16 Sep 2011

Arrumando o guarda-roupa a cada estação: como fazer

Imagem: Getty Images

Uma nova estação termina e é hora de trocar as roupas do armário. Esse é um costume comum de organização – guardar as roupas da estação que passou (para não ocuparem espaço desnecessário) e deixar somente o que você está usando no momento. Como ainda estamos na meia-estação, sempre convém deixar algumas peças de frio (ou de calor, caso você more no hemisfério norte) à mão para as mudanças bruscas de temperatura. No geral, mais algumas dicas para preparar seu armário para a estação que chega:

Pergunte-se

  • Basta pegar as roupas que estão guardadas ou você também precisa fazer compras? (Essa pergunta vale especialmente para quem tem filhos pequenos, que perdem roupa rápido)
  • No caso de crianças, você estocou tamanhos maiores? São o suficiente?
  • Que roupas você ainda precisa comprar? (Se começou em um trabalho novo, por exemplo, ou começou a fazer academia, pode ser que você precise de roupas específicas)
  • Você pretende comprar roupas novas ao longo da estação?
  • Você tem espaço suficiente no guarda-roupa ou precisa selecionar melhor o que tem?
  • Você irá doar roupas que não servem mais? (Especialmente as roupas infantis)
  • Você precisa comprar mais cabides ou encontrar algumas soluções de armazenamento?
  • Existe alguma roupa que precise ser lavada antes de ir para o guarda-roupa? (Caso esteja com um cheiro ruim, de ficar tanto tempo guardada)

Com base nessas perguntas, você pode tomar decisões e planejar tarefinhas básicas para as próximas semanas.

Faça uma lista

Quando eu montei o enxoval do meu filho, comprei bastante roupa porque minha rotina de lavanderia sempre foi semanal. Não preciso dizer que, com a prática, fui comprando menos roupas para ele. Mesmo assim, as roupas que não servem mais vão se acumulando e a cesta para doação está sempre cheia.

A solução que eu encontrei foi fazer uma lista de roupas que ele sempre precisa ter. Não é para levar ao pé da letra, mas pelo menos dá para ter uma noção do que ele tem e do que eu preciso comprar quando uma roupa não servir mais. Na mudança de estação, torna-se mais complicado porque ele precisa de toda uma coleção nova, e assim é com as roupas dos adultos também.

Vantagens de fazer uma lista para crianças e adultos:

  1. Uma lista te obriga a pensar sobre o que é necessário e o que é supérfluo;
  2. Uma lista limita a quantidade de roupas que você tem, de modo que suas gavetas e prateleiras nunca ficarão abarrotadas;
  3. Uma lista de roupas para as crianças evita compras desnecessárias “só porque é uma roupa linda”.

É bastante óbvio que, se você ama roupas e comprar é importante para você, você pode preferir não fazer uma lista ou fazer uma lista maior. Organize-se de acordo com o que você vive em sua vida, e não de acordo com padrões.

Como fazer uma lista

Segue abaixo a lista de roupas do meu filhote apenas para vocês terem uma ideia de como eu faço. Com certeza alguns de vocês vão achar que tem coisas demais na lista enquanto outros vão achar que tem poucas. O grande segredo ee saber o que funciona para cada caso.

3 camisetas de manga curta (uniforme)
2 bermudas (uniforme)
2 calças (uniforme)
1 agasalho (uniforme)
10 camisetas de manga curta
7 camisetas de manga comprida
10 pares de meias
10 shorts
10 calças
5 agasalhos (blusas de lã, moletom)
2 toucas
2 pares de tênis
1 par de sandálias
1 par de chinelos
7 cuecas
2 sungas
10 pijamas (calça + camiseta)

Como ele está na escolinha, durante o dia não suja muita roupa. Para dormir, usa pijamas de tecidos mais leves no calor que no inverno. Shorts, comprei no início do ano em uma liquidação e aproveitei preços bem baixos. Vou ter que comprar poucas peças quando o calor começar para valer. Ele está em uma época que o peso dá uma estabilizada (quase um ano e meio). O importante é que, com uma lista em mãos, fica mais fácil ter noção do que ele usa, tem e preciso comprar.

Faça um inventário

Confesso que só fiz esse inventário uma vez – quando era adolescente e tinha tempo. Hoje, invejo quem consiga fazer, pois é muito útil. Então, mesmo não fazendo, eu recomendo a vocês que façam, se puderem, pois o resultado é surpreendente. Com uma lista do que você já tem, fica mais fácil saber o que você precisa (ou quer) comprar, o que te possibilita a focar na hora das comrpas e pegar boas promoções.

Armazene as roupas das crianças por tamanho

Eu sei que a tendência é organizar por estação, e hoje eu faço isso, mas quando meu filho era menorzinho, o que me ajudou demais foi separar as roupas compradas por tamanho. À medida que ele ia crescendo, era fácil substituir. Ele nunca perdeu nada sem usar.

Para fazer isso, use caixas de papelão ou de plástico e etiquete-as com os tamanhos.

Organizando

Uma vez que você decidiu quantas peças você precisa para cada pessoa e como você irá armazenar as roupas, é hora de começar:

1. Pegue as roupas guardadas na estação passada para classificá-las. Se você nunca fez isso, faça agora – separe as roupas de inverno e separe em quatro pilhas: guardar / doar / consertar / lavar. Você vai refazer esse processo quando estiver chegando o próximo inverno, mas filtre desde já para reduzir a quantidade de roupa guardada.

2. Providencie caixas para armazenamento. A melhor forma de guardar roupas da estação é usando caixas, de acordo com a minha experiência. Sacolas deixam o visual feio e malas podem ser usadas (já passei nervoso tendo que esvaziar malas que precisava usar e elas estavam cheias de roupas). Coloque dentro delas as roupas que você colocou na pilha “guardar”. Lembre-se de deixar espaço para as que vai consertar ou lavar.

3. Faça uma lista de itens adicionais que você precisa (ou quer) comprar. Fazer esta lista olhando o que você já tem é uma garantia de que não irá adicionar itens desnecessários. Foque nisso. Por exemplo: você poderia comprar uma linda calça jeans em um dia comum mas, sabendo que já tem três boas calças, provavelmente não fará isso.

4. Separe em uma sacola as roupas que pretende doar. Existem diversas instituições que você pode ajudar. Procure uma em sua cidade. Deixe a sacola te perturbando no meio da sala. Se você guardá-la, é capaz de esquecer ou adiar a doação.

5. Providencie imediatamente o conserto e a lavagem das roupas separadas para isso. Coloque a roupa suja no cesto e veja o que precisa fazer para consertar as outras. Um simples abotoamento? Ou precisa fazer a barra em uma calça? Resolva esses pequenos problemas o quanto antes para encontrar a roupa pronta quando resgatá-la daqui a alguns meses.

Preparar o armário para uma nova estação pode parecer chato, mas você só precisa fazer de duas a quatro vezes por ano! E eu acredito que seja um investimento de tempo que vale a pena. Nada pior que ter um guarda-roupa cheio de roupas que não servem, precisando de conserto ou faltando itens básicos.

Você costuma organizar seu armário a cada estação? É uma tarefa que você gosta de fazer ou que adia o tanto quanto puder?

17 comentários . Comentar via blog

  1. Gabriela

    Oi Thais.

    Eu ainda não sou mãe, mas gostei muito da lista de roupas que fez de seu filho. Apesar de ainda estar longe de ser uma, como é algo que mais pra frente quero ser, me preocupo bastante com o quesito “que roupas” e “quanto de cada roupa”.
    Sinceramente, eu não arrumo o meu guarda-roupa a cada estação não. Geralmente compro peças que eu possa usar em ambas as estações. Eu pesquisei em vários livros e artigos de moda, quais são os itens básicos de um guarda-roupa feminino e como usá-los nas diferentes estações, aqueles que eu concordei, que coincidiram com o meu gosto pessoal e que caíram bem, eu comprei e montei o guarda-roupa, que ficou com pouca coisa, porém ficou bem versátil. O que eu faço é pelo menos a cada trimestre dar uma organizada nas coisas e ver o que eu posso doar.

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Gabi, você sabe que eu acabo fazendo parecido? Eu gosto de usar saias e vestidos, então no inverno eu uso meia-calça mais grossa, por exemplo. Mas há itens que realmente são só de verão e outros só de inverno, como casacos de lã e biquínis, por ex. Mas eu concordo com você que um bom guarda-roupa tem peças para todas as estações – basta saber coordenar.

      Responder
  2. Elisângela

    Bom dia Thays, faz alguns dias que conheci o seu blog e estou adorando. Tenho um filho de 4 meses, adorei a sua idéia de lista, e queria te perguntar : você separa na lista os itens de roupas de usar em casa e os de roupa de passear/sair?
    Parabéns!
    Muito Obrigada,
    Elisângela

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Oi Elisângela, tudo bem? Olha que isso dá ideia para um post, hein? =) Mas, depois que ele entrou na escolinha, eu separo as roupas por: roupa do dia-a-dia (incluindo uniforme), roupa de sair e roupa de dormir. Quando ele tinha 4 meses, eu organizava por tipo mesmo (bodies, camisetas, calças, macacãos etc).

      Responder
  3. Elisângela

    Que Legal Thais, vou ficar aguardando esse post então…rsrs Desculpa pelo y que enfiei no seu nome..rsrs O que mais me admirou é você dizer que nunca perdeu roupinhas sem usar, acho que não dou conta disso não. E as suas roupas de usar em casa, ficam em uma parte separada do guarda-roupa, renova-as de vez em quando? (eu tenho tendencia de sempre vestir as mesmas roupas em casa, as demais ficam lá acumulando pro caso das preferidas estarem todas sujas..rsrs)Ainda não li muito do seu blog porque o tempo é escasso, mas você tem dicas de como ajudar a organizar especificamente a rotina da empregada?(Vou precisar de uma quando voltar a trabalhar e isso já está me preocupando, não quero que ela embarque na minha “des/organização”. Grande abraço, Elisângela

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Sim, eu deixo meu guarda-roupa separado em roupas de trabalho e roupas mais casuais – pelo menos as blusas. Deixo as roupas de trabalho penduradas e as camisetas e blusas casuais em gavetas.

      Responder
  4. Miriã

    Bom Dia! Thays

    As trocas de estação geralmente eu faço isso, mais por falta de espaço mesmo no guarda roupa, essas roupas de inverno ocupam muito espaço.
    Mais gostei da lista, tenho um filho de 1 ano meio, essas crianças crescem… vai me ajudar essa lista na minha compra.
    Bjs

    Responder
  5. Oi, Thais!
    Eu já tenho o inventário do meu armário no meu pc, de tempos em tempos eu vou atualizando, e essa é a hora. Eu fiz uma lista de item por item, e na hora de pensar em doar, eu visto a roupa novamente e listo o motivo, pra não cair em tentação de guardar de novo.
    Me mudei a pouco tempo, e não tenho mais gavetas grandes para pôr as saias… Acho que a solução será cabides com pregadores… Como você guarda as suas?
    Ainda estou usando todos os meus casacos,mas quando chegar a hora de guardar, estou pensando seriamente naquelas sacolas em que é possível tirar o ar com o aspirador, pq quando esse inverno chegou, descobri que mesmo as roupas embaladas estavam mofadas.
    Te admiro muito, sempre que eu reclamo que não tenho tempo, lembro de você e digo pra mim mesma “vê se cresce”!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Bibi, eu guardo minhas saias penduradas em cabides normais, dobradas ao meio. Já usei cabides com pregadores e acho que são bem pouco práticos.

      Obrigada pelo que escreveu. =)

      Responder
  6. Ana Paula

    Olá Thais, adoro seu blog e adorei esta lista de roupas para o seu filho. Tenho um menino de 9 anos e já adotei esta lista para ele e deu muito certo, mas também tenho uma menina de 4 anos. Como seria uma lista para as meninas? Aguardo sua idéia, como sempre muito boas

    Responder
  7. Laíza

    Olá Thais, adoro seu blog, ele tem mudado minha vida. Eu já tenho o costume de organizar meu guarda-roupas a cada estação e separar as roupas para doação, mas nunca tinha tentado guardar as roupas da estação que passou. Mas fica uma dúvida: como armazená-las sem amarrotá-las demais ou sem que elas mofem? Alguma dica? Beijos!

    Responder
  8. Elisângela

    Boa tarde Thais,
    estava revisando o seu blog pois precisarei muuito dele a partir de janeiro. Eu voltarei a trabalhar e ainda não consegui empregada. Além disso estarei de mudança na próxima semana, aí já viu o caos instalado. Você poderia dar dicas de como escolheu a escola pro seu filho e como ficará a rotina de vocês de levar/buscar na escola?
    Vi na sua lista que você colocou 10 pijamas pro seu filho. Você usa 1 pijama por noite, nunca repete o pijama? não entendi bem isso…
    Muito obrigada, seu blog é inspirador!
    Abraços,
    Elisângela

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Elisângela, sugestão anotada.

      Responder
  9. Camila

    Gostei das dicas de como organizar as roupas. Estavam em caixas coloquei em sacolas, agora vou retornar elas para a caixa, pois, realmente ficam masi organizadas. Porém agora, vou organizar por tamanho. Obrigada!

    Responder
  10. Nossa, nem fale da troca de estações, da preguiça só de pensar em trocar as roupas de lugar pra ficar mais fácil de pegar.

    Responder
  11. oi…
    Gostei muito da sua postagem e a citei num post que fiz sobre um inventário que fiz no meu Armário!!!!

    Venha conferir a postagem!!!!!

    Beijos………..
    O Armário da Josimar

    Responder

Deixe um comentário