22 Nov 2012

Como se organizar

Organizar a vida é um processo. Um hábito. Não é uma coisa que você faz hoje e amanhã está tudo certo. Se você organizar o seu guarda-roupa impecavelmente hoje e amanhã guardar tudo de qualquer jeito, qual o resultado? Bagunça de novo. O mesmo vale para a organização de modo geral. Eu costumo dizer que todo o processo de se organizar é muito parecido com uma reeducação alimentar: você precisa se alimentar bem diariamente, para sempre, e não fazer dieta durante dois meses e depois voltar a comer um monte de besteiras de novo.

Outra coisa importante sobre organização é que não é feita do dia para a noite. Esqueça essa ideia de tirar um dia para se organizar. Você não precisa disso! Fazer um pouco todos os dias é o que faz diferença e, com o passar do tempo, você pode ir incorporando novos hábitos no seu dia a dia.

Por isso, nada de adiar! Nada de esperar a segunda-feira ou as resoluções de ano novo! Comece agora mesmo a se organizar com as dicas abaixo:

  1. Você não precisa nascer organizada(o) para se organizar. Veja como eu me tornei uma pessoa organizada.
  2. Organizar é estabelecer prioridades. Sem fazer isso, você não tem parâmetro algum para tocar seus afazeres. Veja como estabelecer prioridades e executar tarefas.
  3. Veja também como organizar seus horários.
  4. Pare já com a doença da desculpite! Veja as 10 desculpas de quem não consegue se organizar.
  5. Se você está sempre postergando tarefas, tente marcar 15 minutos no alarme do celular e fazer o que for possível nesse tempo. Você ficará surpreso(a) com o que conseguirá fazer.
  6. Aprenda o conceito de destralhe: tire de sua casa e de sua vida tudo o que não serve para nada, tudo o que não te faz feliz e tudo o que for lixo.
  7. Elabore um plano de vida.
  8. Se as coisas estão realmente difíceis para o seu lado, estabeleça pequenas metas diárias. Escolha somente três tarefas que você precisa resolver hoje e atenha-se a elas. Se você conseguir resolver três tarefas em um dia (não importa se você tem 300 a fazer, na verdade), já é melhor do que não fazer nenhuma delas!
  9. Talvez você esteja se perguntando: por onde começar quando está tudo um caos? Veja as respostas.
  10. Um texto que sempre gosto de indicar aqui no blog: 30 dicas de organização essenciais para a sua vida. Tentei listar todos os conceitos que considero importantes sobre organização nesse texto e pode ser que ele seja útil para você.
  11. Sabe por que as listas são tão famosas? Porque elas dão certo! Procure fazer listinhas de tarefas em todas as áreas da sua vida. Elas servem como guia para você sempre saber o que fazer e não perder tempo. Veja, por exemplo, um exemplo de cronograma semanal de limpeza doméstica.
  12. Veja 47 dicas simples para ganhar mais tempo no dia a dia.
  13. Pare de pensar que se organizar dá trabalho. O fácil é isso mesmo: fácil. Desistir é fácil. Fazer coisas que valham a pena demanda dedicação sempre. A questão é você decidir o que você quer para a sua vida.
  14. A maioria de nós trabalha fora e ainda precisa cuidar da casa. Isso não é desculpa. Veja algumas dicas para lidar com as demandas diárias.
  15. E, se ainda assim você não conseguir encontrar motivação para se organizar, veja aqui alguns bons motivos.

Estou preparando um especial bem bacana para 2013 aqui no blog que ajudará todo mundo a se organizar. Mas você não precisa esperar isso acontecer para começar! Vá treinando desde já. ;D

31 comentários . Comentar via blog

  1. Thais, tudo bem?
    Eu amo seu blog, é muito inspirador. Pq vc não escreve um livro?
    Talvez eu não seja a primeira a dizer isso, mas fica registrado o incentivo.
    Parabéns por tudo! =*
    Bjs, Lidi

    Responder
  2. Oiii

    Venho acompanhando seu blog faz um tempo e definitivamente ele mudou a minha vida. Recomendo pra todo mundo.
    Comecei com metas aparentemente simples como destralhar o quarto. Faço 15 minutos todo dia e se der faço um pouco mais. Se algum dia não posso me dedicar, também não piro, tento compensar no outro.
    Aos poucos, ao longo desse ano, as coisas estão ficando em ordem. Percebi que não precisava de tudo que tinha e quando precisava não sabia onde estava. Então pra que? Ainda tem sido difícil organizar o material que ficou da faculdade, pois sou historiadora e tenho muito material mesmo. Com as pequenas conquistas fui me estimulando, fazendo listas mais ousadas e percebendo que a organização trouxe benefícios maiores que eu nem imaginava, como a conquista de alguns sonhos.

    Acho que acabei me estendendo… heheh

    Bjusss

    Responder
  3. Joana

    Thais, adorei as dicas!

    Você disse, em uma das dicas, para ALUGAR ao invés de COMPRAR. Isso mesmo!!! Você poderia fazer um post com dicas do que podemos alugar? Por exemplo: Brinquedos (eu sei que aqui em SP tem empresas que alugam brinquedos caros para as crianças. Melhor do que gastar uma fortuna para comprar, sendo que as crianças acabam enjoando do brinquedo, né?); Louças e móveis para festas (eu fiz isso na minha festa de casamento, aluguei muitas coisas entre elas: samová, capas de cadeiras, bandejas finas…); Decoração de festa infantil-pegue e monte; Bolsas e roupas de grife; vestidos para festas (não é fácil, mas procurando bem encontra. Eu aluguei um vestido para mim e minha filha para um casamento e foi um sucesso! Aliás, já fiz isso algumas vezes hehehe); Carro (já aluguei em viagens e no meu casamento)…

    bjs!

    Responder
  4. Tenho feito isso, ultimamente. Há tempos digo que preciso estudar, mas que não tenho tempo. Pois tempo a gente inventa, se for necessário, não é? Tratei de inventar o meu e agora digo com orgulho que tenho estudado todas as noites, com minha casinha em ordem, meu cachorro feliz e meu namorado dando uma super força! É aos poucos que chegamos lá :)

    Responder
  5. Cris

    Olá
    Thais
    Conheci seu blog a poucos dias, estou amando tudo isso.É o que precisava para me ajudar no dia a dia ( trabalho / filho / faculdade etc.. ).
    Parabéns !
    E vamos que vamos …
    Bjão
    Criss

    Responder
  6. kelly

    Oi Thais

    Olha, o seu blog esta ajudando a mudar a minha vida!!!
    Eu andava muito estressada com o trabalho e não dava conta das minhas coisas em casa, tenho 2 bebes, um de tres anos e um de seis meses e aos fins de semana era um inferno, meu casamento estava por um triz…
    então, um dia depressiva e desanimada, achei teu blog, li todo!
    Me empolguei, bolei uma planilha super maneira com minha rotina domestica e to seguindo a risca…

    Hoje eu amo minha casa, amo minha pia da cozinha e cada dia que passa consigo ajeitar mais ainda o meu lar…
    Criei minha rotina matinal e noturna, meu filho de tres anos ja entrou no embalo e o maridão que sempre foi metodico ta me amando mais ainda.

    Thais
    Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  7. Puxa, Thais!!! Deve ser uma delícia sentir que vc já fez tanto por todos que acompanham o seu blog! Parabéns e muuuuito obrigada! Nesses últimos dias tenho refletido bastante sobre a minha vida. Confesso que aquele post sobre minimalismo me tocou mais do que eu imaginei. Tenho buscado isso em todos os campos da minha vida e o resultado já começa a despontar. Naquela noite (do post) destralhei minha estante de livros (separei um bocado pra doação, pois só estavam servindo de “enfeite” e bagunça!), organizei minhas pastas de contas e me desfiz de um MONTE de porcaria (um saco grande de papel inútil). O melhor de tudo é que acabou a minha neurose de querer ARRUMARTUDOEMUMDIASÓ!Tenho feito um pouco a cada dia com o maior prazer, pois não estou simplesmente arrumando as coisas, estou me desfazendo do que atrapalha a minha vida de alguma forma. E assim tem sobrado espaço, inclusive de tempo, pro que realmente é importante pra mim e pra minha família.
    Obrigada, Thais por tudo.
    Obrigada também a todos que compartilham aqui as suas experiências e que sempre nos ensinam alguma coisinha importante.
    Bjs,

    Responder
  8. Bia

    Olá Thaís! Acompanho sempre seu blog, mas eh a primeira vez que comento aqui! saí da casa dos meus pais e muitas das tuas dicas estão me ajudando no dia a dia desta nova fase. Obrigada por isso :)
    Gostaria de saber o que você faz com as agendas dos anos que já passaram? é lixo mesmo ou você guarda? agora com um novo ano chegando (e uma nova agenda) surgiu essa dúvida

    Beijão e ainda mais sucesso!

    Responder
  9. Olá Thais, sou um cara organizado, uso o GTD e a técnica pomodoro no trabalho e em projetos em casa, mas agora com uma filha pequena tive que assumir a limpeza da casa e suas dicas me ajudaram muito! Abraços!

    Responder
  10. Gisele

    Thais, gostaria de agradecer as preciosas dicas… Comecei a fazer isso em casa começando a arrumar a cama de manha… E recolher o que não é do comodo que estou virou vicio!!!!E cada dia to melhorando algo…

    Responder
  11. Vania Lacerda

    Que venha 2013!!

    Responder
  12. Oi Thais

    Conheci seu blog através do face da minha prima Beta Tiossi e estou amando tudo. Ainda não consegui ler todas as suas dicas de organização, mas com certeza vou acompanhar e vou tentar colocar em prática. O que me chamou a atenção foi a definição que você deu de ser organizado: “cuidar do Tempo que temos”…

    Sou uma pessoa com muitas tarefas,esposa, mãe, empresária, coordenadora de projetos sociais, amante dos animais…e como muitas mulheres me sinto muitas vezes perdida com tantas tarefas e com tão pouco tempo.

    Essa definição foi maravilhosa e caiu como uma luva pra mim porque afinal de contas eu não vou conseguir mudar meu tempo, mas posso me organizar para aproveitá-lo melhor !!! Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder
  13. Cassiane

    Oi, Thais! Eu já sou leitora há alguns meses, acho que já deixei algum recadinho (não lembro bem…), mas esse post em especial foi melhor ainda pra mim pois reuniu muitas coisas num só e eu estou usando-o como base e referência para montar tudo que preciso fazer para melhorar minha organização. Sempre fui muito metódica, mas falta um pouquinho de motivação nos últimos tempos… Agora estou buscando gente com o mesmo objetivo e estamos nos organizando juntas! Isso é bom demais! Além de poder compartilhar aqui, claro! Quando tiver algo mais concreto te aviso! Beijos e ótima semana!

    Responder
  14. ana

    Oi! Sai de uma depressão de uma vida inteira e o blog está me ajudando a me organizar um pouco. Tudo ainda é novo pra mim e parece que comecei a participar da vida agora e com um milhão de coisas p fazer! Passei boa parte da minha vida deitada numa cama sem vontade de fazer nada. Até conseguia estudar e trabalhar com muito sacrifício, mas sempre fazendo o mínimo… Agora, eu quero e preciso organizar minha vida e o blog tem me motivado muito. Vc está de parabéns! Vc consegue chegar nas pessoas de uma forma incrível! As vezes me pego em casa pensando em frases suas. Penso: a Thais disse que o primeiro passo é destralhar! Já recomendei o blog para algumas amigas. bjo

    Responder
  15. Talita

    Thaís, eu nao sei como vc consegue ser assim tao organizada. Tenho 16 anos e nao fazia ideia do que era organização até ler seu blog. Tá me ajudando mto e espero que consiga tirar o melhor proveito possível de suas dicas em 2013, já que vai ser meu último ano na escola e preciso me organizar bastante pra poder utilizar meu tempo nos estudos. Obrigada por tudo.

    Responder
  16. OLA Thais!!Com suas dicas vou conseguir ser uma pessoa melhor comigo mesma e mais organizada..me faz muito mal ser assim!!=(
    BEIJOS fique com Deus!

    Responder
  17. Talita

    A pior coisa do mundo é vc querer se organizar e não ter disposição para isso. Não por causa de preguiça, mas por causa do TDA ( transtorno de déficit de atenção). É normal que pessoas que tenham esse distúrbio(assim como eu), vivam sempre desorganizadas, atrasadas para tudo, desatentas e ainda sem concentração alguma para organização. Eu tento, tento, mas nao consigo. Vc nao consegue planejar os afazeres de acordo com a sua necessidade e ainda analisar o que é prioridade ou não. Parece que quanto mais vc insiste em manter o foco, tudo fica fora do lugar.

    Responder
    1. Manu

      Concordo plenamente. Sei como é se sentir assim, mas não sei se tenho TDA pelo que disse: meu deus é isso que acontece comigo. Me disseram que tenho depressão por não conseguir fazer nada e me condenar depois….Bom eu quero ser organizada….Vou ler o blog…Preciso fazer isso….Espero ué de tido certo

      Responder
  18. bom dia!eu so tenho um comodo por pouco tempo mais eu queria tenta arruma mais ele, mais eu tenho uma mania comprando as coisas já não tenho lugar pra mudar as coisas de lugar,sim eu preciso ecolomisa pra fazer mais um comodo qual seria seu concelho obg.desde ja

    Responder
  19. Olá, Thaís! Então, suas dicas de organização estão me ajudando muito, óbvio que eu não tenho uma CASA inteira para eu organiza-lá, mas em questão ao quarto, closet, cômoda… Estão sendo bem útil, então, oque eu queria

    Responder
  20. Olá, Thaís! Então, suas dicas de organização estão me ajudando muito, óbvio que eu não tenho uma CASA inteira para eu organiza-lá, mas em questão ao quarto, closet, cômoda… Estão sendo bem útil, então, oque eu queria pedir, é que você dê dicas de como se organizar nos estudos, espero que atenda meu pedi

    Responder
  21. Olá, Thaís! Então, suas dicas de organização estão me ajudando muito, óbvio que eu não tenho uma CASA inteira para eu organiza-lá, mas em questão ao quarto, closet, cômoda… Estão sendo bem útil, então, oque eu queria pedir, é que você dê dicas de como se organizar nos estudos, espero que atenda meu pedido!

    -Com amor, Henrique.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Oi Henrique, obrigada! Tem uma categoria só com posts sobre isso, dê uma olhadinha.

      Responder
  22. Caroline Leite

    Thais,
    vou engolir todos os seus posts pra ver se eu consigo finalmente organizar a minha vida. Eu já tinha feito uma mudança alimentar e no começo era difícil, mas depois que vira um hábito, você nem sente mais hahah espero que com a casa, os estudos, trabalho, academia seja igual.. que eu me organize com todos os meus compromissos e consiga não faltar com mais ninguém.

    Normalmente eu não comento nos blogs, mas esse seu merece muito! Porque ele salva vidas hahahahaha
    Abraço e parabéns pelo trabalho lindo que ajuda muita gente!

    Responder
    1. Thais Godinho

      Obrigada, Caroline!

      Responder
  23. ANDREIA

    ORGANIZAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO

    Responder
  24. Bom dia.
    Hj, apenas, me deparei com o teu site… Infelizmente, depois de uma crise.
    É mto fácil as pessoas julgarem e apontarem dedos, e deixarem de vestir os sapatos da pessoa q está em dificuldade ou sendo julgada.
    Estou mto triste, hj.
    Para mim, é difícil ser organizada. Não nasci com este dom, então entendo q tenha q ser uma tarefa diária, assim como a reeducação alimentar.
    Estou disposta e encarar isso…
    O q dificulta um pouco mais é o pouco espaço ao qual estamos sujeitos – moramos a bordo de um veleiro.
    Agradeço todas as dicas já no site, e as q ainda podem vir.
    Deus te abençoe!
    Helena.

    Responder
    1. Thais Godinho

      Helena, você falou tudo. Obrigada por compartilhar seus sentimentos.
      Ninguém nasce com o dom de ser organizado, se você me permite dar-lhe este conforto. Eu mesma era bagunceira e acabei me virando para ser minimamente organizada. Talvez por isso eu consiga ajudar quem ainda está trilhando esse caminho.
      Muito legal você morar em um veleiro. Minha mãe morou um tempo em Ilhabela e tinha um amigo que morava em um veleiro com a filha também. Passamos alguns dias juntos lá e sei do que você está falando. Realmente, é outra realidade e outras necessidades. Em que cidade você está? De repente a gente poderia bater um papo.
      Obrigada pela visita e por ter me escrito. :)

      Responder
  25. Patricia Coelho

    Bom dia Thais, sou jornalista e preparo um artigo para uma revista sobre organização, sobretudo para começar bem o ano. Gostaria de entrevistá-la. Se voce tiver interesse, por favor, entre em contato comigo pelo meu email e poderei te passar todos os detalhes.
    Obrigada
    Patricia Coelho

    Responder
    1. Thais Godinho

      Olá Patrícia, tudo bem?
      Tenho recebido bastante contatos desse tipo e infelizmente não consigo responder no prazo contatado. Pode me enviar detalhes através do formulário de contato do blog. Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário