Como organizar: Agenda do Google (Google Calendar)

Sim, caríssimos: eu estou prestes a me desfazer da tradicional agenda de papel para ficar somente com a do Google, apesar de as duas estarem trabalhando muito bem juntas. O fato é: eu adoro a agenda de papel, pois ela está comigo onde eu estiver e posso escrever nela rápida e facilmente. Mas a grande questão é que a agenda do Google me permite organizar a agenda por categorias e, no decorrer do dia, vou marcando cada tempo que passei em determinada tarefa. Além do que, posso enviar lembretes para compromissos importantes.

Se você tem diversos campos de atuação no dia-a-dia e/ou filhos, veja como a agenda do Google pode te ajudar:

1. Múltiplas agendas

Você pode criar uma agenda para cada membro da família e visualizar todas ao mesmo tempo (ou uma de cada vez). Esse simples fato já mostra o potencial da ferramenta, especialmente se você tem filhos. Só o fato de eu ter uma visão geral do meu dia-a-dia, incluindo os compromissos da família, me dá uma sensação de controle enorme. Pelo menos eu posso me programar melhor e sei o que cada um irá fazer, podendo me planejar.

2. Foco

Você não precisa visualizar todas as agendas simultaneamente – se você quiser ter uma visão geral dos compromissos de trabalho, por exemplo, basta selecionar aquela agenda em questão. Isso pode te ajudar a focar no que precisa ser feito quando estiver envolvida(o) em algum projeto com diversas etapas.

3. Organização por cores

Toda pessoa viciada em organização tem tara por categorias divididas por cores diferentes. Se você não foge a esta regra, a agenda do Google será incrível para você. Eu acho que é o diferencial! Se você for paciente e manter sempre as mesmas cores, aquilo ficará na sua memória e, só de bater o olho, você já saberá o que terá em cada dia.

4. Mobilidade

Você pode acessar a sua agenda do Google do computador, do celular, do iPod (ou iPad), de casa, do trabalho. Está sempre lá, online, dependendo somente da sua conexão com a internet – com a vantagem de não precisar carregar sempre uma agenda com você.

5. Sincronização

Você pode criar uma agenda e compartilhar com algum membro da família e vice-versa. Quando você alterar algum compromisso, a outra pessoa receberá a atualização ao visualizar o evento. Além do que, se você alterar seus compromissos pelo celular, ao acessar do computador as alterações estarão lá. E uma das coisas que eu mais gosto é o fato de ter a minha conta principal do Google associada, pois estou sempre logada utilizando outras ferramentas da marca.

E uma das melhores vantagens da agenda do Google: ela é gratuita e ilimitada! Você pode simplesmente acessar a sua conta e começar a atualizar. Mais algumas dicas para utilizar a ferramenta:

  • Vá em Google Labs e ative alguns recursos adicionais que ainda estão em fase de testes, mas costumam funcionar bem. Um deles que eu utilizo é o de anexar arquivos aos compromissos – super útil quando se trata de alguma reunião para apresentar um projeto. Outro muito interessante é um plugin que permite adicionar convidados a um evento (semelhante ao Outlook), então a pessoa recebe o convite e pode confirmar a presença.
  • Eu crio uma agenda para cada rotina da nossa família (eu, meu marido e meu filho) e uma agenda para cada um de nós (onde anoto os compromissos). Funciona muito bem e consigo planejar meu dia direitinho. No decorrer das horas, vou ajustando de acordo com o que for fazendo, pois assim eu consigo ter o controle de quanto tempo eu fiquei fazendo alguma tarefa, por exemplo.
  • Além das agendas acima, eu tenho uma para eventos (que eu ainda não sei se vou, mas quero me lembrar da existência deles), uma para o editorial (tudo o que trabalho nos meus blogs) e uma com aniversários.

A agenda do Google tem se mostrado uma excelente ferramenta para organizar rotinas e compromissos e tenho certeza que pode te ajudar também.