Gravidez

Moda para gestantes

Um dos principais erros cometidos pela maioria das gestantes é passar a usar roupas diferentes do seu estilo somente porque estão grávidas. A verdade é que, conhecendo a si mesma e usando muitas de suas próprias roupas, é possível ser uma grávida chic e bonita, mas o mais importante – sem deixar de ser a mesma pessoa.

Parte de cima

  • Não compre casacos e suéteres de gravidez. Os que você tem certamente irão servir até o final, e os que fecham na frente podem ser usados abertos mostrando a barriga crescendo, dando um visual bem bacana para tirar fotos.
  • Se estiver grávida durante o verão, provavelmente vai querer usar regatas. Existem diversos modelos e você pode utilizar mais curta (exibindo a barriga, se for o seu estilo) ou mais comprida (tampando tudo). O mais fácil é que regatas de malha elástica podem ser encontradas facilmente até em hipermercados como o Extra ou Carrefour. A vantagem de um modelo com abertura frontal é que você poderá usar depois durante a amamentação.
  • Para o frio, escolha camisetas de malha com manga comprida, que são extremamente confortáveis. Elas são básicas e práticas, e ficam lindas quando combinadas com um colar grande.
  • O melhor decote é o decote império, que segura bem abaixo dos seios e deixa a parte da barriga mais soltinha. Você pode criar esse efeito com blusas comuns e um cinto ou fita.
  • Blusas com listras horizontais ficam uma graça em mulheres grávidas, dando um efeito geométrico impactante. O melhor dessa ideia é que praticamente toda mulher tem uma camiseta listrada, então fica fácil.
  • Fuja das batas. Toda grávida usa batas, mesmo sem ser seu estilo. Se combinar com você, tudo bem.
Parte de baixo
  • Se existe um visual clichê para as grávidas, é uma bata com calça legging. Sim, elas são confortáveis, mas dificilmente representam um visual mais sofisticado. Procure não usar o tempo todo. Há outras opções.
  • Algo que eu acredito que valha a pena comprar é uma calça jeans específica para gestantes. Procure um modelo que seja o mais parecido possível com uma calça jeans normal e seja feliz. Na minha gravidez, comprei uma calça jeans da linha Maternity, da Renner, e usei durante todos os meses até o meu filho nascer.
  • Calças, saias e bermudas para gestantes costumam vir com uma faixa cobrindo toda a barriga, parcialmente ou apenas sustentando a base. Eu sempre preferi as que cobrissem toda a barriga pois achei que sustentavam melhor, mas vai do conforto de cada uma.
  • Saias e vestidos são sem dúvida a melhor opção durante a gravidez, pois são confortáveis e dão um ar feminino ainda maior. Existem opções importadas de meia-calça para usar no frio, mas você pode querer usar sem nada ou mesmo com uma… legging! Se fizer isso, opte por aquelas com pés ou use por dentro de uma bota.
  • Qualquer tipo de saia combina bem com a gravidez, mas saias-lápis dão um visual interessante. A Riachuelo vende saias-lápis em tamanhos maiores (até o 54, senão me engano), com tecido strech, e são uma excelente opção.
Vestidos
  • A maioria dos seus vestidos ficará muito bem durante toda a sua gestação, apesar de alguns ficarem mais curtos na frente com o passar do tempo. Se você for uma verdadeira adepta dos vestidos, eu sugiro que você compre um ou outro para usar durante toda a sua gravidez (e depois). A vantagem dos vestidos é que você pode comprar em lojas normais ou brechós (não necessariamente em lojas específicas para gestantes) e, depois que voltar ao seu peso normal, ajustá-los para continuar usando.
  • Se você é chegada em um estilo meio étnico, pode utilizar caftans de diversos modelos durante toda a gravidez. São leves, confortáveis e, se usados corretamente, muito chics. Escolha o que tiver mais a ver com você.
Lingerie
  • Essa parte é importante, mas a maioria das gestantes não pensa muito a respeito até precisar usar sutiãs para amamentação. Procure sutiãs com bom reforço nas tiras e que não apertem muito os seios. Porém, verifique se dão verdadeira sustentação. Nada pior que usar o sutiã errado.
  • Seus seios vão aumentar, então é bom prever uma compra de sutiãs mais para o final da gravidez. Uma ótima opção são os sutiãs esportivos que, ok, não são muito atraentes, mas ajudam e muito no final da gravidez, quando já há tanto desconforto com todo o resto.
  • Você pode querer ter ao menos um sutiã “mais parecido com o normal” no final da gravidez, o que é razoável. Mas lembre-se de comprar um número maior.
  • Se existe uma época onde é perdoável usar aquelas calcinhas enormes da vovó é durante a gravidez, simplesmente porque elas são confortáveis e não apertam a barriga, além de cobrir todo o bumbum. É importante também utilizar tecidos naturais, pois infecções urinárias durante a gravidez são comuns e manter a área um pouco mais ventilada não faz mal à ninguém. Compre peças sem costura ou de malha fina. Evite rendas e tecidos sintéticos.
Acessórios
  • Aqui é onde você pode fazer a festa, pois os acessórios é que garantirão o diferencial em qualquer roupa que você usar. Fique atenta somente às proporções para não sair por aí parecendo uma árvore de Natal.
  • Desfrute de suas bolsas de tamanho normal agora, pois muito em breve terá mais a carregar do que celular e chaves. Se você gosta de bolsas grandes, já pode investir em um bom modelo para usar inclusive depois da gravidez, quando for sair com o bebê (e não quiser usar a bolsa pastel com ursinhos).
  • Colares grandes combinam com as blusas mais básicas. Eles são um elemento-chave porque chamam a atenção para o seu colo, equilibrando o visual. E sim, use enquanto puder, porque seu bebê vai querer arrancar todos quando souber o que fazer com as mãos. O mesmo vale para os brincos.
  • Escolha calçados confortáveis. Saltos altos podem ser usados com moderação, mas geralmente as gestantes deixam de lado pois provocam fortes dores na coluna. Evite. Sapatilhasbotas sem saltosandálias rasteirasankle-bootsmocassins e oxfords são seus melhores amigos agora. Sim, existem os tênis, mas para usar com o quê? Calças legging?
A principal dica é: você não precisa usar somente roupas específicas para gestantes! Utilize o que você tem, compre roupas normais (talvez em um tamanho maior) e uma ou outra específica para mulheres grávidas, mas não gaste horrores com isso, com o risco de, ainda por cima, perder sua identidade. Seja você mesma para curtir ainda mais esses meses tão especiais.
Os links distribuídos ao longo do texto indicam ótimas lojas para as suas compras, mas o importante é você garimpar e encontrar aquilo que realmente gosta. Quem sabe já não tenha tudo dentro do seu próprio guarda-roupa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais acessados