24 Oct 2012

Como organizar a rotina de crianças em idade escolar

Quem tem filhos em idade escolar sabe a importância de organizar a rotina diária para que nada seja esquecido. A mochila envolve uma série de pequenas coisas como material para as aulas do dia, troca de roupas (se necessário), lanches, assinaturas de bilhetes,  entre várias outras demandas. Veja algumas dicas para organizar a rotina:

  • Organize a entrada da sua casa, pois é um fator decisivo para organizar não só essa questão da vida escolar do seu filho, como a de toda a família. Veja dicas para organizar a entrada aqui.
  • Insira a organização da mochila do seu filho ou filha na sua rotina noturna, para fazer antes de dormir. Todos os dias, arrume a mochila e deixe-a pronta já na entrada.
  • Faça um checklist de tudo o que precisa estar diariamente na mochila do seu filho (estou falando no singular para facilitar, mas as dicas valem para quem tem mais de um filho também). Lição de casa, livros, cadernos do dia, livros da biblioteca etc. Cada escola pede coisas diferentes, então adapte às necessidades da escola do seu filho.
  • Deixe a lancheira pronta. Não custa nada já separar o lanche na noite anterior para não ter que ficar caçando os itens na manhã seguinte e perdendo um tempo enorme, além de correr o risco de esquecer alguma coisa. Se o seu filho comprar o lanche na escola, já deixe o dinheiro separado. Algumas escolas trabalham com tickets, então você pode comprar uma quantidade para o mês inteiro e ir administrando diariamente.
  • Estabeleça uma rotina de quem leva e quem busca a criança na escola, em que lugar pegará a criança e em que horário. Se a criança já volta sozinha para casa, verifique se a chave está dentro da mochila. Se ela volta com o ônibus escolar, tenha sempre todos os dados do motorista com você.
  • Estabeleça uma rotina pós-chegada da escola. A criança almoça? Faz a lição? Vê tv? Lê um livro? Tenha uma rotina para que nada seja deixado de lado. Pode ser que a criança tenha outro curso (inglês, futebol, dança) e vá direto da escola ou fique por lá mesmo. Nesses dias, é necessário deixar uma troca de roupa para elas na mochila.
  • Anote em sua agenda as datas escolares importantes do seus filho, de provas a reuniões de pais.
  • Pague todas as mensalidades com antecedência, caso seu filho estude em uma escola particular.
  • Tenha um inventário de artigos escolares para verificar o estoque sempre e providenciar itens novos, caso haja necessidade. Não deixe faltar nada no dia-a-dia do seu filho.
  • Instaure uma rotina de lavagem de uniformes para que seu filho nunca fique sem roupa para ir para a escola. Você pode querer ter um conjunto para cada dia da semana, para facilitar. Como sujam bastante, vale a pena lavar mais de uma vez por semana ou ter peças sobressalentes. Depende do seu tempo e de como organiza a lavanderia. Se precisar lavar todas as roupas somente uma vez por semana, então é melhor ter mais itens disponíveis.
  • Acompanhe de perto as atividades do seu filho na escola, para dar suporte à educação dele.

Não é fácil! É muita coisa a ser feita e acompanhada, mas quem tem filhos sabe como é gratificante saber que estamos fazendo o melhor por eles. Cuidar da rotina escolar das crianças é nossa obrigação como pais e torna a vida mais tranquila para os pequenos, seja qual for sua idade.

19 comentários . Comentar via blog

  1. Renata

    Muito, MUITO bom. Obrigada, vou tentar melhorar essa parte para evitar a correria (às 7h tenho de sair pronta para o trabalho, levando minhas filhas (3 anos 3 meses e 1 ano e 9 meses), minha bolsa, as duas mochilas, as duas lancheiras, para deixá-las na escola e estar no meu trabalho às 7h30. Não é fácil, rs.

    Aproveito para compartilhar uma loja legal que conheci ontem, a Organizzata, aqui em Belo Horizonte. Escolhi vários itens que vão me ajudar a organizar a casa.

    Responder
    1. concordo com todos voces

      Responder
  2. sonia sousa

    eu não sou muito organizada é facto e o seu blog é uma grande ajuda para tentar mudar as coisas-mas em relação aos miudos sou até bastante organizada -são 3 em que o mais velho tem 6anos …quando chego a casa á noite a primeira coisa que faço é verificar mochilas…juntar o necessário e deixar tudo pronto para só pegar no dia seguinte…muito menos stressante deixar logo pronto o saco da natação para o dia em questão , preparar casacos ou material pedido-assim de manhã menos uma coisa em que pensar.

    Responder
  3. Michelle

    Suas dicas são tão valiosas que sempre se adapta a outra situação.. Obrigadaaaa…
    Aproveitando rs, vc teria alguma rotina para adolescente, incluido ajudar na arrumação da casa?
    Bjkas

    Responder
  4. Livia

    Eu tento ensinar minha filha a deixar a mochila e o uniforme pronto no dia anterior, até para ela mesma aprender a se organizar. Separei uma gaveta só para o uniforme, assim ela sabe qual roupa pode ir para a escola. Assim ela vai aprendendo a se virar e a ser organizada (e me dá um respiro). Sempre dou uma verificada porque ela ainda tem só 7 anos, mas deixo claro que ela precisa cuidar de suas coisas.

    Responder
  5. Ana Lúcia

    Tais, já faço praticamente desse jeito. Tenho duas meninas e sei o quanto organizar as mochilas a noite é importante. Elas já organizam e já deixam na sala no ponto de levar no dia seguinte. Esses detalhes de organização fazem uma enorme diferença. Ganhamos bastante tempo! Abraços!

    Responder
  6. Josi

    Oi Thais,

    Todos os seus posts ficam com gostinho de quero mais….. adoooro!!!!

    Responder
  7. Laís

    Post sensacional!! Obrigada Thais, dicas realmente valiosas para organizar o dia-a-dia dos pequenos e ensiná-los, pelo exemplo, a serem pessoas organizadas. Acho que quando eles crescem podem começar a ser envolvidos nessa organização, assumindo pequenas responsabiliades.

    Responder
  8. Oi Thaís! Eu precisei aprender a acelerar a organização para tentar dar conta de tudo que tenho para fazer. Estou aderindo ao minimalismo, aos poucos e está funcionando e sendo ótimo.
    Obrigada pelas dicas!

    Responder
  9. Elidia

    Oi Thaís! Já me considero viciada no seu blog (risos)! Poxa, senti falta do cardápio dessa semana… sempre tiro alguma idéia dali rsrs…

    Responder
  10. Daniel Almeida

    Muito bom Tais principalmente a parte de acompanha mochila e atividade, pego engate na duvida da Michelle teria alguma rotina para adolescente.Obrigado.

    Responder
  11. Nilza

    Também sou mãe de adolescente. Quando minha filha era pequena eu seguia a rotina sugerida pela Thais.
    Hoje a minha filha tem 15 anos e cursa o 1o ano do ensino médio. A rotina dela é muito puxada.
    As obrigações da minha filha na casa são arrumar a própria cama e o quarto, guardar a própria roupa, ajeitar seu próprio banheiro e administrar tudo o que diz respeito à escola. No final do ano ela terá que fazer uma arrumação no quarto (destralhar total).
    Não gosto de agir como se a casa fosse minha e não dela. A casa é da família. Gosto que ela tenha a liberdade de escolher seus guardados e ajeitar seu espaço como preferir. Para garantir seu bem estar, o computador dela não fica no quarto, mas sim no meu escritório. Também não permito televisão no quarto. No mais, ela escolheu os próprios móveis e enfeites. Minhas regras são simples: as coisas dela devem caber no armário, na estante e na escrivaninha, que são de bom tamanho. Para coisas novas entrarem, outras devem ceder espaço. No final de casa ano, antes do Natal, ela deve destralhar o próprio quarto e arrumar, mesmo que eu não possa ajudar.
    No que diz respeito aos compromissos escolares, nada a reclamar. Ela corresponde muito bem. Quanto à arrumação, ela está bem longe da perfeição, mas eu também não era nenhum grande exemplo aos 15 anos (rsrsrs).
    Tenho muito orgulho da minha filhota, porque ela é uma pessoa dedicada, generosa e tem um coração de ouro.
    Bjs,

    Responder
  12. Olá Thaís! Parabéns! Admiro muito o seu blog e acho que você passa informações muito bacanas para as pessoas, já que existem muitas dúvidas sobre organização. Sou personal organizer e também tenho um blog sobre organização. Quando puder dá uma passadinha por lá ( http://www.organizesemfrescuras.com), ficarei feliz com sua visita! Bjinhos

    Responder
  13. Renata

    Muito bom! Posso usar esse texto para pais de alunos na escola onde eu trabalho? Obrigada!

    Responder
  14. Janaina

    Olá Thais,
    Adorei o texto!
    Uma boa dica também é incluir o lanche do seu filho no cardápio semanal. No meu caso, como meu filho vai para a escola á tarde, coloquei logo após o almoço, mas se a criança for para a escola de manhã, poderia ser colocado após o jantar. Isso ajuda bastante principalmente para não repetirmos o que mandamos de lanche, ajuda a organizar as compras e também a não enviarmos muitas porcarias para o lanche
    Abraços!

    Responder
  15. Edna

    ACORDAR, TOMAR BANHO
    ARRUMAR A CAMA E O QUARTO
    TOMAR CAFÉ DA MANHÃ
    ESCOVAR OS DENTES
    IR PARA ESCOLA – LEVAR TODO MATERIAL DO DIA
    ALMOÇAR
    ESCOVAR OS DENTES
    DESCANSAR
    FAZER AS TAREFAS
    LANCHAR
    JOGAR
    ESTUDAR
    ARRUMAR A MOCHILA
    JANTAR
    ASSISTIR TV
    DORMIR

    Responder
  16. Como sempre ótimo seus posts………..para quem é mãe, esposa e trabalha, só com muito esforço e com as suas dicas além de ajudar a organizar a mente, nos sentimos acolhidas por perceber que não somos as únicas nesse mundo moderno, tentando se organizar, e não ficar maluca.
    Beijão

    Responder
  17. ines

    Amo as suas publicações. Eu tenho 13 anos e era muito desorganizada mas a partir do momento que comecei a seguir as suas dicas, subi as notas e a minha mãe ficou com menos coisas para se preocupar. Ajudo-a a limpar a casa e faço tudo o que preciso fazer para assim os deveres estarem divididos por todos.

    Responder

Deixe um comentário