27 Nov 2007

Dicas para quem vai morar sozinho

Morar sozinho(a) é uma mudança importante e traz muitas dúvidas. Esse texto traz algumas dicas para facilitar a sua empreitada.

• A primeira providência é montar uma planilha com todos os seus gastos. Isso é fundamental para nunca perder o controle.

• Converse com outras pessoas que já passaram por isso e podem te dar umas dicas. Se conhecer alguém que foi morar em uma situação semelhante à sua, preste atenção em tudo o que ela disser.

• Se você tem algum dinheiro guardado para começar a mudança, você é uma pessoa abençoada. Se você não tem, calma! Dá pra fazer, ainda que com algumas restrições. Em primeiro lugar, liste o que você já tem. Você irá se surpreender com a quantidade de coisas que dá para usar: cabides, mesinhas, luminárias, panelas que sua mãe não usa mais. Não subestime nada!

• Certamente, alguns utensílios que você não tem serão absolutamente necessários, como fogão e geladeira. Aí você terá que listá-los e ver o que pode ser comprado usado ou não. Fogão dá. Geladeira não. Mesmo que você adquira itens novos depois, tenha em mente que você não tem nada, nem dinheiro, quase, e precisa comprar o que puder e que dê para você viver numa boa, pelo menos no começo.

• Não se esqueça dos gastos que aparentemente não são nada, como a balinha que você compra todos os dias no ponto de ônibus ou o refrigerante que toma durante o almoço. Tenha em mente que precisará cortar gastos no que não for estritamente necessário. Qualquer gasto de $1,50 no dia-a-dia resulta em uns $40 no final do mês (já é a sua conta de água).

• Além do seu trabalho normal, há alguma atividade que poderia lhe render algum dinheiro extra? Pense a respeito da implementação, mesmo que somente de vez em quando. Qualquer dinheiro que entrar será útil.

Nunca comprometa mais de 1/3 da sua renda com o aluguel. O ideal é 1/4. Isso significa que, se você ganha $1.200, o aluguel ideal é $300, e no máximo $400. Você pode pagar um aluguel que consuma metade do seu salário somente se você ganha super bem.

• Se você trabalha e fica fora o dia inteiro, vai gastar super pouco com energia elétrica em um apto. pequeno e sem luxos. Coisa de $50 por mês. A média de gastos em uma casa com uma pessoa gira em torno de $70. É legal você dar uma olhada na conta de luz da sua casa e dividir pelo número de pessoas para ter uma noção, mas esse valor provavelmente vai variar e serve somente como estimativa. Na dúvida, calcule para cima.

• Água, você pagará a taxa mínima da sua cidade. O valor cobrado é sempre progressivo. Existe um consumo mínimo padrão de 10 m3 ou 10 mil litros de água com um valor fixo. A partir daí, existem faixas de consumo variáveis. Em São Paulo, a taxa mínima gira em torno de $20. Se morar em prédio, é provável que a água já entre como conta no condomínio, assim como o gás. Informe-se quando for ver o imóvel. A tática de pegar a conta da sua casa e dividir pelo número de pessoas também funciona aqui.

• Alimentação, a coisa é 0 ou 80: comendo em casa você economiza, comendo fora você vai gastar horrores. $300 é uma média razoável de gastos mensais com alimentação, sem contar o almoço que teoricamente é pago pela empresa que você trabalha. É importante levar em conta seus hábitos alimentares.

• É imprescindível moderar gastos a mais, como com roupas, DVDs etc. Tudo o que você puder poupar, que seja $1, $10 ou $100, é muito importante. Por mais que você tenha seus gastos fixos, há gastos que sempre aparecem: uma consulta inesperada ao destista, uma torneira que precisa ser consertada… E tudo isso pode estourar o seu orçamento se você não tiver uma pequena poupança para esse tipo de imprevistos.

• Tenha em mente que, pelo menos no primeiro ano, você terá que reduzir seus gastos ao extremamente necessário. Internet, esqueça, a não ser que você trabalhe em casa com ela. Roupas, somente o que precisar mesmo, e sempre os artigos mais baratos. Tem que saber pechinchar e procurar para achar sempre o menor preço. Sim! Você vai aprender a fazer isso, nem que seja na marra.

• Aprenda com seus erros e acertos. Você verá a diferença que faz desligar a TV antes de dormir, em vez de dormir com o timer, como você fazia antes. Ou desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Você vai pegando isso aos poucos, mas procure na Internet artigos que possam lhe dar boas dicas.

Gaste menos com produtos no geral. Por que você vai comprar um sabonete de $3 se você pode comprar o de $1? Tenha em mente que você precisa economizar e que cada centavo faz a diferença nesse começo, onde tudo é uma incógnita.

Economize na comida, mas não compre alimentos ruins! Se você se alimentar mal, vai pagar caro mais tarde com remédios e médico. Se você estiver em dúvida entre comprar um DVD novo ou comprar comida, sempre fique com a comida, por favor. Necessidades básicas primeiro, supérfluos depois. Esse é o lema, sempre. Lembre-se que comprando alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, peixes) você gasta muito menos do que se comprar bobagens (pizza, chocolate, congelados). Seja criativo e busque formas para economizar, como freqüentar feiras livres e mercadões.

Roupas limpas. Você pode ter uma máquina de lavar ou fica mais barato levar na lavanderia, por enquanto? De qualquer forma, uma solução prática terá que ser encontrada.

• Nunca, jamais, em hipótese alguma, compre em lugares tipo Casas Bahia, Marabras, blablabla e entre em carnês, dívidas no cartão ou empréstimos. Você não vai conseguir pagar e vai afundar. Isso é sério. Esqueça totalmente. Viva com o que dá. Priorize suas compras. Se não der para comprar a cama e o colchão este mês, compre o colchão e deixe a cama para quando puder. Você terá que tomar decisões: preciso mais de uma mesa de centro ou de um fogão? Um rack ou o chuveiro?

• Não precisa depender de ninguém, nem ser daquele tipo chatão e pedinte, mas não se esqueça dos seus amigos e parentes. Não tenha vergonha de recorrer a eles e perguntar se têm algo que possam doar para ajudar você no início dessa nova fase em sua vida. Todo mundo tem sempre uma mesinha velha de computador que não usa, alguns utensílios de cozinha e coisas assim. Tudo isso poderá valer ouro para você. Saiba aproveitar, saiba reciclar.

• Por menor que seja o seu novo lar, faça seus amigos e pessoas queridas participarem de uma “inauguração”. É um momento muito importante e as pessoas que gostam de você ficarão felizes de estarem junto quando você vivenciar isso. E sempre rodeia você com energias positivas.

Não queira ter tudo e fazer tudo no começo. Você vai ter que caminhar devagar, fazer uma coisa de cada vez. O importante é ter o lugar onde morar e o básico: onde dormir, onde cozinhar, onde estocar comida, onde lavar roupas. Para tudo se dá um jeito. Comece devagar, economize sempre que puder e gaste somente com o necessário. Vai dar tudo certo. ;)

55 comentários . Comentar via blog

  1. >Estou adorando seu blog!Super útil!Vanessa

    Responder
  2. >”Não queira ter tudo e fazer tudo no começo. Você vai ter que caminhar devagar, fazer uma coisa de cada vez. O importante é ter o lugar onde morar e o básico [...] “Vou morar sozinho, serei sustentado pelos meus pais, gostei disso, vou caminhar devagar e não querer tudo no começo, obrigado!

    Responder
  3. >nossa meu acho q ano q vem passo a morar sozinha ou com uma amiga.. n sei ainda.. ma ainda vou ser sustendada pelos meus pais… espero q seja um bom primeiros passo vou tentar seguir as dicas… =)

    Responder
  4. >mto bom o seu tópico,num futuro mto breve, eu vou morar sozinho, ninguém além de mim vai me sustentar, rsrssó estou esperando mesmo a facul. dai quero ter um emprego q ganhe no minimo uns 2.000, ou mais!!!eu naum concordei com uma coisa q vc falou… a respeito da net, putz, naum consigo de jeito nenhum ficar sem net.. heheh..mas ta bom, só me resta aquentar mais um pouco, mais um pouco Felipe, e vc conseguirá!!!t+

    Responder
  5. >adoro suas dicas vlw!!!

    Responder
  6. >me ajudam demais já consegui sentir a diferença em mim e nas pessoas ao meu redor!!!!

    Responder
  7. >Nossa, faz 2 anos que moro sozinha, e afirmo que é exatamente assim no começo! Cometi esses erros e estou enrolada até agora com contas.. affe!!Porém reorganizei minha vida, e afirmo que cada mês minha situação melhora mais…Abraço,

    Responder
  8. >vou começar a morar sozinha (Com uma amiga) semana que vem… a gente não tem nada, rsmas já estamos comprando e já alugamos o apartamento..tó morendo de medo..pq nossas familias não nós apoia..Que Deus nós ajude.

    Responder
  9. >eu desejo muuuuito morar sozinha pena que o dinheiro ainda é pouco mas pretendo agilizar o mais rápido possivel!!!!

    Responder
  10. >ganho muito pouco pra morar sozinho, e a vontade veio meio que derrepente, mas sempre que paro pra pensar me entusiasmo cada vez mais com essa idéia!!!dicas muito boas!!vlw

    Responder
  11. >Ai… To apavorada, doida pra morar sozinha e a grana ainda ta curta, preciso fazer td o mais rapido possivel , mas muito obrigada pelas dicas! Me serão mega úteis

    Responder
  12. >Thais eu adorei suas dicas,eu estavaum pouco perdida..completei 18 anos e agora eu pretendo morar sozinha,suas dicas serão muito uteis pra mim..Obrigado!Bjão.Letícia.

    Responder
  13. >ADOREI SUAS DICAS, MAS GOSTARIA QUE VOCE ME DESSE ALGUMAS DICAS DE COMO ORGANIZAR MINHA VIDA MORANDO SOZINHA COM UM BEBE DE SEIS MESES, SOU MECANICA INDUSTRIAL, COMO POSSO VIVER COM UM SALARIO DE 900,00ALUGUEL, DESPESAS E PAGAR UMA BABA, POR FAVOR ME AJUDE.MEU NOME É PATRICIA

    Responder
  14. >oie estou passando uma situaçã q eu tenho q morar sozinha nao tenho escolha,gostaria de saber se consigo morar sozinha com um aluguel de 200,00 e com um salario de 400,00.nao preciso me preocupar tato com alimentação passo a mior parte do tempo no meu serviço.e quanto a vestaurio e tals nao preciso me preocupa tbm tenho mta roupa que da pra gasto kkmas valeu pelas dicas bjos

    Responder
  15. >Raquel, é fácil fazer um teste: tente guardar $200 durante os próximos 6 meses. Se se virar bem, então dá.

    Responder
  16. >adorei suas dicas, muito realistas.

    Responder
  17. >Excelentes dicas Thais!Bastante realistas e objetivas.Parabéns!

    Responder
  18. >Util, Prático e Interessante … Até logo !

    Responder
  19. >Maravilhoso!!!!!

    Responder
  20. Danielle

    Ano que vem pretendo ir morar só no RJ por conta do meu esporte tenho guardado mais ou menos 6.000 R$
    Não sei se é suficiente o bastante, não trabalho minha mãe ira me ajudar com aluguel…
    E ano que vem recebo bolsa atleta ou de 400 ou 1.800, será que isso e o suficiente pra eu poder morar só ?
    Ano que vem faço 18 anos e gasto com bebidas, balada e etc.. Não vou ter ate mesmo porque não gosto \o

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Danielle, 1800 com sua mãe pagando aluguel dá sim, mas 400, no way. A não ser que você não gaste com nada, incluindo transporte.

      Responder
  21. Bem pra mim o assunto da conta da internet eu usaria uma daquelas maquinas que vc compra e fica com wifi em casa, assim vc só paga uma vez e usa em qualquer canto da casa e quantos pcs ou sei lá quiserem.

    Responder
  22. Laryssa

    mtooo boas as dicas..mi ajudaram a mi animar mais ainda a ir morar sozinha..encontrei um apto pekeno ms formal,onde pago 280 com agua inclusa,ii pago a luz só dai..com um salario normal..trabalho cm decoraçao entao,varia…n tenho nda de moveis,irei q comprar tdo,ms tdo do mais barato ii pode ser ate usados ms q estejam num bom estado..melhor asim p começo..depois agnt vai comprando como dá,claro!teria mt coisa p faalar…ms iso é ´so p ser um coments! hehe’ vaaleu…iii boa sorte p qem vai morar sozinho!taamo juunto õ//

    beijoooos

    Responder
  23. Diogo

    mt boas as dicas
    gostei e me ajudaram mt

    Responder
  24. Jaqueline

    Adorei estou indo morar sozinha e tava meio perdida ,agora me sinto mais segura e na vdd vou apertar bem meu orçamento , meu aluguel vai ser mais q 1/3 do meu salário , mas vou conseguir e ainda mobiliar minha casa …

    Responder
  25. vitor

    adorei! parabens pelo post. me deu mais animação.tava pensando em morar sozinho, mais nem sei por onde começar. seu blog foi uma benção

    Responder
  26. Lizandra

    Olá… adorei seu blog, estava pesquisando sobre como as pessoas conseguem viver sozinhas na sua própria casa,etc… e a primeira matéria que achei foi a sua e achei sua dicas incríveis. Eu pretendo morar em SP,mais não vai ser sozinha, será com minha tia,mais depois disso pretendo morar sozinha o mais rápido possível. Seu blog me ajudou a não ter medo de fazer suas vontades. E uma frase que vc colocou no final do texto “tudo vai dar certo!” é uma das minhas preferidas.
    Se cuida!

    Responder
  27. Henrique

    ADorei, mas discordo no assunto internet… é importante ter internet em casa, pois sempre haverá situações que você não saberá o q fazer e pedirá ajuda aos amigos ou mesmo em site de ajuda como este.

    Deixo me dica também: NUNCA ENCHA SUA GELADEIRA, POIS VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ COMER TUDO, GELADEIRA VAZIA PRA QUEM MORA SOZINHO NÃO É SINAL DE MISÉRIA E SIM DE QUE NÃO HÁ DISPERDICIO

    Responder
  28. Lucas Wetaws

    Olá, tenho 22 anos, vou me formar em adm, vou ser efetivado mês que vem, meu salario será de R$ 2.500,00, pretendo sair de casa, mas to querendo comprar tudo novo, fiz os calculos e ficaria endividado por 12 meses pagando uma parcela mensal de 700,00, vc acha que isso é loucura…???

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Lucas, depende muito dos seus gastos… mas uma parcela de 700 reais é salgada sim. Não é melhor comprar o essencial e depois ir comprando o resto aos poucos?

      Responder
  29. Alex teobaldo

    Boa noite, gostei muito das dicas.
    O que eu tenho para dizer é que estou entrando nessa
    experiencia de morar só…
    estou com 2 meses que comprei uma casa.
    é muito bom, mas tenho que cuidar nas dividas,
    pois se nao cuidar fica muit apertado no bolso.
    so recebo R$728
    PAGO 455 NA CASA ;;; PARCELA…
    Fora agua e luz e alimentação…

    Responder
  30. Janara

    Muito útil!! Parabéns pelo blog!!

    Responder
  31. Ronaldo

    São dicas importantes…mas o que pesa,é pagar aluguel.Seja em qualquer lugar.Mas emfim…passei por isso.Acredito que se não todos,mas quase todos terão o desgosto de passar por isso…e claro o mais importante para quem pretende sair de casa e morar sozinho tem que ter.Cama,Geladeira,Fogão e saber cozinhar…

    Responder
  32. Carlos

    Thais, bom dia!

    Ganho um salário de R$1.500,00, qual o valor do aluguel, que vc acharia adequado para mim??

    Obrigado!

    Responder
  33. Nino lIra

    ola, eu pretendo morar sozinho, tenho R$4000 rais de sobra, com mais os salarios de 750 a 800 reais mensais, vc acha q da para morar com o basico, sozinho, de preferencia??? eu ainda teria a preferencia de chamar um colega meu para dividir aluguel e despesas se eu quiser, mas eu preferia morar sozinho msmo, o que vc acha??? sei q é complicado mas sei economizar nessas condiçoes!!!??

    Responder
  34. Stefanni

    Amei suas dicas!!!

    Responder
  35. Edenice Brito

    eu amei as dicas… mas queria entrar em contato com a pessoa que posto isso, quer saber mas sobre morar sozinha, meu email e denice-cat@live.com, entre em contato comigo por favor… quero morar sozinha, esse texto tirarou um pouco de minhas duvidas…. por favor tire minhas duvidas…bjão

    Responder
  36. Talita

    Moro sozinha já faiz uns 8 meses tenho 17 anos e recebo um salario de 650,00 reais e não pago aluguel a casa é minha só pago conta de força, mas eu gasto muito em baladas, no almoço do trabalho e etc…E nunca sobra um dinheirinho no meio do mês não sei oque acontece -‘ eu adorei as dicas (:

    Responder
  37. Junior N.

    Olá Thais, tenho 28 anos, sou funcionário público e por isso tive que sair da casa da minha família pra morar com amigos em outra cidade. em alguns dias vou ter que mudar pra outra cidade e lá vou morar só. Já tentei morar só outras vezes, mas foi um desastre. Agora me sinto mais seguro pra fazer isso. E seu site tem sido minha bússola. É um espaço legal, que dá prazer em ler. Obrigado! A questão é: Vou morar numa cidade sozinho, mas ainda vou continuar viajando a trabalho em cidades próximas por períodos entre uma semana e um mês, com folga nos fins de semana. Você poderia fornecer alguma dica ou fazer um post sobre esse caso, já que tem muita gente que vive como eu???

    Responder
    1. Thais Godinho

      Eu vivo como você, rsrs. Farei um post sim.

      Responder
  38. Lais

    Otimas dicas obrigada… Eu vou estudar fora ano que vem , meus pais nao querem me deixar ir pra republica… Eu ainda nem sai de casa e já estao disputando meu quarto haha

    Responder
  39. edna marta madornado

    decomodoeu tenho 66anos quero morar sozinha na praia da ilha conprida mas esta dificil achar casa de2

    Responder
  40. Robertha

    Thais, estou lendo todo o blog, na sequência dos posts.., engraçado/legal perceber a evolução do seu trabalho – tanto a qualidade dos textos como a resposta dos leitores.
    E pra quem chegar aqui por acaso, com todas as dúvidas e medos sobre morar sozinho, eu só digo duas coisas: é SEMPRE a sua vez de lavar a louça, e vc vai perceber manias que achava que não tinha (além de reconhecer seus pais em muitos dos seus hábitos). E boa sorte a todos!
    Bjs,

    Responder
  41. Rayane

    Adorei as dicas do seu Blog. Você está de parabéns!!!

    Responder
  42. Gabriela

    Oi adorei as dicas eu estou pensando seriamente em morar com uma amiga minha eu ganho um salario minimo e ela ganha 900 vc acha que da pra morar sozinha vamos diviidr os aluguel agua luz e tudo mais e tem dica tbm de como organizar as contas. OBRIGADO

    Responder
  43. ederson wermeier

    Parabéns e obrigado pelas dicas.. gostei muito :D

    Responder
  44. alicia fernanda

    Ola Thais tudo bem tenho 16 anos e daq a dois anos vou morar num apartamento que minha mae aluga queria saber se e melhor eu ja ter uma conta no.banco quando começar a trabalhar ou eu ja começo.trabalhando.esse ano ja? Para ter dinheiro aos poucos? Obrigada beijus

    Responder
    1. Thais Godinho

      Acho que sua mãe pode abrir para você em seu nome. Seria melhor consultar o site do banco mesmo, pois lá tem todas as informações necessárias.
      Ótima iniciativa. Boa sorte. :)

      Responder
  45. olá meu nome é djulyane tenho 18 anos quero ir morar sozinha como eu faco

    Responder

Deixe um comentário