Economizando com comida

Sejamos sinceros: comer custa caro. Especialmente para quem trabalha fora o dia inteiro e volta para casa tarde da noite. Pedir comida fora ou almoçar em restaurantes significa gastar muito dinheiro. Confesso que chegar em casa tarde e ainda ter pique para cozinhar fica fora dos meus planos diariamente. Juro que tento, mas o cansaço acaba falando mais alto. Hoje, por exemplo, o técnico do computador irá em casa à noite arrumar algumas coisas nos meus equipamentos. Ele vai embora o que: 21h, 22h? Sim, porque eu mesma só chego em casa depois das 20h. E quem tem pique para cozinhar depois das 22h? Pior: quem aguenta de fome até esse horário, depois de trabalhar o dia inteiro? Por sorte, sobrou comida do almoço e hoje passaremos mais um dia sem pedir pizza.

Escrevi esse longo parágrafo para dizer que venho tentando economizar com comida e para perguntar: o que você acha que pode fazer para economizar também? Eu deixei de almoçar em um restaurante na hora do almoço para ir em casa almoçar. Gasto somente o dinheiro do transporte (que é menos da metade que gastaria se comesse perto do trabalho), e ainda vejo meu filho. Isso me proporciona uma economia de $15 por dia, em média. Quer dizer: se eu não tivesse a possibilidade de ir para casa, gastaria cerca de $180 por mês somente com almoço. Se o seu vale-refeição compensa, ok, mas para mim é uma economia e tanto.

Então, quando fazemos almoço, tentamos fazer a mais para guardar para a janta. Mas eu não tenho vergonha na cara e às vezes chego em casa querendo comer algo diferente, ou então não sobrou almoço. O resultado? Cerca de 3x por semana de comida delivery, cujos gastos giram em torno de $30 cada. Fazendo as contas, isso dá cerca de $360 por mês (até eu fiquei pasma agora). É muito dinheiro.

Quando eu cozinho alguma coisa, também priorizo os bons ingredientes. Não dispenso um bom azeite, uma boa carne e ingredientes do tipo. Acredito que seja melhor optar por bons ingredientes que muitos e pouco nutritivos, como salgadinhos ou macarrão instantâneo (não como). Mas conheci uma pessoa que viveu de macarrão instantâneo durante muito tempo, quando estava desempregado, e está vivo e saudável agora. Mas não recomendo a ninguém!

O que eu tenho tentado fazer, então, é almoçar em casa e fazer a mais para a janta. Tem dado certo na maioria dos dias, mas ainda não está perfeito. Comer fora ou pedir comida gasta muito dinheiro e eu gostaria de saber como vocês economizam nessa parte.