28 Jun 2011

10 ferramentas baratas e essenciais para organização

Você não precisa gastar horrores para ser uma pessoa organizada. O ideal é aproveitar o que você já tem, encontrando soluções práticas. De qualquer forma, existem algumas ferramentas que podem te ajudar no dia-a-dia sem que você gaste muito, e são elas:

  1. Caderninho para anotações. Para anotar desde coisas para fazer até ideias que não gostaria de perder. A Tilibra tem modelos ótimos abaixo de $10.
  2. Divisores de gaveta. São vendidos em lojas de $1,99 e nas revistinhas da Avon, mas você também pode fazer os seus com papelão e tesoura ou usando caixinhas de chá. As possibilidades são infinitas e você ainda recicla seu material.
  3. Agenda para toda a família. Você não consegue ser organizado(a) se não tiver uma agenda. Se tiver mais de um membro na sua casa (sua esposa ou esposo, seus filhos), você certamente irá se perder se não tiver os compromissos de todo mundo anotados. Com menos de $20, você compra uma agenda ok. Se não quiser gastar nada, pode usar a agenda do Google, que ainda separa por categorias e envia lembretes para o celular.
  4. Etiquetas. Coisas rotuladas ficam muito mais bonitas e organizadas. Você pode saber hoje o que colocou naquela pasta que vai em cima do armário, mas lembrará com tanta facilidade daqui a alguns meses? Você não precisa ter uma rotuladora para isso (apesar de facilitar bastante), nem comprar etiquetas auto-adesivas (apesar de serem baratas) – basta imprimir ou escrever à mão e colar. Isso inclusive vai fazer com que você aproveite restos de papel.
  5. Saquinhos. Não importa se de plástico ou de pano, eles sempre são úteis. Você pode guardar coisas separadas por categorias dentro da sua bolsa, por exemplo, ou organizar material de escritório.
  6. Caixas organizadoras. Sempre precisamos armazenar coisas, por menos que a gente as tenha, e não inventaram nada melhor que as caixas para fazermos isso. Use caixas de embalagens (eu uso muito as caixas de fraldas atualmente) encapando-as com um papel de presente bacana. Não precisa comprar.
  7. Ganchos de parede. Eu sou uma pessoa que não imagina o mundo sem esses ganchos em cada cômodo. Para toalhas no banheiro, casacos na sala e pijamas no quarto, considero uma das principais ferramentas de organização. Podem ser encontrados em lojas de $1,99 também e em muitas outras, sempre baratos.
  8. Arames. Sabe aquele infame araminho que vem no saco do pão? Saiba que você pode usá-lo para organizar fios, por exemplo.
  9. Prateleiras. Não importa se de madeira ou de aramado, as prateleiras vão dentro e fora dos armários, aumentando os espaços e proporcionando uma organização muito maior.
  10. Pastas. Por mais que você diminua a quantidade de papel, eles estão sempre indo e vindo e não conseguimos evitar. Apenas mantenha tudo organizado com pastas, que são baratas e podem ser encontradas por cerca de $3 cada.

E você, tem alguma ferramenta de organização que tenha sido super barata ou mesmo sem custo? Compartilhe nos comentários.

Cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog
(não se preocupe – eu NUNCA enviarei spam):

Por FeedBurner

69 comentários . Comentar via blog

  1. Marcela de Cássia Góes Ramalho

    Recentemente descobri (ou inventei… não sei) um excelente método para organizar e guardar meus brincos. Cortei vários pedaços de papelão (qualquer um, contanto que seja um pouco firme) no mesmo tamanho, preguei os brincos neles (como vem quando compramos) e dispus-os dentro de um recipiente de plástico que já tinha (e havia perdido a tampa…), um atrás do outro e os acondicei dentro do guarda roupa. Quando preciso retiro o recipiente todo e escolho qual vou usar. O resultado possibilitou que eu guardasse meus brincos com segurança, impedindo-os de enroscar um nos outros e a preço zero.

    Responder
    1. Lais

      Boa ideia ! Amei sua dica Marcela ;)

      Responder
  2. Ana Elisa

    Apenas obrigada por existir :)

    Responder
  3. francisca pio

    Amei a dica nº 8. Tenho carregadores de celular, tablet, que me atrapalham na hora de organizá-los. Agora já sei o que fazer. Bjs

    Responder
  4. Ola Thais, em minhas organizações – principalmente na Cozinha não pode faltar ETIQUETAS & CANETA PERMANENTE. Eu etiqueto datas de alimentos que vão pro freezer, troca do filtro d’agua, alimentos que depois de aberto tem validade de “xx” – ex: Maionese em 30 dias, molhos em 05 dias (na geladeira). Um grande abraço. Grata. Wandy Carletti

    Responder
  5. Luana Oliveira

    Olha, não sei como sobrevivi esse tempo todo sem seu blog, mas vamos com tudo porque sei que tenho muito ainda o que ler! Sou uma estudante de 17 anos e estou clamando por organização e acho que vim ao lugar certo! Obrigado por tudo até aqui.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada você.

      Responder
  6. Nayara

    Esse blog é maravilhoso! Inspirados, motivador! Penso em mudança e chego a tremer! Tem um ano que sai de SP, cidade linda e que amo tanto, e agora que estou começando me organizar, e as suas dicas Thais tem me ajudado demais! Obrigada! Parabéns pelo blog, pelo livro, pela iniciativa! Estamos acompanhando e brindando o seu sucesso! Vc merece! Bjos

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada!

      Responder

Paginação de comentários

Deixe um comentário