27 Mar 2013

Viagem para Campos do Jordão

Outono! Minha estação preferida.

Outono! Minha estação preferida.

Eu não gosto muito de agitação atualmente. Multidões, nunca gostei. Então, quando pensamos em viajar para Campos do Jordão (SP) nas minhas férias, minha única preocupação é que não estaria o friozinho que eu queria para curtir a cidade. Explico para quem não conhece: Campos é uma cidade serrana, que fica lotada de gente no inverno, pois acontecem muitos eventos bacanas. Mas já fui para lá no inverno de 2011 e achei tudo muito caro, além de não conseguir me divertir porque tudo era lotado, inclusive restaurantes.

Por sorte, quando faltava um dia para irmos, o tempo mudou completamente! Ficou frio aqui em Campinas, e eu já tinha esperanças de pegar um friozinho na serra. Ficamos poucos dias, passamos a entrada do outono lá, e foi uma delícia.

Nós não íamos viajar. Estamos em fase de contenção de despesas totalmente. Porém, eu estava muito cansada e fiquei chateada por desperdiçar a oportunidade de poder ir viajar (já que, férias agora, só em novembro). Pesquisei pela Internet e encontrei um hotel em promoção, que parcelava em até quatro vezes. =) E foi nele mesmo que nós fomos.

A grande surpresa é que o hotel tinha uma localização excelente, ao lado da praça onde fica a concha acústica, na Vila Capivari. Deixamos o carro no estacionamento do hotel e circulamos a pé quase o tempo todo.

Minhas dicas de organização para essa fase são as seguintes:

  • Pesquisar sobre o lugar onde você quer ir;
  • Definir um orçamento – quanto de diária você pode pagar? Nós resolvemos ficar apenas dois dias. Achei melhor do que não ir viajar!
  • Pesquisar diárias de hotéis no site Decolar.com;
  • Buscar o site oficial dos hotéis que parecem melhorzinhos no Google e dar uma olhada nas condições;
  • Pesquisar sobre o hotel no Google para verificar se há reclamações. Eu também costumo ver os comentários no Foursquare (um aplicativo para smartphones);
  • Ligar no hotel escolhido com uma listinha de perguntas e ter resposta para todas;
  • Se tudo der certo, pegar os dados para fazer o depósito da entrada. =)

Nós escolhemos o Hotel Nevada e nossa estadia foi perfeita. Recomendo bastante, fomos super bem atendidos. Desde o início eles mostraram preocupação com nosso filho, colocando uma caminha mais baixa só para ele, encostada na nossa, e passaram os procedimentos para esquentar a mamadeira, por exemplo. Todos nos trataram muito bem o tempo todo, então foi uma experiência ótima. Certamente vou ficar nesse hotel novamente quando voltar à cidade.

paul-campos

Nosso filho na frente do hotel.

Para mim, a melhor coisa foi chegar lá e já notar o friozinho! Quando chegamos, o termômetro marcava 18 graus, o que para mim é uma temperatura normal. Com o passar do tempo, foi esfriando e, da última vez que olhei, estava 14 graus, de noite. Não é um frio enorme para quem está acostumado com baixas temperaturas, mas para nós curtirmos a cidade estava ótimo. Gosto do ar frio puro, pois parece que limpa os pulmões.

Existem prós e contras de visitar Campos do Jordão fora de temporada. São os seguintes:

Prós

  • Você tem a cidade inteira para você. Nada de superlotações. Há turistas, mas nada que provoque filas, por exemplo. Dá para curtir os restaurantes preferidos e passear sem ficar se desviando ou perdendo tempo.
  • É friozinho de qualquer forma! Então, se você for para descansar e curtir a temperatura, vai gostar muito.
  • Os comércios estão com preços muito mais baixos! A uma semana da Páscoa, as lojas de chocolate artesanal famosas de Campos estavam com preços bastante acessíveis para ovos de Páscoa e os chocolates no geral, então vale a pena para quem gosta e tem um pouco mais de $$$ ir para lá comprar para a família. As malhas e artigos de couro também estavam muito mais baratos.

Contras

  • Algumas atrações só estão disponíveis na temporada de inverno ou aos finais de semana.
  • Se chover, não há muito o que fazer, pois muitas atrações são ao ar livre.

A nossa programação incluía visitar o Parque Encantado, que nada mais é do que um parque com casas dos personagens, tipo casa da bruxa, casa dos três porquinhos, casa da chapéuzinho etc. Porém, no único dia que tínhamos para fazer esse passeio, choveu. =/ Também queríamos ter visitado o Borboletário da cidade, que é famoso, mas as borboletas só voam quando está ensolarado, então não foi possível. Aproveitamos o dia então para conhecer a Fábrica de Chocolate Araucária, que é da cidade, e foi um passeio gostoso (literalmente). Nosso filho quis ficar um tempão vendo o pessoal fabricando os chocolates. Nem preciso dizer que ele teve que provar um pouquinho, né?

Delicioso chocolate quente cremoso Montanhês.

Delicioso chocolate quente cremoso Montanhês.

Aproveitamos para fazer todas as coisas que todo mundo faz quando vai a Campos, como comer no Pastel do Maluf, tomar uma cerveja Baden-Baden (só o meu marido, eu não bebo) e um chocolate quente cremoso no Montanhês. Sim, eu escolhi um único dia para sair da dieta lá, e ele me rendeu 5kg a mais! Isso porque não comi nada demais, somente tomei o café-da-manhã do hotel, almocei o pastel e comi chocolate depois de jantar. Mas já voltei para a dieta e em breve esses quilinhos irão embora de novo.

filhote-e-eu

Passeando no centrinho.

O que me surpreendeu em Campos foi o preço das roupas de inverno. Foi uma pena não ter muito dinheiro para gastar, porque compensava e muito. Acabei comprando algumas coisas para o nosso filho e eu (meu marido não quis). Para vocês terem uma ideia dos preços (não comprei tudo isso, mas precisei contar para vocês verem como realmente valia a pena):

  • Meias de lã para crianças: 3,00
  • Meias de lã para adultos: 3 por 10,00
  • Calça de lã para crianças: 10,00
  • Colete de lã infantil: 18,00
  • Cardigan de lã infantil: 30,00
  • Suéter de lã infantil: 35,00
  • Suéter de lã adulto: de 20,00 a 40,00
  • Jaqueta de couro: 150,00
  • Bota de couro: de 100,00 a 200,00
Botas de couro legítimo. Infelizmente não comprei nenhuma por causa do $$$.

Botas de couro legítimo. Infelizmente não comprei nenhuma por causa do $$$.

Jaquetas a 99,00.

Jaquetas a 99,00.

Nosso filho com o coletinho novo.

Nosso filho com o coletinho novo.

Enfim, acabei comprando algumas coisinhas para a gente, pois era inevitável. As roupas de inverno para o nosso filho foram inacreditáveis aquisições. Só as meias de lã e as calças já valeram a viagem, porque essas coisas são tão caras em São Paulo!

Também vimos que é possível comer em Campos do Jordão sem gastar muito. Os restaurantes do centrinho são bem caros mas, se você passear ao redor, encontrará muitas opções econômicas. Em média, cada refeição saía por 20 reais. No nosso hotel, eles servem sopa na janta como cortesia, e a sopa era uma verdadeira refeição!

Uma boa opção de lanche para crianças é o Pizza ao quadrado, com preços bem acessíveis.

Uma boa opção de lanche para crianças é o Pizza ao quadrado, com preços bem acessíveis.

Apesar de termos ficado poucos dias, foi uma viagem deliciosa e que valeu a pena, pois consegui descansar. Minha família também gostou muito. Espero voltar lá ano que vem para conseguir visitar os lugares que queríamos.

vista-campos

Vista chinesa.

Dicas finais:

  • Vale a pena ficar perto do centrinho, especialmente se você for sem carro. Em grande temporada, o trânsito é gigantesco e fica realmente muito difícil circular de carro, além de estacionar. Se você ficar em algum lugar perto do agito, a circulação vai ficar mais fácil.
  • Se for em um grupo grande, talvez compense alugar uma casa. Se for fora de temporada, os preços são mais baixos.
  • Durante todo o mês de julho, acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Para quem gosta de agito e atividades culturais, é uma delícia. Mas, como eu falei, é tudo muito caro e cheio. Claro que tem gente que gosta exatamente disso mas, se não for seu caso, você pode ir em outra época para aproveitar o frio.
  • Outra opção para conseguir curtir a cidade em alta temporada sem gastar muito é ficar de olho nos sites de compras coletivas. Vira e mexe aparecem promoções para Campos do Jordão, inclusive no inverno. Também sempre existe a alternativa de ficar hospedado em uma cidade próxima (como Taubaté) e subir/descer a Serra para Campos.
  • Seja a época que for, leve roupa de frio! Fomos agora em março e estava entre 14 e 18 graus! Você pode comprar roupas lá, mas calças, casacos e sapatos é melhor levar para não depender totalmente de compras e passar frio.
Minha família!

Minha família toda descabelada com o vento, rsrsrs

54 comentários . Comentar via blog

  1. Léslie

    Que bom que você aproveitou bem a viagem, Thais!
    Notei que estava meio quietinha no blog, mas fico feliz que desfrutou suas férias!

    Obrigada pelas dicas!!
    Um beijo!

    Responder
  2. LAURA BARRÊTTO

    Adorei o post! É muito bom viajar com a família! e Descansar tbm! bjus

    Responder
  3. Nilza

    Campos é uma delícia! Eu ia direto para lá, porque meus pais tinham casa. Foi vendida depois que meu pai morreu. Minha filha curtiu muito a infância lá, brincou, andou a cavalo, aprendeu andar de bicicleta…
    Seu post me fez lembrar de épocas felizes.
    Bjs,

    Responder
  4. Marcela*

    ADOREIIIII
    Estou programando uma viagem para CJ gosto muito de lá, mas até hoje não curti o suficiente. Olha Thaís segue como sugestão vc também tem uma veia de agente de turismo. Sugiro uma TAG sobre viagens no VO. Parabéns pelo post…vou seguir as dicas.

    Responder
  5. Juliana Mendes

    Simplesmente ADORO Campos do Jordão… vou pelo menos uma vez por ano para lá, sempre nessa época entre abril e maio e é uma época excelente pois ainda não é alta temporada, os preços são acessíveis, a cidade não está muito cheia e já tem um friozinho gostoso. Quando falo para as pessoas que consigo comprar coisas lá por preços bons ninguém acredita, todo mundo pensa que é uma cidade de ricos. É claro que tem os lugares certos. Tem uma loja de fábrica de moletons que nunca deixo de passar para comprar alguma coisa ou para mim ou para meu filho. Mas esta fica no bairro Abernésia, próximo ao Bco Bradesco. Os preços são muitos bons e a qualidade excelente. Pelo Shopping Capivari também existem ótimas opções de malhas por preços bons também. O negócio lá é fuçar bastante, entrar em várias lojas e comparar os preços, pois vale a pena sim.

    Responder
  6. Simone

    Taís, maravilha! Eu já sigo seu blog há tempos e cada dia fico mais maravilhada com você. Você é uma fonte de inspiração, isso no mínimo. Parabéns. Li um poste onde você dizia que gostaria de postar mais assuntos gerais, coisinhas suas, que aqui é seu cantinho. Acho que saímos ganhando e muito!

    Responder
  7. Ótimas dicas e viagem perfeita! Eu tbm adoro lugares friozinhos… é como aqui em Minas, Tiradentes é um sonho, mas só se for pra ir no inverno! E ano passado eu conheci São Tomé das Letras, no inicinho de maio e tava um frio do cão! Mas é perfeito assim! Eu me encantei e sonho em voltar! Pra mesma pousada, inclusive! rs
    Bjks

    Responder
  8. Susana

    Lindas fotos de Campos, Thaís! Adoro a cidade. Uma vez, há alguns anos, fui lá em dezembro, totalmente fora de temporada, e adorei! Somente no verão é possível ver a floração das hortências espalhadas por toda a cidade. Tem até a festa das hortências numa comunidade japonesa, num sítio lotado de hortências (lindo!), com barracas de comida japonesa, shows típicos etc. Muito bacana. E os preços de roupas e calçados nessa época são ótimos. Comprei dois pares de botas de pelica (preto e marrom) que uso até hoje. Uma dica de passeio que a Thaís não mencionou, mas recomendo: uma visita ao Palácio do Governo, residência de inverno do governador. Vale a pena.

    Responder
  9. Susana

    Perdão, HORTÊNSIA é com “S” !! :-)

    Responder
  10. Bruna

    Ah, é tão bom quando a gente viaja e dá tudo certo né? Que bom que descansou e se divertiu com a família! E seu filho é um fofo!!! Parabéns!

    Responder
  11. Thais, seu filho é muito lindo, parabéns!!

    Responder
  12. Juliana

    Adoro Campos! adoro frio, passei minha lua de mel lá, me casei em outubro de 2006, e a cidade era só pra gente…! Frequento deste criança, tenho uma foto no elefantinho perto do teleférico em 2 épocas, uma quando criança e outra depois de adulta, eu e meu irmão, o elefantinho continua o mesmo… é uma cidade encantadora… Outras 2 cidades legais também para conhecer, são Monte Verde e Serra Negra. Em Serra Negra da pra dar um pulinho em Monte Sião, e se acabar de comprar malhas, vale a pena…

    Responder
  13. Juliana

    Ah, mentira que ganhou 5k, está super slim na foto…

    Responder
  14. May

    Thais você está linda!!!! Também mudei meu estilo de vida e te digo: sair da dieta um dia engorda uns quilinhos, mas eles são perdidos rapidamente em 1 ou 2 semanas, não se preocupe!

    Além do mais, você está MUITO LINDA! Além de magra, seu sorriso diz tudo! Adorei ver a família! Tudo de bom pra vocês! (Sei que tu não acredita em Deus, então entenda “que Deus abençoe muito vocês” como um monte de energia positiva e desejos de tudo do melhor!)

    Beijão!

    Responder
  15. Janaína Gonçalves

    Oi Thaís!

    Que bom ter você de volta….
    Seu filho é um príncipe. É lindo! Parabéns!
    Fico feliz por sua viagem.

    Grande beijo!

    Responder
  16. Valerie

    Um passeio que não perco em Campos é a visita ao Palácio Boa Vista (obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfati e outros) e ao Convento Beneditino. Lindo!

    Incrível a facilidade de se tomar um chocolate quente (de verdade!) em Campos né? rsrs

    Responder
  17. Tati

    Thais, que bom q aproveitou este tempo para descansar! Seu filho é lindo! A sua cara! Sou muito a favor de fazer esforços para viagens pois relaxa e une a família! Eu uso sempre o site http://www.booking.com para conseguir hotéis/pousadas em promoção, é excelente! Vc tem avaliações dos lugares, fotos, pode reservar direto por lá e sempre tem promoções de diárias!! Eu adoro e tenho usado nas minhas viagens de férias. Bjs

    Responder
  18. Oi Thais, td bem? Sempre leio o seu blog (recebo as atualizações no meu e-mail), mas acho que nunca comentei (na verdade não me lembro se já comentei ou não). Gostei muito do seu post de hoje e as suas dicas. Há tempos que venho planejando em ir para Campos do Jordão, mas sempre deixo para depois. As suas dicas reacendeu a minha vontade de ir lá… Já estive em Campos há uns 20 anos atrás ( faz só um tempinho rsrsrs)mas quero voltar agora com a minha família. Obrigada pelas dicas e pelo post. Adorei a foto de vcs três com as montanhas ao fundo. Ficou linda!! bjks.

    Responder
  19. Camila

    Oi Thaís!
    Adorei esse post! Muito linda sua família, parabéns.

    Responder
  20. Jessica

    Lindas as fotos! Seu filho é muito fofo e eu acho lindo Campos do Jordão. Espero visitar algum dia.
    Só tenho uma dúvida, antes você costumava não publicar imagens da sua família, principalmente filho, creio que por questão de privacidade… Mudou de ideia? De qualquer forma adorei a postagem e seu blog é muito útil e inspirador para minha vida.
    Sucesso!!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Mudei sim, Jessica. Tinha um pouco de medo de postar quando ele era bebê, mas agora acho um pouco mais ok.

      Responder
  21. Nilza

    Esqueci de acrescentar que o Paul é muuuuuito lindo e fofo!
    Bjs

    Responder
  22. Luciene

    Nossa Thaís! Amo Campos do Jordão.Quando eu fui fez um calor,um sol lindo…Fiquei um pouco frustrada pois queria era sentir muito frio.Adoooooro o inverno.E Campos do Jordão é tudo de bom.Pretendo voltar e com suas dicas vou aproveitar bem mais.Da primeira vez que fui eu era solteira,agora casada,vai ser um sonho.Bjos Thais.Valeu as dicas.

    Responder
  23. Bia Lobato

    Thais, faz tempo que acesso seu blog, mas hoje tinha que comentar…
    Todas as dicas são pessoais, mas neste post o blog foi seu.
    Contou com as dicas claro, mas foi a sua cara, eu amei:3
    e seu filho é muito lindo *-*

    Responder
  24. Vania Lacerda

    Adorei ver as fotos!

    Responder
  25. Gabrielle B.

    Thais que post lindo. Comecei a amar o outono por sua causa!kkk
    Adoro quando você fala da sua família, você está super bonita e magra e o seu filhinho é uma graça!!!
    :D (Fiquei com muita vontade de conhecer campos do jordão)

    Responder
  26. Fernanda Pires

    Viagem maravilhosa! Obrigada por compartilhar seus momentos e me fazer “viajar” um pouquinho tb. Felicidades!

    Responder
  27. Tati

    Menina, serio que um final de semana te rendeu 5kg? Quero nem ver pq nas minhas ferias de julho vou passar uma semana por lá.. Rs!
    E vc por acaso tem idéia de preco daquele hotel novo da cidade, o botanique spa? Como ele é bem famoso e vou viajar pra comemorar meu noivado, fiquei interessada. Beijo

    Responder
  28. Mariana

    Ah, fala sério que você engordou 5 kgs em um dia, estou chocada! E agora quero ir pra Campos só pra comprar botas de couro.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Gente, 3kg a gente “engorda” só de retenção de líquido. Os outros 2kg que foram a sem-vergonhice mesmo, haha. Mas já estou voltando ao normal (já se foram 2kg).

      Responder
  29. Joana Pacheco

    Seu filho é uma graça, Thais!!!

    Responder
  30. Jane

    Thaís,
    Lindas as fotos, seu filho eh um fofo!! E vc esta muito bonita!
    Sou fã do seu blog, principalmente com essa pegada mais pessoal, te mostra como “normal” como nos!
    Moro perto de Campos e tbm gosto de passear em períodos fora de temporada, a exceção são as apresentações do festival de inverno!

    Bjs

    Responder
  31. Thais Sakai

    Amei o post! Bj

    Responder
  32. Roberta

    Já fui pra Campos no inverno e me arrependi. Nao consegui fazer nada do que pretendia nem comprar nada. Uma pena. Obrigada pelas dicas, e parabens pela familia!

    Responder
  33. Fabiola

    Thais, bom dia!
    Que post gostoso, bem família e cheio de dicas legais!
    Ainda não fomos a Campos do Jordão, justamente por essa questão do preço nas férias de julho, acho que é melhor mesmo programar a visita fora da temporada.
    Teu filho está muito lindo, sempre sorridente, que fofo, parabéns!
    Adorei a família descabelada, rs
    Beijocas,

    Responder
  34. Ingrid

    Então esse é Paul! Conheci o Vida Organizada através do Songs for Paul, que foi fundamental pra mim quando meu filho nasceu. Me ajudou tanto…
    Nunca vou poder te agradecer! Seu filho é lindo! Beijos!

    Responder
  35. Luciana

    Um dos seus melhores post! Haha!

    Responder
  36. Mah Olliver

    Que lindos!!!
    Parabéns pela família e pelo Blog que eu amo demais!!!
    (=^..^=)

    Responder
  37. Que legal, Thais!
    Adorei o post, e estava com saudade do Paul – ele está enorme e lindo!
    Gosto deste tipo de texto, mais pessoal. Bacana teres escrito um assim de novo.
    Ótimas dicas, obrigada.

    Responder
  38. Nayara

    Oi, Thais! Obrigada pelo seu depoimento de viagem!
    Este chocolate quente e esta paisagem linda encheu de vontade de conhecer Campos!
    E que delícia a gente poder se sentir mais próxima da nossa Thaistewart!
    Uma ótima Páscoa a você e sua linda família!

    Responder
  39. Luana Saga

    Olá Thais

    Q família linda! Parabéns, adoro seu blog, e qndo chega no meu e-mail a newsletter, já fico feliz, q sei que it’s a good thing…very good thing…kkkkk

    Responder
  40. Carol Vieira

    QUE MENINO MAIS LINDO! Parabéns Thais ele é encantador, que sorriso mais lindo, um amor.

    Responder
  41. Cintia

    Oi, Thais! Qual é o nome da loja em que vc fotografou esses casacos de couro em promoção? Excelente post! Bjs, Cintia.

    Responder
  42. Olá!!! Acabei de conhecer seu blog e adorei conhecer uma pessoa com tanta determinação. Estou precisando desta dose, e fiquei até envergonhada por qerer perder apenas 5 quilos e ficar indo e vindo na dieta. Vou ser cincera; tenho 1,62, hoje estou pesando 54 quilos quando me toquei q esta va subindo demais no peso decidi faze dieta estava com 56. Muita gente diz que tenho anorexia, só prq elas me acham magra e ainda assim eu querer emagrecer; sempre fiquei entre 49 e 50, mas sempre me cuidei, hoje não tenho tanta força de vontade para voltar a ser assim. Sei que é pouco a perder, mas não resisto a um doce…mas estou tentando cortar, cortei industrializados, arroz branco, frituras e pães, mas o bendito açucar tem me pegado de jeito. Preciso arrumar uma jeito de cortar de vez. Ah e ainda malho, foi assim que consegui perder eset pouco que se foi…acho q se eu tirar definitivamente o doce do mal eu consigo! O que acha?

    Responder
  43. Nívea Leite

    Família linda!!!! Parabéns pelo site também. Beijos

    Responder
  44. Maria Beatriz

    Conheci seu site faz pouco tempo, mas já estou adorando. Tá sendo muito bom pra mim. Desorganização é um dos defeitos que eu tenho, e se eu aprender a ser mais organizada sinto que só tenho a ganhar!!
    Parabéns pela família linda!!
    Obs: fiquei com vontade desse chocolate quente, tá com uma aparência tão boa :-D
    Beijos, sucesso!

    Responder
  45. Minha flor, sou uma sra. de 66 anos que nunca tinha dado bola para blogs. Você me encantou a tal ponto que fiquei viciada. É melhor que muito romance, e a gente ainda aprende um monte de coisas. Sensacional! PARABÉNS E muito obrigada por compartilhar sua vida, conhecimentos e carinho.Beijão

    Responder
  46. Isabela Guimarães

    Adorei o blog e sua descrição sobre Campos do Jordão. Vou com minha família (marido e dois filhos) em julho e queria muiiiito saber se vc lembra onde fez as comprinhas que descreveu até os preços? Agradeço se me enviar a informação tb por e-mail. Um beijo!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Isabela, as lojas ao redor da praça de Capivari têm basicamente os mesmos preços, mas tais preços são radicalmente diferentes em julho, pois é temporada turística na cidade e tudo fica mais caro. ;D

      Responder
  47. Lilian Ramos

    Adorei suas dicas, e pretendo ir em outubro, acredito que está fora de temporada, não sou fã de muito movimento e agito. Irei em comemoração a aniversário de casamento, continue escrevendo caso conheça outras cidades turisticas.

    Responder
  48. Thiago

    Ótimas dicas! Está anotado!

    Responder
  49. CLAUDIA REGINA

    BOM DIA THAIS,

    ESTOU INDO NO FERIADÃO DE NOVEMBRO SOU DO NORDESTE ESTOU COM VÁRIAS DÚVIDAS NO QUE LEVAR, PORQUE MINHA CIDADE É MUITO QUENTE UMA TEMPERATURA DE 20º JÁ É FRIO RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS. VAI EU E MEU ESPOSO E POR COINCIDÊNCIA FICAREMOS NO MESMO HOTEL QUE VOCÊS FICARAM.
    ESPERO QUE CORRA TUDO BEM, POIS A EXPECTATIVA ESTÁ GRANDE. ADOREI AS DICAS ALIVIOU BASTANTE MINHA DÚVIDAS.

    Responder
  50. Tauane Rodrigues

    Olá Thaís gostaria de saber onde fica a loja dessa botas ? Bjs querida espero sua resposta anciosa.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Fica na rua depois da praça de Capivari… tem uma galeria de lojas na descida.

      Responder

Deixe um comentário