11 Jul 2013

Planeje uma viagem de final de semana para recarregar as baterias

Eu gosto muito de viajar e só não faço isso com uma frequência maior por limitações de agenda mesmo ou orçamento. Viajar pode ser caro, especialmente se você estiver em duas ou mais pessoas. No entanto, viagens aos finais de semana para lugares perto de casa podem ser uma excelente opção para sair um pouco de casa, descansar em um lugar diferente e conhecer coisas novas. Por isso, sou muito a favor dessas viagens rápidas para recarregar as baterias.

1. Conheça seu orçamento

O primeiro passo antes de planejar uma viagem é conhecer o orçamento que você tem. Pode parece um passo óbvio, e é, mas muitas vezes nos empolgamos tanto com o destino e as atividades que gostaríamos de fazer quando chegarmos no lugar que perdemos um pouco a noção dos gastos. A primeira tarefa então é definir o quanto você pode gastar e fazer uma divisão desse valor de acordo com os dias. Aí você pega o gasto diário e divide por hospedagem, transporte, alimentação e o que sobrar.

Vale como exercício fazer o inverso: calcular tudo o que você deseja fazer e ver o valor final. Se for muito discrepante da soma acima, tem que tomar cuidado para não perder a cabeça e gastar mais do que deveria – no cartão de crédito, por exemplo.

2. Verifique a sua agenda

Verifique sua agenda com uma certa periodicidade para saber quais os melhores finais de semana para ir viajar. Tente evitar feriados e finais de semana no início do mês, quando todo mundo recebe o salário, pois nesses finais de semana os lugares costumam estar mais cheios e até mais caros. Viajar fora de temporada também ajuda a economizar. Ir para Campos do Jordão em março, por exemplo, é muito mais barato que ir em julho; ir para a praia em agosto também, mas verifique o custo-benefício.

3. Pesquise lugares por perto

Conheça os lugares até onde você pode ir. Se for de carro, há determinadas opções. Se for de ônibus, leve em conta o tempo de trajeto até a rodoviária. Se for de avião, balanceie os gastos. Para viagens curtas, perto de casa (considero até 250km perto de casa), certamente você terá uma dezena de opções. Pesquise mais sobre esses lugares para decidir para onde deseja ir.

4. Reserve o hotel com antecedência

Se você conhece a sua agenda e já sabe para onde vai, reservar o hotel com antecedência é a opção mais inteligente, pois você pode conseguir descontos na hospedagem. Além do que, quanto menos você deixa para a última hora, menor é a chance de ficar sem lugar para ficar.

5. Deixe tudo pronto para quando voltar

Antes de viajar, lembre-se de deixar a casa minimamente arrumada. Esvazie as lixeiras, lave a louça, deixe a cama arrumada, prepare alguma refeição e congele para não ter que se preocupar com isso quando chegar.

Viajar aos finais de semana é uma delícia, mas também é cansativo chegar no domingo à noite e trabalhar no dia seguinte. Por isso, organize-se para aproveitar cada minuto da viagem e não se estressar antes e depois dela.

4 comentários . Comentar via blog

  1. Lidy

    Eu amo essas viagens rapidinhas….mais cansa mesmo…volto querendo que a segunda não exista…hehehe

    Beijos!

    Responder
  2. Cris

    A D O R O V I A J A R!!!

    Mas com certeza requer um breve planejamento, quem não faz no mínimo um balanço do que quer fazer no passeio, certamente gastará mais do que imaginava. O ideal é sempre estar atenta as promoções das companhias aéreas (sempre tem) já fiz viagem para o sul do país a preço de pechincha, e claro reservar com antecedência o hotel, no mais é fazer os cálculos diários e correr para o abraço, VIAJAR É TUDO DE BOM, mas é necessário um planejamento, até mesmo as viagens em cidades mais próximas. Bjs Thaís

    Responder
  3. Lili

    Aprecio muito viagens bate e volta!
    Prefiro passear e relaxar todo mês, através de viagens curtinhas e econômicas do que fazer aquela super viagem somente uma vez por ano.
    Escolho a dedo os finais de semana para fugir de São Paulo. Aqueles de antecedem ou logo após feriados, são os melhores.
    Realmente é bom evitar semana de pagamento. Se o tempo estiver bom então, mais movimentadas estarão as estradas.
    Excelente post. :)
    Bjs
    Lili

    Responder
  4. Flávia

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, estou recém casada e tem me ajudado muito!
    Queria deixar uma dica para você de viagem, conheça Poços de Caldas, você vai adorar é uma bela cidade! Se quiser te dou várias dicas, fica 156 KM de Campinas!

    Beijos,

    Flávia Sgrili

    Responder

Deixe um comentário