fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Planejando a volta às aulas

Janeiro é o mês das compras de material escolar. Antecipe tudo para não passar sufoco no final do mês em lojas lotadas e com preços absurdos na compra de material. As dicas a seguir se aplicam a você, caso esteja estudando também.

Comece cedo

Dê a si mesma o tempo necessário para ver o que seu filho vai precisar e onde você vai comprar tudo. Planejar antes é a melhor maneira de evitar a correria de última semana atrás de um item em específico. Veja o que seu filho ainda tem do ano passado, o que poderá ser reutilizado e o que terá que ser comprado novo.

Faça uma lista

Algumas escolas fornecem aos pais uma lista com o material a ser utilizado durante aquele ano. De qualquer forma, certifique-se de todo o resto que não está na lista, como uniformes, lancheira e qualquer outro artigo que seu filho (ou você) use.

Com relação aos livros, algumas escolas só dão a lista após o início das aulas. Se este felizmente não for o seu caso, já providencie o quanto antes os livros. Para gastar menos, procure em lojas de livros usados ou mesmo com mães de outros alunos. Muitas vezes seu filho tem um amigo do ano superior que já não usará mais os livros. Ou então as mães estão se organizando para fazer um pedido maior à editora e conseguir descontos. Você pode ser essa mãe!

Caso esteja fazendo faculdade, avalie a lista de livros pedidos e veja o que é realmente necessário comprar. Às vezes um livro custa uma fortuna e você usará bem pouco, o que pode ser feito pegando emprestado o exemplar da biblioteca. Veja o que realmente terá que adquirir e faça o mesmo: veja com outros estudantes e procure em lojas de livros usados. Você também pode achar boas promoções pela internet. Pesquise bastante!

Lista básica de material

o lápis
o borrachas
o canetas esferográficas
o canetinhas coloridas
o cadernos ou fichário + folhas
o cola
o tesoura
o conjunto de réguas
o pastas diversas
o clipes de papel
o plástico para encapar livros
o mochila e/ou lancheira
o estojo

Fichários X Cadernos

Se você está na faculdade, o mais adequado é usar um caderno menor para cada matéria ao invés de um único de 400 folhas, por exemplo, pois isso evita que você carregue peso desnecessário todos os dias. O mesmo vale para crianças que têm ainda poucas matérias. Caso você esteja fazendo curso pré-vestibular ou tenha mais de 4 aulas diferentes por dia, um fichário é o mais recomendado.

Lanche

Se você ou seu filho costuma levar lanche para a escola, ou comprar lanche lá, comece desde já a se programar para as compras ou quanto irá gastar com alimentação. Estabeleça desde já o que será consumido para não gastar a mais depois. Talvez você possa inserir na sua rotina noturna o preparo do lanche do dia seguinte.

Transporte

Já agendou a perua para buscar o seu filho? Já começou a pagar? Comece desde já a agitar essas coisas. Caso use ônibus, veja quanto irá gastar por dia e por mês. Programe-se!

Compre em grandes quantidades

Basicamente você pode gastar mais agora, mas não precisará gastar da próxima vez. Isso também pode ser útil caso você tenha mais de um filho. No entanto, se você utiliza durante 1 ano inteiro apenas uma borracha na faculdade, não tem sentido comprar de monte. Depende da situação – avalie.
Você também pode combinar com outras mães para comprarem tudo junto e dividirem as despesas, pois com certeza gastarão menos comprando em grandes quantidades.

Organize desde já a papelada

Compre pastas e etiquete-as da seguinte maneira:
– provas 2009
– trabalhos 2009
– desenhos 2009
– xerox 2009
E tudo o mais que você ou seus filhos acabam trazendo para casa de material. Aproveite e faça uma revisão do material guardado no ano anterior e organize tudo da mesma maneira.

Capas personalizadas

Um caderno normal custa cerca de 3,00 mas seu filho quer o caderno do Harry Potter que custa 18,00. Isso sempre vai acontecer e o prejuízo é grande. Faça assim: compre o caderno normal, consiga imagens do filme e produza uma capa personalizada para o seu filho. Isso pode ser feito com cadernos, pastas, fichários etc. A economia será enorme e seu filho ficará muito mais satisfeito por ter algo exclusivo. Faça uma montagem criativa (ou então use apenas uma foto mesmo) e encape com plástico transparente.

Material necessário:

– 1 caderno
– revistas diversas, imagens impressas do computador, xerox coloridas
– cola
– tesoura e estilete
– plástico transparente ou papel-contact
– régua
Recorte as imagens que deseja usar e monte (sem colar) sobre a capa, para saber o que irá fazer. Comece colando as imagens de baixo até completar a arte. Depois, é só encapar o caderno ou passar o papel-contact. Tome cuidado para não usar muita cola (e manchar o papel ou formar bolhas) ou cortar de qualquer jeito as figuras. Capriche!

Fique de olho no calendário

Pegue o calendário escolar e já fique atenta às datas de provas, entrega de trabalhos, férias, feriados. A programação dos estudos deve começar a partir daí.