05 Jul 2011

Como se organizar com a agenda do Google

Sim, caríssimos: eu estou prestes a me desfazer da tradicional agenda de papel para ficar somente com a do Google, apesar de as duas estarem trabalhando muito bem juntas. O fato é: eu adoro a agenda de papel, pois ela está comigo onde eu estiver e posso escrever nela rápida e facilmente. Mas a grande questão é que a agenda do Google me permite organizar a agenda por categorias e, no decorrer do dia, vou marcando cada tempo que passei em determinada tarefa. Além do que, posso enviar lembretes para compromissos importantes.

Se você tem diversos campos de atuação no dia-a-dia e/ou filhos, veja como a agenda do Google pode te ajudar:

1. Múltiplas agendas

Você pode criar uma agenda para cada membro da família e visualizar todas ao mesmo tempo (ou uma de cada vez). Esse simples fato já mostra o potencial da ferramenta, especialmente se você tem filhos. Só o fato de eu ter uma visão geral do meu dia-a-dia, incluindo os compromissos da família, me dá uma sensação de controle enorme. Pelo menos eu posso me programar melhor e sei o que cada um irá fazer, podendo me planejar.

2. Foco

Você não precisa visualizar todas as agendas simultaneamente – se você quiser ter uma visão geral dos compromissos de trabalho, por exemplo, basta selecionar aquela agenda em questão. Isso pode te ajudar a focar no que precisa ser feito quando estiver envolvida(o) em algum projeto com diversas etapas.

3. Organização por cores

Toda pessoa viciada em organização tem tara por categorias divididas por cores diferentes. Se você não foge a esta regra, a agenda do Google será incrível para você. Eu acho que é o diferencial! Se você for paciente e manter sempre as mesmas cores, aquilo ficará na sua memória e, só de bater o olho, você já saberá o que terá em cada dia.

4. Mobilidade

Você pode acessar a sua agenda do Google do computador, do celular, do iPod (ou iPad), de casa, do trabalho. Está sempre lá, online, dependendo somente da sua conexão com a internet – com a vantagem de não precisar carregar sempre uma agenda com você.

5. Sincronização

Você pode criar uma agenda e compartilhar com algum membro da família e vice-versa. Quando você alterar algum compromisso, a outra pessoa receberá a atualização ao visualizar o evento. Além do que, se você alterar seus compromissos pelo celular, ao acessar do computador as alterações estarão lá. E uma das coisas que eu mais gosto é o fato de ter a minha conta principal do Google associada, pois estou sempre logada utilizando outras ferramentas da marca.

E uma das melhores vantagens da agenda do Google: ela é gratuita e ilimitada! Você pode simplesmente acessar a sua conta e começar a atualizar. Mais algumas dicas para utilizar a ferramenta:

  • Vá em Google Labs e ative alguns recursos adicionais que ainda estão em fase de testes, mas costumam funcionar bem. Um deles que eu utilizo é o de anexar arquivos aos compromissos – super útil quando se trata de alguma reunião para apresentar um projeto. Outro muito interessante é um plugin que permite adicionar convidados a um evento (semelhante ao Outlook), então a pessoa recebe o convite e pode confirmar a presença.
  • Eu crio uma agenda para cada rotina da nossa família (eu, meu marido e meu filho) e uma agenda para cada um de nós (onde anoto os compromissos). Funciona muito bem e consigo planejar meu dia direitinho. No decorrer das horas, vou ajustando de acordo com o que for fazendo, pois assim eu consigo ter o controle de quanto tempo eu fiquei fazendo alguma tarefa, por exemplo.
  • Além das agendas acima, eu tenho uma para eventos (que eu ainda não sei se vou, mas quero me lembrar da existência deles), uma para o editorial (tudo o que trabalho nos meus blogs) e uma com aniversários.

A agenda do Google tem se mostrado uma excelente ferramenta para organizar rotinas e compromissos e tenho certeza que pode te ajudar também.

25 comentários . Comentar via blog

  1. Julia

    Oi, Thais! Te acompanho tem um tempão, mas nunca comento (apesar de adorar o blog! XD).

    Utilizo a agenda do google direto tem mais ou menos uns 2 anos. Até na hora de escolher um smartphone preferi um com android para a integração ser melhor. Com ela fica mais fácil de me organizar (só consigo usar a agenda de papel pro trabalho, prefiro deixar tudo de trabalho concentrado nela).

    Só sinto falta de uma coisa: o gcalendar tinha q ser melhor integrado com as tasks do gmail. Existe uma integração, mas você não pode alterar as cores das listas de tasks (uma vez q vc escolha, fica aquela cor e pronto, pra todas). Quando se trata de prazos é muito melhor poder cortar aquela tarefa do q simplesmente saber q ela existiu. Ou saber que você está furando aquele prazo. Enfim, tomara que algum dia essa ferramenta fique mais completa.

    Parabéns pelo blog!

    Responder
  2. Eu sou fã nº1 do Google e de tudo relacionado a essa maravilhosa empresa. É tudo tão prático, simples, intuitivo! Como não poderia ser diferente, amo de paixão o Google Calendar. É minha agenda principal! Estou rascunhando sobre minhas formas de organizar meus compromissos e datas importantes. Só faltam as fotos pra completar. Provavelmente será o próximo post do meu blog. =o)

    Responder
  3. Ana Claudia

    Muuuuuuuito obrigada pelas dicas do Google Calendar!!!! Estou em uma fase muito importante de mudança em minha vida profissional, incluindo aí mudança de país, e vinha pensando em uma forma de me organizar melhor. Leio todas as suas atualizações e posso dizer que virei sua fã de carteirinha. Uma das minhas questões era quanto a como organizar a agenda. Resolvi seguir sua dica e testar o Google calendar. Estou amando! Por enquanto é tudo meio embrionário. Mas, a partir do mês que vem estarei na minha nova atividade profissional nos EUA, e já coloquei na minha “wish list” um celular com o sistema android para poder ter melhor acesso à conta do Google, inclusive à minha agenda virtual.

    Responder
  4. Thais Godinho
    Thais Godinho

    Ana Cláudia, uhu, assim que se fala. Tudo de bom nessa sua nova fase profissional! Tenho certeza que a organização apenas tornará tudo mais fácil para você. Obrigada pela visitinha. =)

    Responder
  5. Eu gosto bastante de usar o Google Calendar, e estou tentando transitar da agendinha de papel para uma digital através do smartphone. Só estou tendo dificuldade de sincronizar o Google Calendar ao meu Android (que também é Google). Vou continuar tentando. Abraço.

    Responder
  6. O Google Calendar também funciona perfeitamente no iPhone… Tem sincronização e é fácil criar tarefas e lembretes.
    Bjs!

    Responder
  7. Nazir

    Interessante também é a função de notificação por SMS!

    Responder
  8. Evely

    Vocês conhecem o Google Docs?

    É uma dica excelente para não perdermos mais nada importante no computador (documentos, planilhas, apresentações, gráficos, etc.) quando a máquina resolve parar de funcionar, seja, por causa de vírus, picos de energia ou mesmo quando trava inesperadamente. Tudo fica armazenado on-line (um tipo de back-up). Essa ferramente também é conhecida como “computer clouding” (nuvem). Vamos ouvir falar muito sobre ela nos próximos tempos.

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Evely, conheço sim, dê uma olhadinha no post a respeito:
      http://vidaorganizada.com/organizacao/ferramentas-para-organizacao/como-eu-utilizo-o-google-docs-para-organizar-projetos/

      Responder
  9. A Agenda do Google é uma excelente opção, simples porém completa e flexível. Se desejarem encontrar dicas e manual da Google Agenda entrem no link http://www.dicasdogoogle.com.br/category/dicas/abc-google-agenda/

    Responder
  10. Marcelo

    Muito bom a agenda do GOOGLE, porem meus compromissos quando anoto no cel nao sao transferidos para a agenda on-line, e tenho anotado os compromissos duas vezes uma no cel e outra no email rssss.

    Responder
  11. Karla

    Acho que só é possivel fazer o processo de “multiplas agendas” se todos tiverem uma conta no google, certo?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Sim.

      Responder
  12. Interessante saber que é funcional essa agenda. Vou experimentar!

    Responder
  13. Acabo de começar a usar a agenda da Apple, que sincroniza pelo iCloud com o iPhone, Macbook e todos os outros dispositivos. Ainda estou aprendendo e alimentando com os compromissos da agenda de papel, que ainda quero manter, mas como já tenho muita coisa pra carregar no dia a dia, sei que posso deixá-la em casa se precisar e não ficarei perdida.

    Responder

Deixe um comentário