Categoria(s) do post: Rotinas

Ontem tivemos consulta de rotina com a pediatra (a última tinha sido há dois meses) e foi tudo bem. Paul está pesando 8,600kg e medindo 69,9cm. Ela adorou saber que ele é super agitado, pois “é sinal de criança saudável”. A única coisa chatinha é que ele está com uma assadura bem vermelhinha na ponta do pipi, e ela passou uma pomada para prevenir contra fungos. De resto, tudo bem. Ele vai precisar fazer o teste da orelhinha, pois não foi feito na maternidade (já agendei). Ela disse que ele só pode comer ovo a partir dos dez meses, mas já pode comer peixe (mas não frutos do mar). O ideal, segundo ela, é que ele complete um ano de idade comendo a comida da famí­lia. A próxima consulta será no final de janeiro, quando ele estará com quase dez meses (morri).

Ele também tomou a última dose da vacina contra a pneumonia e a vacina da meningite (sim, já está disponí­vel gratuitamente nos postos em São Paulo). Ele chorou muito, tadinho. O Anderson foi com ele tomar a vacina enquanto eu estava no balcão agendando as consultas, e o choro dele partiu meu coração. Mesmo assim, quando ele chegou perto de mim, eu o elogiei positivamente, dizendo o quanto ele era corajoso! Ele resmungou ao me ver (o que eu chamo de mamanha = manha da mamãe) mas ficou bem depois de alguns minutos. Acho importante não incentivar a sí­ndrome de “coitadinho do bebê”. Eu posso estar morrendo de pena por dentro, mas preciso passar otimismo a ele!

Uma coisa que eu estou há tempos querendo dizer aqui: algumas de vocês me deixam perguntas nos comentários, mas não possuem perfil no Blogger ou ele está indisponí­vel. Quando for assim, deixem seu e-mail. Adoraria poder responder!

Alguns assuntos:

Fotos dos dentinhos: muito difí­cil de tirar! Quando eu conseguir, prometo que posto.

Sintomas dos dentes: nenhum aparente. A única coisa anormal foi que, alguns dias antes, ele vomitou muito, fora do normal. Eu cheguei a levá-lo ao pronto-socorro, mas a médica disse que não era nada (possivelmente uma bactéria pega enquanto engatinhava). Como passou, desencanei. Alguns dias depois, surgiram os dentinhos, mas pode ter sido somente coincidência.

Atividades do Paul: eu basicamente o deixo no chão bastante tempo com cerca de dois ou três brinquedos. Quando ele dá sinal de tédio (um resmungo clarí­ssimo), vou trocando um brinquedo por vez. Quando ele realmente não aguenta mais ficar sozinho, sento com ele e brinco durante algum tempo. Para fazer as minhas tarefas de casa, deixo-o na cadeirinha ou o levo comigo no sling. Todos os dias faço questão de sair com ele no carrinho, senão ele fica super entediado – nem que seja só andar para lá e para cá na calçada de casa, se não estiver a fim de ir longe. Mas geralmente aproveito para ir ao banco, ao correio, supermercado, farmácia, ou simplesmente andar pelas ruas mais tranquilas do bairro. Nosso dia é mais ou menos assim:

07h00 – acordar e mamar
07h30 – atividade (fica no chão enquanto eu checo meus e-mails e vejo se não tem nada de importante para resolver na primeira hora do dia)
09h30 – 1ª soneca
10h45 – acordar e banho
11h00 – mamar
11h30 – atividade (geralmente faço minhas tarefas de casa, o que inclui almoço)
13h00 – almoço (dele e, depois, o meu, e então lavo a louça e dou uma ajeitada na cozinha)
13h30 – atividade (fica brincando no chão; antes eu saí­a com ele esse horário, mas agora está MUITO quente, então aproveito para fazer o que falta, tipo lavar roupa)
14h00 – 2ª soneca
16h00 – mamar (se acordar antes disso, saio com ele para passear)
16h30 – atividade (se não saí­ antes, saio agora)
18h00 – jantar (dele)
18h30 – atividade (brinca com o papai e com a vovó)
19h00 – banho e iní­cio do ritual do sono (que inclui mamar)
20h00 – está dormindo
23h00 – mamada dos sonhos

Chupar o dedo: não virou um hábito. í€s vezes ele coloca o dedo na boca e fica mordendo. Tinha a ver com os dentes mesmo, porque eles surgiram na sequência.

Berço x cama compartilhada: ele dorme bem no berço, mas í s vezes acorda berrando (a pediatra disse que já pode ser terror noturno). Quando é assim, ele dorme com a gente. Quando está calor, realmente não dá, e ele mesmo reclama! Enfim, via de regra, ele dorme no berço, mas não tem problema algum dormir conosco açgumas vezes.

Vejam também o grupo da Encantadora de Bebês no Facebook – existe um fórum de discussões bastante ativo, onde damos suporte umas í s outras.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário