25 Feb 2013

Como cuidar dos seus livros

cuidar-dos-livros

Ter uma biblioteca em casa é maravilhoso, mas os livros precisam de cuidados, pois são feitos de matéria orgânica (papel). Veja algumas dicas para conservá-los:

  • Sempre que trouxer um novo livro para casa, especialmente se você tiver o hábito de comprar livros usados, dê uma folheada geral para ver se não há traças ou sujeira entre as páginas. Passe um escovão (se puder, tenha um somente para este fim) seco na parte de cima e nas laterais, para tirar o pó acumulado. Se estiver engordurado, passe um pano úmido na capa e deixe secar ao sol. Só então guarde-o na estante.
  • Procure não manusear os livros com as mãos sujas ou engorduradas. Dica básica, eu sei, mas vale lembrar.
  • De uma a duas vezes por ano, pegue o mesmo escovão e limpe a parte de cima e as laterais de todos os seus livros para remover a sujeira e a poeira acumulada.
  • Se a estante fica em um lugar com um pouco de umidade, espalhe pelas prateleiras algodão embebido em terebintina (vendida em lojas de produtos para artes). Troque a cada três meses.
  • Para prevenir os livros das traças, existe uma série de receitas. A mais indicada é espalhar querosene por toda a estante. Sinceramente, eu nunca fiz isso. Primeiro, porque sequer sei onde deve vender querosene. Segundo, porque acho perigoso. Terceiro, porque minha estante não é envernizada e passar querosene a deixaria manchada. Assim, o que eu faço é manter sempre a área dos livros arejada, com as janelas abertas sempre que possível, e deixar pastilhas de cânfora pelas prateleiras (podem ser encontradas em farmácias de manipulação). Bolinhas de naftalina, cravo da índia, grãos de pimenta do reino e folhas de louro também funcionam, mas é preciso trocar mensalmente. É fundamental manter os livros limpos.
  • Para capas de couro, a melhor alternativa é cobrí-las com uma camada leve de vaselina, pois isso mantém o tecido hidratado.
  • Mantenha os livros na vertical. Se eles ficarem “deitados” na diagonal, se deformarão. Na horizontal também, além de ficarem com a capa marcada.
  • Se as páginas dos livros estiverem manchadas, tente esfregar miolo de pão. Se forem manchas de mofo, elas devem ser removidas esfregando um paninho umedecido em vinagre, e depois passando algodão seco.
  • Para evitar que os livros criem bolor, passe perfume neles. As essências de alfazema e terebintina são as mais indicadas.
  • Se o livro estiver úmido, coloque-o para tomar sol.
  • Para a limpeza no dia a dia, use um espanador bem peludo para remover a poeira constantemente.
  • Estantes com portas de vidro são as mais recomendadas para guardar livros, pois os mantém protegidos dos insetos e também da poeira. Mas tudo bem se você só tiver uma estante aberta, pois é a mais comum mesmo. Basta ter esses cuidados.
  • Procure não manter livros que você não goste, que não estejam sendo úteis ou que não tenham valor emocional para você. Doar livros ajuda outras pessoas e libera espaço na estante, fazendo o ar circular.

Cuidar dos livros dá um pouco de trabalho, mas é um trabalho necessário a todos aqueles que amam seus exemplares e querem mantê-los por um longo período de tempo. Vale a pena ter esse cuidado.

29 comentários . Comentar via blog

  1. Cristiane

    Estava aguardando ansiosamente este post e adorei!! =)

    Sempre fico em dúvida com a melhor forma de cuidar dessas preciosidades!

    A dica dos cravos é muito útil também para espantar formigas, esparramei cravos no armário da despensa e dentro da lixeira da cozinha (embaixo do saco de lixo) e elas não apareceram mais! =)

    Responder
    1. Zulmira

      Adorei! Obrigada pela informação :)

      Responder
      1. Zulmira

        Ops! endereço errado! Era para a Ingrid (rsrsrs)

        Responder
  2. Ingrid

    Ótimo post. Quanto a não guardar livros que não nos interessam, sugiro o site http://www.trocandolivros.com.br. Já troquei mais de 20 livros por esse site e recomendo muitíssimo. Vc cadastra os livros que não quer mais no site. Quando outro usuário solicita um livro seu, vc envia e ganha um crédito. Daí com esse crédito vc pode solicitar um livro do acervo do site, que outro usuário enviará pra vc. Pra mim, foi um jeito ótimo de só manter na minha biblioteca o que realmente me interessa. Bjs

    Responder
    1. Valéria Vieira

      ótima dica! Obrigada!

      Responder
  3. Thaís, tenho uma dificuldade pra doar livros… Todos são especiais pra mim. Cuido deles com muito carinho, mas não seguia estas dicas que você recomendou. Vou passar a usá-las, pra que assim meus livros fiquem ainda mais conservados.
    Um beijo.

    Responder
  4. Eu separei um monte de livros… Agora tenho um e-reader e estou amando!
    Tenho alguns que tem valor emocional pra mim, então estes eu mantive. Pretendo vendê-los para um sebo e ver se eu consigo algum dinheirinho. :)

    Responder
  5. Fati

    Gostei das dicas.
    Só não recomendo o uso das bolinhas de naftalina pois são cancerígenas. Veja:
    http://www.eco-usa.net/toxics/quimicos-p/naftaleno.shtml

    Responder
  6. Mariana

    Oi Thais,
    Vc acha que terebentina pode resolver problema de mofo em armários? Estou com esse problema e não consigo vencer. Vc tem alguma dica? Ótimo post, adorei. bjs

    Responder
  7. Deborha

    A coisa ruim da terebentina é que ela cheira muito mal. :/

    Responder
  8. Amanda

    Olá Thaís,

    Adorei as dicas.
    Não sabia que era ruim deixar os livros um em cima do outro na horizontal, mas foi a melhor maneira que achei para deixá-los aqui em casa, já que às vezes preciso usar um e mesmo que na vertical seja mais prático, eles acabam ficando na diagonal quando tiro um do lugar.

    Os de colégio que mais uso, eu fiz 2 montes de 3 e mais um outro monte de 6 livros, um sobre o outro na horizontal.

    Os que menos uso, como o lugar com menos poeira tem pouco espaço, deixei em 2 montes na horizontal apenas.

    O que acha?

    O que acha sobre isso?

    Queria saber sua opinião sobre isso.

    Responder
  9. Wilma

    Thais,quando eu mantinha a estante cheia de livros, agora não mais, doei grande parte, e o que ficou os guardo numa única gaveta, tinha e tenho o hábito de passar papel filme neles, nem sei se é ruim, mas pelo menos ficaram bem protegidos e não interferia muito no visual na estante.
    Quanto ao link das etiquetas, a grande dica foi o barbante, que eu nem pensei que um dia teria que lavar os vidros e colei a etiqueta, agora aprendi, mas estou procurando pela caneta de escrever em vidro, ficará interessante e prático. Boa semana pra você!! e a todas por aqui.

    Responder
  10. Zulmira

    Gostaria de compartilhar uma pequena dica. Os meus livros ficam em estantes com portas de vidro, mas no ano passado o acervo aumentou e de repente tive que colocar alguns em uma estante comum. Para não pegarem poeira, acomodei cada um deles dentro de um envelope plástico transparente (desses usados em pastas), com a extremidade aberta para baixo. Ficou bastante satisfatório. Embora estejam um pouco mais expostos à luz do que os outros nos armários, creio que vão se manter tão bem quanto.

    Responder
  11. Doar livros é uma das coisas mais difíceis de se fazer… será que sou egoista? O valor sentimental é realmente tão grande! E tê-los ali a disposição parece tão certo! :)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Idem.

      Responder
  12. Anastácia Oliveira

    Thais, adoro o seu blog, mas como bibliotecária notei que suas dicas tem algumas falhas, tipo:
    “Se o livro estiver úmido coloque-o no sol”: isso nunca! livros nunca devem ser expostos ao sol! livros úmidos tem que ser tratados com papéis que absorvam a umidade (como papel japonês;
    “Se as páginas dos livros estiverem manchadas, tente esfregar miolo de pão”: isso vai atrair insetos! livros e comida não combinam em hipótese nenhuma. Tente passar raspas de borracha branca, daquela bem molinha, envolta em uma pano de algodão.
    “passar perfume nos livros”: isso só vai trazer amarelidão para as páginas!
    Aqui vão algumas dicas para a limpeza da área dos livros:

    Para limpar prateleiras não se deve usar espanador, pois este apenas redistribui a poeira. O aspirador deve possuir um filtro para evitar a recirculação do pó ao ser utilizado para retirar a poeira mais pesada. Se necessário pode-se lavar as prateleiras com um sabão neutro. Entretanto o transporte de água para os espaços de armazenagem deve ser planejado e estudado. Já que além do risco de derramamento a água aumenta a UR. As prateleiras devem estar bem secas antes de receber os materiais novamente.

    Quando for efetuada a limpeza de livros isoladamente, estes devem estar bem fechados, para que a poeira não deslize para dentro destes. Se houver um grande acúmulo de poeira, pode-se usar um aspirador, desde que este possua uma escova macia e que entre a extremidade da mangueira e da escova haja um pedaço de tecido para evitar que fragmentos soltos de capas deterioradas sejam aspirados. A sucção do aspirador deve ser reduzida e este não deve ser usado em obras raras. Quando se limpa com a escova ou com a flanela, o movimento correto é no sentido da lombada para fora, evitando que a poeira penetre nesta ou na guarda. Os panos de limpeza devem ser separados: os só para livros e os só para prateleiras.

    Para quem deseja maiores informações, tem tudo aqui: http://www.arqsp.org.br/cpba/

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada pelas dicas, Anastácia. Peguei dicas de muuuitas fontes. Algumas são do tempo da vovó mesmo, mas ainda funcionam.

      Responder
    2. O artigo é muito bom, e gostei de suas dicas também, Anastácia. Você poderiam me indicar um bom restaurador de livros aqui em São Paulo. Tenho alguns livros antigos, inclusive um título de 1879 e gostaria de restaurá-los, mas não quero deixá-lo com qualquer pessoa.
      abraços

      Responder
  13. Patrícia

    Parabéns pelo maravilhoso site! Queria uma dica de como organizar meus livros. Só tenho meu quarto, que é bem pequeno, para armazená-los.
    Acabo deixando alguns no guarda-roupa e outros divididos entre dois caixotes instalados na parede e uma caixa plástica no chão. Essa distribuição está me incomodando profundamente.
    Por favor, me ajude!rs.
    Obrigada pela atenção!

    Responder
  14. Isadora Emi Iwahashi

    Oi Thais, tudo bem? É a primeira vez que eu comento aqui! \o/ Mas sempre leio o seu blog (mas eu ainda sou desorganizada…)
    Então, eu tenho mais de 200 livros e eles estão dentro de sacos plásticos, porque onde eu moro tem muita poeira, do tipo limpar num dia e já ter uma boa camada de poeira nos moveis, mas isso faz mal para os meus preciosos livrinhos?

    Responder
  15. Aline Britto

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa de ensinar sobre a limpeza de uma biblioteca,Thaís!Por mais que pareça simples,é bem complexo e algumas ações danificam mesmo um acervo.
    Concordo com a Anastácia Oliveira e as sugestões dela são baseadas em estudos,mas que são bem fáceis de fazer!
    Isadora Emi Iwahashi,tire seus livrinhos do saco plástico eles são piores que a poeira,pode ter certeza!Grande abraço a todos!

    Responder
  16. Muito bacana! Eu só tenho um problema: tenho uma biblioteca em casa e faço a catalogação com o Excel. Existe algum programa para eu organizar minha coleção pessoal? Att.

    Responder
  17. Geninha

    Alguém sabe me dizer se encapar os livros com plástico adesivo é pior que deixá-los desencapados?

    Responder
  18. Rosane

    Olá ! Eu mantenho meus livros na estante todos eles guardados dentro de um saquinho e em pé… Vc acha que tem problema eles estarem dentro do saco ?

    Responder
  19. Débora

    Vi que muitas de suas dicas envolvem deixar o livro ao sol. Se for para curtos períodos de tempo, tudo bem, mas os livros não podem ficar expostos ao sol. Danifica seriamente a obra, provocando desbotamento e afins.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Débora, claro, qualquer coisa desbota no sol. É somente durante alguns minutos.

      Responder
  20. Ótimas dicas!
    A minha estante é fechada entāo eu nāo tenho tanto problema com poeira. A pena é que ela nāo fica exposta, mas daí sempre que eu passo por ela abro as portas para admirar um pouquinho, rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Responder

Deixe um comentário