14 Jan 2012

Como decorar um imóvel alugado

Eu sempre morei em casa própria, então quando estávamos procurando apartamento para alugar eu já tinha em mente que a decoração seria limitada. Porém, isso nunca me assustou porque, de certa forma, dá um certo guia na hora de decorar. Por exemplo: eu não precisava pintar as paredes (porque a pintura era nova) e não queria sair furando a torto e a direito. Fui anotando algumas dicas que eu poderia escrever aqui no blog e agora eu mostro para vocês. =)

  • Veja o contrato do aluguel para saber o que pode e o que não pode ser feito no apartamento. Sempre tem algumas paredes que não podem ser furadas porque têm canos ou alguma modificação que você não possa fazer por qualquer motivo.
  • Tinta é o elemento decorativo mais fácil para mudar a decoração e, se o imóvel não estiver com a pintura nova, vale a pena pintar porque causa efeito imediato. Porém, se a pintura estiver nova, considere manter como está (pelo menos por enquanto) e investir nas cores dos acessórios. Outra alternativa é usar papel de parede.
  • Pense em móveis 1) fáceis de desmontar e 2) que sejam versáteis, que sirvam para outros imóveis também.
  • Se o box não for fechado, considere a instalação. Pode valer mais a pena que deixar o banheiro molhado durante toda a sua estada ali ou a troca de cortinas a cada mofo que elas tiverem.
  • Otimize os espaços nos armários instalando gaveteiros, pequenas estantes e prateleiras que não precisam de furos.
  • Se o chão for nivelado, você pode revestí-los com pisos de aplicação direta sobre cerâmica, laminados etc. Se informe na loja de materiais para construção. Caso não queira fazer esse tipo de instalação, coloque tapetes grandes.
  • Sempre invista nos acessórios! Cortinas, almofadas, toalhas de mesa e roupa de cama mudam totalmente a cara de cada cômodo.
  • Você pode pintar os azulejos com tinta epóxi e os rejuntes com tinta específica para isso, deixando-os como novos. Outra solução para os azulejos é adesivá-los com cores e estampas da sua escolha.
  • Em vez de instalar iluminação, invista em boas luminárias de chão.
  • Use quadros para decorar aquela parede com avarias. Adesivos são soluções baratas também.
  • Use papel de parede para forrar armários. Verifique a possibilidade de pintá-los, se não forem de uma cor neutra.

E você, já decorou um imóvel alugado? Tem dicas para decorá-lo?

20 comentários . Comentar via blog

  1. nossa, adorei o blog, fazia tempo que não via um blog original! :)

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Jessica, obrigada!

      Responder
  2. Olá, gosto muito do seu blogue! Eu vivo numa casa alugada, e no contrato diz que posso fazer modificações como furar mas terei de avisar por carta registada aos senhorias e pedir-lhes autorização. No entanto o que eu gostava de fazer era colocar papel de parede, mas o meu namorado diz que, caso saiamos desta casa, o papel vai ser muito difícil de retirar! Julgo que é complicado a senhoria aceitar o facto de deixarmos o papel ficar na parede, pois a pessoa que vem depois pode não querer e eu nem sei se é difícil pintar por cima, se é possível ou não. A casa é praticamente nova, então as paredes são muito lisas e estão pintadas num tom creme/amarelado. Vê-se que foram pintadas recentemente, mas eu preferia que fossem brancas. depois queria colocar o papel de parede, mas tenho receio de tudo o que já disse anteriormente… Consegue tirar estas minhas dúvidas? Obrigada =)*

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi CG. Olha, para tirar o papel de parede, só raspando, passando massa corrida e pintando novamente. Você pode fazer, mas depois tem que entregar o imóvel nas condições em que estava, o que vai gerar esse gasto.

      Minha opinião: se você detesta as paredes creme e quer mudar, mude! Nada paga sua felicidade (ou não) dentro da sua própria casa.

      Responder
  3. Iracema Volta

    Thais, há pouco pintei os rejuntes do banheiro com a tinta própria (Zapt) e não faz ideia de como mudou a cara do ambiente. Além disso tb fiz um pequeno investimento e troquei todas as ferragens do banheiro (penduradores de toalhas, saboneteira etc) e valei mesmo a pena. Afinal de contas, apesar de ser um imovel alugado, é aqui que irei morar pelos próximos meses (ou anos), então acho melhor que me sinta bem nos ambientes.

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Iracema, você está certíssima. E nossa casa é o nosso santuário. Mesmo alugada, é onde vivemos. Precisamos nos sentir “em casa”. Parabéns pela iniciativa.

      Responder
  4. Amanda

    Olá,
    Moro num apartamento alugado e justamente o banheiro é minúsculo (e para completar, não tem box). Encontrei uma cortina de um tecido anti mofo nas americanas (somente p/enfeitar, levanto e enrolo na hora do banho porque o espaço do chuveiro me dá claustrofobia- rs)
    Bjos,

    Responder
  5. thaizize

    Apartamentos para aluguel geralmente tem revestimentos horrororos. Isso é o que mais me chateia. O meu tem piso frio em todos os cômodos, e é um piso muito, muito horroroso. A mesma coisa para as paredes de cozinha e banheiro. Como tapetes e adesivos não dariam conta de toda a casa, tive que respirar fundo e investir no que me é possível: móveis, acessórios, etc – uma tentativa de desviar a atenção dos azulejos feios.

    Responder
  6. Thati

    Boa tarde!

    Meu nome é Thátila, e atualmente moro em uma casinha de apenas doiscômodos, e gostaria de idéias e dicas para que eu possa transformar o ambiente, deixando-o sofiticado e bonito. E isso sem ter que gastar muito.

    Obrigada!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Thati, fique ligada nas atualizações do blog. =) Obrigada por comentar.

      Responder
  7. Excelente lista, Thaís. Me mudei tem menos de um mês e fiz praticamente tudo o que você falou aí. Ia colocar box no meu banheiro, mas sofri um golpe de um inescrupuloso que fingia ser uma empresa. Consegui meu dinheiro de volta, mas acabei preferindo a solução da cortina, pois o box tem uma divisão em granito que faz com que o chão não fique molhado. Escolhi uma cortina que pode ser lavada na máquina.

    Também não posso furar as paredes, então da-lhe fita dupla face fofinha da 3M e ventosas. Reaproveitei móveis antigos que ganhei de presente e consegui bons descontos, como um móvel na cozinha que comprei por R$ 20,00 (o preço normal é cerca de 300), pq comprei um super ferradinho de mostruário. Limpei bem e troquei os puxadores, ficou outra coisa!

    Também utilizei um porta cintos cromado (que custou só 9,00) e está servindo de porta utensílios para a cozinha. :)

    A cor das paredes realmente influencia, depois de pintada a casa parece nova mesmo. Tive sorte de encontrar um apto com a cozinha e banheiro reformados, o que deixa a casa com um aspecto muito mais limpo. Ainda preciso organizar melhor muitas áreas. Estou registrando tudo no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/juliamorena/

    Muito obrigada por compartilhar tantas dicas incríveis. Amo seu blog há muuuuito tempo e sempre compartilho!

    Beijo!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Julia, ameeei seu Flickr, já te adicionei lá.

      Responder
  8. Cláudio

    Seguem algumas dicas que usei e aprovei na decoração do meu atual apê alugado (serve tb quando o $ estiver mais curto).

    O apê é um dois quartos c/ 65m, relativamente antigo, s/ reforma, c/ armários originais, apertado mas confortável, e ainda devo ficar cerca de mais um ano e meio nele até poder construir minha futura casa em um terreno que tenho.

    Além das dicas a seguir, que não são baratas, mas tb não custam nenhum absurdo, investir no melhor design que puder pagar sempre vale muito a pena.

    1- A 1a coisa foi fazer uma boa pintura branca lisa nas paredes, no teto e nas esquadrias c/ luminárias de parede modernas, leves e discretas, tomadas e interruptores modernos c/ capas brancas e cortinas cinza claro, lisas, do chão ao teto, c/ varões cromados e blecaute. Usei também filme escuro nas janelas;

    2- O segundo passo foi instalar um blindex e um chuveiro elétrico bacanas; tampa da privada, torneiras, toalheiros, ralos e metais em geral modernos e de qualidade. Pintei tb os azulejos, rejunte e teto, mais uma vez de branco, e mandei fazer um carrinho/baú multiuso. Usei prateleiras simples de madeira escura;

    3- Na cozinha e área segui o mesmo estilo. Além disso, aproveitei que a bancada da cozinha é de granito preto e deixei os armários pretos por fora (troquei o revestimento externo e os puxadores). Coloquei um armário branco pequeno na área e estantes aramadas e prateleiras simples de madeira escura na cozinha. Por último, fiz também uma divisória de blindex entre a cozinha e a área;

    4- Pintei de branco as portas e o interior dos antigos armários de madeira e troquei os cabideiros por outros cromados. Podia ter usado tb papel de parede ou adesivos, ao invés da pintura;

    5- Troquei todas as maçanetas que pude sem precisar trocar as portas originais. A única porta que troquei foi a principal, da sala, que levarei comigo na mudança;

    6- O mais difícil foi o piso (tacos antigos e detonados). Adoro tacos, então acabei mandando raspar, ebanizar e impemeabilizar, em troca de um bom desconto no aluguel (juntamente com a pintura).

    No caso da pintura (inclusive dos azulejos) e do piso, conversei muito e negociei um bom desconto c/ o proprietário. Disse que a mudança seria neutra e usaria material e serviços de 1a, que ele poderia usar futuramente em benefício próprio, de modo que valia a pena dar, não só a autorização, mas tb o desconto.

    Antes que alguém reclame do uso do branco ou diga que o apê ficou frio, sou fã de couro, madeira, metal envelhecido, cores escuras e quentes,tecidos rústicos, etc, mas penso que ao decorar um apê alugado vc tenha que transformá-lo em uma tela branca, atemporal, neutra e que possa ser revertida a qualquer momento.

    Dei meu toque pessoal nos móveis, tapetes, objetos de decoração e quadros. Sofá de couro preto com estilo antigo; tapete alto mas c/ jeitão clássico; bar em madeira rústica; estantes, prateleiras nichos e móveis diversos em madeira escura; poltronas clássicas; mesinhas em metal envelhecido; porta retratos, quadros e painéis antigos e modernos misturados; cama king size; roupa de cama e banho em cores variadas; referências gastronômicas e musicais; e muito toy e sport art.

    Uma dica original e interessante que dá um resultado sensacional, é envelopar (como se faz c/ carros) eletrodomésticos. Na falta de eletrodomésticos que não fossem brancos ou inox (outras cores, se existem, são caríssimas) optei pelo envelopamento da geladeira, fogão, coifa, cave e microondas e não me arrependi.

    Além disso, com exceção da pintura e do piso, tudo que mexi vai embora comigo quando eu deixar o imóvel (até o box do banheiro e a divisória da cozinha), só não posso deixar de guardar as torneiras, luminárias, etc, antigas.

    Espero que minhas idéias e dicas ajudem.

    Abraços

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Excelentes dicas, Cláudio. Obrigada!

      Responder
  9. Adorei as dicas, já estou começando a arrumar minha casinha. não vejo a hora de achar essa tinta de rejunte de azulejo.
    bjos

    Responder
  10. Fernanda

    Olá
    Thais, você já usou papel de parede na cozinha ou banheiro aplicadas diretamente no azulejo? Será que é dificil para retirar? O azulejo do apto que aluguei é medonho. Marrom com flores, bem antigo. Queria colocar papel de parede neutro, um creme no banheiro, assim posso manter o azulejo feio só no box, usando o papel nas áreas secas, dando contraste com o marrom. Será que ficaria bom? Meu medo é o vapor do banho soltar o papel com o tempo ou até mofar. Nos outros cômodos vou usar adesivo de parede para dar um toque especial, além de outros objetos de decoração que poderei levar depois.
    Parabéns pelas dicas. Adorei

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Fernanda, então… morro de vontade, mas também não curto muito a ideia de papel e pano em lugar úmido por causa do mofo, porque certamente mofaria. Uma solução que tenho visto em muito lugar é o uso de papel contact e adesivos personalizados no formato dos azulejos.

      Responder
  11. Monica

    Thais, lembrei desse seu post quando vi o link abaixo:
    http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF88020-16765,00-CASA+LINDA+DE+ALUGUEL.html#fotogaleria=1
    beijos

    Responder
  12. Ludmila

    Thais, muito legal o seu blog, parabéns!

    Eu acabei de me mudar para um apartamento alugado, e estou tendo dificuldade em decorá-lo… Uma das coisas que eu vi aqui no seu blog, e achei muuuito interessante, foi a tinta para rejunte. Eu já conhecia a de azulejo (epoxi). No meu apartamento atual, o azulejo é branco, mas o rejunte é escuro, o que deixa com um aspecto nada agradável… então quando li sobre a tinta para rejunte, fiquei super feliz! Vou procurar hoje mesmo! :)

    Responder

Deixe um comentário