Zen To Done

Hoje eu estava lendo o artigo sobre produtividade zen do Augusto Campos e lembrei que queria falar sobre o assunto aqui. Desde que me tornei mãe, descobri que era questão de sobrevivência e saúde (mesmo) fazer apenas o que for essencial e não me sobrecarregar de tarefas, porque todas se intercalam e chega uma hora que você fica muito estressado. As dicas gerais então são:

  • Tenha poucas prioridades. Dê um jeito. Se você tem 17 coisas importantes para resolver em uma semana, com certeza fará tudo de qualquer jeito ou não resolverá metade. Escolha três para fazer e adie o resto para a outra semana. Melhor fazer bem feito e se estressar do que ter um infarto.
  • Concentre-se no que está fazendo. Isso, alías, é máxima budista: se estiver comendo, coma; se estiver lendo, leia; se estiver dormindo, durma. Não faça mil coisas ao mesmo tempo. Já foi provado que ser multitarefa apenas acaba com a qualidade do seu trabalho.
São as duas dicas que eu compartilho com vocês hoje. Pare um pouco aí no meio das tarefas que estão te afogando, respire e se organize melhor. Questão de saúde.

“Muito do estresse que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram.” – David Allen, autor do sistema GTD