca consigo me organizar; é o meu maior sonho (me organizar para ser uma boa mãe).
Fico feliz, só pelo fato de ler e saber que as pessoas conseguem (tenho esperanças de um dia ser normal também).
Mas,eu cresci sem responsabilidades e hoje não consigo aplicar isso na minha vida, choro por pensar que minha filha seguirá meu exemplo.
Não gosto de serviços domésticos( faço por obrigação, quando não tem mais jeito de lidar com a situação),tenho muito sono(muitos chamam de preguiça, mas preguiça ou não, o que eu sei é que durmo até tarde, durmo durante o dia e a noite estou morrendo de sono de novo) Aff!
Já senti muita vergonha de ser assim, mas agora o que eu sinto é tristeza.
Beijos e que Deus continue abençoando a sua vida.
Eu tenho 38 anos 4 filhos e esperando o quinto.Acho que pelo menos a 28 anos sonho em ser organizada e pior que tenho certeza que e possÃvel. Caramba …eu não trabalho fora.Que desculpa eu tenho? Muitas..desculpas e o que eu mais tenho.Eu só penso em dormir e nem sei se quero acordar..me sinto péssima!! Mas resolvi lutar..lutar até conseguir.Não quero que meus filhos olhem pra mim e pensem:Não quero ser igual a você.. Você não se importa com nosso bem-estar..etc.Você e capaz..por favor não desista!
Fernanda, obrigada por comentar. Infelizmente não tenho como ajudar pessoalmente todos os leitores da maneira como gostaria, e minha forma de ajudar é com o blog, postando diariamente as dicas. Espero que ajude você fazer esse acompanhamento diário. Vá aos pouquinhos.
Sei bem o que é isso amiga.Tenta ajuda médica se nada melhorar.Às vezes a gente precisa de um empurrãozinho.Um Targifor tambem ajuda.Eu tambem sou uma negação nesse quesito.Arrumo a casa por obrigação,pra minha bb não ficar num ambiente perigoso e sujo,arrumo e limpo todos os dias,mas que tenho preguiça eu tenho.Só não durmo muito porque ela só tem a mim,ai eu não posso me dar esse luxo.Mas é bom sempre que acordar tomar um banho.Me ajuda bastante a espantar o sono.
Você pode procurar orientação médica. Eu tinha problema na tiróide e por isso também viva assim com sono, cansada sempre. Pode ser isso.
Ola gostaria de t poder ajudar ! Eu penso k no teu lugar procurava um médico e contava o k sinto , tentar sair o mais possÃvel de casa e fazer o k gosta para não custar tanto fazer o não gostas como a lida depois segues as dicas k São fundamentais !!acredita em ti por s não acreditares k es fortes nunca cais conseguir confia!!!!
OLA, GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS, EU ATE TENTO APLICAR NO MEU DIA A DIA, VOU FAZENDO UM POUQUINHO ALI,OUTRO ALI E ASSIM VAI, O PROBLEMA MAIOR E A FALTA DE ORGANIZACAO, NAO CONSIGO MANTER NADA ORGANIZADO, POR CONTA DISSO VOU FICANDO CADA VEZ MAIS ATAREFADA E IRRITADA COM MINHA FALTA DE ORGANIZACAO, TENHO UM FILHO DE 2 ANOS QJE NAO ME DEIXA FAZER NADA, QUER ATENCAO TODA HORA, GOSTARIA DE DICAS DE COMO SER ORGANIZAR COM HORÃRIOS E COM BAGUNCAS.
Olá!!!
Adorei suas dicas.
Mas a minha maior dificuldade é fazer as coisas estando sempre com meu filho de dois anos, o Davi. Tenho sempre que estar com a atenção dividida, o que me deixa muito cansada, por exemplo: preparar o almoço e olhar ele para que não faça alguma arte e se machuque. Então demoro o triplo do tempo na cozinha e em outras tarefas. Optei por não colocá-lo ainda na escola.
Sempre trabalhei fora e fui muito organizada, mas depois que o Davi nasceu e eu optei por ficae em casa, minha vida virou um caos! E tenho uma sensação de inutilidade e incapacidade constante.
Grata!
Repense.
Repense em colocar ele na escola?Desculpa me meter,é que eu me vi na situação dela.A minha pequena vai começar agora na escolinha,tem 2 e meio,mas mesmo assim,a escola dela é das 13 as 17.Nesse tempo eu quero fazer algo produtivo.Eu não tenho ninguem pra pedir ajuda,somos eu e ela só.O que eu faço pra ter sempre comida pronta,casa limpa,tempo pra mim,tempo pra brincar?Porque a minha vida se resume a arrumar casa,cuidar dela e cozinhar.Nem dormir durmo direito,porque o tempinho que tenho pra mim eu vejo uma série ou entro na net.Me ajudaaa!
A minha vida é dessa forma tbm.
a diferença é que meu bebe nao estuda ainda e nem pode ainda…
eu nao consigo fazer algo pra mim, ver minhas amigas, da uma volta sozinha, me curtir, tomar um banho demorado, fazer algo que me dÊ muito prazer. o tempo que tenho eu fico no celular e vejo filmes e isso me atrapalha mais. vivo estressa, qualquer coisa me estressa me irrita. tem horas que quero sumir e ficar sozinha.
Alessandra, sei bem como é, tenho duas filhas 1 e 4 anos, e não tenho nenhum familiar pra ajudar. Somos eu e meu marido que damos, ou melhor, tentamos dar conta de tudo. A real é que é muito legal ver as dicas e tal, mas a verdade é que esse discurso só nos vende uma imagem de perfeição. Não existe perfeição, somos humanas, estamos vivendo um momento muito intenso e importante da nossa vida e não cabe ficarmos nos sentindo culpadas se a casa não está organizada ou algo não saiu como esperávamos. Viva cada momento, de acordo com o que é possÃvel, com o melhores que você pode fazer, dentro das suas possibilidades. E se sinta feliz e orgulhosa por isso.
Olá, gostei muito das dicas, e muitas delas eu já pratico. Mas ainda tenho muitas dificuldades, faço praticamente tudo sozinha, meu marido e eu trabalhamos em casa, mesmo assim ele não consegue me ajudar muito, fica tudo por minha conta
Olá, gostei muito das dicas, e muitas delas eu já pratico. Mas ainda tenho muitas dificuldades, faço praticamente tudo sozinha, meu marido e eu trabalhamos em casa, mesmo assim ele não consegue me ajudar muito, minha maior dificuldade, está sendo descansar, tenho trabalhado até de madrugadafica tudo por minha conta
Diminua as expectativas, foque no essencial (o que inclui seu descanso) e delegue o que puder.
Olá , meu bebê tem 11 meses e nunca dorme de dia, só cochila 20 minutos, meia hora , duas vezes, então tento fazer as tarefas com ele acordado mesmo, vou cantando, ai dou tampa se panela , paro vou dar uma volta na rua, volto faço mais um pouco, sempre dou algo p ele comer, uma maçã , ou boazinha
Excelente artigo. Minha grande dificuldade no dia a dia, é a dinâmica do jantar. Trabalho o sua todo, e quando chego em casa, as crianças e o marido aguardam para jantar. Faço o jantar, depois verifico as tarefas escolares, outras demandas do dia escolar, e plin! acabou a noite. Nova batalha: colocar as crianças pra dormir.
Olá,
Adorei porme estou na mesma situação da Jussara, nao consigo administrar tenho uma de3 e outra de 11 anos a diferença entre elas eh grande e a pequena quer fazer tudo o q a grande faz e ao mesmo tempo minha filha maior nao quer me ajudar em casa.
Se junta c a pequena ao invés de ajudr a organizar bagunca mais e mais e ai o serviço fica dobrado e surto fácil infelizmente não esta fácil…me sinto impotente com toda essa situação.
Fiquei viuva ha quase 2 anos , pelo fato da pequena ainda ter sua imunidade baixa nao posso voltar a trabalhar e fico presa a essa situação. 🙁
São muitas coisas…
Trabalho muito…
Não consigo ter tempo pros meus filhos pra casa pro meu marido e pra mim e isso esta cada dia me deixando mal
Olá, adorei as suas dicas…
Hoje minha dificuldade maior está entre trabalhar, estudar e cuidar da minha filha.
Minha pequena tem 4 aninhos, estuda em perÃodo integral, e após a escolinha pago uma pessoa para olhar ela, porém esta pessoa não cozinha, de modo que tenho que deixar a comida sempre pronta para o dia seguinte, acordo as 5 da manha para poder arruma-la e também para poder ir ao trabalho.
Estou numa rotina exaustiva, porem estas dicas já me ajudam a clarear as ideias e ver no que posso melhorar para ajustar meu tempo.
Olá Thais. Lendo as dicas a cima, a princÃpio fiquei mais revoltada do que aliviada, imaginei como assim não adianta reclamar que não tem tempo! É fato que temos tantas atividades fora e dentro de casa….mas continuei lendo. Ao final , fui percebendo que realmente ficar reclamando da falta de tempo só torna a situação ainda mais difÃcil. Então pensei, vou colocar as dicas em prática primeiro e vê os resultados.
Agora percebo que sofrer e reclamar não vai ajudar, só vai aumentar a tristeza, principalmente no meu caso que tenho 3 filhos, trabalho e estudo ( Especialização e Inglês).
Agora preciso arrumar tempo pra fazer atividade fÃsica e quero aplicar essa metodologia pra arrumar um tempinho….hehehehe!
Obrigada pelas dicas e continue firme e forte com o seu propósito. Bjs.
Sara
Eu que agradeço. Obrigada.
Olá, sou Tatielly tenho 02 filhos sou separada, trabalho 40 horas semanais, faço faculdade on line, Minhas dificuldades esta no tempo com tudo, preciso organizar a parte financeira,casa,vida escolar dos meus filhos,pareço perdida….Uma luz aqui por favorr!!!!
Olá, sou Rosane tenho dois filhos, um menino de 4 e uma menina 10 meses,também estou sem tempo pra nada,estou perdida, nem sei por onde começar…
Amei o blog. Este post me ajudou até me acalmar e enxergar q nem tudo está perdido. Tenho dois filhos (04 e 01 aninho)…e agora pouco pensei q ia ter um treco, enlouquecer ou coisa parecida. Minha casa está um certo caos…todos os cômodos tem coisas para organizar. Não trabalho fora e acredito que por isso meu esposo joga tudo “nas minhas costas”. Só reclama q a casa está uma desordem e que só olho para as crianças. Me sinto bem cansada e um tanto desorientada. Não faço nada por mim. Estou num ponto em que uma ida ao hortfruit é uma super diversão. Desculpem o desabafo.
Ótimo post Thais!!
Meu nome é Rafaella, tenho 18 anos e uma filhinha de 5 meses…
Eu e o pai da minha filha estamos juntos, namoramos, vos vemos quase todos os dias, porém eu e a nossa filha moramos aqui na casa dos meus pais e ele ainda mora na casa dos pais dele…
Terminei o ensino médio e tenho planos de cursar uma faculdade, porém confesso que não sei se em algum momento darei conta de conciliar tudo em minha vida…
Não trabalho, eu e minha filha praticamente não saÃmos de casa, mas não dou conta de fazer quase nada além de cuidar dela…
Compreendo que com quase 6 meses ela ainda é muito dependente de mim e a maioria do meu dia é toda voltada para ela, porém, como ela não dorme nada, nem de dia e acorda muito durante a noite eu fico extremamente cansada, sem energia pois tem vezes que nem consigo almoçar, tirando as coisas dela, que eu arrumo, o resto está uma enorme ZONA, agora são 17:26 e eu nem tirei o pijama, não tomei banho e nem ao menos lavei o rosto ðŸ˜ðŸ˜‚ perdão pelo desabafo e sinceridade…
Meu maior problema é que eu sou perfeccionista, ou eu faço, exemplo: arrumo os armários, roupas por ordem de cor e tamanho ou eu não arrumo nada!! Eu reconheço que isso está errado e eu devo ser mais prática, desencanar desse perfeccionismo e simplesmente ir e resolver as coisas o mais rápido que eu conseguir, mas eu não consigo, não sei o que fazer, o que colocar na minha cabeça para executar as tarefas sem frescuras!! Sou muito vaidosa e nem tenho tempo direito e me arrumar, secar meu cabelo, não lembro quando foi a última vez em que fiz as minhas unhas, isso está acabando comigo…
Esses dias disse à minha sogra: “Não é fácil. Preciso estar linda, bem humorada, feliz, simpática, prestativa, ser boa filha, boa mãe, boa namorada, boa nora, pensar nos estudos… E AINDA ARRANJAR TEMPO PARA DORMIR…”
O que eu faço, por onde começo???
Tirando o papel de ser mãe no qual modesta parte tenho me saÃdo muito bem, no resto estou completamente perdida!!
Te entendo amiga!Daqui a pouco vai dar tempo de fazer as unhas e raspar metade das pernas.É complicado mesmo.A minha tem 2 e meio e ta naquela fase de correr,brincar muito e pedir pra eu brincar com ela junto.Ai a gente acaba ficando mais sem tempo ainda.Mas quanto aos banhos,compra um balde de banho pra bebês.A minha usa até hoje,ai dou o banho dela junto com o meu,ela fica brincando no balde,que é bem estreito e não tem perigo de afogamento (claro,fique sempre de olho) e ai vc consegue ao menos um banho decente,raspar as pernas e axilas,ficar mais tranquila…Boa sorte!
Minha maior dificuldade é ter uma rotina sendo que meu marido trabalha em turnos diferentes em dias diferentes então terá dias que ele chega 6 da manhã depois dois dias dias chega às 2 da tarde e dois dias as 10:30 da noite e os dias da folga ele tem que dormir pois trabalhou o dia anterior de madrugada eu trabalhava em horário comercial e cheguei a sair do serviço e trabalhar por conta pois quase não o via e agora com nossa filha de 5 meses eu mal consigo cumprir com as básicas
Tenho 22 anos, e desde quando tive minha filha, aos 19, não trabalho, fiz cursos rápidos de coisas que gosto. No meu caso, meu marido trabalha a semana toda no estado vizinho, vem aos fins de semana. Durante a semana fico em casa com minha filha de 2 anos e 9 meses, não trabalho, não estudo, não tenho rotina definida, pelo contrario, tento encontrar uma, pois me sinto perdida, super estressada com a fase da minha filha, mas em parte entendo, pois ela fica o dia todo dentro de casa como eu, deve ser exaustivo tanto quanto é pra mim. Moro em apartamento, e no meu condomÃnio não tem parquinho, nem perto. Acordo tarde, durmo tarde, e minha filha acaba acompanhando minha rotina, as vezes com uns cochilos fora de hora. Não tomo cafe da manha , nem almoço, nem janto em horas certas, mas sempre os faço, independente se eu acordar na hora do almoço, tomo café da manha ( o máximo que acordo é 10:00). Exatamente por não ter o que fazer(como eu digo: não tenho nada pra fazer, pelo menos que eu diga, algo útil, para meu crescimento), além de afazeres domésticos, cuidados com minha filha. Tanto que, quando meu marido vem aos fins de semana, procuramos sair para esparecer e mudar a rotina, se eu ficar em casa também aos fins de semana, fico estressadÃssima; mas nem sempre meu marido quer sair ou o orçamento permite; e nossa filha quer atenção dele tanto quanto eu quero, já que não temos hora pra dormir e acordar, ela dorme na mesma hora que agente vai .. enfim, muito a se falar. Minha casa é organizada, mas na minha vida, estou totalmente perdida.
Oi, gostei muito de suas dicas e vou tentar colocar em prática. Minha maior dificuldade é cuidar bem, ser uma ótima mae e ao mesmo tempo deixar a casa bem arrumada e limpa. Ultimamente vivo agustiada por nao comseguir realizar as tarefas diarias, tanto que até deixei de lado se nao vou ficar um palito de tanta preocupação. Meu bb ainda não senta e nao consigo deixar ele sozinho pra fazer coisas, meu marido também só desarruma as coisas e nao me ajuda a arrumar, e quando tem tempo foca nas redes sociais, isso me irrita muito, me estressa. As vezes fico depressiva e isso atrapalha o bom humor no trabalho. Acabei deixando acumular as tarefas de casa que agora está um caos, olho e me da um desânimo. Queria saber se todas as maes passam por isso ou so eu que nao consigo me organizar.
Tenho uma menina de 5 a anos e um menino de 20 meses…. NAO CONSIGO BRINCAR COM NENHUM DOS DOIS!!!! Chego a casa as sete da noite , banho , jantar lida da casa, ando constantemente atrás do mais novo que passa a vida a fazer asneiras , etc… Ele agora para dormir não me quer deixar sair de perto dele tenho que me deitar com ele e acorda se tento sair da cama… Como é possÃvel!!?? No meio disto tudo não sobra nada para a mais velha e o comportamento dela anda um bocado alterado (talvez para chamar a atencao?) 🙁 … O que faço??! Isto contado assim é difÃcil perceber mas ando mesmo desesperada…
tenho 35 anos, quatro filhos com idades de 17,16,14 e 10 três meninos e uma menina (14), sou separada do pai deles e não tenho ajuda dele nos cuidados de pai, depois de dois anos separada comecei a namorar e ele também é separado mais ele tem total controle em sua vida. Já a minha vida financeira e pessoal, casa, trabalho e como mãe realmente está uma bagunça em questão de organização, de tempo e rotina zero. E estava sem rumo sem saber como resolver, então comecei a pesquisar assuntos e dicas e li as suas dicas e agora estou vendo o quanto isso é verdade, irei agora mesmo por em prática! OBG. espero que melhore por que não está fácil é muita coisa pra uma cabeça só, e meu namoro está ótimo mais sinto que se eu não me organizar irei acabar estragando até meu relacionamento.
Nossa muito boa suas dicas ando no limite do estresse eu só estou conseguindo lidar com a minha vida de dona de casa mãe de uma bebê e marido. Vou começar já a colocar em prática suas dicas.
estva agora pensando nisso pois meu filhos de 11 anos ta vindo morar comigo e tbm teho 1 de 6 anos minha mãe tem um avc há 14 anos e tenho um irrmão especial é muito dificil lher com isso tudo e só ter 26 anos queria ajuda e esete psot foi de grande ajuda vou tentalacoloca em pratica vc é um amor obg deus abençoe vc
Minha maior dificuldade ta sendo da atençao pros meus 2 filhos mais velhos qui e uma 4 anos e outro de 2 anos tivi bebe e os procuram chamar atenção de qualquer jeito brigando um com outro ou esta toda hora mi chamando ai fico chateada e acabo brigando com os 2 e nao to conseguindo ter mais controle dentro de casa ta ficando muito cansativo
Sou mãe e estudante, até o ano passado eu também trabalhava, mas estou grávida de novo, minha bebê tem 1 ano e 8 meses e estou gestante de 3 meses, tenho perdido peso e sono, ando muito preocupada por conta da faculdade, estudo de tempo integral, e não coloquei minha filha em creche pq não confio em ninguém para ficar com ela, moro em uma cidade sozinha com meu marido, ele trabalha até a noite, então tenho que levar minha filha pra faculdade comigo, mas este ano está mais complicado pq estou na reta final, com TCC é estágio, é isso tem me preocupado muito, o que vou fazer? Como vou fazer isso? Com a chegada do novo bebê o curso se adiara um pouco mais. Minha formação era previsto para 2018. Já pensei em trancar a faculdade para cuidar dos filhos, e em outro momento quando já estiverem na escola eu retomo as atividades universitárias.
Olá. Adoro seu site. Minha maior dificuldade está sendo me adaptar à nova rotina do meu filho de 2 anos indo a escolinha e eu trabalhar, cuidar da casa e de minha famÃlia. Não está sendo fácil. Sou vencida pelo cansaço e estresse. Obrigada.
Tenho 2 filhos excelentes,um de 15 e outro de 6 anos,mas que não me ajudam ,então praticamente sobra td pra mim e para meu esposo, estou muito cansada e pra ajudar tbm trabalho fora, não sei o que fazer…..
Oi…. Boa tarde. Então eu estou esgotada e não sei mais por onde começar. Minha casa nunca para arrumada.
Eu tenho um filho de 7 anos e uma menina de 1 1 mês. Moramos em apto .
Secar roupas não é fácil aqui. Eu nunca consigo deixar meu guarda roupas arrumado.
Eu levo na escola, cozinho, limpo, lavo faço tudo. E eu não consigo montar uma rotina.
Amiga, você está no lugar certo.
Comece definindo o que é essencial. Aquilo que, se você não fizer, a casa cai.
Deixe todo o resto de lado até se organizar nessa parte.
Utilize uma ferramenta que te ajude a ter controle dessas tarefas. Sugiro o Todoist. Você pode baixar no celular ou no site: http://todoist.com
No domingo, planeje sua semana de acordo com as atividades.
E vá testando. A organização é um hábito que a gente vai construindo dia a dia.
Qualquer coisa estou por aqui. Boa sorte.
Sou mae de 5 filhos sou super dederganizada,as vezes a casa ta uma bagunça me encorajo e limpo tudo rapidinho boto tudo no lugar ms quando me dou conta ja esta tudo fora dos lugares. Sou uma mae que nao estou conseguindo ter ordem e encinar as crianças ter ordem nas tarefas diarias nos horarios. Realmente minha vida esta um caos fico en depresao so deitada escrevendo pensando e nao agindo fico com medo da situaçao e olho pra eles e choro pq eles sao crianças e presizam de mim. Meu espozo me ajuda a cuidar da casa e deles tambem. Mas ele nao pode fazer o papel que e pra mim fazer estou dezesperada procurando ajuda pra ter uma vida saudavel e normal e feliz!!!! Me sinto uma inutil de ter feitos tantos filhos e nao ser responsavel
Minhas dificuldades é conseguir e manter a casa limpa e organizada, porque tenho dois filhos um de 1 ano e sete meses e um de 3 meses, e já vou voltar ao meu trabalho em dezembro da licença maternidade, estou pensando se não consigo com o dia inteiro em casa imagina quando estiver trabalhando de 7:00h às 13:00h. Estou quase louca. E meu marido é muito exigente com a limpeza e organização da casa. Me ajude. O que faço?
N tenho tempo para cuidar da casa nem de mim meu bebê e muito agitado quando vou tomar banho já e23 da noite n aguento mais estou muito triste sem animo
Minha maior dificuldade, colocar meu filho para dormir, e conseguir ir para academia.
minha maior dificuldade é colocar as minhas filhas de 6 e 10 anos pra dormir, elas acordam de meia em meia hora e vão pra minha cama, eu vou trabalhar no outro dia que nem um trapo. E ainda elas tem medo de ir no banheiro sozinhas, ou qualquer lugar da casa, então não consigo fazer nada em casa sem elas me seguirem e ajudam muito pouco na organização. Tô exausta.
Você me descreveu todinha na parte “livre se da perfeição”. Realmente eu sempre opto por não fazer nada ao invés de fazer uma coisa só e não conseguir fazer o resto. O pior é que agora fico meio perÃodo sem as crianças em casa e já tem quase dois meses que eu fico olhando pro tempo pensando por onde começar e se vou conseguir terminar. Quando vejo, já ta na hora de buscar eles e quando eles estão em casa, aà que não dá pra fazer nada mesmo. Quanto ao dialogar com outras mães, Nunca consegui pois só encontro mães perfeitas que conseguem terminar seus afazeres antes do almoço e fica o resto do dia fofocando nas portas das vizinhas. Ainda tem tempo de ir no salão, em festas, vai na rua tranquila sem crianças nas costas mas quando vc vai ver, a criança passa mais tempo na casa da avó do que com a mãe. Aà fica fácil, né?
Andressa tem que começar, não adianta ficar olhando e ver o tempo passar. Estabeleça metas pequenas e mais fáceis de alcançar. Vai te dar mais ânimo saber que concluiu. Uma dica que pratico comigo e dá certo.
Amei suas dicas. Vou tentar executar aqui em casa. Minha casa esta totalmente desorganizada, preciso colocar uma rotina urgente. Tenho dois filhos um com 5 anos e o outro com 7 meses. Meu trabalho é ser consultora da Tupperware e do lar. Amo ser mãe. Um grande abraço.
Tenho 22 anos , e em três anos casada consegui fazer um filho por ano rs.
Total 4 com a mais velha , meu esposo tem 25 anos e trabalha fora. Estou gestante , me sinto muito cansada , minha mais nova tem 7 para 8 meses , si to muitas dores nas costas , nao consegui ir a primeira consulta do pré natal por causa das pequenas . A mais velha ten 5 anos , ja tentei de todas as formas me organizar mas cada vez me surpreendo cmg mesma , com um monte de filhos , rotinas responsabilidade e muito tenso. .. poderiamos fazer um grupo no whats ?
Ja que precisamos conversar com outras mães; )
11976493219
ola para mim e fazer as tarefas de casa sobre pressâo,tenho uma filha de 1ano e 4 meses e ela chora o tempo todo querendo colo ,atençâo ,saio de casa 7.30 e so chego as22,0;00 ,acaba ficando tudo para o final de semana e acabo sobrecaregada e exausta e tenho mania de querer tudo perfeito acabo nao administrado meu tempo.
EU NÃO CONSIGO MIM ORGANIZAR SOU PROFESSORA, TRABALHO FORA, EM CASA TEM QUE MIM VIRAR EM MIL, TEM UMA BEBÊ DE UM ANO, UM FILHO DE DOZE ANO, FAÇO FACULDADE. MEU MARIDO TRABALHAR FORA , NÃO TEM QUE MIM AJUDAR. ACHO QUE VOU FICAR DOIDA.
Tenho 3 filhos , um de 7 , 4 e 2 anos . Passo a maior parte do tempo com eles agora , pois minha esposa por trabalhar em horario diferente de mim , eu tenho mais tempo em casa com eles . Minha maior dificuldade é na alimentação , como tem pouco tempo que estou ficando mais com eles agora , não me dou mt bem na cozinha , estou aprendendo . Entao acaba que me sinto muito culpado as vezes de não estar os alimentando bem , nao digo por questao de quantidade ,mais sim da qualidade da comida .
Minha maior dificuldade é conciliar o meu tempo, sou mãe solo, meu filho tem 2 anos e 3 meses, atualmente optei por estar em casa para me conhecer e ter mais tempo com meu filho, mas ate entao não consigo me organizar de forma que eu consiga um tempo para me dedicar em algo para ter uma renda extra e saber o que eu gosto de fazer, me organizar em casa, a alimentação, e ate com o meu filho.
Acabo me sentindo muito culpada com a minha rotina desorganizada. O meu pequeno esta em uma fase dificil na alimentação não sei o que fazer, o que oferecer.
Tenho 3 filhos e a minha vida de organizacao está sendo uma luta diária,constante.Me diga uma forma de me organizar com os meus três filhos
Eu nao consigo me organizar mais temho 4 criancas uma de 1 ano e 8 meses. Uma de 10 anos uma de 13 e um bebe de 2 meses ele nao dorme a noite e a de um ano nao dorme durante o dia fico. Toda perdida temto por uma rotina mas é impossivel o bebe chora muito pra mamar a de 1 ano fica com ciume e quer colo e a casa vai virando uma desordem kkl
Assim trabalho 12 horas por dia durante 7 dias na semana tenho um bebe com 1.7 meses, portanto só tenho os domingos e o que acontece que fico ansiosa e preocupada com a SEGUNDONA e acabo de alguma forma ficando nervosa e estrago tuuuudo , pois acho que o domingo é muiiito curto entao fico com medo que acabe logo.
Meu deus o meu maior estresse que não tô sabendo lidar e que ,tenho um bebê de 8 mês e uma menina de 5 anos e não tô conseguindo dar atenção pra ela porq se não tô com o bebê tô limpando a casa e acabo sendo grossa com ela e isso tá me deixando mal porq amo muito ela mais não tô sabendo lidar com tudo isso
Achei legal as dicas mas acho que essa coisa de que não ter tempo não é só desculpa. Acho que existem exceções, me tomo como exemplo em algumas situações. Sou mãe solo e não tenho rede de apoio onde moro, minha filha fica 24h comigo e não tem contato com o pai etc. Ela tem 3 anos e atualmente trabalho. Ou seja, minha atenção está para ela e depois para o trabalho e fica nesse looping sem fim. Oque mais queria no momento era organizar uma rotina de estudos mas confesso que quando ela dorme eu só quero dormir também ou ficar vivendo um pouco pois não tenho tempo pra mim. “pq você não arranja babá?” pq sairia caro demais semanalmente. Enfim, acho que se aplica mais a quem não se vê completamente sozinha.
Obs: tive ela no meu 3 ano de faculdade e consegui conciliar estudo com ela quando era menor, parecia mais fácil e eu queria me formar a qualquer custo, mas onde morava tinha auxÃlio de pessoas que se tornaram amigas nessa jornada. Onde estamos hoje não conheço ninguém a não ser que as mesmas cobrem (e não estou possibilitada de pagar 120 reais por tempo de babá, acho um absurdo na real ainda mais eu que tô começando no mercado de trabalho e não ganho tanto).
Mas achei legal fora essa coisa do tempo.
Eu me sinto tão sobrecarregada e feia com relação a minha aparência. Sou mãe pela primeira vez e tudo isso está sendo mto dificil pra mim. Meu filho tem agora 7 meses, e ja posso respirar melhor, mas ainda sinto grande peso sobre mim.
Gostei… obrigada pela entrega. Deus abençoe seus projetos! <3
Boa tarde, tenho um filho de 2 anos.. todo dia ele vai Pra escolinha … E fica perÃodo integral…, todo dia levanto cedo.. arrumo meu filho… arrumo a mochila.. lanche dele e meus pais o levam para a escola, maioria das vezes volto a dormir.. E passo horas na cama… sem vontade nenhuma de levantar, a minha maior difÃculdade é tomar iniciativa de fazer as coisas… as vezes sinto muita preguiça.. frio.. , tambem tenho depressão.., mas agora estou em busca de uma rotina pra melhorar a minha vida… pois me sinto um fracasso.. amei suas dicas e vou tentar por elas em prática ðŸ™ðŸ»
Minha dificuldade é que tenho medo pois sou surda escuto pouco e falo bem então tenho medo de tipo algo acontecer ou meu filho chorar eu não ouvi a minha questão e dificuldade é o medo de algo aconteça com meu filho e eu não escutar ou perceber por conta da deficiência Auditiva
Nossa você me abriu uma visão que eu não conseguia vê. Nossa abdo muito abalada porque não consigo, cuidar da casa, das crianças e estudar. E isso me deixa abalada demais. A maioria das vezes não consigo fazer comida na hora certa, e minha casa dificilmente limpo, roupa no lavo final de semana, e quase nunca cuido de minha aparencia fisica. Também tenho plantas que necessitam de cuidados e bem todo dia tenho estimulo para isso. Mais lê essa sua postagem foi um elo que se abriu em minha volta e me encorajou.
Grata por compartilhar Thais… Tenho 3 filhos e no momento sou dona de casa, confesso que já me vii doidinha no meio da vivência toda, haha’. Minhas maiores dificuldades até aqui foram a correria e o perfeccionismo, ficando frustrada por não conseguir dar conta de fazer tudo oq pretendia fazer, mas ao se abrir e buscar orientação percebi que várias mamães passam pela mesma situação, é ótimo saber que não estamos sozinhas e que juntas compartilhando experiências somos mais fortes e vamos mais longe. Amei as dicas! Paz e Sucesso a todas as mamães…!! s2
Oi Thais,meu nome è Bárbara tenho 2 filhos um de 3 anos e um de 10,trabalho das 8 da manhã as 17 hrs,demanha tenho a rotina de levantar cedo e levar meu filho de 3 anos para creche,e após ir trabalha,mais quando eu chego em casa è uma correria,não consigo ir numa academia,não consigo levar uma vida mais leva após sair do trabalho,não consigo deixa eles com ninguém pra fazer algo pra mim,porque parece que me sinto culpada,eu sou solteira a 3 anos,essa rotina que levo chegar do trabalho,limpa cozinha toma banho e ir pra cama e no outro dia tudo de novo..parece que o tempo passa tão rápido que não vou co seguir fazer mais nada além disso,porque sou sosinha.
Como uma mãe solteira cria uma rotina com 2 filho?
Você não conseguiria fazer atividade fÃsica em casa mesmo?
Meu Deus… Sou mãe de três, tentando empreender… de fato tem dias que é um completo caos. Vou me empenhar em seguir essas dicas!!!!
E distribuir o meu horário porq trabalho das 12:30 à s 21:00 pela manhã fico com as crianças tenho dois filhos mais também tenho q fazer os a fazeres da casa,almoço e lanche para depois para eles mais também faço exercÃcios pela manhã em casa também aà o perÃodo disponÃvel se toma pouco aà queria da atenção a eles também então minha dificuldade está nesse ponto poderia mi ajuda?
Dificuldade enorme em me organizar, minha filha começou essa semana na creche, onde vou junto para ajudar na adaptação..foi um caos, acordava cedo e ela já acordava junto, não sabia o que fazia primeiro, quando via já era meio dia,horário de banho, comida, se arrumar e sair.. e pela manhã só adiantei a comida e coloquei ela no desenho porque fiquei perdida!!!
Amei todas as dicas e acredito que já mim ajudou o bastante