17 Feb 2013

Sugestão de cardápio para a semana de 17 a 25 de fevereiro

Este post foi enviado pela leitora Sandra Peres, do blog Eu Sei Disso.

Agora finalmente o ano começa, meninos em casa, aulas, compromissos, tempo reduzido. É a hora exata de pensar no que vamos comer no almoço, ou jantar. Não adianta implementar nada muito sofisticado e de preparo demorado. Já sei que os meninos não acordam com fome e acabam tomando o café da manhã quase na hora de irem para a escola.

Na escola eles fazem outra refeição, ou um lanche ou comida mesmo – eles não têm problemas para comer quando estão com fome. Quando chegam em casa por volta das 19 hs é que  tenho que estar pronta, jantar na mesa ou eles acabam tomando um leite com chocolate e mais nada.

Gosto sempre de ter arroz e feijão prontos. O feijão eu cozinho um quilo para uma semana. Já congelo na porção certa para uma refeição e bem temperado, bastando apenas retirar do freezer pela manhã.

Arroz eu preparo rápido. Tenho a panela de arroz, que num instante deixa pronto, e esse é o tempo de preparar o acompanhamento.

Geralmente demora mais decidir ou sair para comprar do que preparar, por isso gosto de ter um cardápio sempre à mão com a lista de refeições para uma semana, que sempre faço com base no que tenho em casa e nas ofertas da semana no supermercado.

Como aqui todos comem bem, dá para fazer esse esquema. O ideal seria fazer a lista de refeições e só depois ir às compras, mas das ultimas vezes que fiz não deu muito certo, pois os preços estavam muito acima do esperado. Então peguei as ofertas já imaginando as receitas e chegando em casa só botei o plano no papel.

Ficou assim meu cardápio da semana de 17/02 a 25/02:

Domingo -  Costelinhas ao molho barbecue, purê de batatas ao alho

Segunda –  Filé de frango grelhado, creme de milho

Terça –  Bolo de carne moída recheado com legumes

Quarta - Arroz com lentilhas e calabresa

Quinta –  Salada de beterraba, fígado acebolado

Sexta -  Yakissoba (macarrão com legumes a chinesa, carne picadinha, pode ser frango, carne bovina ou suína, ou as 3 juntas)

Sábado –  Super Dogão ( cachorro quente com salsicha, bacon, cheedar cremoso, vinagrete, e purê de batatas)

Vocês já prepararam o cardápio da semana? Qual a programação?

20 comentários . Comentar via blog

  1. Andréia Medeiros

    Olá tudo bem… Amo demais esse blog… acompanho literalmente todo “santo dia”… Mas gostaria de tirar uma dúvida….
    Essas sugestões são só de acompanhamento mesmo ou são a refeição completa, será que só eu que como feijão pelo menos 3 vezes na semana… rsrsrs beijos…

    Agradeço pelo empenho de vocês… e gosto demais de vc Thais sem nem te conhecer :)

    Bjs

    Responder
    1. Olá Andréia, essas sugestões são de acompanhamento, também acostumei com arroz e feijão quase todos os dias, tenho sempre encaminhado porque os meninos também não ficam sem por muito tempo, mesmo adorando brincar de lanchonete.

      Esse blog é realmente tudo de bom!!!

      Responder
  2. Silvana

    Prezada Sandra,

    Obrigada pelo cardápio. Estou tentando diminuir o número de refeições fora de casa e os lanches, e ideias são sempre bem-vindas.

    Grande abraço à você a à Thais!

    Responder
  3. Janaína Amaral

    Sandra adorei o cardápio!
    Eu faço o contrário, faço a lista e vou as compras, mas como vc mesma disse, as vezes acontece do programado sair muito caro ou não ter o que vc quer, o que acontece sempre por aqui… ai vai tudo por agua abaixo (eu me sinto péssima, literalmente quando tenho que mudar alguma coisa num cardapio que demorei um tempão para fazer). Estou me reorganizando este mes e mudando novamente a forma que faço as compras, pq o antigo nao estava dando certo (compras semanais) principalmente pq não dava pra ir sozinha e mais gente no mercado é = a mais gastos. Agora vou 1 vez no mês comprar todo o basicão (faço a lista com base nos meus cardápios anteriores) e na segunda, quando volto do trabalho compro as carnes e coisas do sacolão, assim estão sempre frescas (geladeira pequena é difícil) e somente eu vou no mercado, já que o peso não é muito e posso carregar sozinha… Vou testar por um mês ver se dá certo… Uso o igluu para fazer meu cardápio pela praticidade dele, mesmo quando não uso as receitas de lá.

    Responder
  4. Thais L

    Adoro o blog e sempre que posso passo aqui.
    Desde agosto de 2012 faço reeducação alimentar com uma nutricionista e aprendi a planejar o cardápio aqui.
    Para comer tudo certinho tem que ter planejamento do cardápio para poder variar. Para mim já é um hábito. Planejo semanalmente e mensalmente o café da manhã, lanche da manhã (qual fruta), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Para não enjoar da comida (e sempre ingerir diferentes vitaminas e nutrientes) e facilitar nas compras semanais e mensais. Minha vida é outra!! Obrigada Thais – Xará!

    Responder
  5. Oi… uma dúvida… nos maiores mercados, as promoções são por dia da semana, como Dia da Carne, Dia do Peixe, essas coisas… como vocês fazem pra organizar a compra semanal levando isso em conta? Vocês fazem também semana da carne e semana do peixe? rsrs

    Responder
    1. Oi Suzane, eu aproveito todas as ofertas, geralmente as quartas tem as melhores. Meu freezer não é grande, então compro uma porção a mais do que realmente compensa e congelo para a semana seguinte. Algumas vezes faço também a semana do peixe, de aves e de carnes, não gosto muito pois enjoa. Com o tempo você pega o jeito e consegue dividir um pouco de cada na semana.
      Beijos

      Responder
  6. Mari

    Oi Sandra, parabéns pela estreia no blog! Espero que continuem havendo postagens boas como essa! Então, eu realmente tinha dificuldade em elaborar um cardápio semanal justamente porque prefiro “pegar” as ofertas do supermercado, assim como você. Uma sugestão: gostaria de ter opções de receitas “light” e receitas com “sobras” – tipo quando sobra um pouquinho do dia anterior e usamos para elaborar outro prato… No mais, somente torcendo pelo sucesso desta seção, ainda mais sendo a autora apreciados do “bom e velho rock and roll”!

    Beijos, Mari.

    Responder
  7. Oi Mari, Obrigada! Anotei suas dicas e vou dar um jeitinho de incluir nas postagens receitas rápidas com aproveitamentos e também dar dicas de cardápio light.
    Beijos

    Responder
    1. Carmelita Machado

      Oba! Adorei a idéia!!! Beijos e boa sorte!

      Responder
  8. Janaina

    Adorei as idéias! Há dois meses eu venho seguindo um cardápio, porém, montei um mensal, por achar mais prático. Como quero mudar os pratos para o próximo mês, idéias novas são sempre bem vindas!!!

    Responder
  9. Marcia

    Olá, Sandra! Gostei muito do seu post! Desde que conheci o blog vida organizada tenho feito o cardápio semanal (dois meses). Faço com base no que tenho no freezer e na geladeira de compras anteriores (da compra do mês e da feira semanal)e aí compro somente alguma coisa que falta . Planejo 10 refeições por semana pois almoçamos e jantamos comida de casa. Eu divido em 2 refeições de carne, 1 de frango, 2 de ovos, 1 vegetariana, 2 de peixes, 1 de sardinha em lata e 1 de atum em lata. Tem dado certo. Aos sábados o prato principal é sempre salmão e domingo churrasco. Realmente as receitas tem que ser práticas e eu gostei das suas sugestões. Também tenho muita habilidade para mudar o cardápio para aproveitar as sobras, acho uma atividade bastante criativa e por isso gosto mais do que seguir exatamente uma receita. Considero a minha atividade culinária simples mas adequada à minha realidade. Gostaria de ler mais posts seus. Abraço!

    Responder
    1. May

      Márcia, amei sua rotina!!!
      Eu comecei a dividir as proteínas tem pouco tempo, mas está sendo ótimo! Divido a semana em: frango/peixe/carne/porco e assim por diante. Assim comemos as carnes mais gordas somente 1 vez na semana, e o frango e o peixe acabam se repetindo!

      Minha filha tem adorado a instalação da “rotina” alimentar em casa, pois ela sabe que todo dia vamos ter algo “especial”, rs. Podemos trocar ideias e receitas!

      Beijos!

      Responder
  10. Que delícia de cardápio! Como arroz integral, feijão e carne todo santo dia… Vou indicar esse post pra minha nutricionista! :)

    Responder
  11. Paula Lima

    Oi Sandra, muito legal, parabéns!
    Gostaria de sugerir que você desse umas dicas de comida para levar para o trabalho. Tive um problema sério e evito comer em restaurantes, mas é muito difícil encontar comidas práticas e que fiquem gostosas quando esquentadas. Seria legal fazer um cardápio semanal para marmiteiros.
    Abraço.

    Responder
  12. May

    Oi Sandra, seja bem-vinda!

    Eu gostava bastante dos cardápios da Thaís, principalmente porque eram simples. Comidas básicas, do dia à dia, sem muita frescura. E era sempre uma mistura, um acompanhamento e o bom e velho arroz, ou um prato que não precisasse disse, mas que ainda assim, continuava sendo simples e fácil de fazer – e ainda linkava quase todas as receitas!

    Achei que no seu cardápio faltou vegetais e saladas, e fiquei pensando que você sendo nutricionista e estando “em busca do corpo perfeito” deveria ter pensado mais nisso. Além do mais, seu cardápio é altamente high carb, o que me preocupou bastante. Principalmente pelas crianças. (Já assistiu o documentário “MUITO ALÉM DO PESO?” Se ainda não, sendo nutricionista E MÃE, deveria. Segue o link: http://www.muitoalemdopeso.com.br/)

    Obviamente isso não é um blog culinário, e não há motivo para nenhum desespero. A crítica é construtiva, já que esse é seu primeiro post, acho que tá valendo. :)

    Boa sorte!

    Responder
    1. Olá May,
      Obrigada pelas dicas, na próxima postagem já pretendo linkar as receitas para facilitar a execução do cardápio.
      Como eu disse no texto, são sugestões de acompanhamentos, sempre tem o feijão e arroz no cardápio. Então ficando a critério de cada um, acompanhar ou não.
      Quanto aos legumes e vegetais, eles estão presentes nas receitas, no bolo de carne por exemplo eu utilizo um maço de brócolis, uma cenoura e uma cebola na receita, no yakissoba também, a porção de legumes é maior que a de massa e carnes, bom, eu coloco legumes em tudo nas refeições.
      Eu gostaria muito que as crianças e adultos se alimentassem de forma correta, esse foi um dos motivos de eu ter largado a profissão, o problema de obesidade de uma forma geral não é uma alimentação inadequada, mas fatores psicológicos e sócio econômicos. Eu procuro manter um equilíbrio na alimentação e embora pareça um cardápio high carb, tudo é determinado pelas porções, no dia do cachorro quente por exemplo, eles usam uma ponta de faca de puré de batatas e meia xícara da salada de vinagrete, com repolho, cebola, tomate, salsinha. Vou escrever melhor sobre isso nas próximas postagens, além do que são sugestões e cada um pode adequar de acordo com seu gosto.
      Outra vez obrigada pelas dicas, vou procurar escrever de forma mais clara.
      Beijos

      Responder
  13. Ana Paula

    ADOREI! Acompanho vários blogs pra ver se tenho opções de cardárpios semanais e esse foi sem dúvida o mais prático e simples. Ou outros que já vi são muito elaborados e caros. Totalmente fora da realidade. Obrigada Sandra e Parabéns mais uma vez Thais pela iniciativa. beijos

    Responder
  14. Ana Paula

    Outra coisa. Acho que seria legal um post com dicas de compras que são base para receitas, ou seja, que é sempre bom ter na dispensa.

    Responder
  15. Marina

    Oi Sandra!
    Otimo ver dicas voltadas para a realidade do nosso dia a dia. As vezes achava as dicas de cardápio um pouco aventureiras para o dia a dia, ansiava por algo mais prático. Também uso arroz e feijão em pelo menos quatro refeições semanais, minha duvida é a seguinte, você congela as porções semanais já temperadas? Como sugestão, que tal um post sobre comidas prontas feitas em casa que podemos congelar?
    Parabéns e seja muito bem vinda!

    Responder

Deixe um comentário