Áreas da Vida

10 meses.

Meudeus, hoje o Paul completa 10 meses de idade! Eu quase não escrevi no blog desde que ele completou nove. Ai… Reli o post do mês anterior para comparar as mudancinhas na nossa vida e percebi que as maiores mudanças aconteceram pelo fato de eu ter começado a trabalhar fora. Ele ficou com o sono perturbado durante algumas noites, o que já foi establizado. Agora ele vai dormir por volta das 20h e acorda somente às 7h30 (religiosamente), quando damos leite e ele dorme mais 1h30 ou 2h. Ele nem abre os olhos – só se contorce e chora um pouquinho, o que é o sinal característico de fome. Às vezes ele inclusive pula a mamada dos sonhos, que estávamos dando entre meia-noite e 1h. Ontem mesmo ele estava dormindo tão bem que não precisamos dar. Só damos quando ele fica virando para lá e para cá ou solta alguns chorinhos dormindo. Parece que está querendo dizer que está com fome mas não quer acordar.

Com relação à quantidade de leite, sempre fazemos oito medidas (240ml). Às vezes ele toma tudo, às vezes não. Ele toma uma mamadeira quando acorda, outra no final da tarde (se for o caso, mas geralmente conseguimos substituir essa por frutas e outros alimentos), antes de dormir (por volta das 19h30) e entre 23h e 1h da manhã. A madrinha dele comentou comigo que acha que é pouco leite, e eu até concordo, mas foi indicação da pediatra. Ela disse que é importante substituir o leite por sólidos para ele estar se alimentando normalmente quando completar 1 ano. E ele come bem – esse mês, foi liberado ovo, mas tive medo de dar. Acho que agora, com 10 meses, vou experimentar para ver se ele gosta. Fazemos assim: quando ele acorda, por volta das 9h, toma um “café-da-manhã”: fruta com suco. Por volta das 11h, se ele não estiver dormindo (tem dias em que isso acontece), ele já almoça. Se não, só quando acordar, por volta do meio-dia. Antes da soneca da tarde, ele come mais uma frutinha ou papinha doce. Água e suco, oferecemos o tempo todo. Entre 17h30 e 18h, janta. Duas horas depois, toma o leite e dorme.

Ele não está andando e ainda fica todo balançando quando o colocamos de pé, apesar de se levantar bem sozinho e se segurar com uma mão nos móveis. Já até arrisca uns passinhos se apoiando no sofá ou qualquer outro objeto, mas não sozinho. Minha prima acha que ele não está andando porque se acostumou a engatinhar, o que pode ser. Ele engatinha muito rápido!

Curiosidades gerais:

– Ele fica fascinado pela máquina de secar roupa. Quer chegar perto, fica olhando obcecado, mas agarra a gente com força, como se estivesse com medo, e dá risada. É uma relação de amor e ódio, eu diria.
– Ele descobriu que existe um ralo no box do chuveiro e que pode enfiar os dedinhos ali. Já puxou a tampa umas quatro vezes e a gente precisa sempre tampar com alguma coisa durante o banho para ele não pegar. Dar banho na banheira já está até perigoso, pois ele fica se jogando para fora, tentando achar o ralo. Vou comprar um daqueles tapetes anti-derrapantes pra já deixar por lá.
– Aprendeu a letra L. Tudo agora é “eeellleee”.
– Já sabe dar tchauzinho com as duas mãos (ele abre e fecha, em vez de acenar).
– E a mais legal de todas: se você pede para ele dançar, ele dança! E é muito engraçadinho! Fica se balançando para frente e para trás.

Meu amorzinho. Morrendo de saudades no decorrer do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados