Indicação de um ótimo artigo. Lá você confere 10 dicas para ler mais, organizar sua leitura, classificar as obras. Bem bacana.
Algumas dicas interessantes:
- Troque o gênero do livro a cada nova leitura. Se você acabou de ler um livro de ficção procure ler em seguida um de não-ficção. Intercalando o tipo de leitura, o tamanho do livro e o seu gênero o fí´lego continua sempre forte e o interesse não decai.
- Leia diversos livros ao mesmo tempo. A idéia é ler sempre, constantemente, mesmo que você vá deixando livros pela metade. Opa, mas nada de deixá-lo pela metade indefinidamente. Você tem que ter um prazo para acabar de ler o livro iniciado.
- Estipule uma meta e tente cumpri-la. Leia uma página por dia e terá lido um livro de 300 páginas num ano; leia 10 páginas por dia e em um ano terá lido 18 livros de 200 páginas.
- Os puritanos que me perdoem, mas livro é para ser usado, dobrado e rabiscado. Faça anotações, risque e rabisque. São informações que você pode acessar de forma rápida, ao invés de folhear centenas de páginas atrás do que procura.
- Recomendo que tenha sempre um livro í mão. Nunca se sabe quando você poderá ficar parado no trí¢nsito, numa fila ou em qualquer outro lugar que não te permita fazer outra coisa.
Veja também a indicação de 10 livros de ficção científica feita pelo autor do artigo.
>Oi Thais!Legal que você gostou de meus artigos sobre leitura!Por coinciência escrevi mais dois artigos este fim de semana, um sobre leitura no trânsito e outro sobre o uso de planilhas para controlar melhor a nossa vida.Abraços!Rodrigo Stulzerhttp://stulzer.net/blog
>Gostei do post. Engraçado que eu já fazia essas coisas, mas nunca me toquei ou parei para pensar. Deve ser por isso que eu nunca perco o interesse por leitura. :)p.s: A única coisa que eu não faço é escrever nos livros. Nem dobrar, prefiro um marcador mesmo.
>Este post foi excelente…Posso divulgar no meu Blog ?
Cara Thais. Como sempre seus posts são muito úteis. Parabéns. Com relação aos livros, uma dificuldade que tenho é dar destino a eles. Gostaria de doá-los depois de lidos (vender para o sebo nem a pau!). Futuramente, vc poderia criar um post nesse sentido. abs.
Obrigada, Rogério. Venho pensado nesse tema. No geral, eu dou de presente para pessoas queridas ou troco em sebos. Mas certamente merece um post!