Por onde começar quando está tudo um caos?

31
4098
Imagem: Getty Images

Você conhece a situação: tudo está um caos, e você não tem ideia por onde começar a arrumar – muito menos ânimo. Eu já estive lá. Para falar a verdade, essas situações aparecem sempre na nossa vida, não só relacionadas à casa. Nos vemos perdidas(os) em meio a tanta bagunça e a única atitude que conseguimos tomar é se trancar no banheiro, fechar os olhos e respirar um pouco. Na pior das hipóteses: simplesmente fechar a porta do cômodo em questão e esquecer que ele existe até precisar procurar algo lá. Estou errada?

O que fazer primeiro, então?

Se existe um primeiro passo para acabar com o caos é se livrar da tralha. Não é possível organizar tralha. Então, se você não sabe por onde começar, pegue uma sacola de lixo e ande pela casa recolhendo tudo o que pode ser jogado fora. Faça isso hoje, mais um pouquinho amanhã, e por aí vai. Se todos os dias você fizer isso, muito em breve sua casa terá menos tralha e será mais fácil dominar a situação.

Foque no essencial

O que é essencial para qualquer ser humano? Alimentar-se bem, descansar, cuidar da higiene e ter roupas para vestir. Concordamos nisso? Então comece por essa parte.

Comida

– Lave a louça suja
– Jogue fora os alimentos vencidos que estão na cozinha, especialmente dentro da geladeira
– Verifique o que você tem na sua despensa e faça uma lista
– Planeje um menu para a semana inteira e faça uma lista de compras com base nos ingredientes que você não tem em casa
– Vá às compras
– Cozinhe todos os dias os pratos práticos e fáceis que planejou com antecedência

Descanso

– Escreva em um papel tudo o que você precisa fazer pela manhã quando acordar
– Veja, na lista que acabou de criar, o que pode ser feito na noite anterior
– Crie uma lista chamada “rotina noturna”, onde você escreverá as tarefas que precisa fazer antes de dormir
– Durma em um horário decente, descansando o número de horas suficiente
– Perca menos tempo pela manhã, pois já organizou muita coisa na noite anterior
– Faça uma atividade de cada vez, durante o dia, para não ficar sobrecarregada(o)
– Não coma comida pesada à noite, para facilitar a digestão

Higiene

– Quando escovar os dentes pela manhã, dê uma geral na pia do banheiro
– Quando tomar banho, dê uma geral no banheiro
– Quando sujar alguma coisa, lave

Roupas

– Separe todos os dias as roupas sujas dentro de um cesto
– Estabeleça uma rotina de lavagem de roupas de acordo com as necessidades da sua família
– Estabeleça um dia da semana para passar as roupas

Cuide da sua saúde

Se você não estiver com a saúde boa, não terá qualquer disposição para fazer nada em casa, no trabalho e em qualquer outro lugar. Toda vez que for comer alguma coisa, pergunte-se se esse é o melhor alimento que pode dar ao seu corpo no momento. Pare de tomar refrigerante. Consuma menos álcool. Durma mais cedo. Alongue-se no decorrer do dia. Tome mais sol. Pare de fumar. Pare de chegar em casa e se jogar no sofá, incentivando a fadiga. Quando ficamos em movimento, a preguiça desaparece.

Não queira fazer tudo de uma vez

Se você tiver pique para isso, ótimo! Senão, comece com uma sacola hoje, outra amanhã, outra depois. Sua casa não ficou cheia de tralhas da noite para o dia nem ficará vazia no mesmo período de tempo. Vá devagar, sem a necessidade de resolver o problema imediatamente. Foi essa atitude  que te levou à situação atual.

Quando tudo está um caos, bate aquele desânimo porque não sabemos por onde começar. Com as dicas acima, eu espero sinceramente que você consiga dar pelo menos o start. O resto você vai fazendo aos pouquinhos, seguindo outras dicas do blog.

31 Comentários

  1. Seu blog é demais! Outro dia estava assistindo no GNT o programa santa ajuda e lembrei de vc, o site do programa tem dicas legais mais o programa achei meio fraquinho, esperava mais kkk Também lembrei de vc quando resolvi dar uma geral na minha máquina de lavar kkk faz um post dando dicas sobre isso pq não sei de qto em qto tmpo tenho que lavar com água e água sanitária, deu um trabalhão limpar aquele compartimento do sabão aff Bjs e ótimo final de semana.

  2. Thais parece a minha garagem. Melhor, parecia.
    Pois ontem foi dia de acabar com o caos. Foi uma tarde de trabalho arduo mas valeu a pena, ficou fantástica.
    Bj
    Dadinha

  3. TENHO CERTEZA Q NÃO HÁ NINGUEM PIOR DO Q EU MAS QUERO MUITO MUDAR POIS FIQUEI COM FAMA DE RELAXADA COM TUDO O Q E VERDADE E COMIGO MESMA JA CHEGUEI A FICAR S EM BANHO DIAS ENFIM ALEM DE DESORGANIZADA ME TORNEI PORQUINHA MAS NÃO ERA SASSIM PRECISO DE MUITA AJUDA E INCENTIVO ISSO ATRAPALHA MINHA VIDA EM TUDO PRINCIPALMEENTE MEU CASAMENTO MEU MARIIDO IMPLORA Q EU MUDE POIS EU N ERA ASIM ABRÇO LILY ps não convido ninguem nem gosto de visita com vergonha

  4. E QUANDO SE TEM 3 FILHOS ,MARIDO QUE FICA COBRANDO TUDO TIPO ROUPAS E 2 CAHORROS QUE ACRESCENTA MAIS COISA PRA FAZER ,FICO PERDIDA E ACABO Ñ FAZENDO NADA .PRESCISO DE AJUDA

  5. Thais,
    Quero parabenizá-la pela iniciativa do seu blog. Ele é realmente muito útil porque você utiliza a sua vivência pessoal e dá maior aderência a cada assunto.
    Abraço!

  6. Excelente blog, Thais. Revela a sua capacidade de organização, muito gosto pelo tema, possibilidade de ajudar muitas pessoas, principalmente as que, como eu, lêm o blog na procura de dicas que ajudem na “loucura”
    da organização das tarefas caseiras. Desejo que continue com esse espírito tão positivo e prestável.Até breve. LIBELINHA

  7. Bom dia Thais,
    Amo seu blog, mas não estava conseguindo colocar as dicas em praticas, por falta de tempo e principalmente disposição. Hoje começa uma nova etapa da minha vida, depois de mais de 15 anos trabalhando muito de segunda a sábado, decidi virar dona de casa e mãe em tempo integral, moro em uma casa muito grande e preciso conseguir organiza la, não sabia por onde começar, até ler o texto acima bem vou sai da cama agora e encarar a nova realidade, que Deus me abençoe, bjos no seu coração.

  8. estou adorando as dicas, o mais difícil é qdo convivemos com pessoas q não querem colaborar com a organização do ambiente!! Mesmo assim, estou me esforçando para colocar tudo isso em prática e está valendo a pena.

  9. Tenho um acervo de curtas-metragens, mais ou menos 400 filmes aproximadamente. Todas as mídias foram centralizadas em um baú grande. Alguns filmes estão em caixas próprias e outras mídias estão soltas que é o que mais necessita de organização.
    Quais são as suas dicas para organizar e categorizar este acervo?
    Agradeço desde já,
    Wol Nunnes.

  10. Assim como me convenci e admito que sou viciada em doces (não em açúcar) me convenci e admito que sou “acumuladora”. Milhares de fotos desorganizadas no computador, milhares de textos, revistas, livros, pedras (que coleciono e estão por toda a casa), material de artesanato, cds, dvds, sapatos que não uso, roupas que não uso…esperando que um dia (ahff) voltem a me servir. Enfim…admito e quero mudar. PRECISO mudar…sinto que isso tudo está sugando a minha energia. Graças encontrei esse blog! Vamos lá…estou tentando!!!

  11. Que iniciativa abençoada…. Não tenho palavras pra agradecer esse auxílio!! Emocionada. Muito obrigada, de td o coração. Paz e Luz, sempre. 🙂

  12. Meus olhos chegam a brilhar ao ler este artigo! Mudei para um apezinho achando que daria conta de tudo, em menos de um mês ainda tem resto de mudança pra fazer, móvel pra montar, roupra pra guardar, e muitaaaa bagunça…
    A pia é um caos a parte… se não fosse econologicamente incorreto, seria tudo descartável… à alimentação nem se fale, teve uma semana que e comi só comida congelada, comecei até a sentir mal! hehehe

    Mas as coisas estão melhorando, e com essas dicas ficarão ótimas!

    Obrigado.

  13. Thais, sempre que estou entrando em desespero volto pra reler esse artigo! Por favor, insere uma imagem resumindo, tipo um mapa mental? Obrigada por me salvar!

DEIXE UMA RESPOSTA