Quando não estiver em um dia muito produtivo, faça uma coisa de cada vez

24
15115

Uma dica que costuma sempre funcionar é pegar leve, não se cobrar tanto, não pensar no montão de coisas que se tem para fazer e começar uma a uma.

afogando-atividades

Às vezes estamos doentes, com mal-estar, num astral não muito legal, meio sobrecarregados, com muitas interrupções ou qualquer outro estado que nos deixe com a sensação de baixa produtividade.

Quando isso acontece, o que eu procuro fazer é realmente pegar minhas listas de tudo o que tenho para fazer no dia e ir uma a uma, sem olhar o montante. Começo pela primeira e vou, uma a uma, e assim surpreendentemente acabo completando tudo.

Isso deve acontecer porque, quando já não estamos muito bem, ver aquele monte de coisas para fazer pode nos deixar mais estressados ainda.

No meu caso, eu faço assim:

  1. Vejo o que tenho na minha agenda, que são as atividades pontuais e os prazos do meu dia. Por exemplo, cinco itens ali. Eu começo com o primeiro, depois vou para o segundo etc. Sem estresse, sem pensar no total.
  2. Então acesso meu Todoist, onde tenho listas de coisas a fazer que vencem em determinado dia. O Todoist me mostra tudo o que eu tenho com vencimento hoje. Igualmente, trabalho em uma coisa de cada vez, tendo três ou tendo 15.
  3. Se ainda sobrar tempo e eu estiver afim, dou uma olhada no que vence nos próximos dias para ver se consigo adiantar alguma coisa. Isso é uma vitória!

Outra coisa que me ajuda muito quando estou me sentindo nesses dias é esvaziar a minha mente. Pego papel e caneta e começo a escrever o que está me preocupando. No geral, só de colocar no papel eu já fico mais tranquila. Então vejo aquelas anotações e analiso para ver se preciso tomar alguma providência.

É isso. Pode te ajudar em uma sexta-feira.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOrganizando uma nova mudança
Próximo artigoAndamento da mudança em 2016
Meu nome é Thais Godinho e sou organizadora profissional, o que significa que ajudo as pessoas a se organizarem quando elas precisam de uma forcinha para isso. A maneira que encontrei para ajudar foi criando este blog, ministrando cursos e realizando outros eventos.

24 Comentários

  1. Adoro fazer isso! Tento não pensar na quantidade de coisas que tenho q fazer ao longo do dia.
    Eu digo sempre paras as pessoas pensar em uma coisa de cada vez, não pensar no que vem depois, tem que pensar no agora. Quando vemos, terminamos o dia sem estresse e pressa!

  2. Muito bacana Thais! Mas devo confessar que uma das coisas que faço quando estou neste clima é abrir o seu blog para voltar a me motivar kkkkkkkk, então estou aqui achando que hoje essa dica veio especialmente para mim! rsrsrsrsrs

  3. Adorei o post. <3
    Eu AMO seu blog e seus vídeos, te acompanho desde 2010! Lembro que antes você tinha uma sessão onde deixava os links dos blogs e sites que mais gostava de acompanhar, além dos livros preferidos em matéria de organização. Não encontrei neste novo formato, acho que seria legal fazer um futuro post com as suas indicações. Os leitores com certeza vão gostar.

    Um abraço!

  4. Essa dica ainda não funciona comigo. Tenho 12 turmas para as quais leciono 3 disciplinas. Preciso preparar “n” aulas, ler “n” livros e escrever “n” artigos.

    Se eu for fazer uma coisa de cada vez, não sobra tempo pra fazer tudo. O pior, ainda não consigo fazer tudo. E fico me sentindo péssimo por não fazer 1/3 do que pretendo.

  5. Copiei essa dica no Evernote (que aprendi a usar com você). Obrigada Thais, por tudo que faz pela gente. Você é capaz de mudar o mundo, menina. Beijo!

  6. Oi Thais, tenho um comércio é muitas vezes sinto meu dia completamente travado 🙁 na verdade estamos abrindo mais um e o início é sempre difícil. Ás vezes planejo todo o meu dia com as tarefas de forma bem estruturada, mais sempre dependo de muitas pessoas como fornecedores, banco, etc… e muitas vezes não consigo completar nem um quarto da lista por “ineficiência” dos outros que não cumprem o combinado, não atendem o telefone, enfim inúmeros problemas. Me sinto travada e desmotivada quando isso acontece, você tem alguma dica para isto?

    Um grande beijo
    Obrigada!

    • Não é possível planejar todas as atividades de um dia, porque nosso dia é composto por atividades não planejadas também, além de ser necessário deixar um tempo para a organização das atividades em si. Recomendo que você observe seu dia a dia e entenda a natureza do seu trabalho para distribuir melhor cada tipo de atividade.

  7. Oi Thais! Me tira uma dúvida: como você decide sobre uma tarefa com data que vai para o calendário e uma que vai para o Todoist ? Percebi que você disse que tem listas no Todoist de tarefas com vencimento e isso é uma coisa que realmente me confunde.

    Obrigada pela ajuda!

  8. Depois de uma semana tão corrida como foi a minha passada, e de ter acordada indisposta, foi ótimo saber como começar minha semana.

  9. Thaís, conheci teu blog a pouco tempo, através de pesquisas na internet. Gostaria de registrar aqui meus parabéns pelo conteúdo que postas, e acima de tudo dizer OBRIGADA! Tuas dicas são extremamente valiosas! Beijos.

  10. […] marcas Pomarola e Elefante fossem reprovadas pela ANVISA. Vida Organizada (Thais Godinho) – Quando não estiver em um dia muito produtivo, faça uma coisa de cada vez :texto muito bom,  com dicas práticas para aqueles dias que não estamos. Aliás, vale a pena […]

DEIXE UMA RESPOSTA