02 Apr 2013

Dúvida da leitora: organizando a mesa no trabalho

Imagem: Shelterness

Imagem: Shelterness

Olá Thais eu adoro o seu blog, ele me ajuda muito! Acompanho-o diariamente, seu trabalho é muito importante em minha vida. Gostaria de sugerir um post, acho que você poderia escrever um dia, quando puder, dicas de como organizar a mesa do trabalho, as coisas essências para ter na mesinha do escritório, como deixar ela sempre organizada e funcional e claro com a carinha do dono, ia ajudar muito, tenho colegas na empresa que tem uma mesa cheia de papelada e coisas jogadas, acho que você poderia me ajudar. Eu adoro plantinhas e fotos, porém receio que não seja muito adequado manter muitas coisas na mesa da empresa, você poderia também tirar um foto da sua mesa do trabalho para nos inspirar. Beijo Thais! Obrigada por deixar esse espaço para o leitor (a) participar.

Michele T.

Oi Michele!

Infelizmente não posso postar uma foto da minha mesa de trabalho por causa da política de privacidade da empresa. No entanto, posso te dizer como ela é: tenho um desktop, um notebook, que fica em cima dela (uso ambos juntos), o teclado com o mouse, o telefone, um porta-canetas, uma caixa de “primeiros socorros” (artigos de necessidade diária) e um cantinho com um revisteiro juntando as minhas pastas de projetos, apostilas de cursos que eu fiz e alguns livros de uso frequente. A mesa é grande, em formato de L, e ainda sobra bastante espaço para o manuseio de papéis, por exemplo. Em cima da mesa, na parede, há ainda um painel magnético que funciona como mural.

Acredito que o mais importante em uma mesa de escritório seja manter somente o que você realmente usa. O que for artigo de referência, deve sair. Como aqui não tenho nenhum outro móvel de suporte, preciso deixar livros e apostilas na mesa, mas ficam em um cantinho.

A caixa que comentei é onde guardo meus itens de higiene pessoal, como escova e pasta de dentes, absorventes, kit básico de maquiagem, hidratante para mãos, essas pequenas coisas.

Para ajudar com a papelada, recomendo o uso de uma caixa de entrada. O problema é quando a pessoa não consegue usá-la e deixa os papéis acumularem do mesmo jeito, apenas aumentando a bagunça. Então ter uma única pilha no canto da mesa para a papelada que entra funciona bem e é uma solução minimalista, desde que revisada todos os dias no final do expediente. Nessa revisão, os papéis devem ir para o seu destino correto.

Para deixar a mesa com a sua cara, eu recomendo artigos discretos, mas na verdade tudo depende do tipo de ambiente que você trabalha (se é formal ou informal). Eu trabalho em um ambiente mais formal, então deixo algumas fotos do meu filho no mural, além dos meus objetos pessoais de uso no escritório (canetas, cadernos) e frases bonitinhas em post-its.

A outra dica que posso dar é: quanto menos coisas, melhor. Se puder colocar objetos em uma estante ou gaveteiro, sua praticidade já vai aumentar.

Com certeza o pessoal nos comentários vai te dar um montão de dicas bacanas também. =)

29 comentários . Comentar via blog

  1. Juliana

    Oi Thais e Michele, já devem ter ouvido falar nos 5S dos japoneses, não? Lá vai:

    Seiri – utilização – Separar o necessário do desnecessário – Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

    Seiton – ordenação – Colocar cada coisa em seu devido lugar – Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

    Seisō – limpeza – Limpar e cuidar do ambiente de trabalho – Melhorar o nível de limpeza

    Seiketsu – saúde – Tornar saudável o ambiente de trabalho – Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem

    Shitsuke – autodisciplina – Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores – Incentivar esforços de aprimoramento

    Acho que tem tudo a ver com organização e minimalismo, ter só o que é necessário. Tem gente que tem mania de deixar um monte de coisas, pastas, papeis em cima da mesa para mostrar que está trabalhando… Engana-se quem pensa assim… menos é mais… menos tralha é mais produtividade. Espero ter ajudado. bjs

    Responder
    1. Olá Juliana, adorei os 5S vou começar a aplicar! Obrigada!

      Responder
      1. Juliana

        Que bom Michele, eu já aplico desde o início da minha carreira (12 anos, ouvi isso pela primeira vez no meu primeiro emprego!), e é sempre bom, parece que a produtividade aumenta… bjs

        Responder
  2. Juliana

    Ah, esqueci de dizer Thais, pela sua descrição, esta foto retrata bem sua mesa, um desk, um note, uma caixa, e um painel…rs.. bjs

    Responder
  3. Vivi Lemes

    Oi Thais!
    em meu trabalho tenho um gaveteiro grande com quatro gavetas. uma é a caixa de entrada, outra é para itens pessoais, outra para guardar itens de escritorio – grampeador, canetas, clips.. – e outra para pastas e cadernos úteis.
    Funciona muito bem e não preciso de mais espaço, minha mesa está sempre limpa. O gaveteiro tem rodinhas e cabe embaixo da mesa, acho uma boa dica, pois é um móvel funcional e que ocupa um espaço que não ia ser usado de qualquer maneira.

    Responder
  4. Zilda Stock

    Oi, minha contribuição no assunto vem da experiência de secretária. Eu usava uma bandeja de acrílico retrátil com 03 partes. Em cada uma era separado assuntos pendentes, urgentes e a arquivar. Funcionava muito bem. tem que revisar todos os dias e procurar esvaziá-las.
    Outra coisa importante é dar destino a cada coisa que vc segurar nas mãos. Seja papel, revista, roupas, bolsas. Tudo tem um lugar certo para ser guardado, então só largue dessa “coisa” quando achar o lugar certo. Ok? espero ter ajudado alguém. beijos. Zilda.

    Responder
    1. Zilda, eu “adorei” essa coisa de “só largue quando achar o lugar certo”… rssss… Eu vivo pegando coisas, usando e deixando em outro lugar… e minha casa fica uma bagunça… affe!
      Vou praticar!
      bjo e obrigada por compartilhar!
      Ro

      Responder
  5. Ana Paula

    Oi, vim dizer que na minha mesa de estudo esta meus cadernos e livros da escola numa parte que deve ser usada para colocar o computador, em cima da mesa deixo meu material de inglês, algumas revistas e pasta (tudo empilhadinho no canto) com um vaso em cima. E a escrivaninha tem uma gaveta que tem clips, o meu grampeador, minha agenda(sem ser da escola)onde escrevo as matérias das minhas provas, meu estojo reserva que coloco canetas reservas, lápis reserva, borrachas reservas,… Em cima da mesa tem uma folha impressa com minha rotina do que tenho que fazer em todos os dias da semana; tenho vários post-its aonde colo em um muralzinho para me lembrar das provas e etc. Além de ter 2 caixas pequenas de papelão que pintei de branco e colei papel de presente, em uma coloco uns produtos para acabar com as espinhas no qual eu uso toda a noite ates de dormir, e na outra contem os meus post-its. Beijos Ana Paula, 13 anos

    Responder
    1. Nilza

      Ana Paula, gostei muito do seu comentário. Repassei as dicas para minha filha (é mais velha que vc, mas menos organizada). Parabéns e bjcas.

      Responder
      1. Ana Paula

        Brigada! :) beijos

        Responder
  6. Obrigada Thais, adorei o post! Você é maravilhosa! Tirou todas as minhas dúvidas, Abraço!

    Responder
  7. Olá, Adorei este post. Pois essa é sempre uma luta pra mim. Manter a mesa do escritório organizada é quase impossível.
    Sempre tem muitos papéis, sou apegada a eles. Mas no geral tudo funciona bem, então tento sempre jogar alguma coisa que não vou mais utilizar fora. Mas é bem difícil.

    Bjos.

    Responder
  8. Denise

    Olá Thaís!

    Muito útil este post sobre organizar a mesa do escritório!!
    Adoro seu blog, como muitas pessoas já disseram, é muito importante na minha Vida!!
    Quero aproveitar e sugerir um post sobre a nova legislação sobre empregados domesticos. Tive q ficar sem a minha, mas com a grande ajuda da Vida Organizada, estou conseguindo manter a ordem, sem stress! Beijo grande, Denise Lopes

    Responder
    1. Marcela*

      Denise, e você ainda quer ter uma empregada???

      Acho que sua sugestão de postsobre a nova legislação é valida, mas se vc está conseguindo manter a ordem, sem stress, porque vai se preocupar com isso. Empregada Domestica será um luxo daqui para frente…e claro um stress a mais.

      A Thais é super antenada, mas acho pouco provável que ela esteja se preocupando com isso, pq ela mantém a casa dela com os métodos de gerenciamento/rotinas pre estabelecidas por ela…ah e claro com a ajuda do marido e o filhote.

      Pense bem…vc está caminhando tão bem!!!

      Responder
      1. Nayara

        concordo, Marcela!

        Responder
    2. Thais Godinho

      Vou indicar um texto excelente sobre isso na linkagem do próximo domingo. =)

      Responder
  9. Carla Lima

    Oi meninas,

    na minha mesa do trabalho tenho tudo aquilo que preciso diariamente.
    Calendário com meus lembretes, meu desktop, porta canetas, agenda, calculadora, porta lembretes, telefone, garrafa de água, celular.
    Como minha mesa tem umas divisórias, tipo baia, nas divisórias tenho lista de ramais, funções do telefone, anotações profissionais (uso como mural)e um bom ar que é pra deixa o ambiente bem agradável…
    Tenho um gaveteiro móvel que sempre tem umas revistas com atualizações profissionais que dou uma lida no horário de almoço para me atualizar.
    Na verdade depende muito do ambiente mesmo, e das tuas atividades, que vão dizer o que é imprescindível ter à mão.

    bjus

    Responder
  10. Camila vieira

    Meninas preciso de ajuda, trabalho numa confecção/loja e na minha caixa de entrada além de papéis, tenho roupas e aviamentos e minha mesa eh pequena e abriga um desktop e uma impressora de código de barras e tenho duas gavetas. Devo reivindicar um pedacinho da mesa da minha chefe que eh maior e fica ao lado?

    Responder
  11. DaniFacchientti

    Aiii eu tenho a vida na minha mesa de trabalho… tenho um grande problema, pois acho tudo necessário =/

    Responder
  12. Brena Caroline

    Olá pessoal!
    adorei o post … Sempre organizo minha mesa no fim do dia, mas no decorrer dele não tem como, sempre muitos papeis… rs
    Fiquei curiosa para saber o que são post-its!!

    Beijão

    Amo o blog ! =**

    Responder
  13. Eve

    Ótimas dicas como sempre! Também tenho espaço pequeno, mas minha mesa sempre está organizada, tenho tres pequenas gavetas e a primeira mantenho itens pessoais e alguns itens de escritório, como caixinha de clips, grampeador (e adorei a idéia de caixa de entrada), na segunda gaveta, pastas etiquetadas (de forma que enxergo os nomes, as etiquetas aparecem, estilo fichario, mas lateralmente) e documentos de trabalho diário ou que vou utilizar com frequencia, e na ultima gaveta, itens não tão necessários, cadernos com registros e descrições de processos, para consulta e xerox, folhas de rascunho para quando necessário. Como faço palestras também deixo em uma pasta o material que terei que levar para as atividades na empresas, tudo pré-pronto. ADORO VER TUDO ORGANIZADO! E na mesa ainda sobra espaço para uma florzinha no cantinho (mesmo que o 6S aqui da empresa, naõ permita muitos excessos, tipo no mural, nada de muitos post-its e mensagens…) deixo tudo em um porta papéis (daqueles que ficam em pé) e vou trocando todos os dias as mensagens, assim evito excesso. Um abração a todas!

    Responder
  14. Thais mas onde você coloca a bolsa? Na canto da mesa? =)

    Responder
    1. Thais Godinho

      Não, tenho um gaveteiro que fica ao lado da mesa. A bolsa fica em cima. Quando não tinha ele, eu usava um daqueles suportes para bolsas que vendem nas lojas de 1,99.

      Responder
      1. Raquel

        Aqui na empresa que eu trabalho foi implantada a política da mesa limpa, ou seja apenas a estação de trabalho (computador) e garrafa de água são permitidos.
        Uso suporte de bolsa para pendurar minha mochila, e outro para pendurar minha necessarie com o “kit de sobrevivência” que a Thais falou que tem também. Basicamente é isso. Cada um se adequa de acordo com a empresa. Acho super válido (onde pode) ter porta retratos e plantas. Dá um ar mais pessoal e aconchegante.

        Responder
  15. Lucas Creek

    Olá, tudo bem?
    Sou jornalista do Jornal V+, da Vale, que, com tiragem de 65 mil exemplares, circula nas unidades da empresa em todo o Brasil. Trata-se de um jornal em formato tabloide que, além de notícias relacionadas ao universo da empresa, também traz informações de interesse geral, como culinária, entrevistas com celebridades e bem estar, por exemplo. Para nossa próxima edição, estamos produzindo uma matéria sobre a organização da casa e do ambiente de trabalho, pensando em como um ambiente de trabalho organizado pode trazem bem estar e a colaborar até mesmo na produtividade. Como esse lugar deve ser com relação à iluminação, a mobília, a disposição dos materiais, relação desse lugar com o barulho e ruídos. Nesse sentido, gostaria de ver a possibilidade de uma entrevista com você sobre o assunto, mencionando o blog Vida Organizada. Seria uma entrevista breve, por telefone ou e-mail, se preferir.
    Aguardo retorno e desde já agradeço a colaboração.
    Um abraço,
    Lucas Creek

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Lucas! Pode me contatar pelo e-mail blogvidaorganizada@gmail
      Obrigada.

      Responder
  16. Lucas Creek

    Oi, Thais, tudo bem?

    Lhe enviei um e-mail, você recebeu?

    Um abraço,

    Lucas.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Devo ter recebido. Vou conferir da próxima vez que verificar meus e-mails. Obrigada por avisar.

      Responder
  17. Lucas Creek

    Obrigado, Thaís.

    Um abraço,

    Lucas.

    Responder

Deixe um comentário