Mães que trabalham fora

Manter a vida organizada é um eterno desafio porque as situações mudam e precisamos adaptar o tempo todo. Hoje mesmo: agora é mais de meia-noite e eu estou postando no blog. Por quê? Simplesmente porque o meu filho está com tosse e acordando a cada tossida. Preciso ficar de olho nele e, mesmo revezando com meu marido, é cansativo para todos. Como manter a ordem em meio ao caos, então?

Quando nosso filho nasceu, foi necessária uma verdadeira revolução na nossa rotina para nos adaptarmos – o que é comum a todos os pais. Quando eu voltei a trabalhar, eu entrei na categoria “mães que trabalham fora” e pude sentir na pele o drama de muitas mães que não sabem como se organizar no dia-a-dia. Não é fácil, demanda disciplina, força de vontade e desapego.

Desapego porque você precisa aceitar que a casa não ficará perfeita na maior parte do tempo, a roupa do seu filho nem sempre estará combinando e recolher os brinquedos somente uma vez por dia não fará mal a ninguém.

Depois que voltei a trabalhar fora, retomei um hábito que tinha abandonado faz tempo: organizar minha agenda de acordo com os horários. Aquela coisa de fazer determinada tarefa das 7h às 7h30, por exemplo. Nunca gostei de me organizar assim porque é um sistema de certa forma inflexível, mas hoje em dia é fundamental para o bom andamento de tudo em minha vida.

Algumas coisas que eu aprendi nos últimos dias:

– Separe sua roupa na noite anterior. Não importa o quão cansada você esteja, é sempre melhor fazer isso antes de dormir a perder tempo pela manhã. Eu não sei vocês, mas eu perco um bom tempo fazendo isso, então se deixar para fazer de manhã eu realmente vou me atrasar e me desesperar.
– O mesmo vale para a bolsa: deixe tudo pronto ou separado. Se precisar usar algo antes de guardar, deixe um papel com uma listinha do que não pode esquecer em cima. Geralmente eu faço isso com o celular, que deixo carregando em outro lugar.
– Planeje o cardápio da semana com antecedência e faça todas as compras pensando nele. Pense não só nas refeições principais, mas nos lanches. Deixe tudo separado na noite anterior.
– Divida as tarefas com as outras pessoas que moram com você, claro. Ninguém é obrigado a fazer nada sozinho pelos outros.
– Crie uma lista de tarefas diárias – aquelas que, se você não fizer, a casa fica sem condições. Eu mantenho tudo bem simples, como arrumar as camas, trocar as lixeiras, lavar a louça e outras tarefas do tipo. Isso manterá a sua casa em ordem durante toda a semana.
– Não vai dar para fazer tudo ao mesmo tempo. Tenha prioridades.

Veja também um post que fiz com 15 dicas de produtividade para mães que trabalham fora.