02 Jul 2011

Dicas de organização para a sala

{Imagem: Getty Images}

Todo cômodo da casa tem certas funções e é nelas que você precisa pensar ao fazer a decoração. De nada adianta ter uma sala clean se ela não é funcional para os moradores, e ser funcional significa atender as necessidades daquele cômodo.

A sala será usada para ver TV? Jantar em família? Jogar vídeo-game? Brincar com brinquedos? Tocar algum instrumento musical? A partir dessas definições, você já tem alguns parâmetros para te ajudar a definir o que deve ter.

  • Se você assiste bastante TV, ela deve ocupar um lugar de destaque na sala, proporcionando uma vista boa de todos os lugares. Para economizar espaço, você pode montá-la na parede. Se você não assiste muito, ela pode ficar guardada dentro de um armário.
  • CDs e DVDs ocupam muito espaço e, se você não tiver uma prateleira adequada para eles, talvez valha a pena se desfazer das caixas de plástico e guardá-los em saquinhos junto com o encarte. Assim, eles caberão em uma gaveta do rack e não ocuparão tanto espaço.
  • Organize os fios com arames, elásticos ou produtos especializados. Não deixe os fios soltos, empoeirando, enrolando e bagunçando tudo. Aproveite para etiquetar cada cabo próximo à tomada, para saber o que está ligado ali.
  • Escolha um lugar para deixar todos os controles remotos. Não importa se será um cestinho na mesa lateral, um daqueles bolsos que se encaixam no braço do sofá ou simplesmente em determinado lugar do rack – o importante é estabelecer um lugar fixo para nunca mais perdê-los.
  • No inverno, é bom deixar sempre uma manta dobrada sobre o encosto do sofá, para que você não tenha que se levantar quando estiver vendo TV e bater aquele friozinho.
  • Sempre é melhor pendurar fotos com molduras nas paredes que deixar as mesas cheias de porta-retratos empoeirando e ocupando espaço.
  • Opte por mesas de centro que podem ser usadas como banco, por exemplo, ou mesas laterais que guardam um pufe embaixo, especialmente se a sua sala for pequena. A mesa de centro também pode ser um baú que proporcionará mais espaço de armazenamento.
  • Coloque as revistas de leitura corrente (como a revista com a programação da TV a cabo) em um cesto perto do sofá.
  • Se tem crianças pequenas, providencie grades para as janelas e/ou a varanda. Também pode valer a pena ter um cesto ou caixa com os brinquedos mais usados.

E você, tem alguma dica para compartilhar?

3 comentários . Comentar via blog

  1. Linda a sala! Adorei as dicas de organização!

    Responder
  2. Muito bom parabens!!

    Responder

Deixe um comentário