02 Dec 2013

Minhas “regras” de organização

Imagem: http://www.handmadecharlotte.com

Imagem: http://www.handmadecharlotte.com

Coloquei regras entre aspas porque considero mais hábitos que regras em si, mas acho que chamar de regras explicita melhor o que eu quero dizer com este post.

Tenho alguns hábitos que fazem a minha organização funcionar. São eles:

  1. Só compro se tiver lugar para guardar.
  2. Só compro se estiver realmente precisando.
  3. Tenho um caderno e uma caneta sempre comigo para anotar o que for preciso.
  4. Faço a “dança dos cômodos” diariamente.
  5. Em casa, trabalhamos em equipe. Não existe só uma pessoa cuidando de tudo.
  6. Digitalizo tudo o que for possível para diminuir a quantidade de papel.
  7. Fazemos doações de roupas, brinquedos e itens diversos a cada seis meses.
  8. Não compramos presentes em datas comerciais.
  9. Fazemos compras no mercado semanalmente.
  10. Temos uma agenda para cada membro da família sincronizadas no Google Calendar.
  11. Se perdeu a validade, vai para o lixo.
  12. Se não usamos, doamos, presenteamos, vendemos, reciclamos ou jogamos no lixo.
  13. Se não usamos no período de um ano, vai embora.
  14. Cada coisa deve ter o seu lugar.
  15. Miudezas ficam juntas e guardadas.
  16. Destralho todos os dias.
  17. Utilizo um método de organização pessoal chamado GTD.
  18. Nunca perco meus princípios, valores e objetivos de vista.
  19. Se estou cansada, descanso. Se estou com energia, trabalho.
  20. Trato compromissos pessoais como compromissos de trabalho.

Acredito que essas sejam as minha regrinhas para ser organizada.

E você, tem alguma? Compartilhe nos comentários!

22 comentários . Comentar via blog

  1. Estou começando a me tornar organizada e o seu blog está me ajudando demais. Hoje, também possuo a regrinha de andar sempre com um caderno e caneta, pois nunca sabemos quando iremos precisar, correto?
    Em relação as outras coisas, ainda preciso me organizar. Mas acho que aos poucos vou conseguindo virar uma pessoa mais organizada.

    Se puder, você poderia olhar o meu blog? Foi inspirado no seu, mas o conteúdo é um pouco diferente. O blog é o Projeto At Home, obrigada pela atenção.

    Beijos.
    Adoro o seu blog, visito todos os dias!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Verei, obrigada.

      Responder
  2. Mah Beira

    Bom dia Thais, eu tbm tenho meus hábitos, tirou guarde, sujou limpe, se não uso passo pra frente, e uso o evernote para me organizar na vida pessoal e profissional, divido os serviços de casa por dia, entre outros no começo foi mais dificil agora já virou hábito…

    beijos e bom dia

    Responder
  3. Confesso que ainda preciso aprender muito. Mas cada vez tentamos destralhar mais a casa. Como eu já comentei outras vezes, temos uma criança de 1 ano e 7 meses, tentamos organizar as coisas de forma que nos sejam uteis. Inclusive, util para nosso pequeno. E assim vamos aprendendo. Esse post traz um norte muito bom. Dá pra se inspirar bastante. Obrigada! Abraço

    Responder
  4. Nunca pensei nesses hábitos como regras, mas olhando bem na minha casa é praticamente assim também, com a diferença de que moro sozinha.

    Responder
  5. Anajulia

    Thaís, tem uma coisa que me incomoda muito e que multiplica pela casa numa rapidez danada : sapatos e + sapatos :0 Tenho três filhos jovens (não mais adolescentes) mas que usam muitos tênis e sapatilhas, e com esse tempo chuvoso fica difícil organizar; praticamente não tenho área de serviço e não consigo encontrar uma forma de guardá-los enquanto não estão limpos. Help me, please….

    Responder
    1. Thais Godinho

      Tenha um kitzinhyo na entrada com tudo necessário para limpar e peça a eles mesmos que limpem e guardem.

      Responder
  6. Julia

    Amei.

    Responder
  7. maria fernanda

    Thais eu ja te sigo ja tem alguns meses, e ainda não sou organizada, mas pretendo melhorar algumas coisas na minha casa, visto que sou recem casada. Me chamou atenção o item 9 (Compras no mercado) Vc então faz compras semanalmente e não faz a compra do mês ?
    Vejo que as contas ficam um absurdo de caro, e as vezes penso que se eu fizer picadinho assim…. semanalmente acho que vou seguir mais a listinha do que realmente preciso né ? O que vc me sugere ?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Faço as compras semanalmente, mas o que der para comprar em quantidade eu compro. Aí na outra semana, não compro. Faço as compras semanalmente por causa da comida (frutas, legumes).

      Responder
  8. Anna Carolina Oliveira

    Tenho por hábito recolher a roupa do varal e já ir dobrando, pois se faço um monte pra dobrar depois, já era… não dobro mais.
    Também ter um bloquinho na cozinha pra anotar os itens q vão acabando pra comprar no mercado. Esse negócio dos sapatos tb acho um problema, só q não dá pra fazer o kit pq gosto de lavar a sola, pensei em um cesto plástico tipo esse http://blu.stb.s-msn.com/i/F6/8232EC68C99361384A2B9DB32FABA2_h450_w598_m2_q90_cSOecGAeu.jpg pra ir deixando os sapatos, depois é só levar tudo pro tanque.

    Responder
  9. Renata

    Seu blog está entre meus favoritos e é uma grande inspiração para mim, que não sou uma pessoa naturalmente organizada. Sei a diferença de ser ou não, pois cresci com uma pessoa mais organizada que eu (minha irmã) e me casei com um “organizadinho”. Entendo o valor de ser organizado, a importância, e pelo meu ideal de vida, a organização seria o meio mais fácil de chegar lá (na vida mais simples), mas às vezes, não tenho paciência para tantas “regrinhas” e métodos. Acho que são ótimas ideias, mas não tenho pique de seguir tudo a risca. Por isso, gostaria de fazer uma pergunta sincera, Thaís: Você é uma pessoa naturalmente organizada, nasceu assim? Ou se tornou depois de um tempo? Um grande abraço!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Renata, eu não nasci assim, nem sou 100% organizada. Se quiser saber um pouco mais sobre a minha história, por favor, leia o texto “Como me tornei uma pessoa organizada”. Obrigada.

      Responder
  10. Patricia

    Thaísssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss queriaaa ser sua vizinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!kkkkk…….bjssss

    Responder
  11. Adriana

    Eu amo a Dança dos Cômodos. Post q mudou minha vida! <3

    Responder
  12. Cristiane

    Sigo varias dicas ai de cima !!!!!

    Responder
  13. Lud

    Thais, leio seu blog sempre embora não tenha o hábito de comentar. Gosto muito da sua forma de ver a vida, me identifico demais. Não é o tema do post de hoje, mas li esse texto e me lembrei de vc! http://antesqueelescrescam.com/2013/11/21/seu-filho-precisa-mesmo-ser-tao-feliz/ Ainda não tenho filhos mas acho o tema “educação infantil” fascinante e acho linda a forma que cria seu filhinho, os valores que tentar passar à ele! Bjos! Ah! O post de hoje, só pra variar, também excelente! =)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada pela indicação.

      Responder
  14. Joy Rosa

    Thais,

    Primeiro, vou fazer minha contribuição com as “regras”

    Uma vez por ano, sempre no finalzinho, ou logo no começo, tiro um dia para destralhar mais detalhadamente a casa. Neste dia, sou mais minuciosa, abro gavetas, arquivos, caixas enfim, vou a todos os cantinhos da casa. Quando encontro um item que não sei muito bem o que fazer, me faço duas perguntas:

    1) Usei nos últimos 12 meses?
    2) Custa mais que R$ 20,00?

    Se a resposta para as duas perguntas for não, descarto sem dó! Caso a reposta seja positiva para uma das duas, guardo por mais 12 meses.

    Conheci seu blog recentemente, estava buscando mais informações sobre o método GTD, eu não sabia nada sobre este tema.
    Descobri o GTD, o EverNote e muitas outras informações que estão sendo muito uteis.

    Parabéns pela qualidade do seu blog!

    Um grande abraço!

    Joy

    Responder
  15. Andréa De Freitas Seltrão

    Thaís, vc vem me ajudando muito, e sei que vc sabe, que com suas dicas e posts, muitas pessoas saem do desespero, mas a mim, faz um bem enorme, nunca fiz nenhum comentário, mas acabei respondendo as 3 perguntas do início do post, e resolvi dizer o quanto estou grata, pelo seu blog entrar em minha rotina, não cheguei lá ainda, pois eu era a rainha da desorganização, e pra consertar isso, ñ é tão rápido, Acredito eu, mas estou confiante!
    Um abraço!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Muito obrigada, Andréa.

      Responder

Deixe um comentário