10 maneiras de simplificar o seu dia-a-dia de trabalho

10
8178

Não importa se você trabalha em um escritório ou em casa – há maneiras de simplificar o seu dia-a-dia de trabalho para que as tarefas não se acumulem e você consiga melhorar a sua produtividade. Aqui vão 10 maneiras de simplificar o seu dia-a-dia então.

(Getty Images)

1. Comece cedo

É comum ler em entrevistas com pessoas bem-sucedidas que uma das práticas mais comuns entre todas elas é acordar cedo. Então, se você puder acordar um pouco mais cedo do que de costume para fazer outras atividades, isso certamente facilitará o seu dia-a-dia. O que eu costumo fazer é acordar uma hora antes do que poderia para ler meus e-mails e planejar o dia com calma. Eu havia postado que estava agilizando as minhas manhãs em uma hora para sair de casa, mas isso foi no início, quando precisava entrar no ritmo. Como isso já aconteceu, agora estou me dando ao luxo de acordar um pouco mais cedo para realizar outras tarefas e isso tem facilitado meu dia incrivelmente. Ao chegar no trabalho, já li e respondi e-mails importantes e planejei as ações da equipe que coordeno. Também consigo tomar banho e café-da-manhã com calma. Minha dica para você é: calcule quanto tempo precisa para cada coisa de manhã, acrescente 15 minutos extras e terá sua hora certa para acordar todos os dias.

2. Tenha uma TO-DO list diária pequena

Um TO-DO list nada mais é do que uma lista de tarefas. Quando você acumula muitas delas, tende a sequer olhar a lista, fazendo com que ela perca a sua eficácia. Tente não sobrecarregar a lista das coisas que tem para fazer para não correr o risco de se afogar em todas. O que nos leva à dica seguinte…

3. Priorize suas tarefas

Defina somente três prioridades – aquelas três coisas que, se você não fizer, o mundo vai acabar, e dedique-se a elas. Quando terminar, poderá focar em outras tarefas da sua TO-DO list do dia.

4. Faça uma coisa de cada vez

O mito da pessoa multi-tarefa está caindo por terra. Apesar de ser uma excelente qualidade a capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, quando precisar se concentrar em algo, dedique-se somente àquilo. Ser multi-tarefa nesses casos pode levar à perda de qualidade e, nos piores casos, a erros fatais.

5. Faça pausas

Mesmo que você esteja extremamente focado(a) em um trabalho, faça uma pausa de 10 a 15 minutos a cada duas horas para respirar, beber água e relaxar um pouco. Essa parada forçada fará o seu organismo tomar um pouco de fôlego en vez de trabalhar direto até a exaustão.

6. Divida seus dias por blocos

Eu divido assim:

manhã – antes de sair de casa
manha – no trabalho
tarde – no trabalho
noite – em casa
noite – antes de dormir

Dessa forma, fica muito mais fácil saber o que precisa ser feito e o que dá para encaixar dentro das prioridades.

7. Use um bom gerenciador de projetos e tarefas

Um dos segredos para simplificar o seu trabalho é ser organizado. Existem muitas alternativas de ferramentas para gerenciar suas tarefas e projetos, desde a tradicional agenda de papel até o mais avançado smartphone. Você precisa encontrar o que mais se adequa ao seu dia-a-dia. O que não pode é não ter nenhum.

8. Mantenha sua mesa de trabalho limpa

Trabalhar em um ambiente sem tralha é a melhor forma de evitar o estresse no dia-a-dia. Tire da sua mesa tudo o que não for necessário e trabalhe com o mínimo. Em 15 minutos você consegue tirar tudo de sua mesa, colocando de volta somente o essencial. Essa é a uma maneira simples de tirar toda a poluição visual da sua frente.

9. Evite distrações desnecessárias

Desabilite notificadores de e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais, SMS e, se puder, telefone. Toda vez que o telefone toca ou a janela do msn pisca, isso te atrapalha. se precisa trabalhar concentrado(a), desative tudo. Organize seu dia de forma que possa checar seus e-mails em determinados momentos específicos, mas não o tempo todo. Realmente, ninguém consegue trabalhar desse jeito.

10. Tire o fim do dia para considerações finais

Algo que realmente faz diferença no meu dia-a-dia é registrar no Google Calendar tudo o que eu estou fazendo e, no final do dia, fazer um balanço. Fiz o que era realmente importante? As pendências prioritárias foram resolvidas? Em 99% dos casos, consigo realizar tudo graças a essa revisão que faço no final do dia. Ela me garante que eu não desperdice vida com besteiras e foque nos meus objetivos.

E a sua opinião?

Como você simplifica os seus dias? Que dica essencial você pode dar para simplificar o dia-a-dia de trabalho?

10 comentários

  1. >Ótimo!!!Mas preciso me organizar muito ainda, principalmente meus horários para dormir, alimentação…. Tenho ido dormir 4h da manhã, fazendo de tudo um pouco (estudo pratico do violino, teoria da musica, repassando o que vamos tocar nos eventos da igreja tanto com o violino como no coral), serviço que tenho pela internet, meus animais de estimação (são os que menos me roubam tempo, acabo não comendo.. E tenho que levantar 6h para o trabalho. Claro, acabo sempre perdendo a hora. NO serviço então, nossa!!! Papel é o que não falta, já que é tudo centralizado em mim, não tem mais ninguém. Férias!!! não faz parte do meu dicionários a quase 20 anos. Eu, sou uma bomba relógio VIVA, puro cansaço, puro estresse. Nunca sei o que fazer primeiro.

  2. >Você vai precisar priorizar, o que significa abrir mão de algumas atividades por enquanto. Todo mundo tem zilhões e coisas para fazer, mas se não priorizar, vai à loucura mesmo.

  3. >Menina, sigo o que vc indica no blog há muito tempo, mas nada foi essencial em minha organização quanto os 15 minutos diários para fazer algo focal. Seu blog é muito legal, parabéns.

  4. Oi Thais, vc conhece o http://todoist.com/ ? É uma excelente ferramenta para anotar as tarefas diárias e as que estão por vir, colocando prazos, prioridades e dividindo tudo por temas e subtemas. Além de funcionar offline, tem o app para smartphones e o plug in para chrome e etc, então o acesso é bem rápido e eficaz. É sem dúvida um dos fatores que ajudaram a me reorganizar. Beijos!

    • Oi Gabi, eu conheço sim, mas a experiência me ensinou que, quanto mais centralizarmos as coisas e quanto mais simplificado foi o processo, mais fácil de manter organizado. Já usei um montão de ferramentas ao mesmo tempo e acabei ficando meio maluca. Se você usar somente ela, pode ser que die certo. como eu já me dou incrivelmente bem com o Google Calendar, não vejo necessidade de mudar. Mas obrigada pela dica!

  5. Já tinha lido essa matéria antes (ja acompanho Vida Organizada a anos!) E agora pude ver o quanto já melhorei em organização, mas ainda tenho alguns pontos a melhorar.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui