Pular para o conteúdo

Organizando o menu semanal no Evernote

Meu dia de organizar o menu semanal é terça-feira, pois é quando eu tenho a minha reunião dos Vigilantes do Peso e recebo sugestões novas para comer durante a semana. À noite, eu tiro um pomodoro (25 minutos) para fechar o menu e listar os ingredientes necessários para fazer compras no dia seguinte.

Aqui em casa, meu marido gosta de assumir as refeições. Porém, desde que eu comecei a frequentar os VP, voltamos a dividir essa função. O fato é que eles mesmos (nosso filho e meu marido) estão comendo várias coisas que eu como, porque agora a dieta já não é tão restritiva. Feijão, por exemplo, que antes não eu não comia, é um ingrediente comum a todos.

Eu já tenho um post aqui no blog falando um pouco sobre como preparar um menu semanal caso você seja muito ocupada(o), que pode trazer algumas orientações que não estejam neste post. Vale a pena ler se você tiver interesse em implementar na sua casa. As principais vantagens são comprar somente o necessário, economizar dinheiro e não precisar perder tempo decidindo o que preparar de comida ao longo da semana.

Como agora eu utilizo o Evernote para praticamente tudo relacionado à organização, não poderia ser diferente no caso do planejamento semanal do menu. Veja aqui como eu organizo meus cadernos e tags no Evernote antes de continuar, por favor, pois farei algumas referências a esse sistema que podem ficar confusas sem conhecê-lo.

Eu organizo meu menu semanal na seguinte estrutura de tags:

Em andamento > Control journal > Menu semanal

Para planejar, eu crio uma nota assim:

Captura de Tela 2013-10-23 às 22.25.41

E então vou listando o que pretendo comer naquela semana em questão. Minha nota final ficou assim:

Captura de Tela 2013-10-23 às 22.32.46

Depois disso, eu verifico na despensa o que eu tenho e o que preciso comprar. Tenho uma lista no Evernote que se chama “Lista de compras – Mercado”, que fica na seguinte estrutura de tags:

Em andamento > Rotinas > Rotina semanal

Porque eu faço compras somente uma vez por semana no mercado. Assim, acesso essa lista e insiro os itens que preciso comprar, nas quantidades necessárias (3 peras, 7 bananas, 500g de peito de frango etc).

Como o Evernote possibilita a criação de listas com o campo para checklist (aquele quadradinho), fica bem bonitinha a lista.

Para finalizar, coloco na lista também a tag do dia em que vou ao mercado, pois assim ficará muito fácil de acessar quando estiver lá fazendo compras, sem precisar ficar procurando.

Captura de Tela 2013-10-23 às 22.37.51

E mais: se meu marido quiser ir ao mercado enquanto eu estiver no trabalho, para adiantar algumas coisas, eu apenas clico em “Compartilhar” e envio a lista para ele por e-mail. Ele se baseia na lista para fazer as compras e assim garantimos que nada será esquecido. Às vezes fazemos isso porque nem sempre encontramos no mesmo mercado tudo o que precisamos e, quando é assim, precisamos ir em mais de um no mesmo dia. Portanto, quando é possível para nós dois, ele vai antes.

Vale lembrar que dá para linkar receitas também na nota do menu semanal. Eu tenho uma tag chamada Receitas, onde arquivo toda sorte de receitas preferidas ou que eu considere úteis de manter. Se eu quiser usar uma dessas receitas no menu semanal, basta clicar com o botão direito em cima da nota da receita que eu quero, selecionar “Copiar link da nota” e colar na nota do menu semanal. Aí, quando você for acessar a nota no dia a dia, vai ficar mais fácil encontrar aquela receita, pois bastará clicar.

O vídeo abaixo explica direitinho como linkar uma nota na outra:

Eu também costumo deixar a nota com o menu semanal tageada com os dias da semana relacionados, a fim de tornar mais fácil a visualização quando for cozinhar. Basta abrir o Evernote com o celular e fazer o que for preciso, sem dor de cabeça, decisões de última hora e ingredientes faltando.

Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

39 comentários em “Organizando o menu semanal no Evernote”

      1. Acho que Aline que dizer meio que como faço com minha nutricionista.
        Mas envio para ela por e-mail mesmo. Daí ela pode checar sempre que tiver um tempinho, entre um paciente e outro, vai saber…
        Uma vez por semana envio uma espécie de “relatório semanal”.
        O que normalmente foi combinado entre nós, deixo em branco porque nos agiliza tempo. Se faço algo fora do escopo ou se tenho alguma dúvida, esse é o espaço para que eu não esqueça de saná-las.
        Se descubro alguma novidade que me parece interessante, clico tabela nutricional e ingredientes e envio fotos em anexo.
        Este ano, inclusive, estou usando a agenda da boa forma que é maravilhosa para esse tipo de anotação, já tem um espaço especialmente reservado para anotar refeições, exercícios, humor e até consumo de água.
        Principalmente quando estou viajando, essa troca ou mesmo eventuais fotos de tabelas nutricionais via Whatsapp são a salvação, hihihi.
        😀

  1. Thaís, tudo bem ? Vc pode me ajudar com duas dúvidas. Seguinte: 1. quando você começou a usar o Evernote, o que colocou lá primeiro, tarefas diárias, projetos, listas soltas ? 2. Você só usa o Evernote pra anotar suas tarefas ao longo do dia ? Tem como deixar o menu de tarefas do dia visível no celular como um widget? Pergunto isso pq amo o Gtask justamente por usar no celular de forma muito fácil

  2. Bom dia!! Como já comentei antes uso o ONeNote e nele faço toda essa organização também de cardápios e receitas. Compartilho com meu marido que também pode ajudar a adiantar algo, ou comprar algo, ou até mesmo tirar do congelador alguma coisa. A modernidade tem seus benefícios. A única dificuldade que encontro é em montar o cardápio, as vezes parece que como sempre a mesma coisa kkkkkk bjs

  3. Oi Thais, sempre estou por aqui para pegar suas dicas e as adoro. Só que tem um probleminha, sou usuária Linux e para manter o meu Evernote utilizo a versão Web dele, eu não consegui utilizar o link de notas nessa versão, será que estou errando em algo, podes me dizer se existe?? E se algm souber de alguma instalação boa de Evernote para o Linux me avisa please, já andei procurando e não achei nada que tivesse uma boa funcionalidade e um bom visual. Beijo e desde já agradeço.

    1. Boa pergunta. Achei que na versão web também tem como linkar as notas. Precisaria ir testando as opções ao clicar com o botão direito ou lá no menu.

      Se souber de algo, indicarei, tá bem? Obrigada.

      1. Obrigada querida pela atenção, andei pesquisando e no Linux tem o NixNote que é a versão melhorada do Never Note. Está bem legal e dá para fazer praticamente tudo que se faz no Evernote versão para desktop para Windows e Mac. Estou testando as coisas por aqui mas até agora tudo ok….

  4. Impressionante como uma vida organizada flui tão lindamente em tantos aspectos!

    Parabéns pelo capricho e criatividade. Certamente vou incorporar sua ideia na minha rotina de menus.

    Beijos e ótima semana!

  5. Oi Thais, estou tentando me organizar com o Evernote, mas me bateu uma dúvida: Você deleta informação?

    Exemplo, precisei colocar uma nota pra me lembrar de que eu precisaria marcar um clínico geral, após marcar, precisei criar uma nota pra me lembrar do dia da consulta, mas aí o que acontece com a nota anterior? Fica lá guardada eternamente nas tarefas concluídas?

    E depois da consulta, onde o lembrete também não fará sentido, deve ser mantido? Eu gosto de ter no meu guia de referência uma nota pra cada doutor, com telefone, endereço, e também os dias em que me consultei e os resultados.

    A questão maior acho que é “vale a pena guardar?” rsrs.

  6. Thais

    Nesse post tive uma “revelação” na minha vida: o evernote que você tanto comenta é em português!!!!!! EEEEEEhhhhhhhhhh!!!!!!!!

    Você não imagina o quanto fiquei feliz. Vou viajar na próxima semana e já comecei a fazer nele minha lista do que levar.

    Adorei! 🙂

  7. Thaís, vc teve algum problema com o computador, Ipad ou celular ao atualizá-los para o IOS-7? Estou perguntando isso porque terei que fazer a atualização dos meus aparelhos, já que o Evernote só funciona nesse sistema. Mais uma vez, obrigada pelas dicas!! Abrc. Raquel Braga

  8. Quando eu li esse post, pareceu mais uma das mágicas da Thais: eu tinha separado este feriadão para começar a montar um cardápio semanal e queria usar o evernote para isso. Salvei o post no evernote e quando voltei aqui, nenhum comentário? Muito injusto isso, rs.

    Como sou contra injustiças, deixo meu comentário aqui. Excelente material, como sempre.

    1. Ticker é para o que não cabe em outros cadernos, mas tem data marcada. Se cabe em outro caderno, mesmo que tenha data marcada, fica no caderno mais apropriado.

      Menu não faz parte de nenhum projeto…

      Anyway, mudei o nome do caderno Arquivo para Referência, especialmente para ficar mais didático quando eu mostrasse aqui no blog. Ainda estou fazendo outras mudanças antes de postar sobre isso. =)

      1. Ansioso pelas novas postagens! =)
        Obrigado pelo esclarecimento!
        Se posso ainda ter mais uma dúvida, lá vai: para que serve a tag Arquivo (no caso, agora, Referência)? Tendo um caderno homônimo, ainda não descobri a utilidade desta tag.

        1. Todo o resto, rsrs. Sério mesmo. Eu não gosto de categorizar muito nos cadernos (deixo isso para as tags!). Mudei de Arquivo para Referência porque Arquivo pode dar a ideia de coisa parada, e não é só o caso. Referência é mais fiel mesmo.

          1. Xi… Não entendi! Hehehe
            No caso do menu, por exemplo, a nota está no caderno Arquivo, mas não na tag, certo? Vi que ela tem como tag apenas Rotina semanal.

      2. Thais, estou utilizando o Evernote há uns dois meses, mas a minha versão é muito diferente desta que aparece no vídeo. A minha é tão simples e não consigo visualizar os cadernos desta forma. Que versão é esta q vc usa?

      3. Olá!
        Fiquei feliz demais em acessar o seu blogue. Me ajudou tomar certas decisões e sair do marasmo…rrsss…
        Sou professora, universitária, mãe de dois meninos e não tenho secretária. Obrigada! o seu blogue é uma verdadeira utilidade pública. Abraços!

      4. Eu como quase sempre a mesma coisa.
        Arroz + feijão + carne + 1 legume ou verdura refogado/cozido/purê e pelo menos um tipo de vegetal frio/cru.

        Minhas carnes são: carne moída (com suas variações, ex: almôndegas), filé de frango (grelhado ou picadinho), bife de boi, linguiça, carne de panela, sobrecoxa assada.
        Tudo o que tem ser feito para sobrar e virar recheio do meu pão no jantar. Jantamos pão com carne e suco.

        Meus preferidos:
        Cozidos: brócolis, couve-flor, chuchu, vagem
        Refogados: abóbora, couve, abobrinha, repolho, espinafre, taioba, quiabo
        Purês: batata, mandioquinha, abóbora
        Frios: folhas, tomate, cenoura e beterraba ralados, vinagrete

        Às vezes rola um angu, farofa, batata frita e empanados.

        Ex: hoje comi arroz, feijão, abóbora refogada, carne moída e agrião com azeite. Mais trivial impossível.

      5. Olá Thais,

        Escrevo de Portugal. Parabéns pelo teu trabalho.
        Achava que era uma pessoa organizada, cada coisa no seu sitio, e um sitio para cada coisa…até conhecer o teu blog. Sou fã.

        Este post é mais antigo e a minha dúvida é se ainda usas o Evernote para os menus, e respetivas ou se mudaste de aplicação.

        Obrigada
        PS: Encomendei o livro do GTD. estou ansiosa para ler.

        Filipa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *