03 Oct 2012

Dicas para otimizar a limpeza da sua casa

Na última palestra que eu fiz, muitas pessoas me perguntaram duas coisas: como eu conseguia conciliar as tarefas de casa com o meu filho e como eu consigo fazer tanta coisa em tão pouco tempo. Hoje eu vou dar algumas dicas para ajudar você a conseguir fazer mais em menos tempo também.

Nossa rotina doméstica tem ficado muito corrida, pois meu marido tem feito muitos shows e não temos ficado tanto em casa. Eu mesma tenho viajado, participado de cursos e eventos, e cuidar da nossa casa se tornou mais difícil. Eu comentei no meu checklist que gostaria de fazer um teste com uma faxineira a cada 15 dias, mas meu marido não quer porque nós sempre demos conta de tudo. Vamos ver.

De qualquer forma, nossa rotina é mais ou menos assim:

  • Pela manhã, antes de todos acordarem, eu faço algumas coisinhas
  • Durante o dia, meu marido cuida das tarefas mais corriqueiras (comida, louça)
  • De noite, brinco com o filhote, dou banho nele e meu marido o coloca para dormir
  • Depois disso, tenho cerca de três horas livres para fazer as minhas coisas, sejam quais forem
  • Se tivermos tempo, aos finais de semana executamos mais algumas tarefas

Essa é basicamente a nossa rotina. Se ficássemos em casa todos os finais de semana, acredito que não precisaríamos fazer tantas tarefas no decorrer da semana. Mas o que costumamos fazer para dar conta de tudo, no geral, é o seguinte:

1. Fazer um pouco por dia

Em vez de deixar acumular, nós distribuímos as tarefas ao longo da semana. Temos uma lista de tarefas diárias essenciais (arrumar a cama, lavar a louça) que seguimos rigorosamente. Ela tem bem poucos itens – somente o necessário para a casa ficar minimamente apresentável. Temos listas de tarefas semanais, mensais etc, e vamos distribuindo no decorrer dos dias de acordo com as zonas da semana.

Quer dizer, as tarefas semanais (suponhamos que sejam 14) são distribuídas todos os dias, todas as semanas. Se são 14, significa que fazemos duas delas por dia (limpar o microondas, limpar a geladeira), por exemplo. As tarefas mensais são distribuídas de acordo com as zonas da semana (veja um post sobre isso). No total, fazemos de 3 a 5 tarefas além das tarefas diárias, todos os dias.

Elas não pesam porque procuramos intercalar tarefas mais chatas e demoradas com tarefas mais leves, além de dividirmos todas. A distribuição que eu recomendo é:

  1. Tarefas diárias
  2. Uma tarefa mais pesada, semanal ou mensal
  3. Duas tarefas leves, semanal
  4. Duas tarefas leves, mensal

2. Destralhar sempre

Quanto menos temos, menos precisamos limpar, arrumar e organizar. Todos os dias eu tenho meus 5 a 15 minutos de destralhamento quando passeio pela casa com uma sacolinha na mão e recolhendo o que for lixo. Quanto mais você destralhar, mais fácil será para limpar.

3. Limpar só o que está sujo

Esse desapego veio quando eu fiquei mal de saúde e meu marido precisou assumir praticamente todas as tarefas domésticas. Simplesmente não tínhamos tempo para limpar o que não fosse necessário. Isso abriu muito a nossa cabeça e aumentamos muitas frequências de nossas tarefas. Coisas que limpávamos diariamente foram para a lista semanal e muitas da lista semanal foram para a lista mensal.

4. Envolver nosso filho nas tarefas

É claro que brincamos com o nosso filho e temos tempo para as atividades infantis da sua idade. Porém, considero de extrema importância a participação dele no cotidiano de cuidados com a casa, pois não quero que ele cresça ignorando isso. Assim, eu sempre o levo comigo para estender roupas (ele adora tirar todos os pregadores), guardar a roupa limpa, arrumar a cama, ele mesmo nos ajuda a guardar seus brinquedos, entre outras atividades. Vou conversando com ele e explicando o que estou fazendo. Dessa forma, aproveito meu tempo com ele e consigo fazer algumas tarefas de casa em poucos minutos.

5. Não perder tempo

Eu não posso mais me dar ao luxo de perder duas horas da minha noite no Facebook, por exemplo. Tem dias em que eu realmente termino tudo o que eu tenho para fazer, meu marido está vendo um filme ou já foi dormir, e eu posso fazer esse tipo de coisa. Como regra geral, eu nunca faço. Por quê? Porque é tempo perdido. Eu poderia estar estudando algum idioma, adiantando tarefas em casa, escrevendo meu TCC, cuidando do blog etc! Eu tenho cerca de 3h desde o momento em que o meu filho dorme até a hora em que eu vou dormir, e não vou perder esse tempo precioso com algo que não me acrescentará nada.

6. Planejar o que puder

Arrumar minha bolsa na noite anterior, separar a roupa que irei usar, preparar minha comida para levar para o trabalho, ter um bom sistema de gerenciamento de contas, planejar um menu semanal, entre outras muitas práticas, otimizam nosso dia-a-dia de muitas formas. Nós certamente economizamos horas por semana apenas por causa desse planejamento.

Com essas premissas acima, conseguimos dar conta de tudo sim, numa boa. É cansativo? Claro que, se compararmos a ficar deitados no sofá, pode ser considerado cansativo. Mas se você tem uma motivação para cuidar da casa (morar em um ambiente saudável, gostoso, que reflita sua personalidade, seja seu refúgio), eu não vejo nem um pouco como trabalho.

27 comentários . Comentar via blog

  1. Adorei as dicas Thaís! Realmente não é fácil cuidar de casa, trabalhar e estudar, no último ano da faculdade então…aff…
    Suas dicas me ajudaram me ajudaram muito…bjos

    http://finagente.blogspot.com

    Responder
  2. Marcela Palassi

    Antes de conhecer as suas dicas também não me imaginava conseguindo dando conta de arrumar a casa e cuidando de duas crianças (uma com 1 ano e meio e outra com 4 anos), mas aos poucos fui conseguindo (isso tem uns quatro meses) e agora entrei no ritmo e está dando tudo certo, com 30 a 40 min. consigo fazer tudo antes de sair para trabalhar. Mas é claro que com eles, não consigo fazer em 20 min. tudo, às vezes quando estão muito agitados levo até 1 hora, mas estou conseguindo sair de casa e deixando-a limpa e cheirosinha… Por causa dessa preocupação que passei por experiências não muito boas com empregadas domésticas, mas agora não quero mais, aprendi.

    Responder
  3. Organiza-se

    Thais, você é um exemplo a ser seguido!!! Aliás somos um exemplo a ser seguido, pois se estamos aqui em seu blog: lendo, pesquisando, fazendo a nossa parte é porque também somo merecedoras de uma vida mais leve e sem stress…fazer por prazer e não por obrigação.

    Quanto ao Facebook, por isso desisti de deixar mensagens e comentários para você por lá, por que sei que não são lido e nem comentados, faço por aqui. QUE É BEM MELHOR!!!

    bJOKAS…ah propósito gostaria de ler o link sobre a organização da sua agenda, li uma vez e me perdi, não sei onde está mais!!!

    Responder
  4. Marina Sales

    Thaís, adoro seu blog… Mas acho q ainda não vi, nele, dicas de limpeza para alérgicos (e também dicas para o próprio alérgico conseguir fazer um limpeza sem entrar em crise). Se vc puder postar sobre isso, ou me indicar onde me informar, agradeceria mto!

    Responder
  5. Aparecida ELiana

    Oi Thaís, sou leitora do seu blog a algum tempo, mas só recentemente estou colocando algumas dicas em prática. Tem sido ótimo!!!! Principalmente as rotinas noturna e de quando acordo, otimizou meu tempo e consigo deixar pouca coisa para quando voltar do trabalho. Outra coisa que deixei é de querer perfeccionismo na casa, não tem como e pronto, o importante é que ela esteja limpa e com a maioria das coisas em ordem.
    Também queria ver dicas de limpeza para pessoas alérgicas. Tem dias que termino de varrer passando mal…

    Responder
  6. Déborah

    Dica para pessoas alergicas: aspirador de pó!!

    Responder
  7. Oi, Thais! Adoro esses posts bem específicos sobre a sua rotina, principalmente quando o filhote está incluso! Acho que ainda não consegui identificar exatamente o que me atrapalha, mas continuo achando que é o cansaço. Quando eu termino de cuidar do meu filho à noite já estou acabada, como pensar em fazer o almoço do dia seguinte???? Acho tmb que o fato de eu não encarar como prazer, e sim como mais uma tarefa chata, atrapalha bastante. Confesso que fico meio incrédula quando algumas pessoas dizem viver muito bem sem uma empregada doméstica. Incrível! O pior é que eu tmb não suporto a idéia de uma “estranha” no meu pequeno Ap tirando a nossa privacidade, mas ao mesmo tempo fico meio desnorteada com minha louca rotina… o pior pra mim é ter que cozinhar à noite. Ah! Tmb preciso acordar mais cedo, mas é dificílimo! Hj, por exemplo, às 07:30 ainda estava na cama. Detalhe: meu horário no trabalho é às 08:00! Cheguei umas 09:30! Ou seja, o meu dia começou péssimo. Obrigada pelo post maravilhoso!
    Um graaaande bj

    Responder
  8. Lettie

    Oi Thaís
    Desde que descobri o Vida organizada não tem UM dia sequer que não passe por aqui.
    Cheguei ao blog quando estava buscando ajuda para me organizar mais, pois a sensação que eu tinha era que a vida estava me atropelando, nunca conseguindo dar conta de tudo. Aos poucos, comecei a implementar algumas dicas suas, e realmente as coisas começaram a fluir mais facilmente.
    Nessas últimas semanas adotei afinal uma rotina matinal e noturna; isso fez maravilhas no meu dia-a-dia. Parece que as coisas estão andando nos trilhos, dá um sensação boa de dever cumprido!
    Agora, todas as noites antes de dormir reservo alguns minutinhos para rever a rotina do dia seguinte, acrescentar e atualizar itens… Acho que isso até me deixa menos ansiosa.
    Muito obrigada mesmo pela sua ajuda! Sou sua fã.
    Beijos!

    Responder
  9. Vanessa Rosa

    Thais, eu li no site Revista 21 um post que falava de minimalismo, com participação sua. Fiquei intrigada quando foi comentado que você, ao aderir ao minimalismo, passou a usar só calça jeans e camiseta preta. Fiquei curiosa e gostaria que você fizesse um post sobre essa mudança radical que você fez, e os princípios minimalistas que te motivaram, em todas as áreas que você mudou. Bjos!

    Responder
  10. Giselle Moura

    Olá! Dicas para alérgicos: usem máscara, luvas e rodo para limpar o chão. Pode parecer estranho, mas quando eu era criança e tinha várias crises alérgicas, minha mãe (que não tinha aspirador) varria o chão com rodo para não levantar tanta poeira.

    Responder
  11. Carolina

    Thais suas dicas são demais e como me ajudam! Obrigada! Bjs

    Responder
  12. Laís

    Para as alérgicas, super indico o ‘rodo mágico’ (se procurarem no google tem várias fotos). Tem várias marcas e preços e aqui na minha cidade eu comprei no supermercado mesmo. Moro em apartamente e tenho animais que, nessa época do ano, perdem MUITO pelo. A melhor solução que encontrei até hoje foi esse rodo. É como se você passasse pano úmido na casa todos os dias, sem o trabalho de ter que ficar molhando e torcendo o pano o tempo todo. Tira o pó melhor que aspirador.

    Responder
  13. Danielle

    Não basta ser aspirador de pó… tem que ser com filtro HEPA (que retém os ácaros de forma eficaz), a varredura úmida com o rodo mágico também é excelente.
    Agora: Thais… quantas horas você dorme por noite? Gostaria de vc fizesse um post adequando essa rotina, especialmente noturna, de mães que trabalham fora e, como no meu caso, tem 2 filhos em idade escolar com lições de casa quilométricas!
    Adoro demais seu blog, agora com postagens diárias, sempre dou uma olhadinha e vou tentando deixar de ser caótica…

    Responder
  14. Thais Godinho
    Thais Godinho

    Dani, acordo entre 6 e 7h (depende das atividades).
    Durmo entre 23h e 1h (depende das atividades).

    Nos dias que durmo mais tarde, acordo às 7h. Nos dias que preciso fazer alguma coisa (entregar trabalhos urgentes, por ex), vou dormir mais tarde.

    Responder
  15. Nilza

    Oi gente.
    Quem tiver problemas muito sérios de alergia por alugar um aspirador Rainbow. Costumam cobrar 80,00 o aluguel por um dia.
    Não acho viável comprar o equipamento (é caríssimo), mas alugar uma vez por mês para limpar a casa (aproveitando para dar uma super limpada em colchões, travesseiros etc), ajuda muito quem tem alergia crônica.
    Meu alergista me indicou e eu gostei bastante. Pena que é quase impossível comprar o dito cujo.

    Responder
  16. Elisa

    Eu adoro as dicas do blog, passo por aqui todo santo dia (mais de uma vez, muitas vezes) e tenho uma admiração enorme pela Thais, não só por conseguir dar conta de tantas tarefas mas, principalmente, pelo caráter que ela demonstra ter. Contudo, vejo muitos comentários de pessoas frustradas por não conseguirem administrar tantas tarefas com a mesma maestria, mesmo aplicando métodos de organização.
    Na minha opinião, por mais que as técnicas sejam muuito e muito úteis (de verdade)! e que, com elas, a gente consiga multiplicar nossas tarefas, não é possível ignorar o ritmo de cada um. Eu, por exemplo, fico imprestável se dormir apenas 6 horas por noite… um dia ou outro até vai, mas não conseguiria ter a mesma rotina que a Thais, com tantos afazeres. Eu conheço meu corpo e sei que eu fico literalmente doente quando me submeto a muitas tarefas ao mesmo tempo. Fora que eu não consigo fazer as coisas de forma muito rápida, lavar uma louça, por exemplo. Eu não consigo lavar rapidinho, como vejo muita gente fazer. Os meus movimentos são mais lentos! Arrumar a cama em 1 minuto? No meu ritmo não é possível, e eu não gosto de fazer tudo de forma afobada, pois sei que isso me estressa e me faz mal. Eu gosto de fazer as coisas com calma e acho isso ok.
    Enfim, estou dizendo essas coisas porque acho que para aproveitar bem as dicas do blog a pessoa tem que adaptá-las à SUA realidade, e não se sentir mal ou fracassada por não conseguir fazer mil e uma tarefas. E eu acho que a Thais deixa isso bem claro, mas, nós leitoras (e aí eu me incluo), as vezes sofremos mais com um negócio que eu chamo de “comparacite”, o que eu acho que não é nada legal. Acho que a comparação boa é aquela que fazemos em relação a uma situação anterior da nossa própría vida. Por exemplo, ver como éramos desorganizadas e agora já melhoramos. Aí sim temos a sensação de progresso e de dever cumprido.

    Responder
  17. Renata

    Olá Thaís!

    Gostaria de lhe parabenizar pelo blog, o descobri ha pouco tempo buscando dicas de organização em geral e já dei uma boa pesquisada, tem me ajudado em diversas coisas!

    Sem querer abusar, queria sugerir um tema de post, encontrei algumas informações onde você explicava como armazena seus docs online e tals, mas seria ótimo se pudesse dar dicas de como organiza em geral seu universo virtual”,como planeja os posts, onde salva tudo, enfim… hoje temos um universo paralelo e sinto ainda dificuldade em gerenciar tanta informação, senha sites, arquivos etc.

    Espero que tenha entendido o que quis dizer! :)

    Beijos
    Renata

    Responder
  18. Danielle

    Thais… Acho a vc dorme pouco, mas durmo isso também. Acho meu tempo pós trabalho curto e hoje estou de plantão. Gostaria mesmo de uma fica para conciliar a arrumação, a lição dos filhos… Tenho ajudante, mas minha casa e grande e tem detalhes que necessitam nosso toque. Outra ideia de post: como delegar funções e determinar tarefas para as ajudantes

    Responder
  19. Geovana Silva

    Olá!!! Primeiro Parabéns pelo Blog… descobri essa semana pois retornei de férias com várias mudanças na minha vida, tenho duas filhas 3 e 6 anos e vivo em Portugal, isso é aqui estamos no Outono o que fez-me ir procurar no blog coisas anteriores e adorei!!! Confesso que em tão pouco tempo de conhece-la gosto imenso da sua forma de transmitir as suas ideias pois isso também é uma arte… muitos sabem fazer mas não sabem transmitir… Essa semana adotei as rotinas noturna e diurna ajuda-me tanto que cheguei todos os dias 10 minutos antes do horário no trabalho que desde que as minhas filhas nasceram não tinha conseguido ainda. Estabeleci metas a cada semana irei acrescentar uma rotina nova… a próxima será a limpeza semanal, pois a diária já adotei também… Beijinhos e muito sucesso!!!

    Responder
  20. Gabriela

    Bom Dia Thais,
    Muito boa a dica: “Não perder tempo”. Moro há duas cidades de distância da cidade em que trabalho, logo, tempo para mim é muito precioso!
    Sempre acompanho seu blog e tento colocar os conselhos em prática para poder usar melhor o tempo.
    Gostaria de fazer uma sugestão de post: Dicas de organização para o carro.
    Passo boa parte do dia dentro do carro e queria saber como fazer dele um ambiente menos caótico… hahaha

    Muito obrigada por este espaço e pelo seu trabalho.

    Responder
  21. Dora

    Olá Thais

    Organização é a única saída que encontrei na correria do dia-a-dia! Em casa somos dois que saem muito cedo e não voltam antes das 21:30h, então o tempo que sobra antes de cairmos exaustos na cama é restrito. Ontem, por exemplo, enquanto marido subiu p/ tomar banho, piquei cebola, salsinha, tomates e desfiei o frango; quando ele desceu p/ enfrentar o fogão, subi p/ o banho. Quando desci, já levei comigo toda a roupa suja, que foi distribuída em 03 baldes secos: as de malha (que entraram na máquina ontem mesmo e hoje cedo foram p/ o varal), as brancas (que vão p/ máquina hoje a noite) e as mais delicadas (que aguardam nova remessa). Hoje de manhã, aqueles 15 minutos que reservo diariamente p/ “a tarefa da manhã” foram gastos pendurando a roupa no varal, ontem foi dia de passar camisas (passei 04 nesses 15 minutos, as demais ficaram p/ outra hora). No domingo separo em cabides várias combinações de roupas p/ não ter que pensar nisso durante a semana (até saquinhos c/ lingerie ficam pendurados). Todas as noites vamos do trabalho direto p/ a academia, então no fim de semana coloco dentro da mochila pelo menos 03 peças de cada item que vou precisar (03 tops, 03 camisetas, 03 toalhinhas,…), o que me deixa tranquila até 4ª feira, quando refaço o estoque!

    Responder
  22. simone

    Tais,mais uma vez vou dizer o que todo mundo diz,PARABÉNS PELO SEU LINDO TRABALHO NESTE BLOG!Pois é agradecendo assim de longe que posso te demonstrar um pouquinho da admiração que tenho por você!
    Agora te peço, Por favor escreva um livro, um não vários, muitos,KKKK.
    Estamos precisando das suas preciosas dicas para ficar na nossa estante.
    Vou ser a primenra a comprar!!!!Beijos!!!!

    Responder
  23. Simone Vec

    Oi Thais!

    Deus a abençoe, você não sabe como está sendo usada na minha vida pois nunca gostei de tarefas domésticas sempre achei tudo muito chato, perda de tempo, mas mudar a visão e tentar fazer de minha casa um lar, administrar o meu tempo e ainda curtir o filhote tá sendo muito bom. Ainda tenho muito a fazer só estou nessa desde o último sábado, depois de vários fracassos com empregadas busquei ajuda no Google e lá estava você, o difícil tá sendo estimular meu marido, alguma dica?

    Bjkas

    Responder
  24. ADOREI!

    Responder
  25. Olá,

    essas informações foram muito importantes, tenho muita dificuldade de me manter organizado. Utilizarei destas dicas, para poder me manter melhor organizado “mais fácil”.

    Responder
  26. Obrigada, pelas dicas.
    Em casa tenho duas crianças e manter a casa organizada é quase que impossível, ainda mais lembrar de trocar lençol, esponja e outros para manter a higiene.

    Responder

Deixe um comentário