28 Sep 2013

Como organizar o gabinete da pia da cozinha

Algumas dicas práticas para organizar o setor da cozinha onde ficam a pia, o tampo e os armários inferiores.

  • Deixe a área da pia sempre limpa. Lave a louça todos os dias e faça uma limpeza geral na pia antes de dormir. No método FLY Lady, é indicado “deixar a pia brilhando” antes de dormir porque isso eleva o moral – ter a pia limpa instantaneamente passa uma sensação de dever cumprido e de que a cozinha está em ordem – mais ou menos a mesma sensação de arrumar a cama no quarto. A diferença é que uma pia limpa também proporciona saúde aos moradores da casa, pois ali se concentram muitas bactérias. Por isso, tenha uma rotina diária de limpeza da pia, mantendo o mínimo de coisas possíveis sobre ela. Se possível, não deixe o escorredor e a lixeirinha sobre ela.
  • Instale travas de segurança nas portas do armário inferior se tiver crianças em casa, especialmente se forem pequenas. É claro que a observação constante é a melhor aliada, mas evite acidentes. As travas podem continuar ali depois que elas crescerem para inibir a bagunça.
  • Procure não guardar panelas nesse gabinete, pois a umidade pode danificá-las. Aqui em casa, infelizmente temos somente essa opção, então procuro deixar o gabinete aberto sempre que possível. As panelas estão bem conservadas, mas isso porque temos poucas (somente as necessárias e que usamos sempre). Tente não guardar alimentos também, pelo mesmo motivo.
  • Utilize um escorredor de pratos para organizar baixelas, tampas de potes e outros recipientes rasos. Eles são uma opção barata e muito fácil de organizar esses itens, e o resultado visual fica muito bom.
  • Caixas e cestos de plástico ou metal podem ser usados para setorizar os itens guardados embaixo da pia. Você pode guardar artigos de limpeza, panos, luvas, sacos plásticos, detergentes, esponjas e outros do tipo dentro desses compartimentos. Não faça isso se você guarda panelas e outros recipientes utilizados para armazenar alimentos, para não correr o risco de contaminação.
  • Se o espaço for grande, use pequenos armários ou sapateiras pequenas vendidas de forma avulsa. Elas formam uma espécie de prateleira baixinha ideal para otimizar tais espaços.

Organizar cozinhas hoje em dia é um grande desafio, porque temos cada vez menos espaço. Com algumas soluções simples, organizar esse espaço vira um processo um pouco mais tranquilo.

18 comentários . Comentar via blog

  1. olá. o texto diz pra nao deixar o escorredor e a lixeirinha sobre a pia… onde sugere colocar? (sinto falta de fotos nos posts e imaginar como sao as coisas descritas :))

    Responder
    1. Thais Godinho

      Não usar escorredor, ou usar aqueles de parede, e não usar lixeiras na pia, mas somente as de chão, com pedal.

      Responder
      1. obrigada. eu tenho a sensação que os de parede vao despencar com minhas louças rsrsr mas entendi o porquê da sugestão, para nao criar bactérias ali embaixo com a água ne?

        ah e nao tinha pensado no chao com pedal.. realmente minha cozinha é beeem pequenininha… mas este com pedal, posso pensar em onde colocar. obrigada

        Responder
        1. Thais Godinho

          Tem gente que tem um compartimento para lixo já planejado no armário… mas eu não gosto, e acho que só funciona com cozinha grande.

          Responder
          1. hum tambem acho… nunca vi, mas gosto de lavar o lixo algumas vezes por semana, este dentro do armario teria que poder lavar tb! obrigada Thais. beijos

            Responder
  2. ANA NERY

    amei as dicas mas realmente tem sido constante a falta de fotos nos post… agente sempre quer ver como fica a sugestão.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Poxa gente, fiquei 10 dias viajando… tentem compreender que foi muito legal conseguir ESCREVER posts nesse período. No mais, todos os outros posts da semana têm fotos. ;D

      Responder
      1. heheeh relaxa… eu lembro da pesquisa daquela vez, nao sei como foi a maioria das respostas… mas eu prefiro com fotos sempre :)

        Responder
      2. Nayara

        Thais, com ou sem fotos, seus posts são riquissimos, pois o melhor deles é o conteúdo. No mais, mesmo que as reivindicações de alguns leitores possam soar como uma cobrança, encare-as como sugestões. Vc cede gratuita e generosamente uma boa parte do seu precioso tempo para ajudar milhares de desconhecidos… Se há alguém em dívida, somos nós com vc! O seu blog é formidável como é. Você não deve nada, muito menos explicações!

        Responder
        1. Cris

          Boa Nayara, a Thaís precisa relaxar, tudo ela encara como cobrança…Reafirmo “Você não deve nada, muito menos explicações” Se não deu com fotos paciência!!! Veja como sugestões futuras e não cobrança!!! RELAXA THAÍS

          Responder
          1. Thais Godinho

            Gente, não encarei como cobrança, apenas respondi o comentário com a justificativa. Relaxem vocês, please! XD O blogueiro também tem o direito de falar o que quiser, assim como os leitores.

            Responder
            1. Dani

              Thaís, você deve mesmo amar o blog, só assim para ter tanta paciência com tantos leitores chatos. Pior, mal educados.

              Responder
  3. Wilma

    Ainda bem Thais que você é inteligente e compreensiva, ma-ma-mia!!! parecem filhos mal criados, quanto mais recebem mais querem, a intromissão foi inevitável,kkkk
    Ainda não consigo ficar sem uma lixeirinha em cima da pia, aquele lixinho da pia, cascas de ovos, de legumes…coloco nela e no fim do dia passo devidamente amarrada para a lixeira maior porque aqui o lixeiro passa tres vezes por semana ou menos e saco de lixo pingando é o ÒH. Realmente as construções atuais que podemos morar não priorizam espaço nem na cozinha, nem no banheiro e tenho a impressão que quanto menor, mais difícil de ficar arrumado. Eu já nem sei o que fazer com minha bancada de apoio, não consigo deixá-la vazia; já tentei por tudo dentro da cesta e dentro do armário, mas toda hora tenho que pegar sal, açucar, ralador…talheres, peneiras, medidores…vivo brigando com esses ítens e ainda não cheguei a conclusão qual o lugar certo pra eles e que funcione pra mim, já até pensei numa prateleira que vi por aí. Gostei do post, é um assunto sério esse. Fico super impressionada com a sua criatividade, disciplina e presença aqui no site, realmente, você merece ser muito reconhecida profissionalmente, aliás, já está sendo, né?! viajar a trabalho é o sonho e pra terra do tio Sam, demais, demais!!! Parabéns!!! Bjs.

    Responder
  4. Karen Ramires

    Oi Thais, Faz alguns dias que descobri seu site, e tenho indicado ele pra minha mãe e minha irmã.

    Hoje vi um comercial na tv e lembrei do Blog, é sobre troca de livros achei esse site: http://www.livralivro.com.br , acho que é a cara de quem quer se livrar de tralha…

    Sobre não ter o escorredor de louças sobre a pia acho que é também para evitar de deixar a louça ali, se tem acaba deixando para escorrer a água, se não tem se obriga a secar e guardar na hora, se bem que o pano de prato também guarda bactérias

    Responder
  5. Vania Lacerda

    Ótimas dicas, como sempre!
    Lixeirinha na pia, não tenho não. Na hora de descascar os legumes, vou colocando as cascas num prato, quando termino jogo fora, na lixeira da área de serviço.
    Um tempinho atrás, num desses ataques de destralhe, joguei fora o escorredor de pratos, que já não era novo. Mas sinto falta de um apoio para as peças lavadas, não dá pra colocar direto em cima da pia. Passei a usar um pratão de vidro para essa finalidade. Tenho máquina de lavar louça, mas sempre tem umas peças que a gente lava na mão, né?

    Responder
    1. Thais Godinho

      Faço a coisa do prato com as cascas também.

      O negócio de colocar a louça direto em cima da pia para mim funciona justamente para manter a pia impecável. Minha sogra usa uma assadeira de vidro para colocar as coisas, depois enxuga, lava a assadeira, enxuga e guarda.

      Responder
  6. Faltou uma dica que eu acho primordial.
    Padronize os potes.
    Em casa tenho uns 50 potes de 500ml da mesma marca e modelo.
    Se quero guardar muita coisa, uso 2 ou 3 potes.

    Mas o melhor, eles encaixam um no outro e não ocupam espaço nenhum, não tenho problema para achar tampas também… :D

    Responder
    1. Thais Godinho

      O negócio é comprar sempre quadrados ou retangulares. Gosto da ideia de padronizar mas, se você precisar de mais depois, e não encontrar iguais, vai ficar feio. Particularmente, por esse motivo eu prefiro misturar tudo.

      Responder

Deixe um comentário