![]() |
(Imagem: Getty Images) |
Suas posses. Todos nós temos coisas de acordo com o nosso poder aquisitivo. Para alguns, é normal ter uma casa em cada praia preferida, enquanto outros sequer tem uma casa própria. Avalie o que você possui e procure abrir mão de algumas coisas. Menos posses significam menos contas, menos problemas, menos dor de cabeça. Será que não vale a pena alugar uma casa na praia em vez de ter uma permanente lá? Você realmente precisa ter uma casa a mais somente porque sua condição financeira permite? E mais de um carro?
Sua alimentação. Informação não falta a ninguém: todos sabemos que alimentos processados e industrializados fazem mal, então por que comemos? Comer menos também significa manter o cérebro ativo, “com fome”. Já reparou no estado letárgico que ficamos quando comemos demais? Isso não é saudável nem produtivo. Coma menos.
Seus compromissos. Ninguém tem tempo nos dias de hoje – fato. Será que não temos compromissos demais? É claro que a maioria deles, principalmente os compromissos relacionados ao trabalho, é praticamente inadiável. Mas aquelas 32 reuniões semanais precisam mesmo acontecer? E aquela viagem de vistoria da empresa, precisa ser mensal? Ter compromissos pessoais e profissionais é uma ótima maneira de nos manter vivos e ativos, mas compromissos demais também não são uma coisa assim tão boa. Procure reduzir o que puder. Ficar sem fazer nada não é crime.
Sua vida online. Ninguém precisa estar sempre conectado à s redes sociais, a não ser que este seja o seu trabalho. No seu uso pessoal é possÃvel reduzir, de qualquer forma. Não é necessário entrar todos os dias no Orkut ou no Facebook, postar cada passo no Twitter e por aà vai. Perde-se um tempo enorme nessas redes.
Seus objetivos. Ter metas e objetivos é fundamental para termos sucesso em diversas áreas da nossa vida, mas às vezes nos afogamos no cronograma que montamos para nós mesmos. Todos nós podemos ter tudo o que quisermos, mas precisa ser ao mesmo tempo? Será que o mestrado não pode esperar mais alguns anos, de modo que você possa se dedicar mais aos seus filhos pequenos?
Seus contatos. Ninguém é obrigado a atender o telefone toda vez que ele toca, nem a responder um e-mail imediatamente ou uma mensagem no celular.
Seus pensamentos negativos. Ninguém precisa assistir ou ler notÃcias desagradáveis diariamente. Poupe sua cabeça desse tipo de informação, que só ocupa espaço e gera frustração. Quando pegar a si mesmo pensando em algo de forma negativa, discipline-se para cortar o pensamento imediatamente. Ver o lado negativo não leva à nada.
Suas dÃvidas. Se você tem dÃvidas financeiras, esforce-se para quitá-las e não faça outras. Simples assim.
Suas palavras. Fale menos e ouça mais, pois geralmente todo mundo fala demais. Seja diferente pelo fim da poluição sonora. O silêncio vale ouro.
Sua capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Já foi-se o tempo em que fazer diversas atividades ao mesmo tempo era considerado algo louvável. Vale muito mais a pena fazer uma coisa de cada vez e bem. Deixe para fazer mais tarefas ao mesmo tempo quando elas não demandarem atenção – tarefas no automático, que você não precisa se concentrar para fazer. Para que tanta pressa? Sua vida está passando por você sem que você perceba.
>Ótimas dicas. Essa de não assistir noticiário negativo eu já venho fazendo a um tempão.Pode ser egoÃsmo, mas se nos preocuparmos demais com o mundo não vivemos: subvivemos!Beijos
>Meu Deus, como isso se aplica a mim, é impressionte … E todos os tópicos.Muito obrigada por isso; e vamos combinar que todos esses ajutes nos fará mais felizes e saudáveis em 2011, quiçá sempre, não é mesmo?Beijos mil, e que venha 2011!Livia Palma
>As dicas tem tudo a ver com meu objetivo principal para 2011: LIBERTAÇÃO – libertar para renovar.Obrigada!
>Muito Obrigada por compartilhar ensinamentos tão preciosos!!amo o teu blog. Bjs.
>O seu blog pra mim é leitura diária! Obrigada por estes ensinamentos tão preciosos! Bjs!
>Coloquei um objetivo em minha vida na virada do ano de 2009 p/ 2010, ser mais simples, mais focada, e consegui, de tal forma que virou um modo de vida.Eu amo a simplicidade, a praticidade, a tranquilidade e, principalmente, o ócio. Não o criativo, mas o ócio pelo ócio! Às vezes é fundamental para repor as energias!!!Feliz 2011!!!
>ThaÃs, adoro o seu blog, conheço a bastante tempo mas nunca deixei comentário, fiquei quietinha.já estou te seguindo e também recebo as atualizações no meu emai. Te convido para visitar o meu blog e se gostar me segue também.Obrigada por todas as dicas que você compartilha conosco.Bjshttp://www.noticiasdecascais.blogspot.com/
>Ótimas dicas Thais Adorei.Era leitora assÃdua do seu outro blog, Songs For Paul e qdo fui entrar hj estava blqueado, poxaaaa gostava muito.Grande bju!
>Olá!!Acabei de conhecer-te, baixei o livro e te adicionei como leitura no meu blog! Acredito que terei muito pra aprender por aqui… mto legal! :)Bjos
>Oi, Thais! Cheguei aqui através do blog "ah!lá em casa, e já a estou seguindo. Adorei estas dicas e a que acredito seja a mais valiosa é a de abolir os pensamentos negativos, as pessoas não sabem o quanto eles corroem o seu dia.Ah! vou voltar sempre.Tenha uma ótima semana!AbraçosAdelaidehttp://euseivoucontar.blogspot.com
>Olá, Thais!Acabei de encontrar seu blog e adorei. As dicas são simples, fáceis de seguir. Não vou perder nenhuma novidade…Bjsss
>otimas dicas bjs pra ti!!!
>Sou a tipica mãe, desorganizada, que acha que o dia deveria ter 56 horas, que arrasta de dia e desperta de noite, durmo 4h por noite, e mesmo assim, não consigo fazer absolutamente NADA do que eu preciso. Gostaria de ver um post sobre isso ThaÃs! Um help especial à s mães, e um incentivo claro, porque tá difÃcil sair de onde estou!Parabéns pelo site!
>PS: (mães solteiras!)
>Passei por aqui e adorei o seu blog, já estou te seguindo… passa lá no meu qdo tiver um tempinho http://viviass.blogspot.com/ bjs e uma ótima semana pra vc!
>Oi ThaisAmei o "Vida Organizada" e já estou seguindo.Organização é o tema com o qual amo gastar meu tempo. E vale à pena!Que bom ver tantas dicas práticas aqui. Obrigada!!!Abraço
>PERFEITO!Concordo com tudo, até pq já venho tentando há algum tempo e as coisas estão se encaminhando melhor…Abrçs.
A simplicidade é a solução para os problemas mais complexos que temos