17 Feb 2012

Quer criar um blog legal? Veja como fazer o planejamento

Não sei se todo mundo que acompanha este blog sabe, mas eu trabalho com Internet. Há cinco anos, sou coordenadora de projetos na web e, em 2011, participei de diversas campanhas em agências envolvendo grandes clientes e planejamento digital para eles. Além de tudo, escrevo em blogs há mais de dez anos e tenho o Vida Organizada há seis. Por todo esse background, frequentemente as pessoas me perguntam qual é o meu processo de criação de um novo blog, então escrevi neste texto algumas dicas para servir de guia caso você queira criar um blog e não saiba por onde começar.

Ter um blog depende muito dos seus objetivos. Muita gente começa a escrever despretensiosamente e, depois, vai dando tão certo que acaba virando até a profissão da pessoa! Por outro lado, se você quer montar um blog exclusivamente para ajudar na sua carreira, o planejamento também se aplica.

Meu processo de desenvolvimento segue os seguintes passos:

1. Ter a ideia

Isso significa pensar em um nome bacana que dê vontade de pôr em prática, como no meu caso com o Vida Organizada, ou então pensar em um tema que nunca foi explorado ou parece perfeito para o assunto em questão. Todo mundo tem um interesse sobre o qual pode escrever a respeito – encontre o seu. Se você gosta de pescaria, por que não escrever um blog sobre o assunto? Se você estuda e trabalha com teoria de redes, por que não? Se deseja escrever sobre todos os assuntos que gosta, seu blog será bem genérico (o que não é ruim) e terá mais a pegada de um magazine pessoal. No entanto, profissionalmente, quanto mais específico for o seu blog, maiores as chances de ele se destacar mais.

Em 2006, quando decidi criar o blog, eu sabia que ele seria sobre dicas de organização, pois é um assunto que eu adoro e é muito natural para mim escrever sobre ele.

2. Definir um objetivo

Você terá um blog por hobbie ou para ganhar dinheiro? Ou ainda para ganhar experiência profissional como redator? Para ter presença digital na sua área de atuação? É importante definir o objetivo, pois será ele o responsável pelo planejamento de conteúdo. Quanto tempo você poderá disponibilizar diariamente para as suas demandas? Se puder usar 1h do seu dia para isso, defina desde o início o que poderá ser feito nesse período. Às vezes queremos fazer tudo, mas em 1h por dia é possível fazer só a, b e c. Essa é uma etapa importante do projeto, então, porque a sua disponibilidade de tempo definirá muitos objetivos.

Se decidir criar seu blog por hobbie, pode definir uma frequência somente para se forçar a mantê-lo atualizado e exercitar a escrita. Se quiser montar um blog profissional, precisa fazer uma pesquisa para saber qual a frequência de atualização dos blogs da mesma área. Todo o planejamento depende do objetivo.

Quando eu criei o blog, não tinha um objetivo definido. Somente com o passar do tempo eu fui definindo o que eu achava que seria legal fazer.

3. Definir quem fará parte dele

Você escreverá sozinho(a)? Ou chamará alguém para fazer parte da equipe? Quem são essas pessoas? Elas contribuirão com que frequência? Serão remuneradas? Como você cobrará as atualizações? Como elas postarão no blog? Sobre o que irão falar?

4. Capacidade social e análise de audiência

Isso é importante: quantas pessoas seguem você no Twitter? Quantas podem seguir, com a temática do novo blog? Quantos amigos você tem no Facebook? E em outras mídias?

Ter uma ideia de quantas pessoas você irá atingir pode dar uma perspectiva inicial de audiência e você pode estabelecer metas a curto, médio e longo prazo.

5. Planejamento de conteúdo

Defina os temas e sub-temas que irá desenvolver. Isso pode ser um bom escopo para as categorias. Atenha-se às palavras-chave e faça um cronograma de conteúdo. Você pode começar por dois a três posts por semana, mas o ideal hoje na internet são as postagens diárias. Eu costumo ter posts escritos com uma semana de antecedência mas, se puder, tenha posts para um mês a frente. Isso te dará uma folga caso você tenha algum período difícil com relação ao tempo, viagens e outros empecilhos para o andamento do blog. Uma coisa que me ajuda muito é andar sempre com um caderninho para anotar ideias de posts, então não preciso perder muito tempo definindo temas. Eu também tenho um calendário com um mês por folha onde tenho as ideias de posts agendadas para o ano inteiro – vou preenchendo no decorrer do ano, é claro, mas geralmente tenho dois meses adiantados de temas definidos para facilitar.

Sempre que posso, arranjo um tempo para escrever. E descobri que escrevo melhor quando escrevo no papel, pois não tenho as distrações da internet. Descubra o que te inspira mais e alimente isso.

Lembre-se também que o conteúdo não se restringe aos posts do blog, mas às redes sociais, respostas a comentários, e-mails com dúvidas etc.

6. Necessidades financeiras

Você pode ter o seu blog por hobbie, mas é importante que, ao menos, ele se pague. Se você puder colocar anúncios do Google AdSense ou participar de programas de afiliados, melhor para você. Caso seu interesse seja ganhar dinheiro com o seu blog, é importante planejar as ações para que isso aconteça.

Vale lembrar que um blog não dá dinheiro da noite para o dia. Leva tempo e exige muita dedicação. Não pense em rentabilidade antes de uns seis meses de postagens, relacionamento e bom trabalho de SEO. Se o seu blog for bom, você receberá muitos contatos de agências e empresas. Porém, a palavra-chave do ouro é: tráfego. Seu blog vai precisar de um bom volume de tráfego para as marcas verem que compensa anunciar. Eu poderia escrever um outro post inteiro sobre esse tema, pois é muito assunto pra pouco parágrafo! Mas vá por mim: tenho um bom conteúdo, bem escrito, original, bem formatadinho e voltado para SEO, que já é 80% do caminho.

7. Métricas

Como você calculará o retorno sobre o seu investimento? Instale uma ferramenta como o Google Analytics para mensurar as visitas e analisar onde precisa trabalhar. Gere relatórios mensais com números de seguidores, fãs, RTs, @s, likes e comentários. Existem diversas ferramentas novas a cada dia para mensurar influência em redes sociais também – mantenha-se atualizada(o). Observe o crescimento do seu blog.

8. Monitoramento

Você sabe o que as pessoas estão falando sobre você? Crie alertas no Google com as principais palavras-chave relacionadas ao seu site para verificar diariamente o que está sendo dito. Faça buscas em tempo real nas redes sociais e relacione-se com as pessoas.

9. Linhas de atuação

Seu blog terá alguma restrição? Você falará sobre a sua vida pessoal, por exemplo? E os posts, serão diários? Quando você não tiver um post, o que irá fazer? Você responderá os comentários em seu próprio blog ou visitará os blogs dos usuários? Definir essas linhas deixa claro desde o início como será a sua rotina de manutenção do blog, porque não se trata só de escrever posts.

10. Rotina em mídias sociais

Você postará diariamente no Facebook? Qual a abordagem? Apenas divulgará os textos ou terá um relacionamento? E no Twitter, qual a frequência? Apenas para servir de guia, o padrão é de 3 postagens diárias no Facebook (manhã, tarde e noite) e uma a cada hora no Twitter. Você também pode postar de madrugada, se este for o seu público. Como você também precisa trabalhar, o ideal é que agende as postagens anteriormente através de um programa como o TweetDeck ou o HootSuite.

Criar um novo blog requer planejamento e disponibilidade de tempo. Dá trabalho? Dá. Apesar de manter o Vida Organizada por hobbie, eu o considero um segundo emprego porque realmente demanda muito do meu tempo. Você pode criar um blog sem organização nenhuma e postar quando der na telha, mas isso o colocará na classificação de todos os outros blogs desinteressantes que existem e não têm qualquer diferencial. Se você quiser que o seu blog seja reconhecido, é necessário definir as guidelines. Espero que os passos acima possam ajudá-lo(a) nessa questão.

Você tem mais alguma dúvida relacionada ao processo de criação de um blog? Poste nos comentários.

47 comentários . Comentar via blog

  1. Adorei o post bem explicativo, era o que precisava. Valeu pela dica do google analytics, só tenho uma dúvida: o que é SEO?
    Att.,
    Luks

    Responder
  2. Fer

    Oi Thais, adoro seu blog e amei esse post. Era justamente o q eu estava precisando, incrível!

    Essas dicas foram de grande valia, pois sou redatora publicitária e tenho muita vontade de me tornar redatora de conteúdo para internet. Toda e qualquer dica nesse sentido será muito útil. Vc tem alguma leitura específica(livro, artigo) ou até um curso que possa recomendar?

    Forte abraço. :)
    Fernanda

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Fer. Olha, tem muita coisa pela internet afora. Eu começaria assinando os principais RSSs a respeito e conferindo diariamente, como o Mestre SEO e o Mashable. Boa sorte. =)

      Responder
  3. ~ Ameei as dicas. Obrigada. Sempre quis ter um blog de sucesso. Com quem em possa me comunicar, e tal. Mais ainda não sei.
    Sou dona do Tumblr For All, la-1.tumblr.com.
    Ás vezes não tenho muito tempo para postar. Mas posto frases, pequenos texto e fotos. Acho legal.
    Deem uma olhadinha lá. E me respondam pelo Twitter o que acham. @VannaLara.
    : ) Thanks.

    Responder
  4. Tenho o Alices fazem 2 anos.
    Adorei o post pq dá para redefinir algumas coisas que vi, agora, que não davam certo.

    =*
    milalices.blogspot.com

    Responder
  5. Elvis Ferreira

    Luks Vieira, em resposta à sua dúvida:
    SEO (Search Engine Optimizator – Otimização para Motores de Busca) é uma estratégia ou um conjunto de estratégias de Marketing (marketing invisível, digamos) que você aplica no seu site ou blog para que ele seja melhor rankeado pelos motores de busca, como o Google, por exemplo. O objetivo é trabalhar no conteúdo com palavras-chave e links para que o Google veja que seu site tem conteúdo relevante e indexe ele numa boa posição nos resultados de busca. Mas não é só isso, porque na verdade envolve muitos outros detalhes que só uma leitura mais aprofundada lhe traria melhor entendimento.

    Resumindo, é uma estratégia para melhorar o posicionamento do seu site no Google.

    Thais, acho que você poderia colocar algum plugin para que pudéssemos interagir nos comentários, para que a minha resposta para o Luks fosse avisado no e-mail dele.

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Elvis, obrigada pela sugestão. Eu já venho querend fazer isso há algum tempo, vou procurar o plugin.

      Responder
  6. Elvis Ferreira

    Thais, gostei das dicas! Bem legal!

    Tenho em mente 3 blogs para criar, mas vou precisar planejar muito bem e decidir qual deles vou focar. Um é de Fotografia, outro de Pensamentos e o outro Pessoal, com posts aleatórios, sobre diversos assuntos (tipo aqueles blogs para expormos nossa opinião em diversas coisas).

    Acredito que é essencial gostar do assunto para ter motivação para postar. Na maioria das vezes, criar um blog com a intenção de somente ganhar dinheiro pode comprometer o sucesso o blog. O que você acha?

    Vejo que você escreve aqui no Vida Organizada com vontade, com interesse, e isso é o que me faz voltar aqui pra ler posts novos.

    É isso aí. O Vida Organizada vem melhorando a minha vida. As coisas estão muito mais fáceis depois que me tornei organizado e comecei a ter senso de simplicidade. A vida fica bem mais clara e leve! :D

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Elvis, eu concordo que só motivação financeira não leva a lugar algum (mesmo porque os bons blogs encaram isso como consequência e não objetivo). Mas muitas pessoas são contratadas por agências justamente para criar blogs para clientes, então isso acontece e a pessoa tem que fazer o melhor possível.

      Responder
  7. oi….
    gostaria muito de transformar meu blog em .com, mas o domínio não esta disponível. Vc faz sites tb?

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Flavia, não faço não. Hoje em dia terceirizo tudo o que eu puder.

      Responder
  8. Super obrigado pela dica, sempre ouvi falar do Google A. E eu nunca entendia nada, obg e valeu.

    Responder
  9. Adorei o post, Thais. Quando comecei o meu blog (já lá vão seis anos…) a ideia era assinalar a mudança de vida que ocorreu em 2005: a entrada no mercado laboral e assim criar uma espécie de diário de bordo em que iria falar de tudo aquilo que me apetecesse fossem livros, viagens ou até mesmo emoções. O meu blog é pessoal e é lá que vou partilhando os meus passatempos e as minhas divagações mas confesso que nunca pensei nele da forma que vem apresentada na post. Mas o que é facto é que, desde que comecei a ter postagens mais frequentes e a relacionar-me mais com os meus leitores, tenho vindo a verificar que o número de visitas e de comentários tem vindo a aumentar. Embora esse não seja nem de perto nem de longe o me objectivo com o blog, mas o que é facto é que gosto bastante da interacção que vou criando com os leitores e é muito bom saber que existe alguém do lado de lá que volta diariamente e que gosta de me ler.

    Muito obrigada pelas dicas sempre tão úteis :)

    Responder
  10. Eni Silva

    olá Thais!

    Que bom que voce está abordando este assunto!
    Sempre tive vontade de ter um blog e até cheguei a iniciar um mas não tinha visto da forma como voce apresentou!
    Que tal você ampliar os temas sobre estes assuntos e fazer uma série? iria adorar e acredito que outros leitores também. Abraços e continue sempre com este sucesso!!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Eni, pode ser que eu fale outras vezes sim. Obrigada!

      Responder
  11. simone

    Oi Thais, estou analisando e pesquisando para fazer um blog, e gostei muito das suas dicas. Mas como não tenho experiência, você poderia me tirar umas dúvidas? Não sei por onde começar o blog na parte prática, quero um blog legal, por exemplo: dominio (primeiro preciso registrar o nome?) , qual programa escolher para desenvolver o blog (qual você usa?), não entendo nada disso, consigo fazer sozinha ou vou ter que contratar alguém?
    Desculpe as perguntas de marinheira de primeira viagem. Obrigada

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Simone, sempre recomendo o WordPress. Eu fiz um post sobre isso, olha:
      http://vidaorganizada.com/dica-do-dia/quer-criar-um-blog-legal-veja-como-fazer-o-planejamento/

      Responder
  12. carol

    eu e minha mãe somos super suas fãs nossos parabens pelo trabalho fantastico…beijos

    Responder
  13. Caio Augusto

    Olá,tudo bom?
    Adorei o blog!! Sou Caio tenho 14 anos,quero criar um blog mas não sei como criar,já tenho o tema,estou pensando em um nome para o blog…mas infelizmente não sei como criar!(Acho que um blog me ajudaria muito na minha futura profissão{Jornalismo})peço que se você puder,me ajude a criar um blog;estou contando com sua ajuda rsrsrs!! desdes já obrigado
    -Caio Augusto

    Responder
  14. Oi Thais, estou com uma dúvida no meu blog, não sei se podes me ajudar.
    Por que as pessoas para comentarem, precisam se logar no WordPress? Tem como não ser assim?
    Outra coisa, como posso criar páginas por assuntos, como as tuas colunas, por exemplo?
    Indicas algum artigou ou livro para eu ler sobre o assunto?
    Obrigada!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Cristiane, eu não consigo comentar muitas vezes no seu blog por esse motivo. =/ Não sei o que pode ter… nunca tive blog no WordPress.com.

      Responder
  15. OiThais! Obrigada pelo retorno!
    Aparentemente, problema resolvido. Se quiseres comentar alguma coisa, fique a vontade!
    Beijos.

    Responder
  16. Desejo ter um blog porque acho que me poderá ser útil para exprimir ideias, sentimentos e muito mais.

    Responder
  17. desejo ter um blog porque acho que me pode ser muito útil para exprimir ideias sentimentos e muito mais.

    Responder
  18. oi qero faser um blog muito legal mas não sei fazer teenho 8 anos e to no 3teceiro ano

    Responder
  19. Giselli

    Olá thais… descobri seu blog há pouco tempo e ja estou engolindo ele… rsrsrs Bom… estou com um projeto de blog sobre viagens que acredito ser inovador, pelo menos até hj nao vi nenhum igual por ai… e gostaria de mais algumas dicas, como por exemplo, como fazer para nao aparecer “.blog” no endereço da pagina?

    Tem como postar musicas também?

    Obrigada.
    Ah, adoro as suas dicas!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Giselli, como assim? Basta comprar um domínio, hospedar em servidor etc. Tem bastante material explicativo por aí. Mas não se preocupe, que essa parte é bem simples.

      Responder
  20. Cibele

    Qta coisa interessante!Obrigada

    Responder
  21. Olá Tais!Adorei o conteúdo e as explicações aqui no site.Criei meu blog recentemente e vou aplicar tudo que ensina aqui.Obrigado e sucesso!!!

    Responder
  22. Oi, Thais! Viciei no seu blog (hehehe), sou A DESORGANIZADA mas estou em um momento de grandes mudanças, e quero resolver esse problemão também. Sempre tive dificuldades com relação à disciplina, e agora, aos 25 anos -casada e grávida do meu segundo filho- preciso me organizar. Sei que esse cantinho aqui vai me ajudar bastante, estou lendo compulsivamente (tipo, 10 guias abertas!!!). Obrigada mesmo! Abração!

    ps: esqueci de dizer, uma de minhas metas é criar um blog e alimentá-lo diariamente por no mínimo um ano. Procurei dicas de como fazer isso mas não encontrei nada interessante. E hoje, quase sem querer, encontrei em seu blog!
    Fique com Deus

    Responder
  23. Olá, Thais!
    Criei um blog literário há cerca de dois meses (http://marcia.sampaio.me/). Nele publico, três vezes por semana (terças, sextas e domingos), contos e crônicas de minha autoria, além de ter um dia reservado à publicação de autores convidados (quarta-feira). Adorei suas dicas, embora algumas eu já tivesse adotado, por sugestão de meu irmão ou por intuição. Por exemplo, tiro uma manhã de sábado e planejo a pauta do mês seguinte. Escrevo os textos e agendo a publicação. Assim, tenho tempo para viver, trabalhar e me inspirar para novas postagens. Ainda tenho um público muito modesto (comemorei as 1000 visitas nessa semana) e não coloquei anúncios, pois acho muito precoce pensar em retorno financeiro com tão pouco.
    Você está de parabéns, como sempre, pois o seu post foi o mais simples e objetivo que já li sobre o tema.

    Responder
  24. Eu tinha um blog, mas ele era de conteúdo inapropriado e antes de me cortarem do adSense eu retirei logo.Mas só quem criou sabe que um blog é como um filho.
    Agora to tentando outro, vai dar certo.obrigado.

    Responder
  25. Gaby

    Boa tarde Thaís,

    apesar de acompanhar o blog há algum tempo, e, nos últimos tempos diariamente, eu acho que nunca escrevi aqui.
    Hoje eu me peguei pensando algumas coisas e até dei um “google” mas não achei nada tão específico quanto queria. Encontrei esse post aqui que já me ajudou muito, e quero saber se você consegue me ajudar mais. Talvez seja também a dúvida de outras leitoras.

    Eu sou formada, tenho ensino superior, e adoro minha profissão. Mas eu amo escrever e também amo organização. Toda vez que entro num blog que eu gosto fico babando e querendo fazer um pra mim também. Apesar de saber de todas as (muitas) dificuldades (que você também expôs bem aqui), fica a vontade… eu só não crio porque acabo pensando assim: “já tem tanta gente boa, porque visitariam o meu?” Eu trabalho metade do tempo no computador, metade em uma parte mais “prática”, mas o que acontece é que sempre que estou no pc acabo me perdendo em organizações e mais organizações. Listas, tabelas, horários… e tudo isso me faz tão feliz!! Eu notei que fico muito feliz fazendo as duas coisas, seja no computador com tudo organizadinho à minha disposição para produzir, seja organizando “fisicamente”, em casa por exemplo (quem mais fica super feliz de arrumar um banheiro no sábado à noite?!), seja escrevendo, outra paixão.

    Vou ser mais clara, eu gostaria de dicas pra começar a trabalhar realmente com organização (seja com blog ou na prática). Não sei como começar a fazer isso. (antigamente tinha um curso de organização de armários na minha cidade mas fechou =/ ) Você tem idéia? Como você começou? Conhece sites ou textos sobre o assunto? Poderia fazer um post sobre isso para mim e também os outros leitores que possam se interessar, o que acha?

    Enfim, desculpe o tamanho do comentário, espero MUITO que você possa responder. (lembro que você disse que dá prioridade aos comentários ao invés de e mails, por isso aqui estou)

    Obrigada desde já e MUITO parabéns pelo blog que é perfeito!

    Gaby

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Gaby, que bonitinha a sua mensagem. <3 Tomara que dê certo e você consiga trabalhar com isso.

      Fiz um post há pouco tempo sobre o trabalho como organizador profissional, dê uma olhada:
      http://vidaorganizada.com/trabalho/carreira/um-pouco-sobre-organizadores-profissionais/

      Responder
      1. Gaby

        Oi Thais!

        Muito obrigada pela resposta, e muito rápida por sinal :) Eu tinha procurado no blog mas não tinha achado esse post… obrigada!!

        beijos
        Gaby

        Responder
  26. Quero publicar coisas sobre mi e minha vida em espécie de diário

    Responder
  27. olá, adorei as dicas, obrigada por dividir com nóis, começei um blog há alguns e gostaria de leva-lo mais pro lado profissional e não estava sabendo como atrais mais contatos!!
    Vou tentar colocar todas as dicas em pratica e mais uma vez obrigada!!

    Responder
  28. qual site vc acha melhor para criar um site?????

    Responder
  29. Samuel Beraldo

    Bom dia!

    Nunca tinha acessado antes seu blog. Achei interessantíssimo!!!

    Tenho vários projetos para esse ano (vários fotográficos também) e estou pesquisando bastante antes de criar um blog, que eu sempre tive vontade – Acho que esse ano vai!

    Sua matéria me ajudou bastante me dando um direcionamento de como começar e de me planejar bem mais do que eu pensava, antes de dar este passo.

    Acho que colocar tudo no papel vai deixar as coisas mais fáceis!

    Muito obrigado pela ajuda e pela inspiração
    Deus abençoe

    Responder
  30. Deise Lúcia

    Oi Thais, olha já faz um tempinho que ando procurando dicas pra criar um blog, e estou procurando investir mais no tema que quero abordar, só que o único problema é que eu não consigo ter a ideia de nome pra blog, eu tenho um caderno que desde do inicio que já pensei em criar um blog eu escrevo nele pra tudo ficar mais organizadinho mas todo nomes que vem na minha mente que seria bacana quando eu olho no google percebo que já existe blogs com o nome que eu pensei, então Thais sera que tem como você me dizer a melhor forma de procurar inspiração pra dar um nome pro meu blog?

    Responder
    1. Thais Godinho

      É super difícil mesmo… não tem regra, é pessoal. Eu sempre tive muita dificuldade em encontrar bons nomes. Boa sorte.

      Responder
  31. Vinícius Prestes

    O nome deste post deveria ser “Caminho das Pedras”! Excelente e muito obrigado, você acabou de jogar uma faísca na minha pólvora blogueira (mesmo tendo escrito há mais de dois anos!).
    Vou começar a criar e organizar meu próprio blog hoje mesmo.
    Abraço!
    Vinícius

    Responder
  32. oi thais .eu tenho 16 nos e gostaria de faze um blog por hobbie ,mais tipo n sei nada de nada ,vc ta me ajudando muito ,mais fiquei com uma duvida na numero 6 necessidade financeira .vc poderia ser mais especifica .
    obrigado .

    Responder
    1. Thais Godinho

      Você tem gastos diversos com o blog. À medida que vc vai profissionalizando-o, então, vai tendo outros. Domínio, servidor, investimento em material para pesquisa (livros, revistas etc), cursos que vc acabe fazendo para ajudar com o blog, profissionais que vc contrata, design e muitos outros.

      Responder
  33. Adorei as dicas. Principalmente sobre o planejamento mensal de postagens. Agora é um pouco complicado trabalhar com a divulgação.

    Responder
  34. Gostei muito das suas dicas vou colocar em prática por que faz um tempo que tenho o descomplicando a informática mais não vejo tanto resultado mais acho que é por que muita coisa que você disse eu não faço.Obrigado e parabéns.

    Responder

Deixe um comentário