fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como organizar: Projetos no Google Docs

Depois de comentar que utilizo um moleskine e uma caneta para me organizar no dia-a-dia, surgiu nos comentários a sugestão para que eu criasse um post explicando como eu me organizo com o Google Docs, então aqui está ele.

O Google Docs é uma ferramenta do Google que cria arquivos de texto, planilhas e apresentações, semelhante ao Microsoft Office, mas com um diferencial muito importante: os arquivos ficam todos online, vinculados à sua conta no Google, o que permite que você acesse seus documentos a partir de qualquer computador.

A minha organização, como tudo que tento aplicar, é bastante simples: crio pastas temáticas por projetos e, dentro delas, vão os arquivos. Tenho duas pastas-mestras: pessoal e profissional, e dentro de cada uma os projetos, que se desdobram em subpastas, quando necessário. Um exemplo: Profissional > Blogs > Vida Organizada. É a subpasta onde organizo os posts que escrevo para o blog, anoto ideias e rascunhos.

Para textos, utilizo um documento de texto normal. Para planejamentos e cronogramas, utilizo as planilhas. Quase não monto apresentações ali.

Uma das coisas que eu mais gosto no Google Docs é que dá para upar arquivos .pdf, então se eu quero guardar um arquivo final de um trabalho feito no computador, em vez de mandar por e-mail, eu guardo lá na pasta do projeto correspondente. Fica bem organizado.

A vantagem de usar o Google Docs é que, além da praticidade de ter seus documentos sempre online, você pode utilizar links para referência nos textos e, estando no computador, basta um clique para acessar. Há anos utilizo esta ferramenta para organizar meus projetos segundo o GTD e tem dado muito certo.

Mais alguém utiliza o Google Docs no dia-a-dia? Partilhe suas dicas nos comentários.