Como eu me tornei uma pessoa organizada

71
24625

Este post foi escrito originalmente em 29 de junho de 2011, mas eu o migrei para o dia da primeira publicação do blog, em 2006, para que faça sentido toda trajetória até aqui para quem quiser ler o blog desde os arquivos iniciais.

Não, eu não nasci organizada, e acredito que poucas, raríssimas pessoas, nasçam.

Eu fui uma criança bastante bagunceira, para falar a verdade. Nunca tive muita noção de organização e, na adolescência, meu guarda-roupa era definido como um amontoado de roupas amassadas. Foi mais ou menos com uns 14 anos que a minha ficha caiu e eu pensei: “se eu não começar a me organizar na escola, vou me dar mal nas provas”. Eu fazia parte do time de vôlei que representava a escola e perdi muitas aulas por conta dos jogos que aconteciam durante o período das aulas, e acabei perdendo o ano também. O professor de educação física foi demitido, é claro, mas o estrago estava feito. Assim, mudei de escola e decidi me organizar melhor para que aquilo nunca se repetisse.

Foi um longo processo. É difícil se organizar quando você não tem nenhum método definido ou mesmo tanta motivação para tal. Mesmo assim, mantive um nível mínimo (foi quando descobri o maravilhoso mundo das pastas com divisórias, que usei até a faculdade) e consegui passar sempre com notas altas. Menos em matemática, é claro, porque milagres não existem. Mas sempre consegui passar de ano, pelo menos.

A coisa começou a pegar mesmo quando eu cheguei ao último ano do ensino médio (então colegial). Eu percebi que, se não me organizasse, não passaria em uma boa faculdade. Durante o ano todo, estudei bastante e, no ano seguinte, quando entrei no cursinho, já tinha meu método pessoal de organização que deu super certo e me permitiu ser aprovada na faculdade que eu queria.

Todo o resto, como o meu quarto de adolescente, roupas etc, entraram na organização ao mesmo tempo. Eu não conhecia GTD, FLY Lady, nada, mesmo porque não tinha internet e acesso a essas informações. Mas eu me organizava com dicas que lia em revistas que me chamavam a atenção, e então comecei a procurar mais pelo assunto, chegando aos livros. Eu posso dizer que me tornei “viciada em organização” quando comecei a trabalhar na minha área profissional, pois conciliar trabalho com faculdade é muito difícil (todas as forças do mundo para você que está fazendo isso agora).

Em 2006, no final da faculdade, já trabalhando em uma agência, eu resolvi criar o blog para compartilhar as minhas dicas, mas sem saber muito bem o que iria dar. Não tinha qualquer pretensão.

Eu costumo dizer que a organização é um bichinho que te morde. De repente, você fica obcecado(a) pelo assunto e quer organizar a casa inteira. Mas passa. Eu já vivi esse frenesi e fico contente que tenha passado, porque apesar de a empolgação ser boa, não dá para pirar. E eu pirei, muitas vezes. Eu estava tão maluca pela organização de tudo que, quando eu estava perdida em um mar de etiquetas, um amigo comentou comigo: “você não deveria ter uma vida organizada, mas uma vida simplificada”.

Aquilo caiu como um choque de realidade para mim e eu vi que realmente precisava simplificar todo o processo. Afinal, de que serviam pastas e mais pastas se elas se tornavam mais tralha na minha casa? Não seria melhor parar de comprar coisas durante algum tempo? Diminuir a quantidade de objetos em casa? Foi assim, descobrindo a simplicidade voluntária, que todo o meu processo de organização começou a amadurecer.

E foi ótimo, porque me deu uma noção de vida totalmente diferente! Me desfiz de muita coisa, muitas roupas, muita papelada. Eu era extremamente consumista. Nunca guardei dinheiro. Então mudar radicalmente é uma coisa que hoje eu não faria nem recomendaria a ninguém, mas na época foi necessário. Se eu não tivesse radicalizado, talvez não descobrisse nunca o equilíbrio. Fui de um extremo ao outro. Li o Walden. Saí do meu emprego, comecei a viajar para fazer trilhas, queria uma vida mais simples – trabalhar como vendedora em uma livraria? Mudar de profissão?

Depois de um breve período de indefinições, consegui me organizar para trabalhar em casa, tivemos um filho e eu pude cuidar dele até os oito meses de idade, quando eu voltei a trabalhar fora. Hoje, eu considero meu nível de organização perto do que eu considero ideal: sei o que precisa ser feito, faço, mas sem dramas. Mesmo porque, é impossível buscar a perfeição com um filho pequeno em casa.

Postei este texto aqui porque recebo muitos comentários como “não consigo me organizar”, “sou muito bagunceira(o)”, “não sei mais o que fazer” e quero dizer que, se eu consegui, você também consegue. Isso serve para qualquer hábito que você queira implementar em sua vida, se você realmente tiver força de vontade e ir aos poucos. Ninguém muda radicalmente e eu passei por diversas fases até chegar onde estou agora. Se você está na fase “viciada em organização”, saiba que ela passa, mas é importante manter a verve. Se você ainda não começou mas é o que deseja, continue por aqui.

71 comentários

  1. Olá Thais, eu gosto bastante do seu blog! Suas dicas são ótimas, porém eu sou MUITO desorganizada, nunca fui disciplinada e organização nunca foi o eu forte. Vou tentar, aos poucos, e ver no que dá. Parabéns pelo blog.

    Um super beijo.

  2. Thais, gostaria q vc postasse alguma coisa sobre a organização da festa de aniversário de um ano do seu filho, tipo listas do que fazer, qto tempo, sei lá. Se for possivel, é claro.
    E mais uma vez, parabéns pelo blog.
    bjus

    • Thais, conheci seu blog pesquisando, fiquei muito feliz com suas dicas e sua motivação.
      Estou numa fase de muitas mudanças e tentando ajustar minha missão.
      Ja descobri a minha missão, preciso me organizar para fazer acontecer urgentemente!
      E vou começar a escrever…
      Bjos

    • Oi Thais, descobri vc há pouco tempo, mas estou gostando tanto do que tenho lido aqui que resolvi agradecer, obrigada. Espero que vc esteja sempre motivada a continuar seu trabalho, ele ajuda as pessoas. Neste final de semana, estive numa casa tão bagunçada e a sensação de desarmonia é tanta que incomoda, como é bom ter uma casa arrumada, a minha é, no geral, mas tô sempre tentando me aprimorar. Com vc aprendi a fazer uma rotina diária de limpeza da casa e também uso dicas suas na organização da comida da semana, faço num dia e congelo, o cardápio variou. Um beijo e tudo de bom.

  3. Menina… como é bom saber que EU TENHO JEITO rs que ninguem nasce ou quase ninguem nasce organizado, eu conheci o Flylady há 2 anos e estou seguindo os passos, caio da carroça sempre, me levanto e continuo… tem me ajudado muito, e suas dicas são preciosas !
    Super beijo

    Val
    http://atelieporumfio.blogspot.com/

  4. vc dizer que não nasceu assim, me faz pensar que um dia vai dar certo pra mim também, que pode ser possível!
    comecei o processo. é uma longa caminhada mas que vale muito a pena.

    Agora estou entrando numa nova fase. VOU ME MUDAR (cara de desespero)…vou pra um apartamento maior e com muitos armários(já tem post sobre MUDANÇA???? preciso muito de ajuda).

    continua postando que daqui eu não saio, daqui ninguém me tira.
    bjoss

  5. Eu sou terrível…
    Meu armário dura uma semana arrumado, e 3 bagunçado…
    no fim das contas, fica quase o mês inteiro, uma zona e eu já tenho 25 anos…
    Sou do tipo que pinta um lindo quadro, mas as latas de tinta ficarão abertas, largadas, os pinceis vão endurecer e eu não vou lembrar como estragou! rs [ eu ]
    É terrível…vou tentar me organizar…o site me inspirou…
    Obrigada.

  6. Fases da vida… que passam e a gente tira bons proveitos.
    Sou casada meu marido é 8 ou 80, ou “ele me ajuda” ou “ele me atrapalha” referente a organização da casa.
    Filho de pessoas desorganizadas, entrei na dele por um tempo, agora estou mais organizada.
    Ex.: meu guarda-roupa limpo uma vez a cada dois meses, se comprei roupa nova, procuro tirar algumas que deixei de usas para doação,
    e quando vou guardar as roupas limpas e passadas, já procuro dar uma organizada no que esta fora do lugar.
    Agora até ele reclama, quando procura e não encontra no lugar que é pra ser,(as vezes ele mesmo tira,mas não lembra de por)aff!!
    Beijinhos

  7. […] dois, mas preciso. Recomento a leitura do blog! Achei uma graça! Separei uns post pra vocês. ° Como eu me tornei uma pessoa organizada. ° 10 maneiras fáceis de economizar dinheiro. ° Como organizar os estudos na faculdade. ° […]

  8. Que máximo seu post! Eu estou passando por tudo que você passou! rs Neste momento estou lendo Walden! hehehehehe Mas já cheguei a conclusão que preciso simplificar, e sua experiência pessoal caiu como uma luva, renovando meu ânimo de que é possível atingir este objetivo! Sei lá porquê, no fundo sempre achei que a pessoa organizada nasce assim! rsss Bom saber que você também já foi uma consumista, que não guardava dinheiro, cujo armário era uma bagunça como eu estou deixando de ser!

    abs.,

  9. Thaís… adoro seu blog… até criei um para relatar minhas aventuras e desventuras em busca da organização da casa… Parabéns! Seu relato mostra que hoje em dia, com um pouco de tempo e boa vontade e uma conexão razoável de internet conseguimos sim melhorar…

  10. Eu adoro esse blog, voltei depois de tanto tempo..
    Hoje sou mãe, minha filhota tem 24 dias e se eu não me organizar agora to vendo que depois será dificil..
    bjos

    • Bia, muita calma nessa hora! Curta sua filhota e faça o resto aos pouquinhos. Tudo melhora com o tempo. Boa sorte =)

  11. Menina… esta ótimo o blog! amei de mais, estou lendo os post que se encaixam perfeitamente na minha personalidade! amei e já estou colocando em prática, dei uma lida nos post do novo apartamento, e saiba que acabei de mudar, também, e esta sendo ótimo, pois, foi justamente quando achei seu blog.

    Parabéns!

  12. Descobri seu blog pelo facebook, uma amiga compartilhou post, e me interessei.
    Sou virginiana, e dizem as boas línguas que somos superorganizadas, então eu sou uma exceção..hehehe
    Estou lendo aos poucos e pegando dicas!
    Amei….
    Grande beijo

  13. quero uma explicação para entender a mim mesmo…sou muito desoganizado em casa desde criança ….mas no trabalho e nos estudos sempre fui oganzado ao extremo, tanto que passei em 4 concursos! rsrssrrrs

  14. Olá Thaís
    Boa Tarde

    Conheci recentemente o seu blog, e estou muito grata por você estar partilhando dicas tão valiosas! Muitas coisas já estou pondo em prática, e minha casa já está “habitável” (rs) desde que tive que dispensar a faxineira. Tenho uma bebê, trabalho fora e nas horas “vagas” ajudo meu marido com a empresa dele. Adorei o “Decluter”, se tornou a minha terapia diária!!kkk . Até fiz uma meta, no início, para jogar 50 objetos fora em uma semana. Só para pegar o hábito. Só não consegui ainda definir um cardápio, mas eu chego lá!! 🙂

  15. sinceramente??? esse blog foi O achado na minha vida! até chorei de tanta emoção e em uma semana fui tão radical quanto você e só está me fazendo bem!
    li e reli livros, revistas, blogs de organização e todos esses só me faziam entrar em mais desespero! chegou o momento que eu sentei no chão e chorei de tanta ‘raiva’ por não conseguir me organizar e consequentemente não conseguir ir em busca das minhas metas, que afinal, exige organização!
    muito bom seu blog! muito muito bom!

  16. Muito legal a publicação. Me identifiquei, não acrescentando a citação de que “milagres não existem”. Enfim, ser organizada é um bem que fazemos pra nossa própria vida. Acredito que nunca nos achamos totalmente organizadas, sempre existem falhas que são reparadas e assim sucessivamente.
    Beijo

  17. Cara, eu era um horror !!!!
    Na escola fui sempre mediana (notas de 60 a 80)as vezes saia um Dez (mas era dificil hehe) na faculdade continuei mediana mas eu era muito desorganizada procurei auxilios na Internet e encontrei esse blog humilde e acolhedor li reli fussei pensei tentei mas de primeira nao consegui tudo bem tentei de novo fui melhorando a desordem em casa conheci o Marcio meu amor com quem hoje estou casada (por conta da minha mudanca, antes minha casa era um lixo talvez por isso quase ninguem aproximavasse de mim, e eu quase nem era convidada pra saiR) minha mae nao acredirtava na minha mudanca desconfiava (ate achava que eu arrumava so quando ela ia em casa) antes de conhecer o Marcio morava com minha prima num Apartamento ( bem desorganizado haha)
    Mudeei meus habitos emfim hoje sou um exemplo aos que estao comecando e aos que estao querendo desistir SIGA EM FRENTE PRESSOAL NAO É DA 1 VEZ QUE CONSEGUIMOS!
    -ah hoje descobri que vou ser mamae!!

  18. Oi Thais, o bichinho da organização me picou….heheh…estou ficando viciada em organização, me policiando o tempo todo….fica em casa com dois filhotes pequenos, mais estou encarando a vida menos estreda e entediada…sei todo o dia o que vou fazer, divido as tarefas em 15 minutos, enfim suas dicas me salvaram…valeu

  19. muito bacana!
    =D
    E milagres existem… A vida é um milagre, a criatura é um milagre, a vida é um milagre… cada vida gerada é um MILAGRE!!! Fato!

  20. acho que eu sou das raras pessoas que nasceram organizadas, rs
    na verdade, nunca tive muita opção, minha mãe sempre me obrigou a arrumar as minhas coisas, então eu já cresci com o costume de arrumar tudo, sempre. quando eu estava no colegial, eu quis ser rebelde e ser desorganizada, mas não rolou, rs, tanto porque eu comecei a tirar notas baixas quanto porque meu quarto bagunçado me deixava irritada 🙂
    enfim, acho que ter o costume desde cedo é a melhor coisa, mas o seu blog é ótimo pra quem vive apanhando da própria desorganização!

  21. Olha Thais amei seu blog e estou torcendo para esse bicho me picar… nunca fui desorganizada mais depois da minha gravidez… minha casa é uma bangunça, meu serviço não rende e não consigo dar conta de nada…

    Terrivél.

  22. Seu blog me inspira! Leio há algum tempo e, aos poucos, estou implementando alguns hábitos na minha vida. Obrigada!

  23. Oi Thais, foi muito bom ler seu depoimento. Cheguei aqui por acaso, estava em busca de algo que me ajudasse a me organizar. Sou muito desorganizada, minha ansiedade prejudica meu trabalho, minha vida pessoal, casa…. Vou por em prática suas dicas durante o fim de semana e segunda volto pra contar se tiver melhoras! Obrigada, abraços.

  24. Olá Thais Godinho. Sem palavras para descrever o quanto gostei de seu blog. Quanto mais leio, mais quero ler… rs.

    Fiquei com uma curiosidade. Que tipo de trabalho você desenvolvel em casa quando saiu do trabalho? Foi rentável?

    Eu preciso muito de organização, e está me ajudando bastante… Beijos

    • Alinne, o mesmo trabalho que eu fazia antes. Sou publicitária e trabalhava com conteúdo digital para empresas, fazia alguns freelas de design gráfico etc.

  25. Olá Thais, gostaria de te dizer que estou adorando tuas materias, gosto muito de organização (desde sempre) ja tive muitos problemas justamente pelo excesso, ate que um dia tambem levei um choque de realidade e acho que estou menos exigente hoje em dia. Adoraria ter um blog, mas sou pessima para escrever, então me realizo lendo o que pessoas com este dom escrevem. Parabens e muito sucesso!

  26. Thais,vejo suas dicas de organização já faz um tempo e adoro, mas amiga( se posso chamar-lhe assim ) preciso organizar minha vida pessoal, estou numa fase de separação, sou dona de casa, preciso trabalhar e agora tenho que ser organizada em relaçao ao que vier….Bjos e fique com Deus1!!!1

  27. Thais, quando será o próximo evento\palestra em SP? Um desafio: que tal criar no seu blog na barrinha de menu a divisāo “agenda” com todos os possíveis eventos ligados ao blog? rs Um bjo e obrigada pelo blog, eu adoro, sempre que tenho um tempinho leio seus posts!

  28. Acabei de chegar aqui e realmente preciso me organizar mais! Estou bem nessa fase de conciliar trabalho com faculdade, o que está sendo muito difícil… (“todas as forças do mundo para você que está fazendo isso agora” Muito obrigada! Estou precisando! haha)
    Eu nunca fui a pessoa mais organizada do mundo, mas também nunca fui a mais bagunceira! O problema agora acho que é a falta de tempo, o que está fazendo com que eu me torne extremamente desorganizada. Agora mesmo estou com pilhas e pilhas de coisas ao meu redor, minha mesa de estudos está completamente desorganizada, da mesmo forma como meu quarto tem sido ultimamente…
    Só de ler esse post já me animou com a possibilidade de me tornar uma pessoa mais organizada! Vou ler mais alguns posts e espero que me ajudem! Muito obrigada por esse estímulo!!!

  29. oi, to adorando e usando as dicas, comecei hoje ame organizar, inclusive tirei fotos do antes…vamos ver como vai ficar….obrigada!

  30. Olá Thaís. Prazer em conhecer seu blog. Estou adorando! Posso dizer que vc esta sendo minha inspiração de final/inicio de ano. Estou aproveitando os feriados para dar uma geral na casa. Separei um canto da sala p colocar as doações. Tem horas que me pergunto. Como pude guardar isso? Mas estou chegando lá. Acredito q minha vida ficara muito melhor depois disso! Mais uma vez MUITO obrigada!

  31. Com a ajuda do seu blog, do blog morando sozinha e de outro blog,to aprendendo a me organizar,aprendi que tem que começar de vagar para você descobrir o seu ritmo.E olha que eu tenho o DOM da bagunça. rsrsrsrsrs =)Amo o seu blog,sempre que posso no dia dou uma olhada. Abraços

  32. THAIS TENHO 3 FILHOS 13,6 E UM BEBE DE 5 MESES TENHO QUE ATENDER DAS CRIANÇAS ,FAZER SALGADINHO PRA FORA E DAR CONTA DA CASA MAS NÃO CONSIGO FAZER OS SALGADINHOS COM TANTA BAGUNÇA SOU DESORGANIZADA E MEUS FILHOS ESTÃO INDO PRO MESMO CAMINHO ME SINTO FRACASSADA POR NÃO TER MINHA CASA EM ORDEM SE TIVER ALGUM CONSELHO QUE POSSA ME AJUDAR EU TE AGRADEÇO E QUE DEUS TE RECOMPENSE EM DOBRO BJS…

    • Taise, tenho os conselhos do blog. ;D Acompanhe as atualizações e faça as coisas aos pouquinhos. Em breve a situação vai mudando, se tiver força de vontade. Obrigada por comentar.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui