26 Mar 2013

O fim do Google Reader e alternativas para substituir o leitor de feeds

rss-reader-keep-calm

Como vocês já devem ter percebido ao acompanhar o blog, eu sou fã dos serviços gratuitos do Google, e com o Reader não era diferente. Lamento muitíssimo o fim da ferramenta, que considero a melhor para leitura de feeds. No entanto, a vida continua, e desde a publicação da notícia eu venho procurando alternativas para este site que tanta falta me fará.

Para quem não sabe, um leitor de RSS é uma ferramenta utilizada para acompanhar as publicações dos seus sites preferidos, sem precisar acessá-los. A ferramenta unifica todas as atualizações em um só lugar. É muito útil, pois quem tem tempo para visitar todos os sites que gosta diariamente?

Para mim, um bom leitor de feeds deve ter as seguintes características:

  • Possibilidade de acesso via web
  • Opções de compartilhamento
  • Interface amigável e bonita
  • Leitura dos textos dentro da ferramenta
  • Separação por categorias
  • Alternativas para dispositivos móveis
  • Facilidade no gerenciamento dos feeds

Eu costumava utilizar o Reeder, que é um aplicativo para macbooks. Gosto muito do aplicativo, mas o problema é que ele é associado ao Google Reader. Muito provavelmente, com o fim da ferramenta do Google, o Reeder se torne uma ferramenta autônoma (nenhuma novidade sobre isso ainda na página do app). O fato de não ser acessado via web não me atrapalha tanto, pois utilizo outros leitores de feeds no celular e no tablet. Vou aguardando as novidades então.

De qualquer forma, a primeira alternativa que me veio em mente foi o Blog Lovin, que ainda é muito utilizado por blogueiros, especialmente fora do Brasil. É uma boa ferramenta, mas peca em alguns aspectos. Primeiro, porque não gosto do modo de visualização – a atualização aparece com uma imagem e um pequeno texto e, quando você clica para ler, abre o link em uma nova página. Segundo, porque não dá para exportar os feeds (acho isso um absurdo até). Eu estava usando essa ferramenta, mas não estava contente.

Então lembrei de outra que eu já tinha conta, mas não acessava há tempos: The Old Reader. Ela é muito parecida com o Google Reader no começo, quando era possível compartilhar os feeds com quem estava te seguindo. Mas ela deu muitos erros quando tentei exportar meus feeds do Google, além de não ter um sistema de pastas/categorias. Também não tem opções de compartilhamento por e-mail ou em redes sociais, por exemplo. Assim, não serve para o meu uso, pelo menos atualmente.

Aí, pesquisando alternativas, encontrei o Feedly, que por enquanto tem sido a ferramenta que eu tenho usado. Ela é agradável esteticamente e tem todas as funcionalidades citadas acima. Não gosto muito do modo como adiciona os feeds, mas isso é um detalhe. A visualização é muito boa e, por enquanto, tem me servido bem.

Nenhuma dessas ferramentas se compara ao Google Reader, ao meu ver. É uma pena que o serviço acabe.

Para acompanhar as atualizações do Vida Organizada, você pode cadastrar seu e-mail na caixa que está localizada na barra lateral. –>

E você, já encontrou uma alternativa ao Google Reader? Cite nos comentários!

51 comentários . Comentar via blog

  1. Confesso que eu não usava muito o Google Reader, mas ultimamente estou organizando minha vida online e tentando usar da melhor maneira o tempo que passo em frente ao computador e achei que usar um leitor de feeds ajudaria nisso. Estou usando o Feedly e gostando muito. Recomendo!

    Responder
  2. Thais, os meus feeds ja estavam todos organizados em pastinhas no Google reader e quando levei ja foi tudo organizado!
    Ele levou algum tempo pra importar todos, tenho muitos blogs nos feeds,no final deu tudo certo!

    Responder
  3. Silvia Alves

    Quando li em outro post que você iria trazer opções de reader, respirei aliviada :D compartilho a mesma opinião quanto ao bloglovin, muito ruim a questão de abrir o site em outra janela. ontem pesquisei substitutos e cheguei ao Feedly e por enquanto está atendendo minhas expectativas!

    Responder
  4. Daiane

    Oi Thais. Gostei bastante da nova cara do seu blog. Pra mim ficou muito mais lindo (eu tenho uma forte tendência minimalista em layout de blog).

    Eu tenho usado o feedly desde que me vi orfã do greader. Achei uma sacanagem do google, porém, ele avisou a muito tempo atras já sua intenção de acabar com o serviço, né? Fazer o que?

    Achei que o feedly ainda está muito bugado, e não gostei de ter que baixar extensão para poder usar via web-broswer, mas OK, acho que com a enxurrada de gente vindo do greader a tendencia é só melhorar.

    Ele tem um visual meio fresco, mas foi o mais limpo de todos os que eu testei. (eu e minha tendência minimalista).

    Agora só falta uma única coisa, os blogueiros descobrirem que podem ganhar também com o artigo completo do feeds. Será que eles não sabem que podem colocar anuncios no template do feed também? Acho tão mesquinho liberar feeds pela metade.

    Obrigada por liberar o feeds completo do seu blog! De coração <3 Me facilita MUITO a vida.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Nossa, concordei com tudo o que você escreveu.

      Responder
    2. O pessoal que coloca o artigo inteiro nos feed está no meu coração.

      Responder
      1. Thais Godinho

        Pois é, também odeeeeio quando fica o feed pela metade. Em 99% dos casos, eu nunca abro um post que está desse jeito. Sei que o pessoal faz para forçar a visita ao site, mas né. Não funciona.

        Responder
        1. Juba

          Eu parei de seguir quem faz isso, são blogueiros que querem visitas e não leitores.

          Responder
  5. Daiane

    Ah, esqueci de dizer uma coisa. A única coisa que realmente eu não gostei do feedly é a impossibilidade de ler os feeds offline no celular.

    Responder
    1. Isso é bastante chato. Tenho que conectar com a minha conta cada vez que quero ver as novidades pelo celular.

      Responder
      1. Thais Godinho

        Acho que com o fim do G reader vão começar a aparecer outras opções melhores. Vamos aguardar!

        Responder
  6. Valéria Miranda

    Oiê, gostaria de saber se o ultimo da pra exportar do google?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Dá sim, Valéria.

      Responder
  7. Carla

    Thais que dica maravilhosa! To aliviada! Prefiro o reader, gosto daquele jeito simples dele, mas tudo bem o acho que feedly é a melhor opção por enquanto. Já exportei tudo, mas agora uma pergunta (sou burrinha :D) lá no feedly faço acesso pelo google, não vou perder tudo depois que o reader sair né?
    Bjo, adorei a cara nova do blog!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Não vai não, é só o login mesmo. =)

      Responder
  8. Nem fala. Estou me sentindo uma filha abandonada. Testei vários agregadores e o Feedly está sendo o melhorzinho. Já tinha testado antes, mas como eu achava que o greader ia durar pra sempre, larguei.

    Responder
  9. Olá Thais, o feedly parece o menos maus mas não é a mesma coisa. Por exemplo, eu costumo ordenar o greader para aparecerem primeiro os feeds mais antigos (senão estou a ler post com referências de coisas que ainda não li!!) e o feedly não permite essa opção… mas enfim, até agora é o mais parecido com o original…

    Responder
    1. Dri

      Permite sim, Rita! Fuça lá nas opções que você acha.

      Responder
  10. Carla Wiederkehr

    Ainda não consegui entender esta decisão da Google de acabar com o Google Reader, pois eles falam que não tem mais saida o serviço, mas o que vejo é o contrario.
    Comecei a usar o Feedly, por ser mais parecido com Reader, gosto de ver as listas.
    Achei ele meio complicado, não é tão simples como o Google Reader. Ainda não achei como favoritar um artigo que gostei, ele não tem como salvar para ler mais tarde no Pocket.
    Mas quem sabe aos poucos eles vão melhorando o serviço.

    Responder
  11. Carla

    acho q eu vou migrar pra atualização por e-mail, por enquanto.
    bjos

    Responder
  12. glaucia

    olá…estou tetando usar o feedly… só pra para acessar no cel? no browser nao??

    Responder
    1. Thais Godinho

      Dá sim!

      Responder
  13. Lola

    Gostei muito desse Feedly! Obrigada pela dica. Mas não estou conseguindo adicionar os blogs do blogspot. É assim mesmo? Como faço?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Eu digito o endereço do blog na caixinha deles e geralmente o blog aparece lá para adicionar.

      Responder
  14. Leticia

    O mais engraçado é que eu tava lendo esse post pelo google reader.

    Sou dessas que vai chorar litros até o ultimo dia e acabar passando um milhão de anos sem leitor de feed até superar a perda.

    Adoro seu blog <3

    Responder
    1. Thais Godinho

      Nhai, nem me fala. Amava o G Reader também.

      Responder
      1. Henrique

        Na procura de um substituto do GReader, acabei encontrando um leitor 100% social e brasileiro.

        Bem melhor que o GReader pois posso acompanhar as leituras e favoritos de meus amigos, e o melhor consigo compartilhar qualquer post para um amigo com apenas um clique.

        Estou usando e gostando muito, segue link se você quiser testar: http://www.Aggregga.com

        Responder
  15. Jackie Zaninetti

    Que complicação! Logo agora que minha conexão está lenta, fazer essa migração não será fácil.
    Minha conta Google só existia por causa do GReader(comecei usá-lo por indicação sua), então ela deixará de existir.
    A coisa mais organizada na minha vida eram meus feeds, rs…

    Responder
  16. Até mesmo antes do reader, eu prefiro receber os posts no meu email. Qndo o blog não tem a ferramenta eu fico até triste! rs
    Faz tempo já que não usava o reader…
    Bjks

    Responder
  17. Eu estou testando o http://www.netvibes.com e estou bem satisfeita com ele. Tem a opção gratuita e outras opções cheias de sacanagens para quem está disposto a pagar, e não só arruma os seus RSS como também pode fazer buscas pré-programadas sobre determinados assuntos em determinados sites ou tipos de site para você :-)
    O único problema que vejo até agora é que a atualização dele não é tão rápida e automática quando o G Reader, e ele tem dificuldade de acessar alguns RSS e posts antigos de alguns blogs.

    Responder
  18. Valéria Vieira

    Thais,
    Considero-me uma pessoa relativamente antenada…
    mas e se eu disser que nunca tinha visto o G Reader até vc falar dele aqui e agora???
    Nossa, fiquei me sentindo uma sei-lá-o-que….
    sério, não sei como vivi até aqui sem ele! bom, pelo menos posso continuar sem, já que ele vai acabar. Melhor assim, né? já me acostumo com as novas opções.
    Mas achei o máximo qdo quis entrar no GR para ver como era… que coisa. amei!!
    agora já instalei o plug-in do Chrome deste Feedly, vamos ver se me dou com ele.

    Até agora, o que eu fazia, era deixar os blogs que costumo ver fixos como abas no meu navegador. Toda vez que entro eles estão lá! Aí é só abrir as abas e ler a última atualização.

    Mais uma vez, vc é a minha fera da organização!
    é muito mais simples e organizado ler os blogs assim… ehhe

    Obrigada por tudo, Thais!

    e sempre… PARABÉNS pelo ótimo blog!

    Responder
  19. João

    Melhor opção: NewsBlur.

    :)

    Responder
  20. Jessica

    Da para associar o Feedly a outro aplicativo chamado Pocket. Assim vc pode ler os feeds offline :) mto bom não depender do 3G para ler no tablet.

    Responder
  21. Jackie

    Thais,

    Eu fui uma das pessoas desesperadas que lhe enviou e-mail pedindo socorro por conta do fim do greader. Fiquei super feliz quando li este post. De verdade, muito obrigada :)

    Responder
  22. Uma “indicação” boa que peguei essa tarde é o Bloglines. Ele tem várias formas de visualização e uma delas parece bastante com a do greader. Ainda não fui ver se tem app para android. Vou comprarar com o Feedly por alguns dias para ver qual gosto mais, por enquanto.

    Responder
  23. Andrea

    Já estava usando o feedly no celular e no tablet e gosto bastante…recomendo!

    Responder
  24. Boa noite pessoal!!
    Adorei o layout novo, super leve, clean =D parabéns!!!
    Estava usando o bloglovin (sempre no iphone, se estou no computador prefiro abrir meus blogs preferidos, um a um ^^), mas ele não mostrava atualizações de alguns blogs, aqui por exemplo =/
    Ai entrei aqui agora pouco e segui a dica do feedly: o que é aquilo minha gente??? Visual super bonito, organização de blogs por categorias!!! Adorei =D
    Valeu mesmo a dica.
    Beijos

    Responder
  25. Jacqueline

    Olá Thais!

    Gostaria de saber se você conhece algum leitor de feeds que não necessite instalar nada. Sou fã do GR justamente por isso, era só acessar e estava tudo lá! Usava em todos os lugares (inclusive no meu trabalho, que tem uma política chata quando se trata internet!). ME AJUDA!

    Beijão,
    Jackie

    Responder
  26. Ary_k

    Muito bom o seu blog…parabéns.
    Eu nunca utilizei o google reader, mas utilizo um aplicativo de google chrome chamado “RSS Live Links”, só não dá para partilhar as noticias.

    Responder
  27. Melina Savi

    Primeiro, ficou lindo o blog depois da repaginada no visual!
    Segundo, tenho usado o Bloglovin e gostado como alternativa ao Google Reader, pelo menos a achei menos confuso que o Feedly. Cheers! :)

    Responder
  28. Juba

    Thais, você conhece alguma opção que sincronize bem com iphone? Ando apanhando muito, tem blogs que não sigo mais, deleto, e em cada sincronização eles reaparecem.

    Responder
  29. Não me acostumei ao Feedly e ao The Old Reader. Acho que, além dos pontos elencados, é importante que o leitor de feeds possua teclas de atalho.

    Responder
  30. Nayara

    Ei Thais!
    Tem pouco tempo que acompanho seu blog e já estou fã!!! Tento levar uma vida mais minimalista e otimizar o tempo para todas as coisas, e suas dicas são ótimas!
    Sou muito desligada de tecnologia e não conhecia essa ferramenta e já que o google reader está no fim, parti direto pro feedly e estou adorando!!! Eu perdia muito tempo acessando cada blog e agora acesso tudo num único lugar!!! Ferramenta maravilhosa que inventaram! Pena que não descobri isso antes! rsrs
    Bjos e parabéns pelo blog!

    Responder
  31. Ola pessoal. Eu nunca usei o Google Reader, o Feedly tb gosto. Eu uso o Leitor De Feed no navegador Opera para windows. La tem a opção de adicionar e ler. A cada feed que chega ele avisa. Recomendo

    Responder
  32. Ando usando o The Old Reader mesmo. Estou achando uma alternativa relativamente simples.

    Responder
  33. Vinicius

    Olá Thais.
    Achei seu site enquanto procurava uma alternativa ao Google Reader.
    Vou testar o Feedly; obrigado pela dica!
    Parabéns pelo blog, realmente muito bonito!

    Um abraço,
    Vinícius

    Responder
  34. Diego

    Oi, Taís, tudo bem?

    Já ouviu falar do Inoreader? Creio que ele possui as características que você cita no texto.

    Uso o Inoreader pois é muito prático e tem um visual legal.

    Alguns usuários dizem que esse leitor é muito parecido com o antigo Google Reader.

    Abraço!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Não conheço, mas atualmente uso o Feedly e estou satisfeita.

      Responder
  35. olá thais!

    já fiz alguns comentários em posts seus, mas acho que realmente não custa nada elogiar novamente o trabalho que faz aq com o seu “vida organizada”! parabéns mesmo!

    estava procurando um post seu em que vc falasse sobre seus sites favoritos (além da linkagem de domingo), mas não achei, mas achei este aqui em que você falava que reunia todos os posts que você quer ler, no feedly.

    adoraria saber quais são seus sites favoritos! você poderia compartilhar alguns?

    um abraço,

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Ju, tudo bem?

      Sim, estão todos na página Recomendo (no menu superior).

      Bjo

      Responder
      1. Juliana

        Que máximo, thais! Devia ter explorado melhor o site. Adorei suas dicas. Vou anotar várias delas. Bjo e obrigada por sua atenção.

        Responder

Deixe um comentário