22 Feb 2013

Questões práticas sobre a despensa de alimentos

Imagem: Blog Really Painting

Imagem: Blog Really Painting

Toda casa ou apartamento tem a sua despensa – mesmo que isso signifique uma porta específica do armário em cima da pia. Algumas pessoas têm a sorte de morar em uma casa ou apartamento com cômodo próprio para estocar alimentos e outros produtos, o que é o meu sonho de consumo. Para ter uma despensa organizada, é necessário pensar em algumas questões práticas:

1. Tenha uma lista ideal

Eu chamo de ideal aquela lista que contém todos os produtos que a sua família necessita durante um mês ou uma semana – depende da frequência em que você prefere ir ao mercado. Ter essa lista é importante porque, antes de fazer as compras, basta verificar nele o que falta. Para fazer isso, basta deixá-la na própria despensa com uma caneta ou lápis por perto, e ir fazendo o controle ao longo da semana. Pode parecer que leva tempo, mas bastam alguns segundos para fazer essa verificação. Um dia antes de ir às compras, você pode fazer essa vistoria final.

As vantagens de ter uma lista são inúmeras – economizar dinheiro e garantir que nada falta no dia a dia são as duas principais.

2. Tenha um orçamento mensal para compras no mercado

Sei que isso é difícil de fazer. O primeiro passo é, durante um mês, anotar todos os gastos relacionados a compras no mercado. No final do mês, somar esse valor e ter uma grande surpresa, porque geralmente o valor é mais alto do que imaginamos. Para o mês seguinte, estabeleça um orçamento menor e atenha-se a ele. Tente encontrar o valor ideal para que a sua família não passe necessidades nem gaste mais do que o necessário.

3. Otimize o espaço

Quando não temos espaço, precisamos encontrar uma solução. O que não dá é para viver na bagunça, especialmente no que for relacionado a alimentos, pois pode envolver contaminação, além do próprio desperdício. Assim, procure alternativas baratas. Estantes altas podem ser melhoradas com cestinhos ou mini-prateleiras compradas prontas em lojas de produtos organizadores.

É muito importante acondicionar os alimentos corretamente para não correr o risco de estragá-los ou atrair traças, por exemplo. Portanto, a organização não é um supérfluo, mas algo essencial nesse caso.

4. Controle as validades

A dica da vovó é colocar os produtos mais novos no fundo sempre que chegar do mercado, para consumir primeiro os que estão na frente. Além disso, procure verificar semanalmente o que está para vencer, pois assim você poderá aproveitar tais alimentos no seu menu semanal. Se quiser ser ainda mais organizado(a), escreva com uma caneta para CD as datas de validade bem grandes nas embalagens, para visualizar facilmente. Essa dica também é uma boa para quem mora com idosos ou pessoas com problemas de visão.

Cuidar do estoque de alimentos é uma arte. Como você faz na sua casa?

 

19 comentários . Comentar via blog

  1. Gleici

    No momento está uma bagunça,mas pretendo dar um jeito ainda esse mês.
    adorei as dicas.

    :D

    TKS

    Responder
  2. Joanna

    Show de bola!!!!!
    Adoro despensas :)

    Responder
  3. Gleice

    Thais, dá uma olhada nessa despensas: http://iheartorganizing.blogspot.com.br/2013/02/blogger-spaces-organized-pantry-round-up.html?spref=fb
    Isso sim é o meu sonho de consumo!!!
    Bjos.

    Responder
  4. Soube do seu blog, pela Daia e já estou aqui te seguindo para tentar ser um pouco organizada porque no momento a nota é ZERO rs’

    beijinhos

    Responder
  5. Vania Lacerda

    Adorei a foto! Não tenho tanto espaço assim, mas também não preciso: compro o necessário para um mês, somos apenas 3 aqui em casa, e marido come fora todos os dias. Minhas dicas (bem simplezinhas…)- limpar o armário dos mantimentos antes da compra do mês. Assim a gente já vê exatamente o que tem, separa o que tem que ser consumido logo, e quando vai guardar as compras já está tudo limpinho. Coisas que vem em saquinhos (tipo farinha, macarrão), quando eu abro eu passo para vidros. Os vidros de Nescafé (aqueles maiores) são ótimos para essa finalidade.
    As coisas usadas no café da manhã ficam todas juntas, num gavetão próximo da mesa, assim fica fácil pegar e já colocar de volta no lugar.

    Responder
  6. Joice

    Oiê!!! Tenho uma novidade, seu blog foi escolhido e ganhou um selinho.

    Venha conferir!!!

    http://oreinodebetra.blogspot.com.br/2013/02/selo-versatille-blogger-award.html

    Beijos

    Responder
  7. Dani

    Thaís, não tem muito a ver com o post, mas olha essa receita aqui: http://supervaidosa.com/2013/02/21/papo-fitness-receita-de-pizza-saudavel/
    Lembro que quando li que você não come pizza fiquei horrorizada… kkk
    Então quando vi a receita lembrei de você na hora.

    Responder
  8. CIRLEI

    Gosto da ordem da minha dispensa, todo mes quando vou ao mercado comprar os produtos mais corriqueiros, tiro um tempinho para dar uma organizada, da preguiça sim mas na hora de visualizar é tão legal, e no dia-a-dia ao manusear vou verificando se está bom pra mim ou não, pois trabalho fora, então as coisas tem que estar praticas pra mim, ai eu vejo,” Ah, esse produto pode ficar mais atras, mais embaixo, esse outro encima…”, e no proximo mes vou mudando de lugar até ser bom pra mim.Queria ter um cantinho de dispensa, mas… vou me adaptando ao que tenho hoje. beijão pra todas….

    Responder
  9. Joana Pacheco

    Adorei! Adoraria um post com dicas pra organizar a geladeira e/ ou congelador ou freezer. A minha geladeira é enorme e vive uma zona!!

    Responder
    1. Sarah

      Eu também adoraria um post sobre como organizar a geladeira. Confesso que fico meio perdida em meio a tantos produtos sem saber onde colocá-los direito…

      Responder
      1. Thais Godinho

        Está programado. =)

        Responder
  10. Wilma

    Como estou me esforçando pra ser uma pessoa organizada, tenho feito umas mudanças na minha pequena despensa. Comprei e ando comprando potes de vidros e alguns coloquei etiquetas,como não sei fazer etiqueta bonita,a impressora tá parada, usei uns convites de aniversários e colei o nome impresso do produto e recortei redondinho, colei e ficou bem lindo, até parecida com essas etiquetas do link sugerido no comentário (por sinal, lindo!!), mas ainda ando organizando, não é muito fácil porque alguns ficam atrás, acho que preciso de prateleira mais comprida. Porém a grande mudança é que acondiciono todos os produtos em vidro agora, são muiiitos,adoro,tem a parte do café da manhã com tudo que só devo consumir pela manhã, enfeites pra cupcakes, açucares, vários adoçantes, quinoas, aveias, chocolate em pó, nescafé, passas, frutos secos,mel, amendoins…esses ficam na parte da altura dos olhos e os outros alimentos ficam bem abaixo, porque o café é certo fazer em casa,já as outras refeições nem sempre. E por falar nisso, esse finde vou dá outra arrumada,rsrs Adorei a foto!! embora aqui em casa, tem que ser as estantes fechadas.

    Responder
  11. Fabiola

    Não tenho área de serviço nem dependências de empregada, só a cozinha, pequena e estreita, é uó, kkk. Como despensa, usamos uma estante alta de metal, branquinha. Guardo mantimentos em potes, coloco data com caneta para cd, e tb uso muitas cestinhas. O chato é que, sendo aberta, pega muita poeira, dá mais trabalho, porém fica fácil ver tudo que temos. Além da estante, tenho prateleiras para temperos, para os pacotes de pães e potes de biscoitos.Nos armários, todo meu arsenal de pratos, copos, panelas, potes, divididos por tipos. Talheres, panos de prato e toalhas nas gavetas. Material de limpeza fica no armário embaixo do tanque e produtos de higiene pessoal nos banheiros.
    Bj,

    Responder
  12. Muito boas as dicas! Acho que meu próximo desafio aqui em casa será arrumar uma “despensa”. Hoje os alimentos ficam em um armário aéreo de difícil acesso para mim, que sou baixinha, e como consequência disso, muitas coisas acabam estragando, por esquecimento ou preguiça de procurar “lá em cima”. Vou estudar uma troca de lugares e implantar suas dicas!
    Beijos e parabéns, mais uma vez.

    Responder
  13. Anna Carolina

    Oi Thaís, em primeiro lugar adoro seu blog! A meses leio ele todos os dias, e hoje resolvi comentar… :D (antes tarde do que nunca). Bem no que diz respeito a minha despensa e sua dinâmica. Considero duas coisas: o fato de eu ter uma cozinha bem pequena e de não ter carro, apenas moto. Então uma vez por mês, faço uma compra maior onde levo produtos de limpeza, caixa de leite, saco grande de açucar e arroz, enfim, essas coisas que não consigo carregar e o mercado entrega gratuitamente quando a compra é maior. Nessa oportunidade, na hora de guardar, já organizo o ármário dos mantimentos, faço uma limpeza nos potes, etc. O restante das compras faço semanalmente, no caso as frutas, verduras e matinais. Pq aí a quantidade e o peso é menor e consigo levar na moto. Como minha casa é pequena procuro não estocar muita comida para não ocupar espaço, então raramente as coisas vencem antes de serem consumidas. Acho que quando temos pouco espaço acabamos nos disciplinando para não exagerar nas compras e nem na quantidade de potes, utensílios, etc… procuro manter apenas o que preciso.
    Um abração e obrigada pela sua generosidade em compartilhar os conhecimentos que tem conosco!

    Responder
  14. Carmelita Machado

    Aproveito para agradecer, Thais, antes de ter uma lista do que tenho na despensa (e olha que hoje ela é um armário somente!) perdia muita coisa por conta de validade! Faço a lista a mão mesmo, igual a um post que vc fez e deu super certo! Obrigada! Boa semana!!

    Responder
  15. Muito legal o post, Thais. Tenho uma lista semanal e ela realmente ajuda muito a garantir não esquecer de nada!

    Responder

Deixe um comentário