Ame a sua casa

Foi essa a conclusão que eu cheguei lendo este artigo com várias dicas boas (recomendo). Aliás, essa é a conclusão que venho chegando nos últimos dois anos e foi decisiva no meu processo diário de organização. Porque, quando amamos a nossa casa, não achamos legal ter um quarto da bagunça, por exemplo. Nem uma gaveta cheia de tralhas. Nós temos cuidado. Queremos arrumar e manter conosco somente aquilo que amamos. Por isso, baseada no texto indicado acima, eu gostaria de tecer algumas recomendações:

  • Tenha um compromisso com a sua casa, como se fosse um encontro ou uma reunião importante. Se você marcou na agenda que hoje à noite é dia de tirar as teias de aranha, ou que sábado é dia de fazer faxina – qualquer que seja o compromisso, seja fiel a ele. Não deixe de cuidar da sua casa para fazer qualquer outra tarefa irrelevante e até com prioridade menor. Veja sua casa como um santuário que tem tudo a ver com você e precisa ser cuidado diariamente, como uma plantinha, ou mesmo seu corpo (ou você fica sem beber água, se alimentar etc?). Cumpra os compromissos com a sua casa – limpe a pia do banheiro, guarde a louça limpa, recolha a roupa em um cesto. Sua casa é o bem material mais importante que voc6e tem, não importa se é própria ou alugada. Você está ali, envolvendo sua energia, diariamente, e precisa fazer dela um lugar que te lembre a noção de lar.
  • Sempre que puder, traga flores para dentro da sua casa. Mas flores de verdade. Tomo mundo diz que elas dão um outro ar para o ambiente, e dão mesmo.
  • Abra as janelas. Manter as portas e janelas fechadas vão fazer a sua casa mofar. Ar fresco sempre renova e faz uma diferença enorme no humor.
  • Tire a tralha. Você já deve estar cansado(a) de ler isso por aqui, mas tralha não leva a nada. Uma coisa é ter uma coleção. ok. Outra coisa é manter caixas cheias de itens e papéis inúteis que não têm qualquer utilidade e apenas ocupam um espaço valioso. Isso vale para roupas que você não usa e eletrodomésticos, por exemplo.
  • Preste atenção nos detalhes. A diferença entre uma coisa boa e outra sensacional sempre reside nos detalhes. Então preste atenção naquele canto cheio de poeira ou as teias de aranha no teto. Quando você presta atenção nessas pequenas coisas, todo o conjunto funciona melhor.
De que outra maneira você acha que podemos demonstrar amor pela nossa casa?