10 ferramentas baratas e essenciais para organização

68
10510

Você não precisa gastar horrores para ser uma pessoa organizada. O ideal é aproveitar o que você já tem, encontrando soluções práticas. De qualquer forma, existem algumas ferramentas que podem te ajudar no dia-a-dia sem que você gaste muito, e são elas:

  1. Caderninho para anotações. Para anotar desde coisas para fazer até ideias que não gostaria de perder. A Tilibra tem modelos ótimos abaixo de $10.
  2. Divisores de gaveta. São vendidos em lojas de $1,99 e nas revistinhas da Avon, mas você também pode fazer os seus com papelão e tesoura ou usando caixinhas de chá. As possibilidades são infinitas e você ainda recicla seu material.
  3. Agenda para toda a família. Você não consegue ser organizado(a) se não tiver uma agenda. Se tiver mais de um membro na sua casa (sua esposa ou esposo, seus filhos), você certamente irá se perder se não tiver os compromissos de todo mundo anotados. Com menos de $20, você compra uma agenda ok. Se não quiser gastar nada, pode usar a agenda do Google, que ainda separa por categorias e envia lembretes para o celular.
  4. Etiquetas. Coisas rotuladas ficam muito mais bonitas e organizadas. Você pode saber hoje o que colocou naquela pasta que vai em cima do armário, mas lembrará com tanta facilidade daqui a alguns meses? Você não precisa ter uma rotuladora para isso (apesar de facilitar bastante), nem comprar etiquetas auto-adesivas (apesar de serem baratas) – basta imprimir ou escrever à mão e colar. Isso inclusive vai fazer com que você aproveite restos de papel.
  5. Saquinhos. Não importa se de plástico ou de pano, eles sempre são úteis. Você pode guardar coisas separadas por categorias dentro da sua bolsa, por exemplo, ou organizar material de escritório.
  6. Caixas organizadoras. Sempre precisamos armazenar coisas, por menos que a gente as tenha, e não inventaram nada melhor que as caixas para fazermos isso. Use caixas de embalagens (eu uso muito as caixas de fraldas atualmente) encapando-as com um papel de presente bacana. Não precisa comprar.
  7. Ganchos de parede. Eu sou uma pessoa que não imagina o mundo sem esses ganchos em cada cômodo. Para toalhas no banheiro, casacos na sala e pijamas no quarto, considero uma das principais ferramentas de organização. Podem ser encontrados em lojas de $1,99 também e em muitas outras, sempre baratos.
  8. Arames. Sabe aquele infame araminho que vem no saco do pão? Saiba que você pode usá-lo para organizar fios, por exemplo.
  9. Prateleiras. Não importa se de madeira ou de aramado, as prateleiras vão dentro e fora dos armários, aumentando os espaços e proporcionando uma organização muito maior.
  10. Pastas. Por mais que você diminua a quantidade de papel, eles estão sempre indo e vindo e não conseguimos evitar. Apenas mantenha tudo organizado com pastas, que são baratas e podem ser encontradas por cerca de $3 cada.
E você, tem alguma ferramenta de organização que tenha sido super barata ou mesmo sem custo? Compartilhe nos comentários.

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

68 comentários

  1. Thais parabéns pelo post bacana. Queria te pedir pra vc postar as suas dicas de economia em viagens, vou fazer a minha primeira viagem pra fora do pais (Buenos Aires) e estou com o orçamento um pouco apertado.. manda umas dicas por favor

  2. Gente, eu não tinha a menor ideia de que existia uma agenda do google! Fiquei passada rs
    Achei muito bom, é uma opção até mais interessante que uma agenda mesmo (tanto no outlook quanto manual).
    De uns tempos pra cá, comecei a utilizar o celular como agenda. Me facilita muito a vida, porque é só colocar lembrete em tudo; também acho mais prático. Mas achei a ideia bem interessante, porque ajuda a lembrar dos compromissos por todos os meios possíveis. Boa dica 🙂

  3. Gabriela, elásticos também são bons, mas o legal dos arames é que eles ficam na forma que você “apertar”.

    • Elásticos, com o tempo vão “derretendo” e viram um grude horrível!!!! Os araminhos são mais garantidos!!!! 😉

  4. Oi Thais, tudo bem? Adoro o seu blog e sempre acompanho… Então, eu comprei suportes de talheres para organizar as gavetas do escritório e de coisinhas para o cabelo. Assim, tenho um que separa canetas, lápis, fitas, réguas e outro para organizar presilhas, elásticos de cabelo, tic-tacs…
    Um beijo

  5. Encontrei seu blog esses dias e gostei muito. Nunca fui uma pessoa organizada e as vezes tenho problemas com isso. Tem tanta coisa interessante que quero ler aqui que nem sei por onde começar! (entendeu a dificuldade de organização?) haha

    Beijo

  6. Ola Thais, conheci seu blog a pouco tempo e estou amando as dicas. Estou aprendendo a organizar melhor meu tempo, minha casa e o escritorio onde trabalho. Obrigada por dividir com a gente suas ideias. Beijinhos

  7. Olá Thaís, adoro receber suas dicas por e-mail.
    Sou uma pessoa mega organizada e fico aqui tentando aprender ainda mais. Organização é tudo!
    Me dá uma dica…Sobre esses ganchinhos de parede, sabe como prendê-los, pois sempre descolam e fico frustrada…Já tentei cola, mais nada…
    Bjs e Parabéns.

    • pois é, dois meus descolaram mas descobri que nao podemos colcar mais de 1 kg ou pouco mais que isso… depois nao consegui faze-los colar de novo 🙁

  8. Olá,

    Eu acho que uma das coisas que faz bagunça em casa é o “cemitério de computadores”, peças, placas, fontes, fios, que a gente guarda e depois não sabe da onde veio aquilo, se serve, se não serve etc. Eu costumo guardar essas coisas numa parte do armário, cada peça num saco plástico transparente, onde eu escrevo a “história” da peça pra ajudar numa futura utilização. Por exemplo, noutro dia comprei um teclado novo porque o meu velho era um pouco duro, mas funcionava perfeitamente. Não estava escangalhado. Então coloquei o teclado velho num saco com a história escrita “funciona, mas as teclas são duras”. Isso porque às vezes no meio de um trabalho nosso teclado pode pifar e aí a gente sai “catando” dentro de casa outro teclado pra poder terminar o que estava fazendo. Lógico que só guardo o que funciona e jogo logo fora o que está ruim. Mas muitas vezes as pessoas guardam tudo, o que funciona e o que não funciona no “cemitério de informática”, depois não sabe qual o que ainda dá pra usar e aí fica com uma tralha que nem usa nem joga fora.

    Sobre a lista que vc escreveu no post, já uso tudo isso, mas costumo usar o caderninho de anotações como agenda. Não gosto muito de agenda porque sempre escrevo mais do que o espaço disponível… Uso também um fichário com divisórias para anotar as despesas, para que eu tenha a noção do que estou gastando. Colocar as contas em pastas é bom pra não deixar tudo espalhado e misturado, mas só temos as finanças realmente organizadas se anotarmos as despesas do mês.

  9. Thais, adoro o seu blog, vc esta de parabéns !
    Qual a sua diga para a organização de sapatos femininos, que são de formas variadas (botas, sandálias, chinelos, tênis, scarpin, sapatilhas, peep toe e etc …) ?
    Hoje eu guardo eles na parte inferior do meu guarda-roupa, em armários, mas eles vivem em desordem.
    Antes eu guardava debaixo da cama e era pior ainda … sapateiras são caras e ocupam muito espaço, além de não comportarem todos os tipos de calçados.
    Como vc pode ver é um drama rs …
    Guardar as caixas ou usar saquinhos de TNT ?
    Saquinhos de TNT ñ sujam muito ?
    Obrigada pela ajuda, beijo.

  10. Priscilla, eu simplesmente odeio saquinhos de TNT, mas é gosto pessoal. Eu guardo em uma sapateira. Botas de cano alto, na parte de trás do suporte para calças no guarda-roupa.

  11. Olá Thais; Estou muito Feliz em encontrar seu blog, hj que achei, estou a tempos pesquisando sobre organização, mas não havia encontrado nada que me interessasse, mas com as dicas do teu blog chega a té a me dar esperança hehehe.
    Eu e meu namorado moramos juntos às uns 2 anos, antes moravamos com nossos pais, e nem um dos dois precisavam fazer absolutamente nada em casa, desde tarefas à pagar contas… então você pode imaginar a desorganização dos 2 juntos né??? hehe. Na verdade sabemos fazer tudo…e ele me ajuda muito, mas eu sou o problema, pois sou muiitooooo preguiçosa, tenho q estar muito disposta para ter animo de fazer algo em casa, fora isso pago alguém para fazer…. Trabalho o dia todo e faço facul a noite.. precisava arrumar um jeito de me organizar e tirar essa preguiça do meu corpo! aprender a ser uma esposa d verdade! uma mulher de casa, até porque daqui a pouco quero pensar em um baby e desse jeito, nossa… sem condições!! Parabens pelas dicas vou começar hoje mesmo!

  12. Oi Taís! Amo suas dicas desde a gestação, e agora em meio ao caos doméstico e procurando sobre organização encontrei voce de novo!! Eu uso justamente potinhos de sorvete!!! A dica veio da minha irmã que utiliza naqueles armarios mais longiquos da lavanderia e cozinha, alguns destes etiquetados assim: “bexigas de aniversario” , “forminhas de doces”, “remedios do cachorro” , etc…daí depois de passar um milhao de horas procurando caixas no formato exato do armario do meu home office para quinquilharias em geral com custo acessivel, descobri que os famosos potinhos kibon tem a exata profunidadexaltura das minhas prateleiras estreitissimas… etiquetei-as também de acordo com as tralhinhas que tenho e voilá… mais ou menos funciona! o dificil é a galera aderir e colocar tudo dentro… nao é bonito, mas baratinho… para coisinhas mais nobres encontrei uns mais bonitinhos e investí meu din din só no que aparece no dia a dia… Bjs!

  13. Thaís (minha Fly amiga…) Uma boa parte dessas coisas eu já utilizo, com algumas alterações… O caderninho para mim é tudo,uso até como agenda mesmo, faço as anotações e depois de cumpridas eu risco a anotação.
    A divisória de gaveta eu pego garrafa pet e corto da altura da gaveta, dão ótimas divisórias para qualquer coisa.
    Quanto as etiquetas eu uso fita crepe. Acho super prático ter sempre à mão um rolinho de fita crepe e uma caneta, etiqueto tudo, principalmente as coisas das crianças, as professoras elogiam as coisas dos meninos serem sempre rotuladas,rsrsrs.
    Saquinhos eu guardo tds q encontro e reutilizo. Aqueles de TNT que as crianças ganham nos aniversários com os docinhos e lembrancinhas, então… tenho vários e são ótimos…
    Do mais eu uso como vc, araminho de saco de pão, caixas de papelão, ganchos de parede, prateleiras, eu e meu marido somos viciados em uma loja de 1,99…
    Bjs e obrigada por esse blog maravilhoso, sou viciada!rsrsrs

  14. muito obrigada Thaís, seus posts são ótimos, muito práticos e estão me ajudando muito a ter outra visão sobrea organização.

  15. Olá Thaís,

    Amei as dicas e o blog.

    O que eu faço e que me ajuda demais, é guardar embalagens de presente. Não só o papel, mas as fitas, florzinhas, coisinhas que vem junto e deixam os embrulhos bonitos…
    Por exemplo, as não aproveitaveis vão pro lixo, mas as que estão em bom estado guardo juntas, bem como as fitas, fitilhos, enfeites de presentes, florzinhas, tudo, tudo vai para um potinho.
    Quando compro um presente num lugar que não embrulham ou mesmo no fim de ano quando precisamos nos virar com algum pacote, (por ser vários), os meus sempre ficam lindos!

  16. Pelo amor de Deus! Minha filha de 15 anos é a rainha da bagunha! Me ajude por favor!!!!!!!! ass. MÃE DESEPERADA (dulce)

  17. Olá Thaís, acabei de conhecer seu blog.. Depois que minha bebê nasceu, eu não consegui mais me organizar.. acho que muitas mães que trabalham fora entendem o que eu estou passando. Quando paro pra fazer algum serviço doméstico sinto como se estivesse deixando de lado um tempo precioso com ela, já que fico longe o dia todo, mesmo sabendo que a minha atividade em casa é essencial. Resultado, minha casa virou um caos e não sabia por onde começar… depois de um chacoalho do marido, apareceu a luz no final do túnel.. o seu blog, que me ajudou muito a achar o fio da meada.. Tenho fé que logo vou conseguir colocar nossa casa em ordem e então ela virar um verdadeiro lar. Obrigada pelas dicas, vou acompanhar sempre!! Bjs

  18. oi gente!
    garotas, eu uso a bandeja de Ferrero Rocher para guardar e seperar brincos e pequeninos objetos (missangas,alfinetinhos…)
    A embalagem é linda, a tampa e transparente e cabem muitos,e uma ferramenta “barata” e muuuito gostosa.
    Uso e faço também tudo que aprendo aqui!

  19. Thais, não sei se vi no seu blog ou no “Organize-se num minuto” uma dica que pis em pratica hoje e amei: comprei uma sapateira daquelas de pendurar, tipo de pano, e preguei na porta da despensa, do lado de dentro, pra guardar produtos de limpeza. Ficou super organizado e liberei um armário!!

  20. Ola!!!Hoje a tarde comecei a passear pelo seu blog… faço aniversario semana que vem e estava procurando algo para me ajudar a botar em pratica a minha “Resolução de Ano Novo”. Ser mais organizada!! Como boa virginiana, tenho o gene da organização… mas ele se perde no meio de tantos afazeres que tenho pelo dia; ai resolvi colocar no papel e me organizar! Voilá… aqui estou eu!
    Então… uma dica que encontrei outro dia navegando pelos sites da vida, foi como organizar aquele monte de fios, cabos, carregadores, que acabamos guardando na gaveta porque um dia iremos utilizar;
    Comecei a guardar “rolinhos de papel higienico!”em uma das minhas gavetas tem divisoria, ai foi facil; em outro quarto, usei uma caixinha de sapatos de criança encapada e coloquei os rolinhos para guardar cabos e carregadores de celular; é uma pena que nao consigo enviar a foto.. vale muito a pena! abs, e preciso contunuar a ler suas dicas maravilhosas!!!
    boa sorte!!!

  21. Olá!! Amei o seu blog tb sou organizada (pelo menos tento).
    Uma ideia legal é usar o fundo das garrafas “pet” cortadas na altura que quiser (pode ser qq tipo de garrafa) e colocar nas gavetas. Serve para calcinhas, bijus e o que vc quiser. Espero que gostem.
    Obs.: não se esqueçam de lixar a borda onde foi feito o corte pois pode arranhar.

  22. ola meu nome é Regina,moro em taubaté e adoro seu blog,estou fascinada c as dicas de organização.minha dica é usar potes de sorvete p guardar coisas.eu por exemplo guardo remedios,material de costura e esmaltes,e coloco dentro das gavetas tbem.espero que tenha gostado da dica.beijosss

  23. Thais parabéns!!!!
    Seu blog ajuda muita gente, ele é prático e se adéqua a qualquer estilo de vida e classe social, além do mais, suas dicas ensinam as pessoas a economizarem tempo e dinheiro o que é muito válido.
    Abraços!!!!

  24. Olá Thais! Adorei as dicas, eu reciclo as caixinhas de leite, e utilizo como a dica da Fernanda (sapateira reciclada), eu utilizo para guardar brinquedos e outras miudezas, também como organizador de gaveta.

  25. Amei seu blog!!
    Estou encantada com esse universo de organização!!!!
    Com certeza seria uma leitora assídua!!!
    Parabéns
    bjs até sempre
    Nanda

  26. Oi, minha ferramenta de organização que nunca dispenso, é a pasta-arquivo. Aquela que tem um grampo grande no meio e vc tem que furar a folha para arquivar. Separo cada mês
    com uma sulfite, e quando preciso achar contas pagas, é só abrir no mês em questão. Dá prá arquivar de 2 a 3 anos. quando encher, embalo, etiqueto e jogo no forro. Adeus contas antigas. Abraços. Zilda.

  27. Oi Thais, conheci seu blog ontem e estou me apaixonando por ele, já está entre os meus preferidos. Estou anotando várias dicas e vou te dar uma também, embalagens de perfumes, tipo Natura, Boticário, etc… que tem aquelas que são latas ou papelão duro, servem como porta canetas, estojo pra carregar nas bolsas, porta pen drives etc…
    bjs

  28. Para prender fios ou cabos , uso tambem as braçadeiras plásticas, são otimas, tem diversos tamanhos e cores!

  29. Olá, Thaís, que blog maravilhoso. Olha, eu sou tão preocupada com organização (não que eu seja muito organizada, mas para tentar melhorar) que desenvolvi no final do ano passado um organizador pessoal para mim. Não encontrava nada no comércio exatamente do jeito que eu queria e fui fazendo… Até fiz alguns para dar de presente e outros que coloquei para vender numa lojinha na internet. Mas, minha super dica é o livro que me levou ao organizador pessoal, o “Domando o Tempo – Como Devorar um Elefante?”, cujo autor é o Gary Kroenhnert. Acho que esse livro mudou minha vida, pois o segredo dele é que temos de nos organizar para termos o que queremos, em todas as áreas da vida, seja profissional, espiritual, pessoal… É importante saber que não adianta dedicar-se somente ao trabalho ou à vida profissional, pois mais tarde vamos nos ressentir por não termos dedicado o devido tempo para cuidar da saúde, dos parentes, do lazer, dos sonhos… Bem, Thaís, se você ainda não leu, vá atrás de um porque acredito que irá gostar muito. Um abraço!

  30. Eu gusto muito daqueles saquinhos para sanduiche que fecham,parece com o saquinho pra congelar mas e para armazenamento,ele e pratico e transparente,uso para grampos,coisas pequenas de cabelo e algumas coisas pequenas.
    Bjs

  31. Thaís, estive procurando dicas de organização e economia e finalmente encontrei seu blog!
    Está de parabéns! Vou tentar utilizar as dicas e divulgar seu blog para minhas amigas.
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria de sugestões de programas baratinhos e culturais para fazer com meus filhos ( um casal) de 10 e 12 anos, vou continuar acompanhando seu blog. Bjus Adriana

  32. Olá Thais, tudo bem ?
    Acabei de conhecer teu blog, muito legal, espero que você me ajude, preciso de sérias mudanças na minha rotina. Vamos se dizer, que estou “folgadinha” demais, kk. Eu moro mais três amigas em uma república, não trabalho, estudo a tarde e a noite. Gostaria de preencher minhas manhãs, estou acordando muito tarde, não faço nada, só promessas. Preciso organizar tudo, desde meus horários, a minhas roupas, ME AJUDA , kk *-*
    Um grande beijo pra você, Parabéns pelo blog (:

  33. Thais, estou amando teu blog. Ele tem sido minha bússola para organizar e limpar o apartamento. Depois darei maiores detalhes. Tenho uma sugestão: sabe aqueles porta vassouras? Mandei instalar na vertical num cantinho quase inaproveitavel entre duas portas de um diminuto corredor entre banheiro e quarto das filhas. Essa tira de pvc tem 5 ganchos que usados na vertical estão aproveitando pra acomodar desde bolsas até sacolas plásticas. Deu tão certo que ainda pretendo instalar mais perto da entrada, área, cozinha. São baratinhos e se encontra inclusive em lojas de 1,99, mas são mais frágeis. Agora em pleno sábado, iniciando a arrumação e faxina “arranca tudo” aqui em casa, aproveitar que as cachorras estão fora. Abraço!

  34. Oi Priscila, no apartamento eu tinha uma sapateira dividida como garrafeiro, hoje na minha casa (que ainda não reformei) eu deixo dentro das caixas, a dica é colar a tampa e dobrar para dentro a lateral menor, assim você pode ver e tirar os sapatos que quiser sem tirar as caixas do lugar.

  35. Algo para guardar clavos ,tornillos, botones o algunos elementos pequeños son los sachets de leche que luego de lavarlos y secarlos los das vuelta y como el lado interno es negro o blanco se puede pegar una etiqueta y clasificar lo que se haya guardado en ellos.

  36. UTILIZO POTES COM TAMPAS PLASTICOS DE SORVETES,SÃO MUITOS ÚTEIS PARA GUARDAR COMIDAS EM GELADEIRA…..REMÉDIOS…..LÁPIS…..BOLACHA…..ETC…..

  37. dos ganchos para pijamas nos quartos. Vc costuma pendurar os pijamas, é isso? Eu acabo trocando de pijama ases três a gente poderia pendura-lo para tomar um ar? foi isso que vc quis dizer? bj e obrigada

  38. Eu uso caixinhas da Glossy Box, são bonitas, pequenas e de cores variadas, e tudo o que eu quero guardar cabe nelas, o problema é que comecei a juntar caixas demais, aí a organização virou bagunça de novo, agora preciso de uma tarde tranquila pra reorganizar isso =P
    Utilizo as pastas também, há algum tempo, estava sofrendo com um monte de papel inútil misturado às contas, documentos, etc, até que comprei 3 pastas que já melhoraram muito, mas vou comprar mais pra separar tudo por categorias e já jogar fora o que não preciso!

  39. USO TBM VASILIAS DE SORVETE PARA ORGANIZAÇÃO, EX: GUARDAR MIUDESAS, CALCINHAS, MEIAS, CARREGADORES, ESMALTES, CAIXINHAS DE TEMPEIROS, SACHE DE SUCO EM PÓ, CAIXINHA DE GELATINA, PREGADORES, CONTAS HA PAGAR, E ETC… VAI DA IMAGINAÇÃO DE CADA UM, FAZER UMA DECORAÇÃO NA EMBALAGEM SE PUDER OU ESCREVER DO LADO DE FORA O QUE TEM DENTRO E NA MAIORIA DAS VEZES NEM USO A TAMPA, AS GAVETAS, FICAM BEM ORGANIZADAS…

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui