í‰ realmente tão difícil assim organizar um casamento? Difícil não é, pois de um jeito ou de outro todos que se propõe a isso, acabam conseguindo, noivas de todos os estilos, com diferentes personalidades, orçamento e tempo disponível.
Atualmente, as noivas já têm todo o seu dia ocupado, são profissionais modernas, que procuram conciliar trabalho com a organização e o planejamento de um dia especial no caminho de ida e volta do trabalho, agendando compromissos para a noite e finais de semana e fazendo compras em seus horários de almoço. Ou seja, esta correria toda, durante aproximadamente seis meses, só favorece a você ficar complemente estressada. O que fazer?
A necessidade de tempo dedicado ao próprio casamento nos seis meses que antecedem a data é a maior dificuldade que hoje em dia as noivas encontram, por isso, na maioria das vezes esta experiência inédita em sua vida pode ser tornar angustiante.
Aqui estão algumas estratégias para você ficar mais calma e relaxada e por que não, curti esta fase, tornando-a a mais agradável possível, com deve ser.
1. Informe seu chefe e colegas de trabalho
í‰ um ato de sabedoria deixar que todos que passam grande parte do seu dia com você, saibam que está í s voltas do planejamento do seu casamento. Você se sentirá bem melhor expondo suas ansiedades do que desejando ardentemente que ninguém perceba que você está falando com o florista, e não com o fornecedor ou cliente da empresa em que trabalha. Uma explicação aberta e franca de suas necessidades e expectativas trará uma cumplicidade de todos.
2. Adote os “Três Ps” – Planejamento, Prioridade, Participação
Para reduzir o stress nos preparativos do cerimonial de seu casamento, reorganize seu tempo da forma mais eficaz possível. A chave para isto é a aplicação dos 3 ps: Planejamento, Prioridade, Participação
Comece sua lista relacionando todos os itens a serem vistos: igreja, decoração, vestidos, convites, fotos, lua-de-mel, buffet, enxoval e tantos outros. Conheça os profissionais, faça seu orçamento, e defina o quanto antes, assim o seu planejamento estará quase pronto.
Uma vez escolhidos os profissionais que irá trabalhar, enumere-os por Prioridades em relação ao tempo que falta, definindo e resolvendo detalhes com cada um individualmente. Faça suas Prioridades, de acordo com o tempo desempenho de sua atividade, determinando assim um calendário realista e com bastante folga para que cada item fique bem resolvido.
Use e abuse das Participação, principalmente do noivo e agregue amigos e família se possível, que estejam disposto a ajudar em selecionar profissionais, fazer orçamentos, pegar endereços, etc. Lembre-se que, eles irão ajudar e não tomar decisões por você. Faça sempre sua vontade prevalecer e a sua palavra ser a final.
3. Use suas férias
í‰ muito sedutora a idéia de usar todas as férias para a lua-de-mel, entretanto, conciliar as tarefas dos preparativos com sua rotina normal e ininterrupta de trabalho, pode se tornar difícil.
Reserve poucos dias de suas férias, aproveitando o máximo para resolver assuntos ligados ao casamento. Isso diminuirá muito o nível de stress, pois assim, você preservou alguns finais de semana e não, tendo também que sair todas as noites.
4. Simplifique sempre que possível
Verifique cuidadosamente todos os itens de seu cerimonial e determine quais podem ser simplificados, reduzindo assim consideravelmente problemas e frustrações. Questione a real necessidade de serviços fora de sua cidade, evite escolher flores para decoração que estejam fora da estação, não marque ví´o para a viagem de lua-de-mel para o dia seguinte bem cedo, faça a mala com antecedência, não faça regimes milagrosos nos últimos três meses, contrate um serviço de entrega de convites, ou deixe alguém de confiança com esta tarefa, e aqueles que são necessários serem entregues por vocês, planejem com antecedência as visitas e façam um roteiro. Antecipe seu vestido de noiva para que esteja pronto, em casa, pendurado, pelo menos uma semana antes do casamento, reconfirme horários já marcados como cabeleireiro, maquiador, etc…
5. Espere algum stress
Parece mentira mas, infelizmente é a mais pura das verdades afinal, vocês estão organizando um dos eventos mais marcantes de uma vida a dois. Nesse momento anterior ao casamento, você que viver cada momento como uma antecipação gratificante, quando na verdade surgem tensões e ansiedades, trazendo dificuldades inesperadas. O que fazer então?
Respire e tente relaxar e coloque em sua mente que este é um momento para curtir e que voc6e está fazendo tudo da forma correta e portanto, vai dar tudo certo. Confie em seu planejamento e na sua organização.
6. Dê um tempo a você mesma
Separe um momento tranqí¼ilo todos os dias para você. Faça qualquer coisa que seja realmente relaxante para você, ou que faça esquecer todo o resto. Uma caminhada, uma leitura, escutar aquele CD que nunca dá tempo, um filme, ginástica, o que quiser.
7. Descanse e alimente-se adequadamente
Dois pontos chaves que contribuem muito para o stress, é uma alimentação inadequada e poucas horas de sono. Não cometa o erro de fazer suas refeições correndo, em horários alternados, abusando de sanduíches e lanches rápidos. Evite também perder horas de sono, procure manter seu ritmo normal.
8. Visualize positivamente
Dê toda a tenção possível a cada detalhe, porém lembre-se que estes fazem parte de um todo. Este conjunto final, que é o que todos desfrutarão, deve sempre formar uma imagem agradável e positiva. Não deixe que cada detalhe, que não saiu como você queria, destrua tudo que deu tão certo. Quanto mais estiver perto da data do casamento, focalize cada vez claramente de profunda alegria que todo o cuidado, carinho e trabalho do preparativo irão proporcionar.
9. No dia do casamento: Proteja-se!
· Não deixe nada planejado ou sob sua responsabilidade para ser resolvido na véspera ou no dia. Tarefas corridas no final só trarão pí¢nico e histeria.
· Dê a você mesma tempo extra, mais do que suficiente para maquiagem, cabelo, arranjos, manicure e vestuário.
· Relaxe e respire fundo! Você e tomou todas as precauções e tudo será maravilhoso.
Adorei este post, Thais. Há 8 anos atrás você já arrasava nas suas dicas 😉