20 Aug 2012

6 dicas para facilitar a arrumação diária

A limpeza e a arrumação da casa sempre ficam mais fáceis quando fazemos um pouco todos os dias. Por isso, seguem seis dicas para ajudar na sua rotina diária:

Guarde o que usar

Por mais bagunçada que a sua casa esteja, procure não bagunçar ainda mais. Se usou, guarde. Se sujou, lave, e por aí vai. É claro que é mais fácil largar em qualquer canto o que você estava na mão, mas tente ser disciplinada(o) nesse sentido, pois só assim você adquirirá o hábito. Se todos os dias você guardar o que usou, a bagunça dificilmente se instaurará na sua casa.

Todos devem ajudar

Se você mora sozinha(o), acabará cuidando de tudo sozinha, mas bagunçando por um só. Se outras pessoas moram com você, todos devem colaborar. Evite usar o termo “ajuda”, porque na verdade ninguém ajuda ninguém – é uma equipe que divide as tarefas. Todos devem limpar, arrumar e cuidar da casa.

É melhor limpar todo dia um pouco

Particularmente, prefiro limpar um pouco a cada dia que perder o sábado inteiro limpando a casa. É claro que algumas tarefas só podem ser feitas quando se tem mais tempo, então deixe somente elas para o seu dia livre. Todas as outras podem ser distribuídas durante a semana e ir sendo feitas aos pouquinhos.

Sempre leve algo quando sair de um cômodo

Essa dica é muito fácil de fazer e surte um resultado enorme. Toda vez que deixar um cômodo, leve algo que não pertence a ele com você. Suponhamos que você tenha deixado um livro na sala. Quando for em direção ao escritório, leve o livro. Isso se chama aproveitamento de tempo e você arruma a casa mesmo sem perceber.

Tenha uma lista de tarefas diárias

Faça uma lista com as tarefas essenciais que devem ser feitas todos os dias: arrumar a cama, lavar a louça, colocar o lixo para fora etc. Cada casa tem suas necessidades. Faça essa lista e deixe em um lugar bem visível, como no seu espelho ou na porta da geladeira. A tendência é que você até decore tudo e comece a fazer as tarefas no piloto automático. Sempre que tiver um tempinho (2, 5 ou 10 minutos), olhe a lista e veja o que pode fazer. Vá riscando à medida que for fazendo.

Reflita antes de comprar algo

Toda vez que quiser comprar algo novo, pense não só no dinheiro gasto como no espaço que aquele objeto vai ocupar na sua casa. Será que vale a pena comprar mais uma revista para deixar naquela pilha? Ou mais uma camiseta que vai ficar enchendo o guarda-roupa? Todos precisamos comprar coisas, mas procure comprar menos e somente quando realmente tiver necessidade. Quanto menos você comprar, menos coisas terá para arrumar.

Com essas dicas, a arrumação diária da sua casa pode ficar mais tranquila. =)

17 comentários . Comentar via blog

  1. Thaís,
    Essas seis dicas são realmente eficazes. Desde que coloco em prática algumas dessas coisas (a maior parte delas aprendidas aqui no blog) que fazer a gestão das tarefas domésticas se tornou mais fácil, e a sua execução mais rápida…
    Mas há dias em que é difícil manter a vontade e então eu penso em todo o tempo que vou poupar no fim de semana -os dias mais livres da semana – e que posso usar para aproveitar as coisas boas da vida! E a vontade vem… :)

    Responder
  2. A cada dia mais eu amo esse site! Obrigada pelas dicas maravilhosas, Thais!!!

    Responder
  3. Adoro seu blog, é de+, amo organização e com suas dicas me organizo mais ainda…enfim, perco menos tempo e tenho mais tempo para mim…
    Ah sabe o que poderia ter no seu blog, para mandar estes post para o face…é tão bom poder compartilhar, obrigada e parabéns…
    Debora

    Responder
  4. Vanessa

    Adorei, muito bom o post! Além de ter uma lista na geladeira com as tarefas da casa divididas por dia da semana, estou fazendo antes de ir dormir uma lista com as atividades do dia seguinte, com mais detalhes, tipo ir à farmácia, estudar algo específico, qualquer coisinha dessas que a gente não pode esquecer, e estou muito feliz, porque meu dia hoje rendeu muuuito! Já sei a ordem pra fazer as coisas e não perco tempo pensando no que é prioridade, nem esqueço de nada! Bjos e até mais, Thais!

    Responder
  5. Allô Thaís!

    Hoje é o aniversário da Amy Adams, actriz que fez de Julie no filme Julie & Julia que você sugeriu há uns dias atrás. Lembrei de você logo que li a notícia! ;) Um excelente dia pra você!

    Responder
    1. Thais Godinho
      Thais Godinho

      Obrigada, Fátima!

      Responder
  6. Tathy Zagoto

    Tenho algo a dizer, leio tudo, racionalizo tudo aqui, mas nos fim das contas: não consigo! não consigo! definitivamente não consio me organizar. Socorro.

    Responder
  7. Thaís

    Thaís, realmente esse post caiu do céu!!!!
    Eu estou quebrada este mês e tudo porque também tenho uma paixão: viajar!!!
    Suas dicas mega me ajudaram a pensar em como sairei do vermelho nos próximos meses!
    Brigadão!

    Responder
  8. Juliana

    Thais, você tem me ajudado a despertar novamente a vontade de organizar o meu apartamento, que também é alugado. Porque eu pensava que, por não ser meu, não deveria investir. Mas você me mostrou que nosso cantinho, tem que ser confortável e comecei a por em prática muitas de suas dicas diariamente. Inclusive a que mais estou gostando é de procurar agilizar as tarefas na semana, para poder desfrutar do final de semana. Pois passava o sábado todo, arrumando a casa e o no domingo prepando as comidinhas da semana. Tá certo, que estou na correria, porque chego tenho que prepar o jantar, tenho filho pequeno, ajudar na lição e ainda dar um jeito na casa. Detalhe: chego por volta das 19:00h e tento dormir antes das 00:00h.
    Beijo.

    Responder
  9. Newww

    Mto bom seu site… vou passar aki todos os dias… hauahauahau… Obrigado!

    Responder
  10. Muito bom este post! Parabéns

    Responder
  11. marcia regina

    adoro este blog, tenho passado cada vez mais tempo por aqui e aprendo muito.
    estou tentando me organizar, tem dias que flui muito bem e tem outras que minha desordem aparece mas sinto que o caos é cada vez menor.
    obrigada!

    Responder
  12. Adirlene

    Boa tarde, achei seu blog por acaso ( foi providencia) , eu estava procurando uma comoda para minha filha e apareceu uma que você postou branca e amei seu blog sou organizada mas estava um pouco adormecida, tem sido maravilhoso para mim e minha família, temos visto a diferença!
    E tenho espalhado o blog para minhas amigas, entendo que todos precisam de dar uma reavivada na vida e nossa casa precisa muito, obrigada.

    Responder
  13. Denise

    Adorei seu blog! Era justamente o que eu preciso. Obrigada

    Responder
  14. lucia

    Amei seu blog. Era tudo o que estava precisando.MInha vida anda muito desorganizada e consequentemente a do meu filho também. Parabéns!!!

    Responder
  15. maria

    gostei muito das suas dicas,vou continuar vendo
    pois sei que elas vão me ajuda muito.
    tenho muitas tarefas e pouco tempo.
    trabalhor 11hr por dia e ainda tenho que cuida
    da minha casa .

    Responder
    1. Thais Godinho

      Todo mundo, Maria. ;D Espero que consiga se organizar.

      Responder

Deixe um comentário