fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Em busca do apartamento perfeito

Ultimamente a prioridade na minha vida tem sido a compra do meu primeiro apartamento. É uma loucura, gente. Você se depara com cada tipinho em imobiliárias, apartamentos ruins, caros, lugares feios. Mas está tudo correndo bem. Por isso, vou postar aqui algumas dicas para ajudar quem estiver passando por esse processo assim como eu:

* Quando você for a uma imobiliária, os corretores mostrarão primeiro os imóveis que estão encalhados por algum motivo. Não caia nessa! Seja bem claro desde o início sobre o que você está querendo e negue veementemente todas as opções que não têm nada a ver, mesmo quando o fulano insiste que você dê “somente uma olhadinha”. Não valem a pena, o tempo e o esforço.

* Determine um valor máximo que você pretende pagar. Feito isso, monte uma planilha no Excel com o valor das prestações, taxa de condomínio e todos os gastos. Estou montando uma assim pra mim, e assim que eu estiver satisfeita com ela eu posto o modelo aqui para que todos aproveitem. Vou colocar inclusive as mudanças que quero fazer no imóvel (piso, iluminação, tinta etc).

* Mantenha o foco. Se você quer um apartamento perto do seu trabalho, não se distraia com um maravilhoso e mais barato do outro lado da cidade. É claro que você deve ficar atento às opções mais em conta e maiores, mas veja se são melhores no contexto geral. Morar perto do trabalho ou, ao menos, em um lugar que facilite o seu dia-a-dia até ele faz toda a diferença.

* Procure plantas de apartamentos similares ao que você quer comprar pela Internet. Uma busca no Google dá uma boa idéia. Você também pode ver idéias de decoração e reforma, para ir se programando. Mas não gaste todo o dinheiro da entrada em revistas de decoração! Eu quase caí nessa.

* Acho que isso qualquer um já sabe, mas vale a pena reforçar: pesquise muito, muito, MUITO. Você encontra imóveis feios e velhos mais caros que muitos bonitinhos e mais novos, ou reformados. Nem sempre preço é garantia de melhor escolha.