Rotinas

Nossa rotina com 6 meses e meio.

Acho que finalmente nos estabilizamos por aqui. Nossa rotina está bem definidinha assim:

06h00 – acorda e toma o leitinho (210 a 270ml). troco a fralda. depois disso, organizo meu dia e começo a trabalhar, enquanto ele fica no cercadinho. já peguei a manha do tédio e, quando ele começa a resmungar, faço um rodízio de brinquedos. deixo no máximo três por vez. se preciso trabalhar em algo importante que demanda concentração ou telefonar para alguém, ligo a tv no discovery kids durante alguns minutos.

08h00 – já começa a ficar irritado, mas percebi que, se eu o coloco para dormir nesse horário, ele acorda rápido e fica com sono novamente por volta do horário do almoço. então tenho esticado até às 9h. aproveito esse tempo para brincar com ele ou fazer atividades pela casa em que ele possa estar comigo.

08h30 – tomo meu café-da-manhã enquanto dou uma frutinha para ele. dá tempo de lavar a louça, limpar a mesa, a bancada e deixar tudo pronto para preparar o almoço.

09h00 – hora da soneca. ele já está tão acostumado que nem preciso ficar muito tempo junto. primeiro troco a fralda e a roupa (se estiver molhada ou suja). fecho a porta do quarto, as janelas, coloco no colo e dou a chupeta. ele fecha os olhos na mesma hora, e então é só colocar no berço. fico um tempinho no quarto para garantir que ele não vai acordar e saio. essa soneca dura em torno de 1h ou 1h30. aproveito para trabalhar em algo que demande concentração e, depois, troco de roupa e me preparo para sair.

10h00 – acorda. fica brincando no cercadinho enquanto eu termino de me arrumar. se eu não vou sair, o coloco na cadeirinha enquanto arrumo a casa ou preparo o almoço.

11h00 – saio com ele para resolver qualquer coisa que eu precise resolver. essa saída precisa ser rápida, pois preciso voltar antes do almoço. geralmente vou ao mercado, ao correio, à farmácia – lugares do tipo.

12h00 – almoço. dou a papinha dele e, em seguida, preparo o meu almoço ou esquento o que sobrou da janta do dia anterior. não vejo a hora de ele começar a comer a mesma coisa que a gente! essa papinha geralmente é a mais substanciosa do dia, com alguma carne e legumes. depois de comer, lavo a louça, arrumo a cozinha e subo com ele para arrumar os quartos. ele fica na cadeirinha ou no cercadinho enquanto eu faço isso.

13h30 – segundo momento crítico do dia, quando ele já está ficando com sono e bate a fome de leite. largo tudo para ficar com ele brincando.

14h00 – dou o segundo leitinho do dia. a ideia é espaçar essa mamada para as 15h, mas ele ainda sente muita fome porque não come uma super quantidade no almoço. às vezes dou essa mamadeira até antes, mas de uns dias para cá estou conseguindo estabilizar às 14h. pelo menos conseguimos tirar sem neuras uma mamadeira do dia, pois os sólidos estão suprindo essa necessidade.

14h30 – segunda soneca do dia. geralmente ele já mama fechando os olhos, mas ainda troco a fralda antes de ele dormir. faço o mesmo procedimento: fecho a porta e a janela, coloco no colo e dou a chupeta. nessa soneca ele dorme super bem e eu aprendi a estendê-la até 2h de duração. se ele acorda chorando, volto lá e faço o PU/PD. tem dado muito certo e ele acaba dormindo até umas 16h ou 16h30. aproveito para trabalhar ou descansar. se dormi mal na noite anterior, dou uma cochilada com ele, mas só se eu estiver realmente cansada. senão, prefiro fazer coisas minhas: estudar, ler um livro, ver algum filme. momentos de lazer são tão importantes quanto qualquer trabalho, senão acabo pirando.

16h30 – acorda e já diminuo o ritmo de atividades. deixo-o brincando no berço enquanto arrumo o quarto. uma técnica boa é deixar um brinquedinho no berço, para ele ver quando acordar. ele adora a surpresa e fica uns bons minutos se divertindo sozinho!

17h00 – terceira e última refeição do dia. normalmente dou uma sopinha ou papinha de frutas.

17h30 – deixo-o no cercadinho enquanto resolvo as últimas pendências do dia.

18h00 – minha avó chega e fica com ele um tempinho. aproveito para tomar banho e, em seguida, organizar tudo para o banho dele: coloco a banheira no box, separo a roupa que ele vai usar, assim como o óleo, ad-til, fralda, pomada etc.

18h40 – deixamos somente o abajour ligado no quarto. ande dá o banho nele e faz todo o ritual noturno: massagem, vestir roupa etc. enquanto isso, já deixo a mamadeira prontérrima, senão vem escândalo. quando o ande termina de vestí-lo, a mamadeira já está no criado-mudo. saio do quarto e fecho a porta. ele toma o leitinho e logo dorme.

19h00 – já está dormindo, na maioria das vezes. tem dias em que ele fica mais agitado e acaba pegando no sono pouco antes das 20h, mas são exceções. ah, ele dorme no berço (agora e em todas as sonecas diurnas).

19h30 – ande faz qualquer coisa para descansar e eu fico trabalhando no computador. encerro meu expediente por volta das 20h, quando começamos a providenciar nosso jantar. um dos dois fica no quarto com o paul enquanto o outro vai cozinhar. como o ande adora fazer comida, ele acaba fazendo na maioria das vezes.

21h00 – jantamos vendo a novela! temos um tempinho só nosso até a mamada dos sonhos às 23h.

22h30 – se ele está resmungando e começa a se mexer muito, já damos a mamadeira. senão, esperamos até às 23h mesmo. o fato é que, mamando às 22h ou à meia-noite, ele acorda sempre no mesmo horário, então não faz diferença. algumas vezes ele acorda antes do horário da mamada, mas não o tiro do quarto nem acendo a luz.

23h00 – mamada dos sonhos. se ele está acordado, troco a fralda. senão, coloco de volta no berço ou na cama com a gente.

23h30 – hora de dormir.

As variações na rotina são aquelas de sempre: fome e sono. Outra coisa que varia é o horário em que ele acorda. Às vezes ele acorda às 7h, às 8h… mas daí já regulo tudo a partir do café-da-manhã. Estabelecer duas sonecas em horários mais ou menos fixos foi a melhor coisa. O objetivo é ter uma rotina parecida com a das escolinhas, para não ficar aquela bagunça de sono e fome. Tendo esses horários, ele se alimenta bem e dorme melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados